Gerdau S.A.

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker GGBR3, GGBR4
Fundador Johann Heinrich Kaspar Gerdau
Presidente da empresa Gustavo Werneck Da Cunha
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Gerdau distribuí dividendos constantes aos seus acionistas desde 1996. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Prêmio Top de Marketing ADVB-RS 2019 / Prêmio de melhor case de RFID (Identificação por Rádio Frequência) para Logística
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1901
Ano do IPO 1980
Setor de atuação Materiais Básicos
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Blue Chip
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Gerdau
Principais produtos

A linha de produtos Gerdau vai desde aços longos a aços planos. Os produtos oferecidos pela empresa são utilizados em diversos segmentos da construção civil, como por exemplo:

  • Construção civil
  • Infraestrutura
  • Indústria de pré-fabricados
  • Autoconstrução
  • Fundações e contenções

Além disto a Gerdau fornece aço e produtos derivados para execução de projetos de geração de energia:

  • Eólica
  • Hidrelétricas
  • Termelétricas
  • Biomassa
  • Solar
  • Transmissão de Energia
  • Óleo e Gás

O que a empresa faz?

A Gerdau é uma empresa cuja principal atividade é a produção e comercialização de produtos de aço em geral, com usinas presentes em mais de 8 países. Tal estrutura faz com que a empresa ocupe a liderança no segmento de aços longos nas Américas, além de se estabelecer como uma das principais fornecedoras de aços especiais para o setor automotivo global.

Gerdau S.A. - GGBR3, GGBR4

O portfólio diversificado da empresa conta com diversos itens, a depender da demanda de cada cliente. Tais itens incluem:

  • Semi-Acabados (Tarugos, Blocos e Placas)
  • Aços Longos Comuns
  • Trefilados
  • Aços Especiais
  • Produtos Planos
  • Minério de Ferro

Gerdau S.A. - GGBR3, GGBR4

Semi-Acabados

A categoria dos semi-acabados possuem um valor agregado relativamente baixo em comparação com outros produtos de aço, o que permite a ampla produção e comercialização. Este segmento incluem basicamente 3 produtos principais :

  • Tarugos
  • Blocos
  • Placas

Tarugos

Tarugos são barras de seções quadradas de aços longos que servem como insumos para a produção de fio-máquina, vergalhões e barras laminadas. Os tarugos constituem uma parte importante dos produtos de uma das unidades fabris da Gerdau (Ouro Branco, em Minas Gerais).

Blocos

Os blocos são itens básicos e essenciais, utilizados para a fabricação de produtos como:

  • Molas
  • Peças forjadas
  • Formas estruturais pesadas
  • Tubos sem costura

De modo geral a fabricação e comercialização dos blocos são um dos itens de maior relevância no faturamento da empresa. Em linhas gerais por ser um produto base para a constituição de outros bens industriais, os blocos têm ampla capilaridade no mercado.

Placas

Por sua vez, as placas são usadas na indústria siderúrgica para a laminação de uma ampla gama de aços planos, principalmente, para a produção de bobinas laminadas a quente e a frio, chapas grossas e placas pesadas.

Gerdau S.A. - GGBR3, GGBR4

Aços Longos Comuns

Aqui, os produtos de aços longos comuns representam uma grande parcela da produção da Companhia. Nesse sentido, os principais itens de aços longos incluem vergalhões, fio-máquina, barras e perfis leves e estruturais, os quais são usados sobretudo pelas indústrias da construção civil e manufatura.

Gerdau S.A. - GGBR3, GGBR4

Trefilados

Nesse nicho de fabricação, a Gerdau traz ao mercado diversos produtos, com uma ampla gama de diversidade em utilização e segmentos de mercado. Dentre os principais produtos deste segmento podemos citar os arames liso, farpado e galvanizado, cercas, tela metálica de reforço para concreto, pregos, além dos grampos.

Normalmente, esses produtos não são exportados e são vendidos às indústrias de manufatura, construção civil e agrícola.

Gerdau S.A. - GGBR3, GGBR4

Aços Especiais

De um modo geral, os aços especiais requerem avançados processos de fabricação, pois possuem características físicas e metalúrgicas específicas para aplicações de alta exigência mecânica.

