GRU Airport - Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos

Informações atualizadas em 21/01/2023

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker AGRU
Fundador Governo do Estado de São Paulo
Presidente da empresa Gustavo Figueiredo
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

Acesse para verificar a distribuição de dividendos da companhia. 

Prêmios melhor aeroporto do Brasil na categoria “acima de 15 milhões de passageiros por ano” pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC);
Participação do Estado 49%
Ano de fundação 1985
Ano do IPO 2012
Setor de atuação Companhias aéreas
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da companhia
Principais produtos

Dentre as principais atividades realizadas pelo GRU Airport estão:

  • Meio de transporte de pessoas;
  • Transporte para cargas;
  • Correio aéreo;

O que a empresa faz?

GRU AIRPORT, ou Aeroporto Internacional de Guarulhos – São Paulo, é atualmente o maior aeroporto da América do Sul, localizado na cidade de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo. É o segundo aeroporto com maior tráfico da América Latina em número de passageiros, ficando atrás apenas do Aeroporto Internacional da Cidade do México. Além disso, é o segundo maior tratando-se de transporte de mercadorias.

Atualmente o aeroporto possui capacidade anual de 50,5 milhões de passageiros, movimentando em 2019 quase 43 milhões de clientes em 292 818 aeronaves das principais companhias do Brasil e do mundo. Além disso, o GRU Airport é a principal porta de entrada e saída de cargas aeroportuárias nacionais, com 43% do volume nacional.

No ano de 2012, o aeroporto passou a integrar o portfólio de negócios do grupo Invepar, em um contrato com vigência de 20 anos concedido à iniciativa privada por R$ 16,2 bilhões. Neste mesmo ano também houve a mudança da marca do aeroporto, que passou a utilizar oficialmente a denominação GRU AIRPORT.


Breve história da empresa

Com início das obras do aeroporto datada em agosto de 1980, a construção inicial possuía uma pista com 3 mil metros de comprimento e um terminal com capacidade para 7,5milhões de passageiros anualmente. As obras ficaram sob responsabilidade do consórcio formado pelas empresas Camargo Corrêa e Constran, vencedoras do processo de licitação, possuindo 2 anos e meio como prazo para conclusão da primeira etapa do projeto, entretanto vários atrasos contribuíram para que ocorresse a finalização das obras, que demandaram o dobro do tempo previsto.

Durante o mês de agosto de 1984, a Infraero ofertou diversas vagas de emprego no aeroporto, que foi inaugurado no ano seguinte, em 1985.

Quatro anos após a inauguração, em 1989 é implementado uma segunda pista com 3,7 mil metros de extensão. Anos depois, em 1993 há a inauguração do Segundo Terminal, construído em quatro etapas.

O aeroporto passa a ser chamado de : Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro no ano de 2001, em homenagem ao ex-governador do estado de São Paulo, que havia falecido em 1999.

Durante os anos seguintes, entre 2003 e 2004, o aeroporto passa por diversas reformas e ampliações, como na salas de embarques dos terminais 1 e 2, além da conclusão da modernização realizada na torre de controle.

Em 2011 o aeroporto passa a iniciativa privada, sendo realizado um leilão de privatização do mesmo. Sendo assim, 51% das ações do aeroporto passa a pertencer e ser administrada pelo consórcio ACSA -Invepar/Airports Company South Africa, sendo válido pelo período de 20 anos.

Logo, em 15 de novembro de 2012, o aeroporto passa a ser denominado como GRU Airport por seus novos administradores principais. Em 2012 também ocorre a inauguração do Terminal 4, que fazia parte de diversas melhorias e investimentos visando a Copa do Mundo de 2014.

No ano seguinte, em 2013, novas melhorias são realizadas no aeroporto, como a expansão do terminal 2, além da inauguração do Data Center, a inauguração do Edifício-Garagem e do Pátio 9.

Em 2014 o Terminal 3 é inaugurado e há a expansão do Pátio 5, com 46 mil metros quadrados.


Diretoria

Gustavo Figueiredo (Diretor Presidente)

Admilson Reis (Diretor de Operações)

Ricardo Rocha Perrone (Diretor Administrativo Financeiro e de Relações com Investidores)

João Pedro Almeida da Rocha Pita (Diretor Comercial e Carga)


Conselho administrativo

Roberto Emilio Patriarca (Presidente do conselho)

Aldo Luiz Mendes

Denísio Augusto Liberato Delfino

Marcelo Sampaio Cunha Filho

Helio Paes de Barros Junior

Peterson de Souza Jesus

Bruno Bianco Leal

Julio Cezar Troiano Zogbi

Gilson Costa de Santana


Perspectiva para o futuro

Sendo um dos principais aeroportos da América Latina, e o maior do país, as atividades realizadas pelo GRU Airporto possui enorme impacto socio-econômico no Brasil. Com projetos de infraestrutura que buscam ampliar a capacidade do aeroporto de 30 milhões para cerca de 60 milhões de passageiros anualmente, há também projetos de melhorias na infraestrutura, segurança e qualidade de serviços, além disso a implementação de novas tecnologias.

Além de melhorias no desempenho de suas atividades, o aeroporto também possui diversos projetos de responsabilidade social, visando fomentar o desenvolvimento social local, e a incorporação de estratégias de desenvolvimento comunitário.


Composição acionária

AGRU Acionista Percentual
1 Grupar (Grupo Invepar e ACSA) 51%
2 Infraero 49%