CVC Brasil

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  1,6 de 5
Gestão:
  2 de 5
Ticker CVCB3
Fundador Guilherme Paulus e Carlos Vicente Cerchiari
Presidente da empresa Leonel Dias de Andrade Neto
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A CVC Brasil distribui dividendos consecutivamente desde 2014. Acesse  para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Prêmio TOP Aviestur 2015 / Prêmio Marcas de Confiança Seleções-IBOPE / Os dez mais do turismo
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 2009
Ano do IPO 2013
Setor de atuação Outros
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. Fundamentos CVC Brasil
  2. RI da empresa
Principais produtos

A CVC Brasil trabalha com turismo tanto no Brasil como no exterior, apresentando, principalmente, opções de produtos e serviços relacionados a:

  • Passagens aéreas;
  • Hospedagem em hotéis e resorts;
  • Aluguel de veículos;
  • Pacotes de viagens;
  • Ingressos;
  • Cruzeiros;
  • Vale-viagem (cartão de presente).

O que a empresa faz?

A CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens S.A é a maior empresa brasileira de viagens turísticas. Dentre as principais ações da companhia está a venda de pacotes de viagens a diferentes públicos e destinos nacionais e internacionais.

CVC Brasil - CVCB3

A empresa atua em vários estados brasileiros e, na América Latina, é classificada como a maior agência de viagens. A CVC trabalha com foco em tornar o turismo acessível a todas as pessoas e, assim, oferece serviços e atendimento com preços justos e condições de pagamento especiais.

Além de passagens áreas, a Companhia também oferece passagens marítimas para destinos nacionais e internacionais. Os principais serviços que a franquia CVC oferece para o público incluem:

  • Passagens aéreas;
  • Hospedagem em hotéis e resorts;
  • Aluguel de veículos;
  • Pacotes de viagens;
  • Ingressos;
  • Cruzeiros;
  • Vale-viagem (cartão de presente).

Ao todo, a empresa conta com mais de 1400 franquias espalhadas pelo Brasil, sendo uma das maiores franqueadas do país. Os serviços oferecidos pela CVC incluem mais de mil destinos nacionais e internacionais, onde a empresa proporciona aos clientes segurança e conforto no momento da compra dos pacotes e no decorrer das viagens.

CVC Brasil - CVCB3

A companhia trabalha nos segmentos de viagens de lazer, viagens corporativas e intercâmbios. Além disso, os pontos de vendas da CVC ocorrem em três tipos diferentes, sendo eles:

  • Loja de rua;
  • Loja em hipermercado;
  • Loja em shopping center.

Breve história da empresa

A história da CVC teve início com a ideia de Carlos Vicente Cerchiari e Guilherme Paulus em criar uma agência de viagens, em 1972. O nome, muito simples e criativo, foi elaborado tendo como referência as iniciais do co-fundador da empresa, Carlos Vicente Cerchiari.

CVC Brasil - CVCB3

Apesar de a empresa ter sido criada por ambos os fundadores, em 1976, Calos deixou a sociedade da CVC, para se dedicar a outros projetos. Assim, como a empresa já estava em funcionamento, Guilherme e sua esposa, Luiza Paulus, começaram a administrar as atividades da companhia.

A princípio, a empresa era focada na venda de pacotes de viagens para grupos. Como a localização da CVC envolvia a região do ABC paulista, as estratégias de negócios visavam grupos empresariais que estavam próximos à companhia.

Crescimento

A procura por pacotes vindos de funcionários das empresas da região do ABC paulista só aumentava. Com isso, em 1981, a empresa passou a vender os primeiros pacotes com transportes aéreos, já que o segmento de viagens rodoviárias já era algo consolidado pela companhia.

CVC Brasil - CVCB3

Com a passar dos anos, a empresa – que estava localizada apenas no município de Santo André – abriu novas agências em São José dos Campos e Santos. No início e ao decorrer da década de 80, a CVC deu grandes paços ao construir parcerias com agências multimarcas.

Com as parcerias, a empresa começou a oferecer pacotes mais abrangentes e com vantagens amplas para diversos perfis de clientes. Em seguida, com a chegada da década de 90, a companhia se tornou pioneira ao oferecer como produto o aluguel de aviões a clientes que desejavam fazer viagens rápidas.