A partir disso, eles podem ser utilizados na cadeia automotiva, sendo aplicado em autopeças e sistemas de veículos leves, pesados e máquinas agrícolas. Mais que isso, os aços especiais atendem também a outros mercados relevantes, como óleo e gás, energia eólica, máquinas e equipamentos, mineração e o segmento ferroviário.

Gerdau S.A. - GGBR3, GGBR4

Assim, essa operação produz aços especiais para construção mecânica, aços ferramenta e barras forjadas. Para atender às crescentes exigências dos mercados, essa operação está constantemente desenvolvendo novos produtos, como aços de alta resistência, aços de alta limpeza, aços de alta temperabilidade, aços de fácil usinabilidade, entre outros. Esse tipo de operação é realizada apenas nos Estados Unidos e no Brasil.

As unidades de aços especiais no Brasil possuem uma capacidade anual de 1,4 milhão de toneladas de aço bruto e 1,8 milhão de toneladas de aço laminado. Embora a operação possua mais de 300 clientes localizados principalmente no Brasil, seus produtos também são exportados para a América do Sul, América do Norte e Europa.

Gerdau S.A. - GGBR3, GGBR4

Da mesma forma, nos Estados Unidos o segmento tem capacidade de produção instalada anual de 1,3 milhão de toneladas de aço bruto e 1,3 milhão de toneladas de produtos laminados. Dessa forma, ela conta com mais de 200 clientes localizados principalmente nos Estados Unidos, Canadá e México.

Gerdau S.A. - GGBR3, GGBR4

Produtos Planos

A unidade Ouro Branco produz placas lingotadas, que são laminadas para gerar produtos planos, como bobinas de aço laminadas a quente, chapas grossas e placas pesadas. Além disso, a Gerdau também produz bobinas laminadas a quente destinadas ao mercado interno chapas grossas destinadas ao mercado interno e exportação.

A Companhia, por meio de seu canal de distribuição e por venda direta, distribui essas bobinas laminadas a quente e chapas grossas, além de revender produtos de aços planos fabricados por outros produtores brasileiros de aço, agregando mais valor por meio de processamento adicional em centros de serviço de aços planos.

Gerdau S.A. - GGBR3, GGBR4

Minério de Ferro

Se não bastasse a produção e fabricação de produtos derivados do ferro a empresa também possui três minas para produção de minério de ferro, localizadas no Estado de Minas Gerais: a mina de Várzea do Lopes, Miguel Burnier e Gongo Soco.

Logo, seus principais produtos dessa categoria são:

  • Sinter feed
  • Pellet feed/concentrado
  • Hematitinha
  • Granulado

Para que fique claro do que se trata cada um destes produtos, vamos abordar cada um deles separadamente.

Gerdau S.A. - GGBR3, GGBR4

Sinter Feed

É o minério de ferro mais utilizado pelas siderúrgicas no mundo, sendo obtido em fases posteriores do beneficiamento. Antes de ser utilizado no alto-forno, o sinter feed deve ser aglomerado em unidades de sinterização. Em outras palavras, uma operação que consiste na aglomeração e compactação de pós ou partículas muito pequenas, a altas temperaturas, mas abaixo da temperatura de fusão, para obter blocos ou peças sólidas.

Pellet Feed

Este minério mais fino é obtido após o processo de flotação. Para que possa ser utilizado na siderurgia, o pellet feed ainda deve passar pelo processo de pelotização. Numa dosagem menor, pode também ser misturado ao sinter feed e aglomerado nas unidades de sinterização.

Hematitinha

Resumidamente, essa classe inclui uma pequena produção dedicada à alimentação dos fornos. Por isso, as hematitinhas são partículas de minério de ferro que se encontram na faixa de 6,3 a 19 mm.

Granulado

Por fim, o minério de ferro obtido após britagens e peneiramentos iniciais irá gerar o granulado. Seu formato naturalmente aglomerado também permite a carga direta no alto-forno.

