Electro Aço Altona S.A.

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker EALT3, EALT4
Fundador Paul Werner e Ernest Auerbach
Presidente da empresa Cacídio Girardi
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuí dividendos consecutivamente desde 2013. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Supplier Quality Excellence Process (Caterpillar)
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1924
Ano do IPO 1950
Setor de atuação Bens Industriais
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Altona
Principais produtos

A empresa desempenha suas atividades de fundição e usinagem para o fornecimento de peças em aços carbono e ligadas (baixa, média e alta liga) e em ferros ligados para aplicações especiais em dois seguimentos:

  • Repetitivos: partes e peças para montadoras de máquinas, transportes pesados e automotivos;
  • Sob encomenda: peças para os setores de bens de capital, geração de energia, mineração, dragagem, petróleo e gás/off-shore.

O que a empresa faz?

A Electro Aço Altona S.A. é uma indústria focada em desenvolver atividades de fundição e usinagem para o fornecimento de peças em aço carbono e ligadas (baixa, média e alta liga) e em ferros ligados para aplicações especiais. 

A empresa é uma marca de referência global que exporta para mais de 25 países. Ou seja, ela está entre as maiores empresas brasileiras do seu setor de atuação. 

Electro Aço Altona S.A. - EALT3, EALT4

A companhia atua como fornecedora para os mercados nacional e internacional com a sua fabricação de peças em bruto ou usinadas, isoladas ou com características de prestação de serviços para soluções de engenharia em parte de subconjuntos e também com complementos de equipamentos de acordo com as especificações dos projetos e normas técnicas de uso. 

Enfim, com os seus produtos a empresa visa atender duas demandas:

  1. Repetitivos: É o fornecimento de peças e partes para montadoras de máquinas, transportes pesados e automotivos.
  2. Sob encomenda: Trata-se do fornecimento de peças para os setores, bens de capital, geração de energia, dragagem, mineração, gás/off-shore e petróleo.

Em relação ao meio ambiente, a Electro Aço Altona S.A. realiza ações de prevenção e cuidado com o meio ambiente. 

Electro Aço Altona S.A. - EALT3, EALT4

Além disso, ela investe na educação dos seus colaboradores, para que eles também façam parte dessa prevenção e cuidado com o meio ambiente. Alguns exemplos de ações implementadas pela companhia são:

  • Instalação do sistema de tratamento de água próprio.
  • Sistema de exaustão na fundição e de pós de ferro.
  • Reutilização de insumos areia de moldagem, após operacionalizado, diminuindo o consumo de areia nova.
  • Envio de resíduos perigosos e não-perigosos para co-processamento e armazenamento em aterro industrial.

Breve história da empresa

A Electro Aço Altona S.A. nasceu no dia 08 de março de 1924 com o nome de Auerbach & Werner. Sendo que esse nome deriva dos nomes dos seus fundadores: Ernest Auerbach e Paul Werner.

No começo, a empresa era apenas uma pequena fundição e oficina de reparos mecânicos. Sendo assim, ela fabricava produtos como panelas de ferro, balanças de precisão e máquinas de moer carne.

Electro Aço Altona S.A. - EALT3, EALT4

Com o passar do tempo a empresa cresceu e em 1934 ela comprou um forno de fusão elétrico a arco. Dessa forma, a empresa começou a fazer a fundição de aço e desde então ela passou a ser conhecida como Electro Aço Altona S.A.

Na década de 40 ocorreu a Segunda Guerra Mundial e para a Electro Aço Altona S.A. esse foi um período marcado pela evolução tecnológica de produção de sinos em aço substituindo os de bronze.

Posteriormente, em meados da década de 60 a empresa era reconhecida como uma das gigantes do Brasil. Com o crescimento e expansão da sua atuação, a empresa passou a exportar seus produtos em 1973.

Sendo assim, a empresa passou a fornecer seus produtos para países como Estados Unidos e Alemanha. Já nos anos 90 a companhia instalou um forno de refino AOD, o que possibilitou a produção de ligas nobres e aço resistente à altas temperaturas.

