Gafisa

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker GFSA3
Fundador Gomes de Almeida Fernandes
Presidente da empresa A companhia, após a renúncia de Roberto Luz Portella em Setembro de 2019, ainda não elegeu novo presidente.
Alavancada? Sim
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos da empresa.

Prêmios Top Imobiliário (2012), Top Imobiliário (2016)
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1954
Ano do IPO 2006
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Gafisa
Principais produtos

A empresa está presente no setor de construção com foco no mercado de médio e alto padrão, oferecendo os serviços imobiliários de:

  • Construção
  • Incorporação
  • Vendas

Os empreendimentos da Gafisa abrangem o segmento residencial e comercial.

O que a empresa faz?

A Gafisa é uma das companhias líderes do mercado imobiliário brasileiro. O seu foco está nos empreendimentos residenciais e comerciais de médio e alto padrão.

Desse modo, a Gafisa atua na construção e incorporação imobiliária, sendo conhecida como uma das maiores empresas do seu setor de atuação. A empresa está presente em mais de 40 cidades e 19 estados brasileiros. Sendo que ela já entregou mais de 1.200 empreendimentos residenciais, comerciais e hoteleiros.

Certamente, um dos motivos pelos quais a Gafisa é uma das maiores do Brasil em seu setor de atuação, é o seu pioneirismo em alguns projetos. Por exemplo, ela foi a primeira empresa do mundo a criar um edifício colaborativo.

Gafisa - GFSA3

Ela foi ainda a primeira companhia do setor a ser listada na bolsa de valores de Nova York. Ela também criou os primeiros bairros planejados e foi a primeira incorporadora a implementar o conceito de Home & Share no Brasil. 

Além do pioneirismo, um destaque da empresa é o programa Viver Bem. Em resumo, o programa Viver Bem tem como intuito passar informações importantes para os clientes, sobre cada fase da construção do empreendimento, desde o lançamento até a entrega do imóvel. 

Além disso, o programa oferece benefícios e vantagens exclusivas. Por exemplo, através do programa os clientes têm acesso ao clube de compras exclusivo com produtos de grandes fabricantes.


Breve história da empresa

A trajetória da Gafisa teve início em 1954 no Rio de Janeiro, quando ela foi fundada com o nome Gomes de Almeida Fernandes Ltda – GAF. Alguns anos depois, em 1962 a empresa chegou em São Paulo.

Nos dois anos seguintes, ela focou em abrir o seu primeiro escritório e iniciar sua primeira obra na cidade. Em 1997 a Gafisa estabeleceu uma parceria com a GP Investimentos S.A, através da contribuição de recursos e capital.

Gafisa - GFSA3

Como resultado dessa parceria, duas empresas foram formadas: a Gafisa S.A, que é a atual Gafisa e a Gafisa Imobiliária, que passou a se chamar Cimob Companhia Imobiliária.

Além disso, como resultado de uma reestruturação societária, a GP Investimentos S.A assumiu o controle da Gafisa, em 2004. No ano seguinte, uma afiliada da Equity Internacional se tornou a titular de cerca de 36% do capital da empresa, através da subscrição de novas ações. 

Já em 2006 veio a abertura de capital da empresa que causou a pulverização de cerca de 47% do seu capital social depois do encerramento da oferta. Em 2007, a Gafisa se tornou a primeira empresa do setor no Brasil a ser listada na bolsa de valores de Nova York com o ADR Nível III. 

Em 2008 houve a combinação de negócios entre a Gafisa e a Tenda. Desse modo, a FIT, uma empresa subsidiária integral da Gafisa, foi incorporada pela Tenda. Com isso, a Gafisa recebeu 60% do total do capital social com direito a votos da Tenda.

Gafisa - GFSA3

No ano seguinte, os acionistas da Gafisa e da Tenda aprovaram uma reestruturação societária com o objetivo de consolidar a participação não controladora da Gafisa na Tenda. Dessa maneira, a Tenda se tornou uma subsidiária integral da Gafisa.

