Cyrela Brazil Realty

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4 de 5
Gestão:
  4 de 5
Ticker CYRE3
Fundador Elie Horn
Presidente da empresa Raphael Horn
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos consecutivamente desde 2000. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Top Imobiliário (2017-2018) / Pini (2017) // Líderes do Brasil (2017) / Master Imobiliário (2017) / Época 360º (2017) / Valor 1000 (2017) / Inovação Brasil (2017)
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1962
Ano do IPO 1996
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da Cyrela
  3. Site institucional
Principais produtos

A Cyrela Brazil atua por meio de marcas próprias, como Living e Vivaz, onde os produtos são focados em empreendimentos residenciais de alto e médio padrão. Os principais produtos da empresa são:

  • Aquisição de terrenos;
  • Elaboração dos projetos;
  • Construção;
  • Vendas;
  • Prestação de serviços (Preference Cyrela e a Facilities).

O que a empresa faz?

A Cyrela Brazil Realty S.A é uma das maiores empresas do segmento imobiliário no Brasil. O foco da Companhia é em empreendimentos residenciais, onde a empresa atua por meio de diferentes bandeiras, abrangendo setores diversos do mercado.

Cyrela Brazil Realty - CYRE3

A empresa possui marcas como Living e Vivaz que, inclusive, foi lançada há pouco tempo pela Cyrela Brazil. A atuação da marca Living é a produção imobiliária para classe média, já a Vivaz atua em projetos sociais, como o “Minha Casa Minha Vida”. Além disso, a Companhia também opera com a marca Cyrela, destina à empreendimentos de alto padrão.

Ao todo, a Cyrela Brazil possui em 16 estados brasileiros (em 66 cidades), além de atuar também em países da América Latina, como Uruguai e Argentina. Um aspecto que diferencia a Companhia é o prêmio, concedido pela revista Carta Capital, de empresa mais admirada do país. A Cyrela Brazil já ganhou a premiação por 10 anos consecutivos.

Modelo de Negócios

A Cyrela Brazil trabalha por meio de um modelo de negócios integralizado, onde as atividades de incorporação, construção, venda e serviços se complementam. Sendo assim, a empresa está presente em todas as etapas que envolvem o negócio imobiliário, seja de forma independente ou com o auxílio de colaboradores.

Cyrela Brazil Realty - CYRE3

A forma como a Companhia gere os projetos é pautada em três segmentos: pesquisa, treinamento e controle de qualidade.

Nesse sentido, as etapas dos negócios imobiliários da Cyrela são divididas em: Aquisição de terrenos, elaboração dos projetos, construção, vendas, prestação de serviços. No caso da aquisição, a empresa procura o terreno, faz a análise, a aquisição e, por fim, obtenção de licenças ambientais.

Já a parte da elaboração de projetos é dividida no projeto arquitetônico e de construção, desenho panorâmico e desenho interior. Na fase de construção é feito o planejamento, supervisão e controle de qualidade, bem como a entrega das unidades.

Cyrela Brazil Realty - CYRE3

Para os empreendimentos de médio padrão e econômico a empresa possui duas marcas, Living e Vivaz. Já para as construções de alto padrão e luxo, a Companhia opera por meio da marca Cyrela.

Serviços

A Cyrela Brazil Realty trabalha na oferta de dois serviços: o Preference Cyrela e a Facilities. O Preference é um serviço personalizado, onde os clientes podem escolher – através do site – kits de personalização para os imóveis adquiridos.

Cyrela Brazil Realty - CYRE3

Além disso, o serviço funciona como uma espécie de canal de relacionamento e oferece uma equipe para esclarecer as dúvidas dos clientes.

Já a Facilities é uma marca da BRC destinada aos clientes que buscam provedores de serviços especializados. A marca em questão é uma das empresas que fazem parte do Grupo Cyrela. O modelo oferece informações sobre os condomínios, além de serviços pay-per-use.

Cyrela Brazil Realty - CYRE3


Breve história da empresa

A história da Cyrela Brazil Realty teve início em 1962, quando Elie Horn fundou a empresa. A princípio, a Companhia era especializada em serviços de incorporação de edifícios comerciais e residenciais. Além disso, bem no comecinho de tudo, todos os processos de construção eram terceirizados.

Cyrela Brazil Realty - CYRE3

Alguns anos mais tarde, em 1981, a Cyrela Brazil simplificou os processos operacionais ao fundar a Cyrela Construtora e Seller Consultoria Imobiliária e Representação, ambas subsidiárias da empresa. As subsidiárias foram fundadas, exclusivamente, para cuidar da parte de construção e venda exclusiva dos imóveis comercializados pela empresa.

