Estapar

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker ALPK3
Fundador Hélio Francisco Alves Cerqueira
Presidente da empresa André Iasi
Alavancada? Não
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A Estapar não possui um histórico consistente de pagamento de dividendos.

Prêmios Prêmio TOP Abrapark 2016
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1981
Ano do IPO 2020
Setor de atuação Bens Industriais
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
Principais produtos

A Estapar é líder no segmento de estacionamento e mobilidade urbana da América Latina, administrando mais de 1.000 estacionamentos em 75 municípios e 17 estados.

O que a empresa faz?

A Estapar é uma empresa que atua no segmento de estacionamento e mobilidade urbana, sendo líder na América Latina, com mais de 1.000 estacionamentos administrados em 75 municípios e 17 estados. O maior controlador da empresa é o BTG Pactual, que detém 49,5% de participação da companhia. 

A empresa, especializada no setor de estacionamentos no Brasil, também possui atuação em diversos ramos de estacionamentos privados do país, além de ter ingressado em consórcios nos quais deram acesso às principais garagens subterrâneas em regime de concessão pública. 

Estapar - ALPK3

Uma das características principais da empresa é o pioneirismo no serviço de estacionamento com ferramentas tecnológicas e com equipamentos automatizados para operação, onde a Estapar foi a primeira empresa a realizar estas operações no país. 

Para isso, a companhia realizou um contrato de exclusividade com a Porto Seguro, a maior empresa de seguro de automóveis do Brasil. Outro ponto importante da empresa, foi a implantação da Zona Azul com utilização de parquímetro. 

Além disso, a Estapar também realizou a implantação do pagamento mobile nas operações on street e trouxe ao mercado brasileiro a reserva antecipada de vagas, no modelo de operações off street. 

Ao todo, a empresa conta com mais de 6,5 funcionários, e atua em 17 estados, atendendo a 75 municípios, além do Distrito Federal. O sistema Azul Digital, por exemplo, está presente em 23 cidades. Os principais segmentos de atuação da companhia são:

  • Concessões públicas (Concessions – On e Off-Street);
  • Alugadas e administradas (Leased and Managed Locations);
  • Operações próprias (Owned Locations);
  • Contratos de longo prazo (Long-term Contracts).

A Estapar realizou a oferta pública de ações em 2020 e está listada na Bolsa de Valores com ações ordinárias, sob o código ALPK3.  

Estapar - ALPK3


Breve história da empresa

A história da Estapar teve início em 1981, quando ela foi fundada por Hélio Francisco Alves Cerqueira, na cidade de Curitiba, Paraná. Alguns anos depois da sua fundação, a empresa se consolidou no mercado ao expandir a sua atuação para São Paulo e Rio de Janeiro.

Na década seguinte, a empresa garantiu a sua posição como líder em seu setor de atuação, ao se especializar em diversos segmentos de estacionamentos privados.

Além disso, a Estapar passou a fazer parte de consórcios que possibilitam as principais garagens subterrâneas em regime de concessão pública. Vale destacar que a Estapar foi pioneira em seu segmento.

Desse modo, ela trouxe em primeira mão para o Brasil serviços com diferenciais tecnológicos, como equipamentos automatizados para a operação em estacionamentos.

Estapar - ALPK3

A companhia firmou seu diferencial ao estabelecer um contrato de exclusividade com a Porto Seguro, a maior empresa de seguro de automóveis do país. Além disso, a Estapar foi a primeira empresa a implantar a Zona Azul com o uso de parquímetro no Brasil.

Ela também foi precursora ao implantar o pagamento mobile nas operações On Street e inovou ao disponibilizar nas operações Off Street o sistema online de reserva antecipada de vagas.

Nos últimos anos, a Estapar estabeleceu um processo de liderança na América Latina.

Com isso, ela assumiu operações de grande porte em concessões privadas e públicas nos maiores aeroportos e maiores arenas esportivas do país, liderando ainda em segmentos como hospitais, empreendimentos comerciais de alto padrão, shopping centers e universidades.

Em 2021, a Estapar assinou um contrato de compra da empresa Zul Digital, uma autotech com soluções para motoristas. Com isso, a Estapar melhora a oferta de serviços e também expande as operações digitais.

Estapar - ALPK3

Enfim, atualmente a Estapar está presente em 15 estados brasileiros (além do Distrito Federal), em mais de 70 cidades com mais de 400 mil vagas e cerca de 700 unidades.

A empresa está presente ainda em 22 cidades com o sistema Zona Azul Digital, atende aproximadamente 15 milhões de clientes por mês e possui cerca de 4,7 mil funcionários.


Diretoria

André Iasi (Presidente)

Emilio Sanches (Diretor Financeiro e de RI)

Murilo Cerqueira (Diretor Comercial)

Guilherme de Sampaio Soares (Diretor de Operações)

Fernando Zillo (Diretor de Novos Negócios e On-Street)

Beto Costa (Diretor de Mobilidade)


Conselho administrativo

Edwyn Neves (Presidente do Conselho de Administração)

Renato Antonio Secondo Mazzola (Vice-Presidente do Conselheiro de Administração)

Lilian Marques Esteves

Helio Francisco Alves Cerqueira

Paulo Antunes Veras

Jaime Cardoso Danvila

Brian Douglas Finerty

Joshua Edward Livingstone


Principais concorrentes

Indigo

Pare Bem


Perspectiva para o futuro

Com mais de 40 anos de atuação no mercado, a Estapar é líder no segmento de estacionamento privados no Brasil.

Se considerarmos alguns aspectos como, por exemplo, o investimento em tecnologia, a perspectiva para o futuro da empresa é positiva. Por exemplo, no final de 2021, a Estapar comprou a Zul Digital.

Estapar - ALPK3

Sendo que a intenção com a compra é não apenas melhorar a oferta de serviços e a jornada dos clientes, como também expandir as operações digitais, soluções de tecnologia e a cultura de inovação dentro do ecossistema da Estapar.

Ou seja, trata-se de uma empresa que ao longo da sua história inovou em diversos aspectos e que continua a investir em inovação e tecnologia.


Composição acionária

ALPK3 Acionista Percentual
1 Tsemf Iv Brazil S.A.r.l 2,16%
2 Fundo de Investimento em Participações Maranello - Multiestratégia 47,66%
3 Riverside Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia 32,77%
4 Fip Brasil de Governança Corporativa 11,08%
5 Tsemf Iii Brazil S.A.r.l. 3,75%
6 Free Float 2,59%