Equatorial Energia

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  5 de 5
Gestão:
  4,5 de 5
Ticker EQTL3
Fundador PPL Global LLC.
Presidente da empresa Augusto Miranda Da Paz Junior
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Equatorial Energia distribui dividendos constantes aos seus acionistas desde 2007, com exceção de 2010. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1999
Ano do IPO 2006
Setor de atuação Utilidade Pública
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Equatorial Energia
Principais produtos

A Equatorial Energia é uma holding com atuação no setor elétrico brasileiro, nos segmentos de:

  • Distribuição: através da Equatorial Maranhão, Equatorial Maranhão Pará, Equatorial Piauí e Equatorial Alagoas;
  • Transmissão: com 8 projetos ainda em estágio pré-operacional e a Intesa, linha operacional que cruza os Estados do Tocantins e Goiás;
  • Geração: através da Termoelétrica Geramar;
  • Comercialização: através da Sol Energias;
  • Serviços: através da 55 Soluções.

O que a empresa faz?

A Equatorial Energia é uma empresa do setor elétrico, com foco de atuação na distribuição, geração, transmissão e comercialização de energia elétrica. Além destes serviços, a empresa também atua na área de telecomunicações, com sede em Brasília. Para cada segmento, a Equatorial conta com subsidiárias.

Equatorial Energia - EQTL3

No caso da distribuição, a empresa atua por meio da Equatorial Maranhão, Equatorial Pará, Equatorial Alagoas e Equatorial Piauí. Já para transmissão, a holding possui 8 projetos em estágio pré-operacional, além da Intesa – linha de operações que cruza dos estados de Goiás e Tocantins.

Para a geração de energia elétrica, a Equatorial atua por meio da Termoelétrica Geramar. A comercialização é através da Sol Energias e, além do mais, a empresa atua na área de serviços, através das 55 soluções que possui.

A Equatorial Maranhão, possui área de atuação de 332 mil km², representando 3,9% do território brasileiro. Isso significa que, em termos de área de concessão, a empresa é a segunda maior distribuidora de energia do país. Ao todo, são mais de 2,4 milhões de clientes, onde a empresa atende cerca de 7 milhões de habitantes.

Equatorial Energia - EQTL3

Já no Pará, a Equatorial controla a Equatorial Pará, desde 2012. A empresa é a única concessionária de distribuição do estado, com 1.248 mil km² de área de atuação. Em números, a área representa cerca de 14,7% do território brasileiro. Além disso, a empresa paraense possui 2,6 milhões de clientes e atende cerca de 8,2 milhões de habitantes.

A Equatorial Piauí foi adquirida pela Equatorial Energia em 2018 e, desde então, a distribuidora cobre todo o estado em relação à energia elétrica. Com área de concessão de 251 km², a empresa possui 1,2 milhão de consumidores.

Como parte do portfólio de produtos, a Equatorial Energia também atua no segmento de geração por meio da Geramar, onde a empresa possui 25% do controle acionário. A Geramar, de forma geral, é responsável por implantar e operar as usinas termoelétricas de Nova Olinda e Tocantinópolis, ambas em Maranhão.

Equatorial Energia - EQTL3


Breve história da empresa

A história da Equatorial Energia teve início em 1999, quando a empresa ainda era conhecida como Brisk Participações S.A. A princípio, a Companhia foi fundada com o intuito de participar de leilões de privatização, especialmente da CEMAR, a Companhia Energética do Maranhão.

Equatorial Energia - EQTL3

Sendo assim, o surgimento real da Equatorial Energia ocorreu, em 2004, momento em que a Equatorial Maranhão – antiga CEMAR – apresentou problemas financeiros.

Então, o caminho encontrado pela empresa foi negociar com credores um plano de reestruturação da Companhia. Como resultado, a GP Investimentos adquiriu o controle da empresa e implementou o plano de reestruturação no mesmo ano, em 2004.

Em 2006, a empresa abriu IPO, ou seja, passou a ser listada na bolsa de valores brasileira. Um ano depois, em 2007, a Equatorial Energia começou a elaborar um plano de reestruturação baseado em 3 etapas. A primeira delas era referente à transação entre PCP Latin America Power Fund Ltd. E GP Investimentos.

Após a primeira etapa, concluída antes de 2008, a empresa deu início à segunda etapa do plano de reestruturação. Assim, foi incorporada a PCP Energia Participações S.A, pela Equatorial Energia, onde a empresa passou a deter 13% de participação na Light S.A. A incorporação foi aprovada, em fevereiro de 2008, em Assembleia Extraordinária.