Electro Aço Altona S.A. - EALT3, EALT4

Como o mercado de atuação da Electro Aço Altona S.A. estava cada vez mais exigente, ela foi em busca de certificações. Desse modo, as normas IBQN e ISO 9002 serviram para reconhecer a qualidade dos seus processos fabris.

Vale destacar que em 1994 a Electro Aço Altona S.A. se tornou uma das primeiras fundições em aço a possuir tais certificações. Com o intuito de aumentar a sua participação, a Electro Aço Altona S.A. participou da feira Europort em 2003.

Em resumo, esta é a maior feira do segmento de dragagem, naval e off-shore do mundo. Sendo que ela foi a primeira empresa privada brasileira a participar desse importante evento.

Nos anos seguintes a empresa continuou a expandir sua atuação e conquistar certificações que comprovam a qualidade dos seus processos. Os anos 2011 e 2012 foram marcados pelos investimentos realizados no processo produtivo.

Electro Aço Altona S.A. - EALT3, EALT4

Na época foram adquiridos modernos centros de usinagem, fornos de tratamento térmico, macharia e moldagem, software de engenharia e mecânica. Além disso, foram feitos investimentos em meio ambiente.


Diretoria

Cacídio Girardi (Presidente)

Duncan Roderick Mc Kay

Valmir Osni de Espindola


Conselho administrativo

Carmen Vetter Werner (Presidente Conselho de Administração)

Valmir Osni de Espíndola (Vice-Presidente)

Eduardo Vetter

Marcos Antonio Werner

Débora de Souza Morsch


Principais concorrentes

Bardella S.A. Indústrias Mecânicas (BDLL4)

Inepar (INEP3, INEP4)

Metalfrio (FRIO3)

Nordon Indústrias Metalúrgicas S.A. (NORD3)

Industrias Romi S.A. (ROMI3)


Perspectiva para o futuro

A Electro Aço Altona S.A. é reconhecida em vários países por sua excelência na solução de fundidos em aço e ligas especiais. Esse reconhecimento é fruto de uma trajetória de sucesso e boas práticas em sua atuação.

Com quase 100 anos de existência, a empresa busca se manter atualizada. Sendo assim, ela já faz parte da indústria 4.0, que tem como foco melhorar processos utilizando as tecnologias disponíveis, produzindo mais e com maior segurança para os colaboradores.

Electro Aço Altona S.A. - EALT3, EALT4

Portanto, existem grandes expectativas para o futuro da Electro Aço Altona S.A. Afinal de contas, ela é uma empresa com quase um século de existência e que já passou por diversas crises econômicas e políticas e sobreviveu.

Além disso, ela é uma empresa que se preocupa em manter a competitividade e em continuar sendo reconhecida no mundo todo como uma das melhores em seu setor de atuação.


Composição acionária

EALT3 Acionista Percentual
1 Werner Agricultura Indústria e Comércio 84,25%
2 Beatriz Heloísa Werner Olinger 3,99%
3 Hoggen Invest Ltd 3,71%
4 Santiago Santos Gottschall 0,18%
5 Espolio Bernardo H.w. Werner 0,89%
6 Carmen Vetter Werner 2,98%
7 Free Float 4,00%
EALT4 Acionista Percentual
1 Werner Agricultura Indústria e Comércio 0,76%
2 Beatriz Heloísa Werner Olinger 16,04%
3 Hoggen Invest Ltd 14,88%
4 Zenith Asset Management Ltda 10,69%
5 Banrisul Fundo de Investimento em Ações 6,88%
6 Trígono Flagship Small Caps 3,87%
7 Santiago Santos Gottschall 3,59%
8 Espolio Bernardo H.w. Werner 2,54%
9 Werner Mueller Roger 2,51%
10 Carmen Vetter Werner 0,04%
11 Free Float 38,20%