Ferbasa

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  5 de 5
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker FESA3, FESA4
Fundador José Corgosinho de Carvalho Filho
Presidente da empresa Marcio Lopes Fernandes De Barros
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Ferbasa distribuí dividendos consecutivamente desde 1996. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1961
Ano do IPO 1961
Setor de atuação Materiais Básicos
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Ferbasa
Principais produtos

A empresa atua na fabricação e comercialização de diversos tipos de ferroligas, tais como:

  • Ferrocromo Alto Carbono (FeCrAC);
  • Ferrocromo Baixo Carbono (FeCrBC);
  • Ferrossilício Cromo (FeSiCr);
  • Ferrossilício 75% (FeSi 75%).

O que a empresa faz?

A Ferbasa – Cia Ferro Ligas da Bahia – é uma empresa brasileira focada na produção de ferro-ligas, sendo a única produtora integrada de ferro-cromo com atuação nas Américas. Além disso, é uma companhia dolorizada, ou seja, que possui maior valorização quando a moeda norte-americana está em alta. 

Ferbasa - FESA3, FESA4

Em outras palavras, as empresas dolorizadas são empresas que possuem receita em dólares, como as que trabalham com papel e celulose, por exemplo. Atualmente, a Febrasa detém praticamente todas as reservas de cromita do Brasil, onde é focada na fabricação e comercialização de ferro-ligas

Possui atuação verticalizada, bem como eletrointensiva, além de atuar de forma relevante em relação à responsabilidade socioambiental. Basicamente, a empresa possui atividades nos setores de produção de energia elétrica renovável, além de atuar também na metalurgia, mineração e produção florestal. 

A Febrasa possui cerca de 95% das reservas de cromita do Brasil, além de trabalhar com um território direcionado para a fabricação de cal virgem e possui, também, quatro minas de quartzo. Ao todo, a empresa detém 14 fornos reservados para redução. 

Ferbasa - FESA3, FESA4

O portfólio de produtos da empresa inclui as quatro principais classes de ferroligas. Ou seja, a companhia trabalha com ferro silício – que se divide nas classes 75% de pureza e cromo – além das ligas de ferrocromo, que representam o alto e baixo carbono. 

Sendo assim, um dos principais objetivos da companhia é produzir variados tipos de ferro-ligas de alta qualidade, auxiliada com o máximo de eficiência possível, bem como menor custo de produção. A produção de ferro-ligas é o produto final de maior lucratividade da empresa. 

Como possui um processo de produção verticalizado, a Ferbasa utiliza quase todas as matérias-primas que necessita para a produção dos próprios produtos. Com isso, a companhia não precisa dispor de altos investimentos para auxiliar nos processos de produção. Para comprar energia, por exemplo, a Ferbasa mantém um contrato com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, onde consegue preços baixos para a produção. 

Ferbasa - FESA3, FESA4

Quando sobram produtos dos processos produtivos de ferro-ligas, a Ferbasa comercializa com outras empresas. Dentre os principais produtos comercializados destacam- se a areia cromita, a madeira, o cal, escórias e energia elétrica.  

Na produção florestal, a Ferbasa possui um território com 64 mil hectares, onde 25 mil deles são focados no plantio de eucalipto. Na Bolsa de Valores, a companhia está listada sob os códigos FESA3 e FESA4, e no mercado fracionário com os códigos FESA3F e FESA4F.


Breve história da empresa

A história da Ferbasa teve início em 1961, quando o engenheiro José Cargosinho de Carvalho Filho fundou a empresa no município de Campo Formoso, na Bahia. Os complexos minerais da empresa, se encontram no mesmo local de fundação da companhia e o Parque Industrial fica localizado em Pojuca, também na Bahia. 

Ferbasa - FESA3, FESA4

Desde a fundação, a empresa possui atuação em vários setores, como energia renovável, metalurgia, recursos florestais e mineração. Por conta da ampla atuação, além da metodologia verticalizada, a Ferbasa adquiriu reconhecimento no mercado. O reconhecimento também é proporcionado pelo desenvolvimento de produtos de qualidade, bem como pela preocupação com os aspectos socioambientais. 

Atualmente, a empresa se enquadra como líder na fabricação de ferro-ligas, além de ser a única fabricante integrada de ferro-cromo em todas as Américas. Além disso, a Ferbasa está classificada entre as 10 maiores empresas presentes na Bahia. 

Ferbasa - FESA3, FESA4

Em 2018, após realizar a aquisição do Complexo Eólico BW Guirapá, a empresa passou a destinar a energia produzida para o Ambiente de Contratação Regulado. Por ser uma empresa dolorizada, além de possuir forte presença no território nacional, a Ferbasa possui suas operações direcionadas às alterações que ocorrem com o dólar. 


Diretoria

Marcio Lopes Fernandes de Barros (Diretor Presidente)

Heron Albergaria de Melo (Diretor Financeiro e de Relações com Investidores)

Rafael Machado Tibo (Diretor de Novos Negócios)

Antonio Rosalvo Filho (Diretor Comercial)

Wanderley Lins de Oliveira (Diretor de Mineração)

Ana Paula Fontes Mesquita de Oliveira (Diretora Administrativa)

Oséias da Rocha Fiau (Diretor Industrial)

Sebastião da Cruz Andrade (Diretor de Recursos Florestais)


Conselho administrativo

Bárbara Klein de Araújo Carvalho (Presidente)

Geraldo de Oliveira Lopes (Vice-Presidente)

José Ronaldo Sobrinho

Marcos Sampaio de Souza

Marta Teixeira Barroso Fernandes

Sérgio Curvelo Dória

Paulo Roberto Magalhães Bastos

Guilherme de Alencar Amado


Principais concorrentes

Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3)

Gerdau (GGBR3, GGBR4)

Metalúrgica Gerdau (GOAU3, GOAU4)

Usiminas (USIM3, USIM5, USIM6)


Perspectiva para o futuro

Como visto, a Ferbasa é uma empresa brasileira líder nacional na produção de ferro-ligas, sendo a única produtora integrada de ferro-cromo das Américas. Por conta do método verticalizado de produção, a companhia consegue manter a concentração de fabricação e comercialização de ferro-ligas, além de deter praticamente todas as reservas de cromita do Brasil. 

Ferbasa - FESA3, FESA4

O principal mercado consumidor da empresa são as siderúrgicas. Além disso, a Ferbasa possui atuação em diversos setores, como na produção de energia elétrica renovável, além de atuar também na metalurgia, mineração e produção florestal. É empresa extremamente eletrointensiva e, por conta disso, a companhia investe pesado no custo de energia elétrica, já que é um dos mais altos para a fabricação das ferro-ligas. 

Por ser uma empresa dolorizada, a Ferbasa possui margens que são bastante pressionadas quando ocorrem retrações econômicas e valorização cambial, por exemplo. Portanto, a projeção futura da empresa deve incluir investimentos em manter a cadeia de produção verticalizada, além de buscar formas de dar continuidade à produção de qualidade dos produtos que disponibiliza.


Composição acionária

FESA3 Acionista Percentual
1 Fundação José Carvalho 98,80%
2 Ações em Tesouraria 0,14%
3 Free Float 1,06%
FESA4 Acionista Percentual
1 Fundação José Carvalho 26,18%
2 Ações em Tesouraria 5,41%
3 Free Float 68,41%