Posteriormente, em 2010, a Gafisa adquiriu os 40% restantes da Tenda e passou a ter 100% do seu capital. Em 2011 houve uma nova follow-on da Gafisa, onde a Equity International aproveitou para vender a parcela remanescente da sua participação na empresa.

No ano seguinte, a Gafisa começou um plano de turnaround com o intuito de diminuir o endividamento, melhorar as margens, focar na geração de caixa, ajustar a estrutura de capital e reduzir a exposição a mercado e negócios não rentáveis.

Gafisa - GFSA3

Posteriormente, em 2019 houve a entrada do Fundo de Investimentos Planner Redwood e em 2020 o CADE aprovou a incorporação pela Gafisa da totalidade de ações de emissão da Upcon, que se tornará subsidiária integral da empresa.

Por fim, em 2021 a Gafisa se dividiu estrategicamente em unidades de negócios: Incorporadora e Construtora, Viver Bem, Propriedades e Capital.


Diretoria

Ian Monteiro de Andrade (Diretor Financeiro e de Relações com Investidores)

Guilherme Augusto Soares Benevides (Diretor Executivo Operacional)

Cauê Cardoso (Diretor Estatutário)

Guilherme Luis Pesenti e Silva (Diretor Estatutário)

Luiz Fernando Ortiz (Diretor Estatutário)

Saulo Nunes (Diretor Estatutário)

Fabio Freitas Romano (Diretor Estatutário)

André Ackermann (Diretor Estatutário)


Conselho administrativo

Leo Julian Simpson (Presidente)

Antonio Carlos Romanoski

Eduardo Larangeira Jácome

Nelson Sequeiros Rodriguez Tanure

João Antonio Lopes Filho

Thomas Cornelius Azevedo Reichenheim

Denise dos Passos Ramos


Principais concorrentes

Construtora Adolpho Lindenberg (CALI4, CALI3)

Cr2 Empreendimentos Imobiliários (CRDE3)

Cyrela Brazil Realty (CYRE3)

Direcional Engenharia (DIRR3)

Even Construtora e Incorporadora (EVEN3)

Ez Tec Empreendimentos e Participações (EZTC3)

Helbor Empreendimentos (HBOR3)

Inter Construtora e Incorporadora (INNT3)

JHSF Participações (JHSF3)

João Fortes Engenharia (JFEN3)

Mitre Realty Empreendimentos e Participações (MTRE3)

Moura Dubeux Engenharia (MDNE3)

MRV Engenharia e Participações (MRVE3)

PDG Realty (PDGR3)

RNI Negócios Imobiliários (RDNI3)

Rossi Residencial (RSID3)

Tecnisa (TCSA3)

Trisul (TRIS3)

Viver Incorporadora e Construtora (VIVR3)


Perspectiva para o futuro

Atualmente, a Gafisa está caminhando em direção ao plano de recuperação. Dessa maneira, nos resultados do segundo trimestre de 2021 já foi possível notar uma melhoria das margens da empresa.

Com medidas sendo tomadas para o melhoramento dos resultados, a Gafisa pode ser considerada como uma história de turnaround em evolução. Apesar disso, a empresa ainda tem muito o que mostrar do seu potencial e desafios para enfrentar.

Gafisa - GFSA3

Isso porque, enquanto no segundo trimestre a empresa apresentou melhoria de margens, no terceiro trimestre ela registrou um prejuízo consolidado de R$ 72,622 milhões.

Enquanto a Gafisa teve prejuízo, a Tenda teve um lucro de R$ 23,0 milhões. Ou seja, apesar das medidas que estão sendo tomadas para que a Gafisa dê a volta por cima, ela ainda tem um longo caminho a percorrer.


Composição acionária

GFSA3 Acionista Percentual
1 Planner Redwood Asset Management 31,30%
2 Brazilian Multimarket Investiments LCC 5,70%
3 Acões em Tesouraria 2,50%
4 Free Float 60,50%