Eletrobras Eletropar

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker LIPR3
Fundador Lei n° 9.163 (Marco Maciel)
Presidente da empresa Oscar Alfredo Salomão Filho
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuí dividendos consecutivamente desde 1997. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1996
Ano do IPO 1996
Setor de atuação Utilidade Pública
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Eletropar
Principais produtos

A Eletropar, controlada pelo grupo Eletrobras, tem como principal foco a participação em outros negócios. Com base nisto o principal produto da empresa é a

  • Participação societária em empresas de energia elétrica

O que a empresa faz?

A Eletrobrás Participações S.A. – Eletropar é uma empresa brasileira que atua no setor elétrico. Sendo que ela tem como controladora a Eletrobrás – Centrais Elétricas Brasileiras S.A., uma das maiores elétricas do Brasil.

A empresa foi criada no dia 29 de janeiro de 1996, pela Lei nº 9.163 de 15 de dezembro de 1995, por causa da cisão da Light – Serviços de Eletricidade S.A., que tem sede na cidade do Rio de Janeiro e tem como objeto social a participação societária em companhias de energia elétrica e em outras sociedades.

Eletrobras Eletropar - LIPR3

A administração da Eletropar é feita pelo Conselho de Administração e uma Diretoria Executiva, com atribuições descritas no seu estatuto social.

Sendo que cabe ao Conselho de Administração a fixação da orientação geral dos negócios da Eletropar, o controle superior dos programas aprovados e a verificação dos resultados alcançados.

Já a Diretoria Executiva é o órgão executivo de administração e representação. Desse modo, ele é responsável por assegurar o funcionamento da Eletropar, dentro das orientações traçadas pela Assembleia Geral e pelo Conselho de Administração.

Enfim, a Diretoria Executiva é composta por:

  • Diretor-Presidente: É o responsável por orientar a política administrativa e a representação da Eletropar. 
  • Diretor Financeiro, de Gestão e de Relação com Investidores: Deve propor e acompanhar a implantação de medidas que promova a excelência empresarial e o alinhamento da Eletropar com melhores práticas de gestão.

Como dito anteriormente, a Eletropar é controlada pela Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobrás, vinculada ao Ministério de Minas e Energia e que tem como objetivo social principal a participação no capital social da Eletropaulo – Eletricidade de São Paulo S.A e de outras sociedades.

Eletrobras Eletropar - LIPR3

A Eletrobrás detém ⅓ de toda a produção de energia do Brasil e alguns negócios no exterior. Além disso, dentre as linhas de fornecimento elétrico do Brasil, 89% é de domínio da Eletrobrás.

Sendo que, como uma forma de criar um meio sustentáveis de produção e transmissão de energia elétrica, cerca de 96% da capacidade instalada da empresa é focada na baixa emissão de gases que afetam o efeito estufa.


Breve história da empresa

A Eletrobrás Participações S.A. – Eletropar, foi criada no dia 29 de janeiro de 1996, por meio da Lei nº 9.163, de 15 de dezembro de 1995, em decorrência da cisão da LIGHT – Serviços de Elétrica S.A.

Eletrobras Eletropar - LIPR3

A Eletropar é uma sociedade anônima de economia mista, com capital aberto desde 1996. A Eletropar é controlada pela Eletrobrás, que é uma holding especializada no segmento de energia elétrica.

A história da Eletrobrás teve início em 1961, quando o então presidente Jânio Quadros assinou uma lei que autorizava a construção da empresa.

A Eletrobrás foi instalada oficialmente no dia 11 de junho de 1962 e ficou responsável por cumprir diversas determinações, que faziam parte dos processos operacionais da companhia.

Dentre as atribuições da empresa, estava a de promover estudos, projetos de construção e operação das usinas geradoras de energia elétrica.

Eletrobras Eletropar - LIPR3

Além disso, a Eletrobrás também ficou responsável por cuidar das linhas de transmissão e subestações de energia elétrica no Brasil.

Atualmente, a Eletrobrás atua na produção, transmissão e comercialização de energia elétrica através das subsidiárias que ela controla.


Diretoria

Oscar Alfredo Salomão Filho (Presidente)

Ivo Sergio Baran (Diretor Financeiro, de Gestão e de Relações com Investidores)


Conselho administrativo

Renata Leite Falcão (Presidente)

Oscar Alfredo Salomão Filho

Carlos Alberto Policaro

Ana Claudia Amaral Ferreira Dutra

Henrique Villa da Costa Ferreira


Principais concorrentes

Eletrobras (ELET6)

Equatorial Energia (EQTL3)

CPFL Energia (CPFE3)

Grupo Energisa (ENGI11)


Perspectiva para o futuro

No final de 2021, a Eletropar divulgou o plano estratégico com as medidas que a empresa pretende tomar entre 2022 e 2026.

De acordo com a empresa, as iniciativas que serão perseguidas nos próximos anos serão financiadas com recursos próprios, seja através de aplicação financeira, por dividendos ou por juros sobre capital próprio recebidos das participações societárias.

Eletrobras Eletropar - LIPR3

Nesse sentido, a empresa não pretende se alavancar no mercado financeiro. Além disso, a empresa anunciou que no período entre 2022 e 2026, a política de distribuição de dividendos aos acionistas será de 100% do lucro líquido.

Já em relação à possível privatização da Petrobrás, o governo ainda não conseguiu o aval final do Tribunal de Contas da União (TCU).


Composição acionária

LIPR3 Acionista Percentual
1 Centrais Elétricas Brasileiras S.A. Eletrobrás 83,71%
2 Free Float 16,29%