Eztec

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4,5 de 5
Gestão:
  4,5 de 5
Ticker EZTC3
Fundador Ernesto Zarzur, Flávio Ernesto Zarzur e Silvio Ernesto Zarzur
Presidente da empresa Flavio Ernesto Zarzur
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos consecutivamente desde 2008. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios 1º Prêmio PINI como Incorporadora do Ano de 2010 / Prêmio Prix D’Excellence Pelo Edifício EZ Towers / Prêmio Master Imobiliário 2016
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1979
Ano do IPO 2007
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Eztec
Principais produtos

A companhia é responsável por fazer a incorporação e construção de empreendimentos imobiliários. Em resumo, a companhia atua no ramo de incorporação imobiliária no segmento de médio e alto padrão.

O que a empresa faz?

A EZTEC é uma empresa de capital aberto do setor de incorporação e construção, sendo uma das Companhias com maior lucratividade no país. A empresa possui um modelo de negócios integrado, onde disponibiliza construção, incorporação e venda de empreendimentos de médio e alto padrão, bem como residenciais e comerciais.

Eztec - EZTC3

Ao todo, a EZTEC já lançou mais de 141 empreendimentos, todos com foco no estado de São Paulo. Os empreendimentos representam um total de 4,3 milhões de metros quadrados de área construída e em construção, sendo 29.033 unidades. Na Bovespa, a empresa está listada no Novo Mercado, o mais alto nível de governança da bolsa de valores.

A empresa possui grande flexibilidade em lidar com as oscilações do mercado, o que contribui para que a EZTEC possua a maior lucratividade entre as empresas de capital aberto do Brasil no segmento em atua. Além disso, a Companhia dispõe de um amplo portfólio que engloba construção, incorporação e venda de empreendimentos.

O foco principal da empresa é disponibilizar empreendimentos de médio e alto padrão, bem como construções comerciais e residenciais, englobando todas as faixas de renda do mercado de incorporação.

Eztec - EZTC3


Breve história da empresa

A história da EZTEC teve início em 1979, após ser fundada por Ernesto Zarzur, Silvio Ernesto Zarzur e Flávio Ernesto Zarzur. Na época, o ramo imobiliário no Brasil estava em alta, o que incentivou a abertura da empresa, com o nome de EZTEC Engenharia Ltda.

Eztec - EZTC3

A princípio, a ideia de Ernesto foi comprar terrenos em bairros que fossem afastados do centro de São Paulo. Com isso, o empresário criou um plano inicial para que a empresa já começasse bem nos primeiros anos.

A decisão de comprar terrenos mais afastados foi motivada pelo custo da operação. Isso porque, ao adquirir terrenos menos centralizados, o valor de comercialização podia ser menor do que os preços oferecidos no mercado imobiliário.

Por conta disso, nos primeiros anos de fundação da empresa, Ernesto conseguiu que a EZTEC ganhasse visibilidade, tanto na região dos empreendimentos quanto nos lugares mais distantes. Com o passar dos anos, a empresa se tornou referência no setor imobiliário.

Eztec - EZTC3

Desde o ano de fundação até a chegada dos anos 2000, a empresa já havia realizado o lançamento de 19 empreendimentos no mercado, atendendo ao público de médio e alto padrão. Em 2005, por exemplo, foi inaugurada a TEC Venda, uma imobiliária da empresa. Em 2006, foi a vez de inaugurar a construtora Ez Tec S.A.

Já em 2007, a EZTEC realizou seu IPO, ou seja, a abertura de capital na bolsa de valores. Por conta do valor arrecado com a venda das ações, a empresa não sofreu muitos danos durante a crise de 2008, se mantendo firme no setor imobiliário.

Atualmente, a empresa está entre as que mais se preocupam com a sustentabilidade. A partir disso, a EZTEC desenvolve projetos que visam o menor impacto ao meio ambiente, com expansão e inovação dos recursos utilizados nas construções e empreendimentos.

