CAIXA Seguridade Participações S.A.

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker CXSE3
Fundador Caixa Econômica Federal
Presidente da empresa João Eduardo de Assis Pacheco Dacache
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

Por conta do recente IPO da empresa, não há histórico de dividendos.

Participação do Estado 100%
Ano de fundação 2015
Ano do IPO 2021
Setor de atuação Financeiro
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI Caixa Seguridade
  2. Fundamentos Caixa Seguridade
Principais produtos

A Caixa Seguridade atua em sete segmentos de seguros e capitalização:

  • Residencial;
  • Prestamista (quitação de dívidas em caso de morte ou invalidez);
  • Previdência privada;
  • Habitacional;
  • Seguro de vida;
  • Título de capitalização;
  • Consórcios.

O que a empresa faz?

A Caixa Seguridade Participações S.A. é um grupo segurador, que atua no mercado de seguros brasileiro. Ela é um dos principais braços da Caixa Econômica Federal, e tem como principal função organizar os seguros, previdência privada, capitalização e consórcio da instituição financeira pública. A Caixa Seguridade também participa dos resultados da administração e da intermediação dos seguros vendidos na rede de distribuição do Banco PAN, através da Too Seguros e da PAN Corretora.

CAIXA Seguridade Participações S.A. - CXSE3

A holding tem como principal objetivo facilitar o acesso dos clientes da Caixa Econômica Federal aos produtos e serviços de seguridade por meio de associações estratégicas e do uso de canais adequados para comercialização. Ela é a única empresa que possui o direito de usar a rede de agências próprias, lotéricas, correspondentes bancários, internet banking e outros canais de distribuição da Caixa Econômica Federal, para comercializar produtos de seguridade. Esses produtos podem ser:

  • Apólices de seguro de vida e não vida;
  • Seguro habitacional;
  • Seguro de ramos elementares;
  • Seguro de automóveis;
  • Previdência privada;
  • Títulos de capitalização;
  • Consórcio.

Breve história da empresa

CAIXA Seguridade Participações S.A. - CXSE3

A Caixa Seguridade Participações S.A. desenvolve e implementa a estratégia comercial para a venda dos produtos de seguridade da Caixa Econômica Federal. O braço da instituição financeira pública nasceu, de fato, em 2015. 

Apesar disso, a Caixa Econômica Federal iniciou seus trabalhos no mercado de seguros em 1967, com a fundação da entidade que viria a se tornar anos depois a Caixa Seguradora. 

Entre os anos de 1970 e 1980, a indústria brasileira de seguros cresceu bem pouco, devido às condições econômicas da época e por uma cultura pouco atenta à proteção garantida pelos seguros.

CAIXA Seguridade Participações S.A. - CXSE3

Foi só nos anos 1990, com as mudanças na regulamentação do setor, que as companhias seguradoras conquistaram maior liberdade na estruturação dos produtos. Nesse período, tornou-se possível o ingresso de sociedades estrangeiras. Foi quando a Caixa Econômica Federal estabeleceu parceria com a francesa CNP Assurances, em 2001.

Logo depois, a Caixa Seguros cresceu e ganhou grande destaque no cenário nacional. Ela se transformou em Caixa Seguridade apenas em 21 de maio de 2015, como uma subsidiária integral da Caixa Econômica Federal, com o objetivo de consolidar as atividades da Caixa nos ramos de seguros, capitalização, previdência complementar aberta, consórcios, corretagem e atividades afins.


Diretoria

João Eduardo de Assis Pacheco Dacache (Diretor Presidente)

Eduardo Costa Oliveira (Diretor de Administração, Finanças e Relações com Investidores)

Camila de Freitas Aichinger (Diretora Comercial e de Produtos)

Hebert Luiz Gomide Filho (Diretor de Governança e Riscos)


Conselho administrativo

Pedro Duarte Guimarães (Presidente do Conselho)

Marco Antônio da Silva Barros (Vice-presidente do Conselho)

Leonardo José Rolim Guimarães (Membro)

Paulo Henrique Ângelo Souza (Membro)

Ilana Trombka (Membro)

Antônio Joaquim Gonzalez Rio-Mayor (Membro Independente)


Principais concorrentes

BB Seguridade


Perspectiva para o futuro

A Caixa Seguridade é uma empresa reativa, ou seja, ela não vai atrás dos clientes para vender os seus produtos. Somado ao fato de que é uma empresa bem recente, criada em 2015, ela acaba tendo o seu desenvolvimento mais lento que as demais no mercado. 

Apesar disso, ela tem uma perspectiva de crescimento de vendas de seguro maior do que as concorrentes, podendo usufruir de novas estratégias para crescer. 

CAIXA Seguridade Participações S.A. - CXSE3

Isso fica mais claro quando encaramos que a Caixa Econômica Federal é o maior banco do Brasil em número de clientes, e a Caixa Seguridade é a maior distribuidora exclusiva dos serviços de seguros da companhia. Hoje em dia, dos 145 milhões de correntistas da instituição financeira, apenas 11 milhões possuem produtos de seguridade.

A estratégia da Caixa é mostrar ao mercado que tem produtos oferecidos pelo maior banco do Brasil, com uma penetração baixa, projetando um possível crescimento. Atualmente, a Caixa Seguridade é a quarta maior seguradora local do Brasil, sendo líder no segmento de seguro habitacional.


Composição acionária

CXSE3 Acionista Quantidade Percentual
1 Caixa Economia Federal 1 100%