Fleury S.A

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4,7 de 5
Gestão:
  4,8 de 5
Ticker FLRY3
Fundador Gastão Fleury da Silveira
Presidente da empresa Carlos Alberto Iwata Marinelli
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Fleury distribui dividendos consecutivamente desde 2010. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Marcas Mais Valiosas do Brasil Interbrand / As Melhores Empresas Da Bolsa / Empresas mais hospitaleiras do Brasil IBHE / Melhor marca do País em atendimento ao cliente segundo o Instituto-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente / Guia Exame de Sustentabilidade Guia Exame de Sustentabilidade, na categoria saúde
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1926
Ano do IPO 2009
Setor de atuação Saúde
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Fleury
Principais produtos

De forma específica, o Grupo Fleury oferece os seguintes produtos/serviços:

  1. Sistemas de informações hospitalares e dados cadastrais;
  2. Tele orientação;
  3. Day Clinic em Ortopedia;
  4. Centro de infusões;
  5. Diagnósticos;
  6. Ferramentas de gestão;
  7. Unidade de Atenção primária;
  8. Fleury em casa;
  9. Consultoria médica;
  10. Ambulatório;
  11. Workstation;
  12. Inteligência Artificial médica.

O que a empresa faz?

A Fleury é uma empresa do segmento saúde na bolsa de valores, que presta serviços laboratoriais no segmento premium (Alto padrão). Em suma, seu modelo de atuação é baseado em duas vertentes:

  • Unidades autônomas de atendimento (Laboratórios da própria empresa);
  • Modelo B2B em hospitais (unidades de atuação da empresa dentro de hospitais).

Sendo assim, no segmento de saúde, a empresa é conhecida como uma das principais do ramo, sendo também uma das mais tradicionais do país no setor de medicina diagnóstica.

Fleury S.A - FLRY3

A companhia realiza diversos exames por ano, cerca de 75 milhões, além de 5 milhões de exames de imagens. Por meio dos exames – que contam com tecnologia de alto nível – a empresa estabelece o foco, principalmente, em prevenir doenças por meio do diagnóstico rápido e preciso.

Ao todo, são 187 unidades de atendimento espalhadas por oito Estados do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Maranhão, além do Distrito Federal. Com isso, a empresa emprega, aproximadamente, 10 mil funcionários.

Atuação do Grupo Fleury

De forma geral, o Grupo Fleury atua em oito Estados brasileiros, sendo representado por diversas marcas que constituem a companhia.

Todas as unidades oferecem como pilar de funcionamento inovação, excelência no atendimento e geração de valor para sua cadeia produtiva.

Assim, as marcas que fazem parte do Grupo Fleury são:

Fleury Medicina e Saúde

Com 35 unidades de atendimento em São Paulo e 1 unidade no Distrito Federal, a marca é especialista na aplicação de tecnologia avançada em todas as áreas de atuação.

Além disso, a marca é focada em investir na área de pesquisa e desenvolvimento de diagnósticos por meio de tecnologia. Dentre os serviços prestados, a empresa oferece:

  • Resultado de exames;
  • Oferta de exames diversos;
  • Cobertura de convênios;
  • Oferta de serviços diferenciados, como Fleury Kids, Fleury em Casa, Espaço Saúde da Mulher, dentre outros.

Clínica Felipe Mattoso

A Clínica Felipe Mattoso possui 10 unidades de atendimento em todo o estado do Rio de Janeiro. A marca é conhecida por ser referência na oferta de exames de imagem.

O Grupo Fleury adquiriu a marca em 2012 e, desde então, a empresa faz parte do grupo que integra os resultados na bolsa de valores. Além disso, a marca oferece diversos tipos de exames, além de cobertura de convênios.

Weinmann

Marca formada por 22 unidades de atendimento espalhas na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Possui mais de 80 anos de experiência no mercado, sendo líder no setor de saúde para os gaúchos.

Dentre os serviços que oferece, está:

  • Coleta de sangue domiciliar;
  • Unidades de Doação de Sangue.

a+ Medicina Diagnóstica

A marca possui 78 unidades de atendimento nos seguintes estados: São Paulo (37), Bahia (12), Pernambuco (11), Paraná (16) e Distrito Federal (02).

Tem como principal função a consolidação de importantes laboratórios regionais, além de oferecer experiência e qualidade nos serviços de saúde. A a+ Medicina Diagnóstica está posicionada nos seguimentos intermediário e intermediário-alto.

De forma geral, a marca oferece atendimento domiciliar e condições especiais de pagamento, com o auxílio de convênios de saúde.

