Even

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker EVEN3
Fundador Fusão da ABC Investimentos com a Terepins&Kalili
Presidente da empresa Leandro Melnick
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuiu dividendos consecutivamente de 2010 até 2016. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Top Imobiliário: 7º Colocado na Categoria Incorporação 2017 / Prêmio Vitae-Rio 2012 - Construção segura, empresa viva / Prêmio Master Imobiliário/ADEMI-RJ / Social no ranking das 500 melhores empresas do Brasil, da revista IstoÉ Dinheiro
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 2002
Ano do IPO 2007
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da Even
Principais produtos
  • Incorporação e venda de imóveis;
  • Prestação de serviços de construção próprios e para terceiros: taxas de administração cobradas sobre os serviços de gerenciamento e construção dos empreendimentos;
  • A Even atua na construção de imóveis residenciais e comerciais e desenvolvimento de empreendimentos para diversos segmentos: acessível, emergente, médio, médio-alto, alto e comercial.

O que a empresa faz?

A Even Construtora e Incorporadora S.A. é uma empresa que está há mais de 40 anos atuando no setor imobiliário, sendo uma das maiores incorporadoras e construtoras localizadas na região metropolitana de São Paulo. Para fins estratégicos, a empresa possui polos de atendimento nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Even - EVEN3

De modo geral, a Even possui como modelo de atuação a forma verticalizada de execução, onde a empresa está presente em todas as etapas do desenvolvimento dos empreendimentos, desde a prospecção do terreno, incorporação imobiliária e vendas, até a construção do empreendimento.

Além disso, a empresa também participa do processo de incorporação, administrando e controlando todas as etapas. Como parte das atividades da empresa, estão inclusas:

  •       Identificação, avaliação e aquisição de terrenos;
  •       Planejamento da incorporação;
  •       Obtenção de licenças, alvarás e aprovações governamentais;
  •       Desenho do projeto;
  •       Comercialização e venda dos imóveis;
  •       Construção do empreendimento;
  •       Prestação de serviços antes, durante e após a conclusão das vendas.

Com isso, a empresa utiliza duas marcas comerciais para exercer as atividades de incorporação, sendo voltadas para segmentos distintos: a Open e Even. De modo geral, a Open é voltada aos empreendimentos residenciais focados nos segmentos acessível e emergente.

Even - EVEN3

Já a marca Even atua nos empreendimentos residenciais voltados para os segmentos de médio, médio-alto e alto padrão. Além disso, a marca também incorpora empreendimentos comerciais.

Em relação às vendas, a Even Construtora e Incorporadora S.A. atua por meio de duas empresas de vendas, a Even Vendas e a Even More. Ambas as empresas são especializadas na prestação de serviços para a Even, e atuam 100% nos empreendimentos da companhia para a venda das unidades da empresa.

Sendo assim, a Even More possui atuação exclusiva na região metropolitana de São Paulo e a Even Vendas atua tanto na região metropolitana de São Paulo, como no Rio de Janeiro.

Even - EVEN3


Breve história da empresa

A história da Even Construtora e Incorporadora S.A. teve início em 2002, quando a ABC Investimentos – fundada em 1974 – e a Terepins&Kalili – fundada em 1978, se fundiram. Em 2006, a composição acionária da empresa foi adquirida pelo Spinnaker Capital, um fundo de investimentos com sede em Londres, Reino Unido.

Even - EVEN3

Desde 2007, a empresa se tornou uma companhia de capital aberto e passou a negociar ações no Novo Mercado, sob o código EVEN3, no Novo Mercado, o mais alto nível de governança da bolsa de valores.

No mesmo ano, a empresa entrou no mercado de Belo Horizonte, em Minas Gerais. No ano seguinte, a empresa investiu na abertura de uma joint-venture com a Melnick Construções, além de aumentar o capital em R$ 150 milhões.

Mais tarde, em 2009, a empresa deu um grande passo ao ingressar no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA. Já em 2010, a empresa realizou um follow-on e, no mesmo ano, o Relatório de Sustentabilidade de 2008 foi reconhecido pela Global Reporters como um dos melhores do Brasil.

Em seguida, no ano de 2013, a empresa passou por mudanças e, como parte do desenvolvimento, criou uma nova marca institucional. Mais tarde, em 2015, a Even More foi criada, se tornando a segunda empresa especializada em vendas da companhia.

Em 2019, a Even Construtora e Incorporadora S.A deu início às operações em urbanização no Rio Grande do Sul. Recentemente, em 2020, a Melnick Even começou a passar por alterações societárias.

Por fim, a empresa está listada na B3, com ações ordinárias (EVEN3) e fracionadas (EVEN3F), no nível máximo de Governança Corporativa.

Even - EVEN3


Diretoria

Leandro Melnick (Diretor Presidente)

João Eduardo de Azevedo Silva (Diretor Vice-Presidente de Operações)

José Carlos Wollenweber Filho (Diretor Financeiro e de Relações com Investidores)

Marcelo Dzik (Diretor de Incorporação)

Marcelo Lenttini de Morais (Diretor de Operações SP e RJ)


Conselho administrativo

Rodrigo Geraldi Arruy (Presidente)

Leandro Melnick (Vice-Presidente)

André Ferreira Martins Assumpção

Claudio Zaffari

Guibson Zaffari


Principais concorrentes

Cyrela (CYRE3)

Tecnisa (TCSA3)

JHSF (JHSF3)

Construtora Tenda (TEND3)

Eztec (EZTC3)

MRV (MRVE3)

Construtora Adolpho Lindenberg (CALI4, CALI3)

Cr2 Empreendimentos Imobiliários (CRDE3)

Direcional Engenharia (DIRR3)

Gafisa (GFSA3)

Helbor Empreendimentos (HBOR3)

Inter Construtora e Incorporadora (INNT3)

João Fortes Engenharia (JFEN3)

Mitre Realty Empreendimentos e Participações (MTRE3)

Moura Dubeux Engenharia (MDNE3)

PDG Realty (PDGR3)

RNI Negócios Imobiliários (RDNI3)

Rossi Residencial (RSID3)

Trisul (TRIS3)

Viver Incorporadora e Construtora (VIVR3)


Perspectiva para o futuro

Como visto, a Even Construtora e Incorporadora S.A é uma empresa que atua no segmento de empreendimentos comerciais e residenciais. A atuação da companhia é feita de forma concentrada nas regiões metropolitanas dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Nitidamente, a empresa se consolidou no mercado, apesar do pouco tempo de atuação, por meio da oferta de empreendimentos que englobam estruturas de médio, médio-alto e alto padrão. Além disso, a empresa é referência por conta do modelo de atuação no setor imobiliário, onde engloba todas as etapas do desenvolvimento dos empreendimentos.

Even - EVEN3

Nesse sentido, a Even atua na prospecção do terreno, incorporação imobiliária, vendas e construção do empreendimento por meio de dois segmentos, a Open e Even. Ambas as empresas são especializadas em empreendimentos residenciais focados no segmentos acessível e emergente, além de empreendimentos mais sofisticados.

Portanto, como projeção futura a empresa deve incluir investimentos nos empreendimentos já realizados, bem como nos projetos de futuros empreendimentos. Apesar da situação econômica do país, as vendas e comercialização dos serviços da Even devem se manter estáveis, onde a empresa espera alcançar bons resultados no valor geral de vendas.


Composição acionária

EVEN3 Acionista Percentual
1 Nova Milano Investimentos (Melpar) 46,88%
2 Diretoria Executiva 2,89%
3 Conselho de Administração 0,81%
4 Tesouraria 1,44%
5 Free Float 47,98%