Gol Linhas Aéreas

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  3,5 de 5
Gestão:
  3 de 5
Ticker GOLL4
Fundador Constantino de Oliveira
Presidente da empresa Paulo Kakinoff
Alavancada? Sim
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuiu dividendos consecutivamente até 2011. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Estadão Marcas Mais 2018 / Folha Top of Mind (2017-2019) / Veja Rio Prêmio mais amada do Rio / The Content Council (2017) / Época Reclame Aqui (2017) / Marcas dos Cariocas, O Globo (2017) / Exame Top Setorial (2017) / Aérea com maior satisfação dos clientes Anac (2017)
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 2001
Ano do IPO 2004
Setor de atuação Bens Industriais
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Gol
  3. Site Institucional
Principais produtos

A Gol Linhas Aéreas, além do transporte de passageiros, controla outras empresas como:

  • Smiles: gestora de multifidelização
  • GAC Inc: logística
  • GOL Finance e GOL Finance Cayman: unidades financeiras

O que a empresa faz?

A Gol é considerada uma das principais companhias aéreas do Brasil. Nesse segmento, a empresa oferece liderança no quesito de conforto do assento conforto no mercado doméstico de aviação. Ainda de acordo com a Companhia, ela lidera em pontualidade e número de voos entre as aéreas brasileiras.

De uma forma geral, a empresa possui características importantes para o estabelecimento e crescimento de seu negócio:

  • Malha aérea irreplicável
  • Operadora flexível de baixo custo com padrões de excelência mundial
  • Modelo operacional altamente eficiente
  • Liderança no mercado doméstico de aviação

Gol Linhas Aéreas - GOLL4

Posicionamento no mercado

Ao todo, a Companhia oferece cerca de 750 voos diários. Desse modo, ela realiza viagens para mais de 100 destinos no Brasil, na América do Sul, Estados Unidos e Caribe. Além disso, a empresa trabalha com operações de cargas, atendendo mais de 3.400 cidades no Brasil.

Como resultado, a Gol é dita como líder do mercado doméstico de aviação brasileiro, chegando a alcançar a marca de 37 milhões de passageiros no ano de 2019. Logo, ela também é a empresa dentre as aéreas que lidera ano a ano o crescimento de passageiro transportados, oferecendo ao mesmo tempo uma pontualidade maior que a média do setor e mais espaço para as pernas e reclínio em seus aviões.

Gol Linhas Aéreas - GOLL4

Frota de aviões

Primeiramente, a Gol possui uma frota simplificada, permitindo que ela tenha maior eficiência de manutenção, flexibilidade e alta utilização. Resumidamente, a frota nova, moderna e eficiente da empresa inclui:

  • 130 Boeing 737 Next Generation
  • Boeing 737 MAX 8

De um modo geral, as aeronaves tem uma duração média estimada de 10,7 anos. Curiosamente, o crescimento da frota da GOL acompanha o crescimento do PIB brasileiro, fazendo com que os contratos sejam estruturados para fornecer flexibilidade para um maior ou menor crescimento do mercado, bem como para novas oportunidades.

Gol Linhas Aéreas - GOLL4

Fidelização

A Companhia atua em parceria com a Smiles, a qual oferece o principal programa de fidelidade no Brasil, com mais de 14 milhões de membros. Desse modo, ela oferece um diferencial em suas operações, permitindo com que os clientes acumulem pontos e troquem por outras passagens aéreas da Gol linhas aéreas ou produtos.

Mais que isso, a empresa oferece recursos aos clientes a fim de melhorar a experiência de voo e, consequentemente, fidelizá-los. Nesse sentido, ela atua com os seguintes itens diferenciados:

  • WI-Fi a bordo
  • Programa Fast travel
  • Serviço de bordo
  • Geolocalização
  • Check-in remoto
  • Bagagem expressa

Gol Linhas Aéreas - GOLL4


Breve história da empresa

A história da Gol nos remete ao ano de 2001, quando foi realizado o primeiro voo da empresa, num Boeing 737-700, indo do Aeroporto de Brasília em direção ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

No mesmo ano, ela cria a Gollog, que seria o serviço de cargas e logística da Gol. Em 2002, ocorre a chegada do primeiro Boeing 737-800 Next Generation, e ela passa a atuar na ponte aérea Rio de Janeiro – São Paulo, uma das rotas mais concorridas do país.

Em 2003, a Companhia realiza o lançamento do web check-in e passa a realizar voos noturnos. Ainda, ela cria o AWB virtual, um mecanismo pelo qual os clientes podem acessar acessar o ambiente de rede Gollog pela internet e administrar o transporte de suas cargas.

Gol Linhas Aéreas - GOLL4

Já em 2004, a empresa iniciou a venda de suas ações nas Bolsas de Valores de São Paulo (Bovespa) e Nova York (NYSE), oferecendo um total de 33.050.000 ações preferenciais, resultando numa de captação de R$ 878.138.500,00.

Como resultado, no ano seguinte a Gol já era a única companhia aérea a voar para todas as capitais do país. Além disso, a Gollog iniciou as operações no mercado internacional.

Em 2007, ela realiza sua primeira aquisição, comprando as operações da empresa VARIG. Nesse mesmo ano, ela inicia o Check-in inteligente via internet. Logo, a novidade ainda permitiu a realização de check-in pelo celular.