Fleury S.A - FLRY3

Labs a+

A Labs a+ é uma marca ligada ao Grupo Fleury que surgiu da união entre a Labs D‘or e a+ Medicina Diagnóstica. Atua, exclusivamente, no estado do Rio de Janeiro, com 44 unidades de atendimento.

Possui como especialidade a oferta em exames por imagem, além de serviços como:

  • Exames de analises clínicas;
  • Patologia clínica;
  • Anatomia patológica.

Diagnoson a+

A marca também surgiu por meio da interação com a+ Medicina Diagnóstica. Após o Grupo Fleury adquirir a marca, em 2011, foi consolidado a parceira entre ambas as marcas.

Assim, a Diagnoson uniu a experiência em exames de imagem com a expertise em exames de análises clínicas da a+. A marca, de forma geral, é referência no estado na Bahia, com uma unidade de atendimento em Salvador.

Papaiz

A Papaiz é referência em soluções de diagnósticos odontológicos por imagem, com mais de 30 anos de experiência no mercado. Possui 16 unidades localizadas em São Paulo.

Dentre os serviços prestados pela marca, está:

  • Exames de Tomografia Computadorizada;
  • Radiografia Panorâmica e Documentação;
  • Escaneamento Facial 3D.

Serdil

A Serdil, há 47 anos no mercado, é uma clínica com especialidade em exames de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Possui uma unidade de atendimento na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

A companhia oferece como serviços:

  • Exames laboratoriais;
  • Exames de imagem.

LAFE

O Laboratório LAFE possui 31 unidades de atendimento especializadas em exames laboratoriais e ultrassonografia. As unidades estão espalhadas pelo estado do Rio de Janeiro.

Instituto de Radiologia de Natal

O Instituto de Radiologia de Natal (IRN) é conhecido pelos 50 anos de experiência no mercado. Possui 04 unidades de atendimento na Região Metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte.

Além disso, o Instituto oferece diversos exames em diagnóstico de imagem, como:

  • Ressonância magnética;
  • Cintilografia;
  • Nefograma;
  • Mamografia;
  • Dentre outros.

Fleury - FLRY3

Centro de Patologia Clínica

O Centro de Patologia Clínica é especializado na realização de exames em análises clínicas, com mais de 35 anos de experiência no mercado.

Ao todo, são 07 unidades de atendimento localizadas na Região Metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte.

Diagmax

A Diagmax é uma clínica especializada em Medicina Diagnóstica e disponibiliza Exames de Análises Clínicas e Cardiológicos.

Possui 6 unidades de atendimento localizadas na Região Metropolitana de Recife, Pernambuco.


Breve história da empresa

Como nasceu a Fleury (FLRY3)?

A história do Grupo Fleury começou no ano de 1926, quando o Gastão Fleury da Silveira, criou o que hoje conhecemos como a companhia que conta com diversas empresas.

Inicialmente, a empresa era apenas um laboratório de análises, criado pelo recém-formado Gastão Fleury. Sobretudo, o cenário por trás da criação do grupo envolvia o meio acadêmico.

Fleury S.A - FLRY3

Gastão Fleury Silveira

Isso porque, a empresa tinha como objetivo cooperar, de maneira técnico-científica, com as melhores universidades do país. Após dez anos de sua criação, em 1936, Walter Sidney Leser se torna sócio da empresa.

Leser foi o responsável por propor a primeira das muitas aquisições da empresa, em 1951. Neste ano, a empresa se fundiu a um grupo de sócios responsáveis por oferecer maior quantidade de produtos.

O grupo de sócios era composto por um especialista em cada área da patologia clínica, o que expandiu de maneira inigualável os produtos oferecidos pela empresa.

Primeiros passos para se tornar um negócio de rede

Em 1962 é inaugurada a unidade Fleury Paraíso, dando início à sua segunda unidade de atendimento. Nesse sentido, a partir da abertura da segunda unidade, nasceu o conceito de redes de unidades, que hoje é a base da empresa.

Fleury S.A - FLRY3

Fleury Paraíso

Para muitos investidores, esse foi o momento em que a empresa deixou de ser apenas um laboratório. Portanto, com uma nova unidade, as atividades eram distribuídas, ampliando as operações da marca Fleury.

Fleury (FLRY3) na era digital

Ao passo que a empresa se desenvolvia, começava também a era digital começava. Em 1982, por exemplo, o grupo começou a implementar os sistemas de informação e internet nas operações da empresa.

No mesmo ano, a FLRY3 começa a utilizar sistemas online para o atendimento aos clientes. Inclusive, nos dias atuais, a empresa é uma das únicas que oferecem resultados pela internet, prova de seu pioneirismo digital.