Equatorial Energia - EQTL3

Em 2012, a Equatorial Energia adquiriu a Equatorial Pará, por meio de um contrato de compra e venda com os controladores da empresa. No mesmo ano, a Companhia aumentou o capital (follow up) após concluir a operação de serviço. Com isso, as ações da empresa foram precificadas em R$ 16,00, totalizando R$ 1,1 bilhão de recursos líquidos.

Já em 2015, a Squadra Investimentos passou a ser maior acionista da Equatorial energia, com 15% do capital. No mesmo ano, a Companhia colocou 100% das ações em circulação no mercado acionário.

No ano seguinte, em 2016, a Equatorial Energia entrou para o segmento de transmissão. A expansão do portfólio de produtos veio através da compra de 8 lotes de linha de transmissão, realizada após vencer uma disputa no leilão da ANEL. Ao todo, os lotes representam 2,5 quilômetros de linhas de transmissão. Os 8 lotes cobrem, no geral, os estados de Minas Gerais, Bahia, Piauí e Pará.

Em 2017, a empresa adquiriu, da Integração Transmissora de Energia S.A., 51% do capital. Recentemente, em 2018, a Equatorial Energia passou a controlar a Equatorial Piauí, aumentando ainda mais o capital da empresa e a capacitada de produção, bem como de estados alcançados.

Equatorial Energia - EQTL3


Diretoria

Augusto Miranda da Paz Junior (Diretor Presidente)

Leonardo da Silva Lucas Tavares de Lima (Diretor Financeiro e de Relações com Investidores)

Carla Ferreira Medrado

Sérvio Túlio dos Santos

Tinn Freire Amado

Humberto Luis Queiroz Nogueira


Conselho administrativo

Carlos Augusto Leone Piani (Presidente)

Guilherme Mexias Aché (Vice Presidente)

Firmino Ferreira Sampaio Neto

Eduardo Haiama

Paulo Jerônimo Bandeira de Mello Pedrosa

Luis Henrique de Moura Gonçalves

Marcos Martins Pinheiro

Tania Sztamfater Chocolat


Principais concorrentes

AES Tietê (TIET3, TIET4, TIET11)

Afluente Transmissão de Energia (AFLT3)

Alupar (ALUP3, ALUP4, ALUP11)

Cemig (CMIG4)

Neoenergia (NEOE3)

Eletrobras (ELET6)

CPFL Energia (CPFE3)

Eneva (ENEV3)

Energias do Brasil (ENBR3)

Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE4)

Elektro (EKTR4)

Energisa (ENGI11)

Engie (EGIE3)

Light (LIGT3)

Renova Energia (RNEW11)

Taesa (TAEE3, TAEE4, TAEE11)

Transmissão Paulista (TRPL3, TRPL4)


Perspectiva para o futuro

A Equatorial Energia é uma das empresas mais consolidadas quando se fala em energia elétrica. Atualmente, o Grupo Equatorial opera com empresas que atuam no setor elétrica, distribuindo, gerando, transmitindo e comercializando energia elétrica. Além disso, a empresa também atua na área de telecomunicações e serviços.

Ao todo, a Equatorial Energia é formada pela por um grupo de empresas, como a Equatorial Maranhão, a Equatorial Piauí, Equatorial Pará, Equatorial Alagoas, Geramar, Intesa, Equatorial Transmissão, Equatorial Telecom, Sol Energia e mais 55 Soluções. Na bolsa de valores, a empresa está listada no Novo Mercado, o mais alto nível de governança da B3.

Equatorial Energia - EQTL3

Nitidamente, a ampla atuação da Companhia em diversos segmentos setor elétrico contribuiu para que a Equatorial Energia atingisse 5.349 GWh de distribuição de energia, tendo registrado um aumento de 3,2% em comparação com resultados do ano anterior.

Portanto, sua projeção futura deve incluir maior investimento em infraestrutura, afim de amplia o portfólio de produtos e atingir maior número de habitantes no estados onde possui atuação. Além disso, é possível esperar que a empresa mantenha a solidez financeira, bem como qualidade na operação e gestão voltada para a obtenção de resultados.


Composição acionária

EQTL3 Acionista Percentual
1 Squadra Investimentos 9,83%
2 Opportunity 9,66%
3 BlackRock 5,67%
4 Canada Pension Plan 5,00%
5 Administradores 0,63%
6 Free Float 69,19%