Metalúrgica Gerdau S.A.

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker GOAU3, GOAU4
Fundador Johannes Heinrich Kaspar Gerdau, conhecido no Brasil como João Gerdau
Presidente da empresa Gustavo Werneck Da Cunha
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Metalúrgica Gerdau distribuí dividendos constantes aos seus acionistas desde 2003. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Gerdau foi destaque no Prêmio Top de Marketing ADVB/RS 2019 / Melhor case de RFID para logística
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1901
Ano do IPO 1968
Setor de atuação Materiais Básicos
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Metalúrgica Gerdau
Principais produtos
  • Holding controladora da Gerdau S.A (GGBR3 / GGBR4).
  • Controle acionário e participação social.

O que a empresa faz?

A Metalúrgica Gerdau é uma das maiores empresas do Brasil e do mundo no ramo de fabricação e exploração de produtos como aço, ferro e outros metais.

Sendo que a empresa possui atividades em diversos países: Brasil, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Peru, Canadá, Guatemala, Estados Unidos e República Dominicana.

Metalúrgica Gerdau S.A. - GOAU3, GOAU4

Em relação a negociação das suas ações, a Metalúrgica Gerdau abriu o capital no Brasil em 1968, desde então, suas ações estão disponíveis para negociação na bolsa. Além disso, as ações da Gerdau são negociadas em Nova York e em Madri.

Em relação aos números da empresa, ela conta com 32 unidades produtoras de aço, 2 minas de ferro, 350 colaboradores diretos e indiretos pelo mundo e 75 lojas da Comercial Gerdau.

Apesar de ser destaque na fabricação e exportação de metais, a Metalúrgica Gerdau tem como atividade principal a administração de empresas produtoras de aço.

Desse modo, ela é uma holding que controla a Gerdau S.A., com 97,26% de participação nas ações ordinárias. A Gerdau S.A. é outra holding que controla as diversas operações de siderurgia da empresa Gerdau.

Metalúrgica Gerdau S.A. - GOAU3, GOAU4

A única operação que a Metalúrgica Gerdau S.A.(GOAU) detém diretamente é de 28,9% de participação na Aços Villares S.A., sendo que os outros 58,4% são controlados pela Gerdau S.A.

Outro fator importante é que a Metalúrgica Gerdau S.A. tem maior liquidez em suas ações do que a Gerdau S.A. Acesse para conferir tudo sobre a Gerdau S.A.


Breve história da empresa

A história da Metalúrgica Gerdau teve início em 1901 quando Johannes Heinrich Kaspar Gerdau (conhecido no Brasil como João Gerdau) comprou uma fábrica de pregos quase falida. Ele ficou à frente do negócio até a sua morte em 1917.

Nos anos seguintes, os seus descendentes comandaram o negócio, que se consolidou e se expandiu. O primeiro a assumir a empresa após a morte de João Gerdau foi seu filho Hugo Gerdau, responsável pela consolidação da empresa.

Metalúrgica Gerdau S.A. - GOAU3, GOAU4

Depois foi a vez do genro de Hugo Gerdau, Curt Johannpeter assumir os negócios e expandir a atuação da Gerdau no Brasil.

Já na década de 1980 os herdeiros diretos de Curt Johannpeter, Jorge Gerdau Johannpeter e seus irmãos, ficaram responsáveis pela empresa e a transformou na mais internacional entre as companhias brasileiras.

O primeiro passo para que a empresa se tornar tão internacional ocorreu no Uruguai, por meio da aquisição da Laisa, em 1980. Depois disso, veio a aquisição da Courtice Steel, do Canadá, em 1989.

Nos anos seguintes, os negócios da Gerdau foram ampliados para os mercados do Chile, Argentina, Colômbia, Peru, EUA, Espanha, Venezuela, México, Índia e República Dominicana.

Em 2018 Gustavo Werneck passou a ser o novo CEO da companhia. Com isso os integrantes da família Gerdau Johannpeter passaram a se dedicar somente aos conselhos de administração. 

Por fim, em 2020 a Gerdau criou a Gerdau Next para acelerar e expandir os negócios que a empresa tem criado nos últimos anos, em atividades ligadas à cadeia de aço e adjacentes.

Desse modo, foi criada a aceleradora de startups Ventures Gerdau e adquirida uma participação na Construtech Brasil ao Cubo.

Metalúrgica Gerdau S.A. - GOAU3, GOAU4

O ano de 2020 foi marcado também pela pandemia da Covid-19, o que causou uma reorientação dos investimentos sociais da Gerdau.

Sendo assim, a empresa dedicou cerca de R$ 20 milhões à ações ligadas à pandemia. Atualmente a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo.

Além disso, a Gerdau é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma anualmente milhões de toneladas de sucata em aço.


Diretoria

Gustavo Werneck da Cunha (Presidente)

Harley Lorentz Scardoelli (Vice-Presidente)

Cesar Obino da Rosa Peres

Fábio Eduardo de Pieri Spina

Fladimir Batista Lopes Gauto

Hermenio Pinto Gonçalves

Marcos Eduardo Faraco Wahrhaftig

Mauro de Paula


Conselho administrativo

Cláudio Johannpeter (Presidente)

André Bier Gerdau Johannpeter (Vice-Presidente)

Guilherme Chagas Gerdau Johannpeter (Vice-Presidente)

Aod Cunha de Moraes Junior

Claudia Sender Ramirez

Fernando Fontes Iunes

Gustavo Werneck da Cunha

Marcio Fróes Torres

Richard Chagas Gerdau Johannpeter


Principais concorrentes

Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3)

Usiminas (USIM3, USIM5, USIM6)

Ferbasa (FESA3, FESA4)


Perspectiva para o futuro

Com 120 anos de história, a Metalúrgica Gerdau é uma das maiores empresas do Brasil e do mundo no ramo de fabricação e exploração de produtos como aço, ferro e outros metais.

Com tantos anos de existência, existe uma perspectiva positiva para o futuro da empresa, já que as empresas antigas e consolidadas possuem uma maior resiliência, já que sobreviveram a cenários de crises econômicas e políticas.

Metalúrgica Gerdau S.A. - GOAU3, GOAU4

No entanto, a expectativa positiva em relação a Metalúrgica Gerdau não é baseada apenas em sua idade. Essa expectativa se baseia também nas atitudes tomadas pela empresa. Por exemplo, a criação da Gerdau Next em 2020, reforçou a visão de longo prazo da companhia.


Composição acionária

GOAU3 Acionista Percentual
1 Grupo Gerdau Empreendimentos Ltda 31,80%
2 Indac - Indústria. Administração E Comércio S.A. 43,29%
3 Bonsucex Holding S.A. 10,30%
4 Free Float 14,61%
GOAU4 Acionista Percentual
1 Indac - Indústria. Administração E Comércio S.A. 0,02%
2 Bonsucex Holding S.A. 2,13%
3 Gerval Investimentos Ltda. 3,05%
4 Ações em Tesouraria 0,87%
5 Free Float 93,93%