Fleury S.A - FLRY3

Nos anos seguintes, a companhia implementou o sistema de centro diagnóstico, integrando soluções laboratoriais em um só lugar. Certamente você não ache isso grande coisa, hoje em dia, mas para o setor foi uma inovação.

Dessa forma, fornecendo várias soluções em um só lugar, a coleta e a análise eram realizadas por um mesmo centro. A prática fornecia, além de segurança, agilidade e facilidade nas operações da empresa.

Modelo de gestão dinâmico

Em meados de 1987, o grupo diversificou o modelo de gestão. Ou seja, a companhia era comandada por 19 médicos com participações igualitárias.

Com isso, foi instituído também um sistema de aposentadoria compulsória que protegia o negócio de desentendimentos familiares.

O modelo de gestão arrojado possibilitou que, em 2001, a empresa iniciasse o processo de expansão, marca registrada do grupo.

Crescimento do grupo Fleury (FLRY3) através de aquisições

O crescimento do grupo Fleury começou com a instauração dos procedimentos de aquisição de empresas.

Este tipo de crescimento é chamado de não orgânico, onde a empresa tem que aumentar a capacidade produtiva para aumentar o faturamento.

Fleury S.A - FLRY3

Com isso em mente, o grupo adotou uma estratégia ativa na aquisição de marcas relevantes e populares em uma determinada região.

Assim sendo, a companhia faz a aquisição de uma empresa e, por trás das operações, fornece todo o poder que a marca tem em termos operacionais.

Entrada na Bolsa de valores como FLRY3

O processo de crescimento acelerado fez com que a empresa abrisse seu capital em 2009. Assim, a data serviu para consolidar a expertise da companhia que, nos anos anteriores, foi a primeira a fornecer seus resultados de maneira online, em 2002.

Com o dinheiro proveniente da abertura de capital, em 2011, a empresa lança uma nova segmentação por meio de outra aquisição. Com a aquisição da a+ medicina diagnóstica, o grupo Fleury entra no segmento intermediário.


Diretoria

Carlos Alberto Iwata Marinelli (Diretor Presidente)

Claudio Almeida Prado (Diretor Executivo de Suporte a Operações)

Edgar Gil Rizzatti (Diretor Executivo Médico, Técnico e de Processos)

Fernando Augusto Rodrigues Leão Filho (Diretor Executivo de Finanças e Relações com Investidores)

Jeane Tsutsui (Diretora Executiva de Negócios das Marcas)

José Roberto Araújo (Diretor Executivo Comercial de Negócios B2B)


Conselho administrativo

Marcio Pinheiro Mendes (Presidente)

Fernando Lopes Alberto (Vice-Presidente)

Rui Monteiro de Barros Maciel

Andrea da Motta Chamma

Luiz Carlos Trabuco Cappi

Samuel Monteiro dos Santos Junior

Vinicius José de Almeida Albernaz

Fernando de Barros Barreto

Cristina Anne Betts

André Marcelo da Silva Prado

Ivan Luiz Gontijo Junior

Octavio de Lazari Junior

Manoel Antonio Peres


Principais concorrentes

Hapvida -HAPV3

Alliar – AALR3

Hermes Pardini – PARD3

NotreDame Intermédica – GNDI3

Dasa Diagnóstico das Américas – DASA3


Perspectiva para o futuro

As perspectivas para o futuro do Grupo Fleury são notáveis. A empresa realiza, cada vez mais, investimentos em tecnologia de ponta e utiliza as vantagens tecnológicas para entregar exames de imagem com qualidade avançada, auxiliando em diagnósticos precisos.

Fleury S.A - FLRY3

Além disso, as empresas que fazem parte do Grupo Fleury apostam, além dos serviços oferecidos, na satisfação do cliente, oferendo muito mais que exames, mas sim, experiências diversas.

Nas marcas Fleury e a+, por exemplo, o serviço domiciliar é o que mais cresce atualmente. A empresa oferece atendimento em casa e, até mesmo, no trabalho. Com isso, o grupo inova em experiência, qualidade e profissionalismo, onde a satisfação dos pacientes é comprovada pela procura nos centros de atendimentos.


Composição acionária

FLRY3 Acionista Percentual
1 Demais acionistas e membros do cocnselho 9,80%
2 Bradseg Participações Sa 20,11%
3 Celso Francisco Hernandes Granato 1,48%
4 Ewaldo Mario Kuhlmann Russo 1,07%
5 Fernando Lopes Alberto 1,06%
6 José Gilberto Henriques Vieira 1,09%
7 Marcos Bosi Ferraz 1,11%
8 Maria Lúcia Cardoso G. Ferraz 1,76%
9 Rogério Rabelo 1,11%
10 Rui Monteiro de Barros Maciel 1,94%
11 Free Float 59,47%