Eletrobras

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4 de 5
Gestão:
  4 de 5
Ticker ELET3, ELET5, ELET6
Fundador Proposta de lei por Getúlio Vargas em 1954, a Lei 3.890-A foi assinada por Jânio Quadros em 1961, mas a instalação de fato ocorreu em 11 de junho de 1962
Presidente da empresa Wilson Ferreira Junior
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos consecutivamente desde 1996, com exceção dos anos 2016, 2017 e 2018. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Finance & Law Summit and Awards 2020 / Carbon Clean 200 / Empresa mais inovadora do país – Eletrobras Furnas / Melhor diretor executivo (Latin America's Best CEOs), na pesquisa Latin Americ Team
Participação do Estado 51.82%
Ano de fundação 1962
Ano do IPO 1998
Setor de atuação Materiais Básicos
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Blue Chip
Links úteis
  1. RI Eletrobrás
  2. Fundamentos da Eletrobras
Principais produtos

A Eletrobras é a maior empresa de energia elétrica do Brasil. Os produtos da empresa são o fornecimento de energia elétrica, por meio de contratos.

A empresa atua sob duas grandes áreas do segmento de energia elétrica, sendo eles:

  • Geração;
  • Transmissão.

O que a empresa faz?

A Centrais Elétricas Brasileiras S.A, ou simplesmente Eletrobras, é uma holding nacional de capital aberto, especializada no segmento de energia elétrica. Por ser uma Companhia de capital aberto, o Governo Federal Brasileiro detém de todo o domínio acionário da empresa.

Eletrobras - ELET3,ELET5,ELET6

Atualmente, a companhia detém de 1/3 de toda a produção de energia do Brasil, onde atua por meio subsidiárias que trabalham na produção, transmissão e comercialização de energia elétrica.

Além de atuação nacional, a Eletrobras também possui negócios no exterior. No Brasil, a empresa possui metade do capital da Usina Binacional de Itaipu. Como parte do processo de internacionalização, a Companhia almeja fazer parte das atividades operacionais de todos os países da América Latina, onde já vem atuando em alguns países latinos.

Por ter o domínio acionário controlado pelo Governo, a Eletrobras é responsável por gerenciar alguns programas governamentais, como o Luz para todos, Proinfa e Procel. Em síntese, os programas visam o crescimento do segmento elétrico e a distribuição de energia de forma igualitária.

Eletrobras - ELET3,ELET5,ELET6

Das linhas de fornecimento elétrico do país, 89% está sobre domínio da Eletrobras. Além disso, como forma de criar meios sustentáveis para produção e transmissão de energia, cerca de 96% da capacidade instalada da empresa é focada na baixa emissão de gases que afetam o efeito estufa.

Áreas de atuação

A Eletrobras atua em diferentes segmentos no setor de energia elétrica, onde transmite, gera e distribui energia por meio de subsidiárias.

Na geração de energia, por exemplo, a empresa é a maior do Brasil, com produção aproximada de 185 milhões de MWh. O total representa 1/3 do consumo anual de energia elétrica em todo o país.

Eletrobras - ELET3,ELET5,ELET6

A capacidade instalada da Eletrobras é de 51.143 MW, o que representa 30% do total em território brasileiro. Ao todo, a empresa dispõe de:

  • 48 usinas hidrelétricas;
  • 12 termelétricas a gás natural, óleo e carvão;
  • 2 usinas termonucleares;
  • 62 usinas eólicas;
  • 1 usina solar.

Todo o arsenal de produção é próprio da empresa ou em parceria com empresas parceiras. Com isso, a Eletrobras possui atuação em todo o território nacional, bem como empreendimentos e projetos sociais.

Já na transmissão de energia, a empresa se enquadra como a maior Companhia de transmissão de energia elétrica, com 71.153,60 km de linhas de transmissão em todo o país. O total representa quase a metade de todas as linhas de transmissão existentes no Brasil.

Eletrobras - ELET3,ELET5,ELET6

Além disso, a Eletrobras também atua em programas estratégicos do governo, voltados para o setor de energia. Os principais programas são:

  • Procel​
  • Programa Luz para Todos
  • Programa Mais Luz para a Amazônia
  • Proinfa​
  • Bens da União sob Administração da Eletrobras – BUSA

Os programas, de forma geral, buscam fornecer energia elétrica de forma eficiente e promover a universalização do acesso à eletricidade em todos os estados brasileiros.

Empresas da Eletrobras

Em síntese, a Eletrobras atua na produção, transmissão e comercialização de energia elétrica por meio das subsidiárias que controla, sedo elas:

  • Eletrobras Amazonas GT;
  • Eletrobras CGT Eletrosul;
  • Eletrobras Chesf;
  • Eletrobras Eletronorte;
  • Eletrobras Eletronuclear;
  • Eletrobras Furnas.

Além das subsidiárias citadas, a Eletrobras detém, através do governo brasileiro, metade do capital da usina Itaipu Binacional. A empresa também controla a Eletrobras Participações S.A. (Eletrobras Eletropar) e o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Eletrobras Cepel).