Em 2005, a empresa foi pioneira no segmento imobiliário a concretizar a oferta de ações públicas na bolsa de valores brasileira, no Novo Mercado, o índice mais alto de governança da B3. A IPO inicial ocorreu ainda em 1996.

Um ano depois, a empresa fundou a Cyrela Urbanismo, responsável por gerenciar os imóveis que a empresa possui nos 16 estados brasileiros. No mesmo ano foi fundada a marca Living, especializada em empreendimentos de médio padrão.

Cyrela Brazil Realty - CYRE3

Já em 2010, como forma de proporcionar melhores condições de vida aos operários das construções, a Cyrela Brazil lançou o Instituo Cyrela. Um ano depois, em 2011, a subsidiária Living lançou uma plataforma especializada na oferta de informações sobre financiamentos e compra de imóveis.

Em 2014, o Grupo Cyrela passou a ser administrado por Efraim e Raphael Horn, filhos de Ellie Horn. Já em 2018, mais uma marca foi fundada pela empresa, a Vivaz. A marca, constituída em parceria com o projeto social Minha Casa Minha Vida, da Caixa Econômica Federal, disponibiliza empreendimentos de qualidade e baixo custo.

De forma geral, o crescimento do Grupo Cyrela e das marcas que gerencia, em especial Cyrela, Living e Vivaz, foi possível por meio das aquisições feitas ao longo dos anos, bem como das joint ventures criadas com empresas do mesmo segmento.

Cyrela Brazil Realty - CYRE3


Diretoria

Antonio Carlos Zorzi (Diretor Corporativo de Engenharia)

Efraim Horn (Diretor Co-presidente)

Felipe Russo de Almeida Cunha (Diretor Sem Designação Específica)

Miguel Maia Mickelberg (Diretor Financeiro e de Relações com Investidores)

Raphael Horn (Presidente)


Conselho administrativo

Elie Horn (Co-Presidente do Conselho

de Administração)

Fernando Goldsztein

George Zausner

João Cesar de Queiroz Tourinho

José Guimarães Monforte

Rafael Novellino

Rogério Frota Melzi (Co-Presidente do Conselho

de Administração)

Acesse aqui para conferir mais sobre o conselho de administração da empresa.


Principais concorrentes

Construtora Adolpho Lindenberg (CALI4, CALI3)

Cr2 Empreendimentos Imobiliários (CRDE3)

Direcional Engenharia (DIRR3)

Even Construtora e Incorporadora (EVEN3)

Ez Tec Empreendimentos e Participações (EZTC3)

Gafisa (GFSA3)

Helbor Empreendimentos (HBOR3)

Inter Construtora e Incorporadora (INNT3)

JHSF Participações (JHSF3)

João Fortes Engenharia (JFEN3)

Mitre Realty Empreendimentos e Participações (MTRE3)

Moura Dubeux Engenharia (MDNE3)

MRV Engenharia e Participações (MRVE3)

PDG Realty (PDGR3)

RNI Negócios Imobiliários (RDNI3)

Rossi Residencial (RSID3)

Tecnisa (TCSA3)

Trisul (TRIS3)

Viver Incorporadora e Construtora (VIVR3)


Perspectiva para o futuro

A Cyrela Brazil Realty S.A, como visto, é uma das maiores empresas do segmento imobiliário no Brasil. Além de atuação em território nacional, a Companhia também disponibiliza serviços em países da América Latina, como Argentina e Uruguai. No Brasil, a empresa está presente em 16 estados, totalizando 66 cidades.

Nitidamente, a abrangência da Cyrela é grande quando se fala em territórios alcançados. A Companhia possui marcas imobiliárias que abarcam todos os públicos e, ainda, faz parceria com programas sociais, como o Minha Casa Minha Vida. Outro fator que incorpora credibilidade à Cyrela é o modelo de negócios, feito de forma integrada, onde a empresa atua em todas as etapas de produção.

Cyrela Brazil Realty - CYRE3

Portanto, o crescimento da Companhia se deu por meio das diversas aquisições feitas ao longo dos anos e, além disso, por meio da criação de joint ventures que atuam no mesmo setor. Assim, a Cyrela conseguiu se expandir com companhias do mesmo segmento, aumento o portfólio de produtos e áreas mercadológicas.

Sendo assim, sua projeção futura deve incluir maior desenvolvimento tecnológico de suas instalações, a fim de ampliar a atuação nos estados brasileiros, bem como os produtos disponibilizados no portfólio da Companhia.


Composição acionária

CYRE3 Acionista Percentual
1 Eirenor S/a 5,48%
2 Elie Horn 18,11%
3 Eh Capital Managemen 1,88%
4 Free Float 70,71%
5 Ações Tesouraria 3,83%