Excelsior Alimentos S.A

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  3 de 5
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker BAUH4
Fundador Abrahão Tatsch
Presidente da empresa Wesley Mendonça Batista Filho
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Excelsior S.A distribui dividendos consecutivamente desde 2014. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1893
Ano do IPO 1959
Setor de atuação Consumo não Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Excelsior
Principais produtos
  • Patês
  • Presuntaria
  • Salsichas
  • Defumados
  • Congelados
  • Queijo
  • Meu Bistro linha Gourmet
  • Linha Comemorativa
  • Fatiados
  • Lançamentos de Produtos
  • Linguiças
  • Mortadelas

O que a empresa faz?

A Excelsior Alimentos é uma indústria de alimentos que tem como foco a produção de produtos à base de carne suína e outras proteínas.

Dessa maneira, o seu portfólio é composto de produtos como: embutidos a base de proteínas, vegetais congelados e pratos prontos para o consumo. A companhia atende desde o pequeno varejo até as grandes redes.

Sendo que ela atende sobretudo os mercados na região Sul do Brasil, nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, por meio de uma cadeia de logística própria.

Excelsior Alimentos S.A - BAUH4

Atualmente, a Excelsior Alimentos é controlada pela marca Seara, que por sua vez, é subsidiária da JBS, que reforça a sua atuação com expertise e aporte financeiro para manter a operação da marca.

Inclusive, em 2021, a controladora da Excelsior Alimentos realizou um grande aporte na empresa, com foco na otimização das operações.


Breve história da empresa

A Excelsior Alimentos foi fundada em 1893 por Abrahão Tatsch. No começo, a empresa comercializava banha suína em latas de 2 a 20 kg. No mesmo ano em que a empresa foi criada, o seu fundador faleceu.

Com isso, o Sr. Adolfo Evers assumiu a administração da empresa. Alguns anos depois, o Sr. Adolfo Evers também faleceu e foi substituído por Sr. João F. Baumhardt, na administração da companhia que até então se chamava EVERS.

Posteriormente, em 1940 a Baumhardt Irmãos, fundada em 1926 pelos irmão João e Carlos Baumhardt, sucedeu a empresa dos quotistas da EVERS. Com isso, ela assumiu o seu passivo e ativo, o que incluía o primeiro frigorífico construído nos anos 30, juntamente com a consolidação da marca Excelsior.

Excelsior Alimentos S.A - BAUH4

Já em 1950, os irmãos Baumhardt trouxeram técnicas de produção européias para a empresa. Além disso, houve a consolidação das instalações do frigorífico Excelsior.

Em 1959, a Baumhardt Irmãos, foi transformada em sociedade anônima e sua razão social se tornou Baumhardt Irmãos S.A.

Alguns anos depois, em 1968, a Baumhardt Irmãos realizou a sua abertura de capital na bolsa de valores, sendo que ela está listada no setor de Consumo não Cíclico, no segmento de Carnes e Derivados.

Em 1979, a companhia realizou grandes transformações na estrutura e novas tecnologias na Excelsior. Ou seja, foram inauguradas novas tecnologias tanto na planta da empresa, quanto um novo abatedouro. Houve ainda o início da Agropecuária Excelsior.

No 2000, a companhia decidiu encerrar o abate em frigorífico próprio e as atividades de granja. Com isso, ela deu início a parcerias com grandes fornecedores nacionais.

Excelsior Alimentos S.A - BAUH4

No ano seguinte, ocorreu a terceirização da logística que até então era feita com a frota própria da empresa. Em 2003 a empresa alterou a sua razão social de Baumhardt Irmãos S.A. para Excelsior Alimentos S.A.

Já em 2015, ela passou a integrar grandes grupos empresariais, que são controladores do seu capital. Atualmente, a Excelsior Alimentos é integrante da Seara, que é uma das principais marcas no Sul do Brasil.


Diretoria

Wesley Mendonça Batista Filho (Diretor Presidente)

Guilherme Perboyre Cavalcanti  (Diretor de Ri)

Ivo José Dreher (Diretor Administrativo Financeiro)


Conselho administrativo

Gilberto Tomazoni (Conselheiro)

Joanita Maria Maestri Karoleski (Conselheiro)

Ivo José Dreher (Conselheiro)


Principais concorrentes

JBS – JBSS3

Minerva – BEEF3

BRF – BRFS3

Marfrig – MRFG3


Perspectiva para o futuro

Existem alguns fatores que fazem com que a Excelsior Alimentos tenha uma boa perspectiva para o futuro. Um exemplo disso, é o fato de que a Excelsior Alimentos é controlada pela Seara, que é subsidiária da JBS.

Sendo que a JBS é uma das maiores indústrias de alimentos do mundo, tem um valor de mercado de mais de 60 bilhões de reais e conta com mais de 230 mil funcionários.

Sendo assim, essa relação da Excelsior Alimentos é um fator muito vantajoso, já que a Excelsior Alimentos recebe suporte direto da JBS.

Excelsior Alimentos S.A - BAUH4

Outro fator relevante da Excelsior Alimentos é que a empresa conta com uma boa variedade de produtos, atendendo tanto a pequenos varejistas, quanto a grandes redes.

No entanto, vale destacar que a Excelsior Alimentos está presente em um setor altamente competitivo e com mercado limitado na região Sul do Brasil.


Composição acionária

BAUH3 Acionista Percentual
1 Seara Alimentos 53,89%
2 Baumhardt Comercio E Participações Ltda 46,03%
3 Free Float 0,08%
BAUH4 Acionista Percentual
1 Regilo Fundo de Investimento em Acoes 44%
2 Seara Alimentos 36,57%
3 Baumhardt Comercio E Participações Ltda 0,01%
4 Notwen de Castro Sayao Cardozo 6,18%
5 Free Float 13,24%