Eucatex S.A

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker EUCA3, EUCA4
Fundador Serraria Americana
Presidente da empresa Flavio Maluf
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuí dividendos consecutivamente desde 2010. Para ver todos os dividendos pagos esse ano ou em anos anteriores basta clicar aqui e acessar o histórico de dividendos.

Prêmios Prêmio Artesp 1° Indústria Nacional / Melhor produto para revenda / Tinta econômica / Linha imobiliária
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1951
Ano do IPO 1969
Setor de atuação Materiais Básicos
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Eucatex
Principais produtos

A Indústria Moveleira.

Setor de Madeira.

Setor de Tintas.

Clique aqui e veja.

O que a empresa faz?

A companhia é responsável por um dos maiores produtores de pisos, divisórias, portas, painéis MDP e MDF, chapas de fibras de madeira e tintas e vernizes do Brasil.

Piso – Bello Persianas

A Eucatex S.A se destaca por ser uma das poucas em demonstrar uma grande abundância de materiais de construção civil, indústria moveleira e revenda madeireira. Além disso, a empresa também desenvolveu uma Linha de Reciclagem de Madeira.

De acordo com a empresa, as operações comerciais são realizadas somente para pessoas jurídicas, com CNPJ´s estabelecidos e cadastrados. Ou seja, as vendas não são feitas para pessoas físicas.

Todos os trabalhos dentro e fora dos escritórios são realizados por funcionários devidamente uniformizados e com crachás da empresa de identificação. Alguns das funções são feitas por especialistas no sistema E-Colors de pigmentação de cores de tinta. Além disso, possuem peritos na instalação de pisos, divisórias, portas e entre outros produtos disponibilizados pela Eucatex S.A.

Eucatex - Divisórias

Apesar da quantidade de tarefas realizadas pela a Eucatex S.A., o mercado de atuação é dividido em três categorias, sendo elas:

Indústria Moveleira

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), o setor moveleiro é constituído por cerca de 19 mil empresas. Com isso, 80% estão instaladas nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Em comparação com o restante do mundo o Brasil possui 3,7% da produção global. Sendo assim, são 511,8 milhões de peças produzidas e R$ 42,9 bilhões produzidos. Esses são dados fornecidos pela Eucatex do ano de 2013, que representa 1,9% do valor da receita líquida.

Além disso, esse setor já empregou aproximadamente 328,6 mil trabalhadores na produção de móveis direta e indiretamente no ano de 2013. Isso é 3,3% de funcionários na produção industrial em todo o Brasil.

Ver a imagem de origem

Setor de Madeira

O setor de Madeira também é um dos elementos chaves para a Eucatex. Portanto, é aproveitada na indústria da construção civil, produzindo chapas de fibra e painéis de MDP/T-HDF/MDF.

Entre os anos de 1995 e 1996 as vendas oscilavam negativamente. Contudo, houve uma recuperação em 1997 e o desempenho cresceu significativamente. Resultado disso, uma promissora demanda no mercado de autoconstrução. Vale lembrar que esse setor da Eucatex em momentos difíceis financeiramente para o Brasil  é essencial para a economia do País.

A Eucatex trabalha também com a exportação de produtos de madeira. Um dos públicos alvos nesse setor são os países da aliança do Mercosul. No entanto, ainda assim o Brasil leva vantagem com custo de mão de obra e tecnologia, sendo considerada uma das industrias mais modernas do mundo, com tradição de exportação.

Ver a imagem de origem

Setor de Tintas

A Eucatex também se orgulha do vasto setor de tintas e vernizes, que envolve as linhas imobiliárias, construção civil, pintura e repintura automotiva e industrial. Com aproximadamente 19 mil trabalhadores só neste ramo, o número pode aumentar para 300 mil profissionais se contarmos os envolvidos diretos e indiretos.

O setor de tintas imobiliárias é dependente da composição da indústria da construção civil. No entanto, consegue se sobressair devido a sazonalidade do mercado.

Em 2013, houve um rendimento de US$4,2 bilhões por conta do consumo de tinta que foi um total de 396 milhões de galões. Dentre esse número, 317 milhões foram destinados para a categoria da construção civil. Ou seja, 80% do total no mercado. Por isso, a Eucatex junto ao Brasil estão como o 5º na produção global de tintas.

Ver a imagem de origem


Breve história da empresa

Antes, conhecida como Serraria Americana, instalada em 1923, em São Paulo, a empresa surgiu. Foi só em 23 de novembro de 1951 que a companhia se tornou a Eucatex. Uma indústria brasileira que começou com o uso de eucalipto como matéria-prima para a produção de chapas e painéis.

Eucatex S.A - EUCA3, EUCA4

Pinterest

A primeira fábrica de forros acústicos e chapas soft de fibras de madeira, chapas isolantes e acústicas surgiu em 1954. Atualmente, é chamada de Unidade Chapas.

A Eucatex S.A começou a se expandir para fora do Brasil entre os anos de 1956 e 1965 com escritórios em Buenos Aires, na Argentina. A produção cresceu 100 toneladas por dia. Assim, passou a exportar para a Europa.

Em 1980, conseguiu se ampliar com escritórios nos Estados Unidos da América (EUA), México e também na Holanda. Nesta mesma época, também desenvolveu tintas. No fim desta década, a Eucatex já exportava para clientes em  países diferentes.

Ciamon

Um dos últimos feitos da companhia foi realizado em abril de 2017 com a Eucatex Nordeste em Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana do Recife, Pernambuco, para abastecer toda a região Nordeste e os estados de Roraima e Amazonas, no Norte do país.


Diretoria

Flavio Maluf  – Diretor Executivo

Otavio Maluf – Presidente do Conselho de Administração e Vice-Presidente da Diretoria Executiva da Companhia.