Viagens internacionais e inovações

CVC Brasil - CVCB3

No final da década de 90, as viagens nacionais já eram especialidade da CVC, que oferecia pacotes de viagens para todo o Brasil. Em 1997, a empresa tornou disponível a possibilidade dos clientes viajarem ao exterior, principalmente para destinos como Ásia e Europa.

Ainda na década de 90, a CVC se tornou pioneira, mais uma vez, ao abrir a primeira loja física de viagens em um shopping. Na época, não existia essa possibilidade e, com a inauguração da loja, a empresa atingiu maior abrangência do público.

CVC Brasil - CVCB3

Já no início dos anos 2000, a loja passou a oferecer, também, os produtos de forma virtual, lançando uma plataforma de compras de pacote por meio da internet. Já em 2002, a CVC comemorou a marca de cinco milhões de passageiros que passaram pela agência, comprando pacotes e realizando sonhos.

Aquisições e melhorias

Ainda em 2002, a CVC iniciou um intenso processo de vendas no mercado de cruzeiros e, com a estratégia, a empresa atraiu ainda mais clientes. Em 2009, a companhia se tornou referência no segmento de venda de pacotes de viagens ao ter 60% da empresa adquirida pelo fundo Hedge Carlyle.

CVC Brasil - CVCB3

Logo em seguida, em 2013, a CVC abriu capital para o mercado de ações e passou a fazer parte da B3. No decorrer dos anos, a empresa intensificou os processos de aquisições – como da empresa brasileira Submarino Viagens, e as argentinas Bibam Group e Ola.

Com isso, realizou o lançamento da CVC corp – especializada na venda de pacotes de viagens de lazer, viagens corporativas e intercâmbios. Além disso, a CVC corp é responsável por abrigar as demais marcas do grupo.

CVC Brasil - CVCB3


Diretoria

Leonel Dias de Andrade Neto (Diretor Presidente)

Maurício Teles Montilha (Diretor Financeiro e de Relações com Investidores)

Jacques Douglas Varaschim (Diretor de Tecnologia da Informação)

Ricardo Pinheiro Paixão (Diretor de Operações)

Fernando Souza Oliveira (Diretor de Gente e Gestão)


Conselho administrativo

Luiz Eduardo Falco Pires Correa (Presidente)

Silvio José Genesini Junior (Vice-Presidente)

Cristina Junqueira

Henrique Teixeira Alvares

Luis Otavio Saliba Furtado

Deli Koki Matsuo

Eduardo Cunha Monnerat Solon de Pontes


Principais concorrentes

Visual Turismo

Trend Viagens

Latam Travel

Schultz a Marca do Turismo

Agaxtur Viagens

Ancoradouro

Flytour Serviços de Viagens


Perspectiva para o futuro

Como visto, a CVC está entre as principais agências de viagens do Brasil. Além disso, na América do Sul, a empresa se configura como uma das principais operadoras de turismo. A companhia está presente em diversas cidades brasileiras, inclusive com lojas físicas em shoppings e a plataforma digital.

Nitidamente, a influência da empresa no segmento de turismo possibilitou a posição privilegiada na Bolsa de Valores, sendo a primeira companhia de viagens a ter ações disponíveis na B3. As ações (CVCB3), inclusive, são constantemente requisitadas e recomendadas por investidores.

CVC Brasil - CVCB3

Apesar da crise econômica em que o mundo e, principalmente o Brasil, está inserido, a CVC – assim como outras empresas de turismo – tende a trabalhar de forma intensa na oferta de pacotes de viagens e estratégias mercadológicas que atraiam clientes.

Além disso, é possível esperar para o futuro que a empresa busque alternativas, como a redução de investimentos em marketing, possíveis cortes de salário e renegociação com fornecedores, a fim de oferecer oportunidades mais vantajosas aos clientes.


Composição acionária

CVCB3 Acionista Percentual
1 Opportunity Hdf Administradora de Recursos Ltda 10,15%
2 Ações em Tesouraria 0,17%
3 Free Float 89,68%