Eletrobras - ELET3,ELET5,ELET6


Breve história da empresa

A história da Eletrobras teve início em 1961, após o então presidente do Brasil, Jânio Quadros, assinar uma lei (Lei 3.890 – A) que autorizava a construção da empresa. Porém, a ideia inicial de criação da Eletroras surgiu, em 1954, quando Getúlio Vargas ainda era o presidente do país.

Eletrobras - ELET3,ELET5,ELET6

Após Jânio Quadros assinar a lei que autorizava a construção da empresa, a Eletrobras foi instalada de forma oficial no dia 11 de junho de 1962. Após a instalação da Eletrobras, a Companhia ficou responsável por cumprir uma série de determinações, que faziam parte dos processos operacionais da empresa.

Dentre as atribuição da Eletrobras, ficou determinado que a empresa deveria promover estudos, bem como projetos de construção e operação das usinas geradoras de energia elétrica. Além disso, era de responsabilidade da Companhia cuidar das linhas de transmissão e subestações de energia elétrica do país.

Eletrobras - ELET3,ELET5,ELET6

Com a Eletrobras em operação, a distribuição de energia elétrica no Brasil se expandiu e os processos de oferta e desenvolvimento da demanda energética no país também aumentaram. Durante a década de 1990, a empresa passou por série de mudanças no perfil empresarial, após perder algumas funções de estatal.

Além disso, a Companhia passou a atuar de forma ampla na distribuição de energia elétrica, com o auxílio de empresas do Piauí, Alagoas, Rondônia, Amazonas, Roraima e Acre. Atualmente, além da B3, a Eletrobras também está listada nas bolsas de Madri e Nova York.

Eletrobras - ELET3,ELET5,ELET6


Diretoria

Wilson Ferreira Junior (Presidente)

Lucia Casasanta (Diretora de Governança, Riscos e Conformidade)

Pedro Luiz de Oliverira Jatobá (Diretor de Geração)

Marcio Szechtman (Diretor de Transmissão)

Elvira Baracuhy Cavalcanti Presta (Diretora Financeira e de Relações com Investidores)

Luiz Gustavo Pereira de Andrade Figueira (Diretor de Gestão e Sustentabilidade)


Conselho administrativo

José Guimarães Monforte (presidente)

Luiz Eduardo dos Santos Monteiro

Ricardo Brandão Silva

Ruy Flaks Schneider

Bruno Eustáquio Ferreira Castro de Carvalho

Marcelo de Siqueira Freitas

Felipe Villela Dias

Daniel Alves Ferreira

Mauro Gentile Rodrigues Cunha

Vicente Falconi Campos​​

Wilson Ferreira Junior


Principais concorrentes

AES Tietê (TIET11)

Afluente Transmissão de Energia (AFLT3)

Alupar (ALUP11)

Cemig (CMIG4)

CPFL Energia (CPFL3)

Eletrobras (ELET6)

Equatorial (EQTL3)

Eneva (ENEV3)

Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE4)

Elektro (EKTR4)

Energisa (ENGI11)

Engie (EGIE3)

Light (LIGT3)

Neoenergia (NEOE3)

Renova Energia (RNEW11)

Taesa (TAEE11)

Transmissão Paulista (TRPL4)


Perspectiva para o futuro

Como visto, a Eletrobras é uma holding de economia mista, onde o governo do país possui a parte acionária da empresa. De forma geral, a Companhia é responsável por atuar nos diferentes segmentos que envolvem a energia elétrico no Brasil, como transmissão, geração e distribuição.

Nitidamente, a grandiosidade da empresa é perceptível por conta da abrangência que a Eletrobrás possui no país. Atuando em todos os estados brasileiros, a empresa representa quase 40% de toda a carga energética do Brasil, onde possui também metade das ações de Itaipu.

Eletrobras - ELET3,ELET5,ELET6

Portanto, a Companhia é detentora, além de grande extensão de produção, de um mercado nacional pautado por estratégias de atuação. Apesar das áreas de atuação em expansão, a empresa convive com os reflexos da participação política nas decisões da Companhia.

Sendo assim, sua projeção futura deve incluir maior desenvolvimento tecnológico, a fim de aumentar a capacidade produtiva e, de certa forma, se tornar mais independente em relação às áreas de atuação. Além disso, deve investir no desenvolvimento das operações, com o intuito de continuar como líder no setor em que atua.


Composição acionária

ELET3 Acionista Percentual
1 Banco Clássico S.A 5,08%
2 3G Radar Gestora de Recursos LTDA. 0,17%
3 BNDES Participações S.A 11%
4 Fundo Nacional de Desenvolvilmento 3,54%
5 Fundo Garantidor de Habitação 0,08%
6 União Federal 51,82%
7 Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES 5,78%
8 Free Float 22,53%
ELET5, ELET6 Acionista Percentual
1 Vitor Adler 0,02%
2 3G Radar Gestora de Recursos LTDA. 10,07%
3 BNDES Participações S.A 6,67%
4 Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES 6,52%
5 Free Float 76,72%