Eternit

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker ETER3, ETER4
Fundador Stephan Schmidheiny
Presidente da empresa Luis Augusto Barcelos Barbosa
Alavancada? Não
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A Eternit paga dividendos consecutivamente desde o ano 2002. Acesse o RI da empresa para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Prêmio Anamaco 2019 / Guia Você S/A Prêmio de Melhor Empresa para se Trabalhar 2012
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1940
Ano do IPO 1970
Setor de atuação Materiais Básicos
Recuperação judicial? Sim
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. Fundamentos Eternit
  2. RI da empresa
Principais produtos

A Eternit é uma das empresas mais conhecidas em seu setor de atuação. Com sua grande história no mercado, a companhia oferece diversos produtos, que são divididos em 5 segmentos, sendo eles:

  • Telhas, revestimentos e coberturas;
  • Telhas solares;
  • Louças;
  • Materiais de construção metálicos;
  • Louça;
  • Metais e conectivos;
  • Sistemas construtivos.

O que a empresa faz?

A Eternit é uma empresa que atua em diversos segmentos, como telhas de fibrocimento e concreto, metais sanitários, mineração do crisotila, soluções construtivas, etc. Os produtos são ofertados por meio das empresas que integram o Grupo Eternit, já que a companhia funciona a partir de capital aberto.

Eternit - ETER3, ETER4

Dentre as empresas que fazem parte do Grupo, temos a Eternit da Amazônia, Eternit, Precon Goiás, Companhia Mineradora Sulamericana de Cerâmica (uma joint venture com a Companhia Colombiana de Cerâmica S.A – companhia do Grupo Corona), além da mineradora SAMA.

Para atender à demanda de produção, a Eternit possui um total de oito fábricas espalhadas em pontos estratégicos das cinco regiões do Brasil. Com sede em São Paulo, a empresa é formada por 15 mil revendas em todo o Brasil, além de uma mineradora.

As unidades da empresa ficam distribuídas da seguinte forma:

  • PR | RJ | GO | BA – Eternit – Precon Goiás, Fábrica e Regional de Vendas
  • SP – Eternit São Paulo
  • Atibaia – Tégula Soluções para Telhados Ltda.
  • AM – Eternit Manaus

Na B3, a empresa está listava no Novo Mercado, o mais alto nível de governança da bolsa de valores.

Modelo de Negócio

A Eternit é uma empresa de capital aberto, reconhecida como a “marca da coruja”. A atuação da companhia é pautada em atende diversos setores, como o comercial, industrial e residencial, disponibilizando produtos como:

  • Telhas de fibrocimento;
  • Telhas Eterville;
  • Telhas de concreto;
  • Peças complementares.

Atualmente, a empresa é líder no setor em que atua e, além disso, conta com a qualidade de outras empresas para continuar proporcionando serviços cada vez melhores. Assim, a Eternit e as empresas parceiras formam um grupo unido que atuam de forma conjunta.

Eternit - ETER3, ETER4


Breve história da empresa

A Eternit S.A foi fundada em 1940 e, desde o início, o foco de atuação da empresa é voltado para a fabricação de telhas de fibrocimento e concreto, bem como metais sanitários, soluções constritivas, mineração do crisotila, etc. Por conta da diversidade de portfólio, o Grupo é líder no segmento em que atua.

Eternit - ETER3, ETER4

Além disso, desde a fundação da empresa, a localização das fábricas foi pensada de forma estratégica para que a Eternit atendesse de forma ampla todas as cinco regiões do Brasil. Como parte dos processos de fabricação, a companhia conta mais de 15 mil pontos de revenda, sendo conhecida como uma das principais fabricantes de produtos de fibrocimento.

Um diferencial que a empresa possui, desde o início da atuação, é o acesso às telhas de qualidade e durabilidade pelas famílias de baixa renda. Assim, a Eternit atende à todas as classes sociais. Por conta da quantidade de pontos de revenda, a empresa dispõe de, aproximadamente, 2.500 colaboradores diretos.

A sede da Eternit fica localizada em São Paulo. Além da sede administrativa e do escritório médico, a empresa conta ainda com 4 fábricas – instaladas de forma estratégica – nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Sudeste. Também como parte do Grupo da empresa, fazem parte a SAMA S.A, a Precon Goiás Industrial Ltda. e a Tégula Soluções para Telhados Ltda.

Eternit - ETER3, ETER4

De forma geral, o crescimento da empresa começou a ampliar, em 2012, assim que a Eternit se tornou parceira de empresas do mesmo setor de atuação. A SAMA S.A., por exemplo, é a único mineradora da América Latina que produz crisotila. Já a Precon Goiás é especializada na produção de telhas de concreto, contando com 6 fábricas em todo o brasil.

A produção em território nacional consegue atender a todos os estados. Quando a empresa fabrica excedentes, a produção é exportada para mais de 20 países, incluindo Tailândia, Indonésia, Índia e Malásia. Além disso, a empresa é signatária do Pacto Global da ONU e apoia as Metas do Milênio das Nações Unidas.

No mercado de ações, a Eternit faz parte da B3 desde 2006, sendo listada no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa.

Eternit - ETER3, ETER4


Diretoria

Luis Augusto Barcelos Barbosa (Presidente)

Rodrigo Ângelo Inácio (Diretor Comercial)

Vitor Mallmann (Diretor Financeiro, Recursos Humanos e Relações com Investidores)


Conselho administrativo

Marcelo Gasparino da Silva (Presidente)

Marcelo Munhoz Auricchio

Raphael Manhães Martins

François Moreau

Louise Barsi

Olivier Colas

Euchério Lerner Rodrigues


Principais concorrentes

Brasilit

Duratex (DTEX3)

Porto Bello (PTBL3)

Haga (HAGA4)

Gerdau (GGBR3)


Perspectiva para o futuro

Como visto, a Eternit é uma empresa que do setor de coberturas, com foco de atuação nos segmentos de sistemas construtivos, louças, metais sanitários, telhas de fibrocimento, etc. A princípio, a principal matéria prima da empresa era o amianto, mas a Eternit teve que mudar o processo de fabricação por conta da proibição do uso do material.

Portanto, a mudança na estrutura de produção da empresa ocorreu em novembro de 2019, logo após o Supremo Tribunal Federal proibir o uso do amianto no Brasil. Dessa forma, a produção da Eternit passou a ser a partir do polipropileno, uma substância que se assemelha ao amianto, porém, não é tóxico.

Eternit - ETER3, ETER4

Apesar da decisão do Supremo, a Eternit ainda luta para conseguir exportar amianto. Isso porque, a SAMA S.A, empresa que faz parte do Grupo, depende exclusivamente da exploração do material por meio da mineração. Além disso, as operações envolvendo o produto fazem parte de grande parte das despesas da empresa.

Sendo assim, como projeção futura, a Eternit deve investir em novas formas de produção, a fim de diversificar os produtos oferecidos e soluções para construção civil. Com isso, é possível esperar que, mesmo com os desafios futuros, a empresa se mantenha líder no segmento em que atua, sendo uma das cinco marcas mais reconhecidas quando o assunto é material de construção.


Composição acionária

ETER3 Acionista Percentual
1 Luiz Barsi Filho 7,74%
2 Dvg1 Fundo de Investimento em Acões 11,02%
3 Ações Tesouraria 0,03%
4 Free Float 81,21%