Eztec - EZTC3


Diretoria

Flávio Ernesto Zarzur (Diretor Presidente)

Silvio Ernesto Zarzur (Diretor Vice Presidente e Diretor de Incorporação)

Marcos Ernesto Zarzur (Diretor Comercial e Diretor Técnico)

Marcelo Ernesto Zarzur (Diretor Técnico)

Mauro Alberto (Diretor Administrativo)

Antônio Emílio Clemente Fugazza (Diretor Financeiro e de Relações com Investidores)

Carlos Eduardo Monteiro (Diretor de Planejamento)

João Paulo Flaifel (Diretor de Novos Negócios)

Silvio Hidemi Iamamura (Diretor de Operações Imobiliárias)

Roberto Mounir Maalouli (Diretor Jurídico)


Conselho administrativo

Ernesto Zarzur (Presidente do Conselho de Administração)

Samir Zakkhour El Tayar (Vice-Presidente do Conselho de Administração)

Nelson de Sampaio Bastos

Mario Guy de Faria Mariz

Silvio Ernesto Zarzur

Flávio Ernesto Zarzur

Marcelo Ernesto Zarzur

Marcos Ernesto Zarzur


Principais concorrentes

Cyrela (CYRE3)

Tecnisa (TCSA3)

JHSF (JHSF3)

Construtora Tenda (TEND3)

Even (EVEN3)

MRV (MRVE3)

Construtora Adolpho Lindenberg (CALI4, CALI3)

Cr2 Empreendimentos Imobiliários (CRDE3)

Direcional Engenharia (DIRR3)

Gafisa (GFSA3)

Helbor Empreendimentos (HBOR3)

Inter Construtora e Incorporadora (INNT3)

João Fortes Engenharia (JFEN3)

Mitre Realty Empreendimentos e Participações (MTRE3)

Moura Dubeux Engenharia (MDNE3)

PDG Realty (PDGR3)

RNI Negócios Imobiliários (RDNI3)

Rossi Residencial (RSID3)

Trisul (TRIS3)

Viver Incorporadora e Construtora (VIVR3)


Perspectiva para o futuro

Como visto, a EZTEC é uma empresa do setor imobiliário com foco em empreendimentos de médio e alto padrão, além de construções residenciais e comerciais. Um dos pontos que fortalecem a presença da empresa no mercado nacional é o longo histórico de alta rentabilidad1e advinda dos diversos empreendimentos lançados até o momento.

Nitidamente, a estratégia de comprar terrenos distantes do centro de São Paulo favoreceu o reconhecimento da empresa frente à outros negócios, já que a lucratividade passou a ser maior por conta da procura por preços mais acessíveis.

Eztec - EZTC3

Além disso, o modelo de negócios que incorpora três segmentos do mercado, auxilia na expansão da empresa. A EZTEC possui unidades de negócio divididas em incorporação, engenharia e construção, bem como a parte de imobiliária.

Portanto, sua projeção futura deve incluir o investimento em estratégias tecnológicas, a fim de otimizar o portfólio de produtos, além de aumentar a rentabilidade dos ativos que possui, por meio de planos de negócios que visem o retorno da economia, especialmente no setor imobiliário no Brasil.


Composição acionária

EZTC3 Acionista Percentual
1 EZ1 Participações Ltda. 4,60%
2 SMM Participações Ltda. 5,40%
3 Valey Participações S.A 0,60%
4 Barolo Participações Ltda. 3,89%
5 VJR Participações S.A 1,72%
6 Mapeca Participações S.A 3,89%
7 SZA Participações Ltda. 3,89%
8 GAR Participações Ltda. 4,93%
9 HPC Participações Ltda. 4,67%
10 EZ2 Participações Ltda. 4,64%
11 EZ3 Participações Ltda. 4,64%
12 EZ4 Participações Ltda. 4,64%
13 EZ5 Participações Ltda. 4,64%
14 EZ6 Participações Ltda. 4,64%
15 Free Float 43,21%