José Antonio Goulart de Carvalho – Vice-Presidente Executivo e Diretor de Relações com Investidores


Conselho administrativo

Antônio Delfim Netto – Antônio Delfim Netto se formou em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, FEA-USP.  Também ocupou cargos como Ministro da Agricultura, Secretário de Economia e Planejamento do Governo Federal, Secretário da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo e Embaixador do Brasil na França. Também exerceu mandatos como Deputado Federal na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Miguel João Jorge Filho – Miguel João Jorge Filho se formou em Jornalismo. Começou seus trabalhos no Jornal do Brasil, em São Paulo, e foi um dos fundadores do Jornal da Tarde, onde exerceu várias funções. Uma delas foi de Subsecretário de Redação. Ocupou o cargo de Vice-Presidente de Assuntos Corporativos e de Recursos Humanos da Autolatina e da Volkswagen. Ademais foi Vice-Presidente de Assuntos Corporativos no Banco Santander. Entre 2007 a 2010, assumiu o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no Governo Lula.

José Antônio Miguel Neto – José Antonio Miguel Neto se formou em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação Lato Sensu em Direito Tributário − Columbia University of New York. Atualmente, trabalha como Consultor nas áreas de Direito Tributário e Societário, além de planejamento sucessório e fiscal, reestruturação societária e atividades de fusão e aquisição de empresas. Também é um dos membros do Conselho de Administração na Blau Farmacêutica S/A, na Chímica Baruel S/A e também na Embalagens Flexíveis Diadema S/A. No passado, foi membro do Conselho de Administração na Companhia de Concessões Rodoviárias – CCR, no Salomão e Zoppi Laboratórios de Diagnósticos S/A, no Banco Fibra S/A, na Vicunha Têxtil S/A, na FLC – Lâmpadas, na Companhia Brasileira de Poliuretabnos  CBP e no Supermercados Irmãos Lopes.

Luis Fernando Prudencio Velasco – Luis Fernando Prudencio Velasco se formou em Engenharia Civil na UNICAMP e se especializou em Administração na CEAG/FGV. Também é Consultor Financeiro e realiza serviços em governança corporativa, plano estratégico e de negócios, contabilidade, tributário, assuntos financeiros, reestruturação e recuperação. É membro do Conselho Consultivo da EBEC S/A. também foi CFO América Latina e membro do Conselho de Administração da Kaefer.

Rodrigo Fernandes Monteiro – Rodrigo Fernandes Monteiro se formou em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (PB) – UNIPÊ, com MBA em E-Commerce na Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM/SP e MBIS na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Também se especializou nas áreas de direito, logística, negócios, economia e saúde. Ocupa o cargo de Sócio-Diretor da Golden Capital Partners e também trabalhou como Diretor Administrativo e Financeiro Interino no Grupo Estre Ambiental S/A e Diretor Administrativo e Financeiro (CFO) no Grupo Marquise.

Todos os membros foram eleitos no ano passado como conselheiros administrativos da Eucatex S.A. e o término do mandato será em agosto de 2022. 


Principais concorrentes

Duratex (DTEX3)

Klabin (KLBN3, KLBN4, KLBN11)

Suzano (SUZB3)

Melhoramentos (MSPA3, MSPA4)

Irani


Perspectiva para o futuro

Eucatex apresenta lançamentos em painéis de MDF e MDP - eMóbile

Com uma longa trajetória a Eucatex S.A tem capacidade de um grupo que soube ajustar as suas linhas de produtos e responder às novas exigências do consumidor brasileiro. Isso inclui nas redes de lazer, moradia e ambiente profissional.

Além disso, a expansão em vários países faz crer que a companhia tende a aumentar ainda mais. Vale lembrar que a Eucatex é uma das poucas em variedade de itens para a construção civil, indústria moveleira e revenda madeireira.

Ademais, preserva pelo bem da natureza com diversos projetos de sustentabilidade dentro do setor.


Composição acionária

EUCA3 Acionista Percentual
1 Otavio Maluf 4,55%
2 Pasama Participações Sc Ltda 34,34%
3 Ubs Ag Zurich 0,00%
4 Unicorp Bank & Trust Ltda 2,56%
5 Amazon Horizon Fund 1,01%
6 Brascorp Participações Ltda 6,08%
7 Latinvest Fund 12,97%
8 Latin Amer Infrasture Fund 10,86%
9 Mercosurian Challenge Fund 9,17%
10 The Oryx Fund 1,98%
11 Brazil Value Fund 1,42%
12 Flavio Maluf 6,50%
13 Grandfood Ind. E Comercio Ltda 7,36%
14 Paulo Salim Maluf 0,97%
15 Grandfood Ind. E Comércio Ltda 0,00%
16 Free Float 23,22%
17 Ações em Tesouraria 0,00%
EUCA4 Acionista Percentual
1 Otavio Maluf 0,07%
2 Pasama Participações Sc Ltda 0,00%
3 Ubs Ag Zurich 9,82%
4 Unicorp Bank & Trust Ltda 5,19%
5 Amazon Horizon Fund 5,49%
6 Brascorp Participações Ltda 4,09%
7 Latinvest Fund 11,96%
8 Latin Amer Infrasture Fund 7,77%
9 Mercosurian Challenge Fund 7,50%
10 The Oryx Fund 10,15%
11 Brazil Value Fund 10,28%
12 Flavio Maluf 0,14%
13 Grandfood Ind. E Comercio Ltda 2,59%
14 Paulo Salim Maluf 0,13%
15 Grandfood Ind. E Comércio Ltda 0,80%
16 Ações em Tesouraria 0,80%
17 Free Float 23,22%