Gerdau S.A. - GGBR3, GGBR4

Modelo de negócios

O modelo de negócios da Gerdau incluem os segmentos de bens acabados de ferro, siderurgia e minério de ferro. Portanto, as usinas siderúrgicas adquiridas ou construídas devem estar próximas de clientes e ao mesmo tempo de sua fonte de matéria-prima necessária para a produção do aço.

Consequentemente, a maior parte de sua produção é destinada historicamente ao abastecimento do mercado interno, justamente onde ela possui suas operações. No entanto, parte da produção também é exportada para outros países, como veremos a seguir.

Atuação multinacional da Gerdau

A gigante produtora de aço está presente em 8 países. Basicamente, podemos dividir suas operações de negócios em 3 regiões:

      • Brasil
      • América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México)
      • América do Sul (Argentina, Peru, Uruguai e Venezuela)

Brasil

Gerdau S.A. - GGBR3, GGBR4

As operações de negócios no país envolvem aços normais e minério de ferro. O segmento de negócios brasileiro minimiza os atrasos entregando seus produtos diretamente aos clientes por meio de empresas terceirizadas sob a supervisão da Gerdau. Com o objetivo de aumentar o mix de produtos oferecidos ao mercado, e também seu potencial competitivo, a Gerdau produz aços planos e minério de ferro em menor escala.

América do Norte

Gerdau S.A. - GGBR3, GGBR4

Na América do Norte como um todos, os produtos da Gerdau são destinados a centros de serviços siderúrgicos, fábricas de aço e centros de serviços siderúrgicos.

Assim como no Brasil, os produtos da empresa na América do Norte atendem os seguintes segmentos do mercado:

  • Construção Civil
  • Automotivo
  • Mineração
  • Transmissão de energia
  • Transmissão telefônica

América do Sul

Na América do Sul, a Companhia possui cinco instalações siderúrgicas. Sua atuação nesta região como um todo se da por meio de instalações de varejo, joint ventures e empresas associadas.

Em linhas gerais todas as operações sul-americanas focam no mercado doméstico dos respectivos países dessa região. Aliás, ela possui instalações de mini-mills (têm a sucata como principal matéria-prima) com capacidade de fabricação anual de 1,7 milhão de toneladas de aço bruto e 1,0 milhão de toneladas de produtos acabados de aço.

Gerdau S.A. - GGBR3, GGBR4


Breve história da empresa

A história da empresa tem início em 1901, quando João Gerdau e seu filho Hugo constituem as bases da Gerdau com a recém criada Fábrica de Pregos Pontas de Paris em Porto Alegre-RS​.​

Com o passar do tempo, João começa a ficar mais velho e pouco antes de seu falecimento em 24 de Novembro de 1917, o negócio passou a ser administrado pelo seu filho Hugo Gerdau.

Gerdau S.A. - GGBR3, GGBR4

Graças a abundante produção de pregos, o Rio Grande do Sul deixava de depender da importação. E foi no ano de 1933 que a fábrica de pregos expandiu ainda mais a produção com a construção de uma nova unidade na cidade de Passo Fundo no interior do estado.

Em 1946, o genro de Hugo Gerdau, Curt Johannpeter foi quem assumiu a direção da empresa e comandou uma fase decisiva de expansão dos negócios. Apenas dois anos após sua entrada, a Fábrica de pregos Hugo Gerdau, sucessora da fábrica de pregos Pontas de Paris, adquiriu a Siderurgica Riograndense, e iniciou sua bem sucedida trajetória no ramo da siderurgia.

Gerdau S.A. - GGBR3, GGBR4

O ano de 1948 é marcado pelo início das operações de fabricação de aço em Porto Alegre. Desse modo, entra em operação a segunda usina de produção de aço já em 1957. De cara nova, a Companhia passa a ter Germano, Klaus e Jorge Gerdau Johannpeter nos postos de liderança da empresa alguns anos depois.

Gerdau S.A. - GGBR3, GGBR4

Após anos de expansão, a Gerdau chega ao final da década de 60 com a iniciativa de produzir aço nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. Além disso, ela passa a ingressar no segmento de distribuição de aço. Resultado disso, é que o processo de internacionalização da empresa começa a sair do papel em 1980.