Em 2009, a empresa instala totens para o autoatendimento nos aeroportos, facilitando o acesso às áreas de embarque, o despacho de bagagens e o procedimento de check-in, melhorando a experiência do cliente.

Gol Linhas Aéreas - GOLL4

Em 2011, acontece um acordo de aliança estratégica com a companhia aérea Delta. O acordo para a venda de passagens com a Delta Air Lines passou a permitir conexões mais rápidas entre as duas empresas. Além disso, ela adquire a WEBJET e assina um novo acordo de codeshare, desta vez com a Qatar Airways, empresa aérea nacional do Estado do Qatar.

Já em 2012, a empresa anunciou a compra de 60 aeronaves 737-8 da Boeing, as quais seriam integradas à frota a partir de 2018. Nesse mesmo ano, ela lançou um novo sistema de atendimento online, elaborado com tecnologia de inteligência artificial. Com isso, a Gal, uma robô virtual, esclarece dúvidas sobre bagagens, documentação, check-in, programa de milhas entre outras.

Em 2014, outra parceria é feita, agora com a Air France-KLM. Assim, ambas anunciaram uma parceria estratégica para a expansão dos voos de codeshare, com benefícios para os clientes das duas companhias.

Gol Linhas Aéreas - GOLL4

Ainda, ela lançou o Conte Comigo, um serviço exclusivo nas áreas de embarque para que os clientes possam tirar dúvidas ou acessar outros serviços, com atendimento presencial e também por meio de totens e telefones.

Em 2015, a Gol lançou a Classe Premium, trazendo uma série de vantagens exclusivas aos passageiros, do check-in ao desembarque, em todas as rotas internacionais ofertadas.

Buscando aprimorar as relações com seus clientes, ela inaugura em 2016 o GOL Premium Lounge doméstico e internacional. Desse modo, ela passou a oferecer ambientes modernos e confortáveis, com ampla variedade de produtos e serviços. Entre as diversas conveniências oferecidas estão as estações de trabalho, o bar com diversas opções de drinks e o buffet com um menu diversificado.

Gol Linhas Aéreas - GOLL4

Em 2017, a empresa passa a oferecer em seus voos a mais completa plataforma de conectividade e entretenimento a bordo da América Latina. Em outras palavras, TV ao vivo com seis canais e conteúdos variados para adultos e crianças passam a fazer parte da experiência de viagem dos clientes a bordo, sendo o acesso gratuito e feito pelos dispositivos móveis dos passageiros.

Mais recentemente, em 2018, o Boeing 737-8 veio para fazer parte da frota da empresa. Considerada uma das aeronaves mais modernas do mundo e equipada com tecnologia de ponta, ela oferece maior autonomia de voo e, ainda, possibilita oportunidades para a abertura de novos destinos, como os trechos diretos entre Brasil e EUA. Em suma, o veículo veio para oferecer uma redução de aproximadamente 15% no consumo de combustível e na emissão de gases poluentes.

Gol Linhas Aéreas - GOLL4


Diretoria

Paulo Sergio Kakinoff (Diretor-Presidente)

Richard Freeman Lark Jr. (Diretor Vice-Presidente Financeiro e Diretor de RI)

Eduardo José Bernardes Neto (Diretor Vice-Presidente)

Celso Guimarães Ferrer Junior (Diretor Vice-Presidente)


Conselho administrativo

Constantino de Oliveira Junior (Presidente do Conselho de Administração)

Joaquim Constantino Neto (Vice-Presidente do Conselho de Administração)

Ricardo Constantino

Antonio Kandir

Germán Pasquale Quiroga Vilardo

André Béla Jánszky

Anna Luiza Serwy Constantino

Francis James Leahy Meaney


Principais concorrentes

Azul (AZUL4)


Perspectiva para o futuro

Como visto, a Gol possui uma base de liderança em sua atuação no mercado de aviação no Brasil. Nesse sentido, a Companhia buscará ainda mais fortalecer suas parcerias com outras empresas a fim de manter sua posição de a companhia aérea mais bem patrocinada do Brasil.

Do ponto de vista econômico, o setor privado do Brasil permanece relativamente desalavancado, criando um potencial para um crescimento mais rápido dos lucros nesse setor, podendo ser bem aproveitado pela Gol. Mais que isso, sabemos que existe uma alta correlação no Brasil entre a quantidade de voos e o PIB per capita. Em outras palavras, o crescimento econômico brasileiro, aliado ao avanço do PIB pode impulsionar o mercado aéreo do país.

Gol Linhas Aéreas - GOLL4

No que se refere ao destinos oferecidos, ela pretende implementar cada vez mais novos destinos, para agregar maior valor em seu negócio e atrair mais clientes, incluindo, por exemplo, viagens para Miami, Orlando, Quito e Cancún.

Por fim, o 737 MAX deverá ser a base futura de sua frota, aumentando a média de assentos por aeronave e reduzindo fortemente o custo por assento para níveis nunca antes visto. Tudo isso deverá ser a base estratégica para que a Gol seja a melhor Companhia aérea para viajar, trabalhar e investir.

Gol Linhas Aéreas - GOLL4


Composição acionária

GOLL4 Acionista Percentual
1 Bank Of America 1,08%
2 Mobi Fundo de Investimento em Ações 3,28%
3 Constantino de Oliveira Junior 0,06%
4 Fundo de Investimento em Participações Volluto Multiestratégia Imvestimento No Exterior 91,28%
5 Ações em tesouraria 0,10%
6 Free Float 4,20%