Gerdau S.A. - GGBR3, GGBR4

Desse modo, ela consegue ingressar no mercado norte americano ao final de 1989. Mais que isso, ela consegue em 1998 realizar a aquisição de parte do capital social de uma importante laminadora na Argentina.

Como resultado desse sucesso internacional, as ações da Companhia passam a ser negociadas na bolsa de valores norte americana em 1999.

Gerdau S.A. - GGBR3, GGBR4

Em 2004, a Gerdau inicia a produção de aço na Colômbia. Apenas cinco anos depois, ela começa a produzir sua própria matéria prima: o minério de ferro.

Já em 2013, a empresa dá início à produção de aços planos e em 2016 ela expande seu portfólio de produtos com a produção de chapas grossas na usina de Ouro Branco.

Mais recentemente, em 2018, Gustavo Werneck assumiu como novo CEO da Gerdau. Os integrantes da família Gerdau Johannpeter passaram a se dedicar exclusivamente aos conselhos de administração.

Gerdau S.A. - GGBR3, GGBR4


Diretoria

Gustavo Werneck da Cunha (Presidente)

Harley Lorentz Scardoelli (Vice-Presidente)

Cesar Obino da Rosa Peres

Fábio Eduardo de Pieri Spina

Fladimir Batista Lopes Gauto

Hermenio Pinto Gonçalves

Marcos Eduardo Faraco Wahrhaftig

Mauro de Paula


Conselho administrativo

Cláudio Johannpeter (Presidente)

André Bier Gerdau Johannpeter (Vice-Presidente)

Guilherme Chagas Gerdau Johannpeter (Vice-Presidente)

Aod Cunha de Moraes Junior

Claudia Sender Ramirez

Fernando Fontes Iunes

Gustavo Werneck da Cunha

Marcio Fróes Torres

Richard Chagas Gerdau Johannpeter


Principais concorrentes

Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3)

Usiminas (USIM3, USIM5, USIM6)

Ferbasa (FESA3, FESA4)


Perspectiva para o futuro

Sem sombra de dúvidas a Gerdau é uma das maiores produtoras de aço do mundo, e seus mais de 100 anos de história dá a ela uma alta confiança tanto da parte de seus clientes quanto de seus investidores.

O fato de a empresa ser a maior recicladora de sucatas das Américas demonstra a preocupação da mesma com o ecossistema. Ao mesmo tempo, isso é uma forma de conseguir matéria prima de uma forma um pouco mais acessível, tendo em vista que a extração de minério de ferro e o processo de transformação em aço, tem um alto custo agregado.

Gerdau S.A. - GGBR3, GGBR4

De uma forma geral, o setor que mais compra produtos da companhia é o de construção civil e o automobilístico. Portanto entende-se que o seu crescimento aliado ao desenvolvimento econômico anda em paralelo com a evolução das operações da Gerdau.

Assim, a Gerdau almeja o crescimento da economia mundial para que o mundo volte a consumir aço. Tendo em vista que em países desenvolvidos como Estados Unidos e Japão, a média de consumo de aço por habitante é de 200 a 300 quilos por ano, o aquecimento do mercado nesses países beneficiaria a Companhia no longo prazo. Na China durante a fase de crescimento acelerado na ultima década, em determinadas regiões essa média bateu os 700 quilos de aço por habitante por ano.

Gerdau S.A. - GGBR3, GGBR4

Ao observar essas métricas, na outra ponta temos o Brasil, que consome menos de 100 quilos por habitante por ano, porém que tem crescido e aumentado a demanda de aço a cada ano.

Como foi analisado anteriormente, pode-se concluir que a Gerdau é um grande player em mercados expressivos, como nos Estados Unidos por exemplo, o que de certa forma acaba auxiliando na saúde financeira da empresa em cenários turbulentos de crise e pode ajudar ela em alguns momentos de sua trajetória.


Composição acionária

GGBR3 Acionista Percentual
1 Metalúrgica Gerdau S.A. 97,26%
2 Ações em Tesouraria 0,30%
3 Free Float 2,44%
GGBR4 Acionista Percentual
1 Metalúrgica Gerdau S.A. 6,10%
2 Capital International Investors 13,72%
3 Ações em Tesouraria 1,50%
4 Free Float 78,68%