Guararapes

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4 de 5
Gestão:
  3 de 5
Ticker GUAR3
Fundador Nevaldo Rocha
Presidente da empresa Nevaldo Rocha
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuí dividendos consecutivamente desde 2005. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Gestão Private Label do prêmio eFinance 2017 / Varejo do ano Brazilian Retail Week
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1956
Ano do IPO 1970
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Guararapes
Principais produtos

A Guararapes trabalha em suas lojas com diversos produtos, sejam de fabricação própria ou de terceiros, do setor de moda :

  • Vestuários femininos, masculinos, infantil e teen
  • Calçados
  • Acessórios e relógios
  • Itens de beleza
  • Perfumes

O que a empresa faz?

O Grupo Guararapes é a maior empresa de moda do Brasil. Além disso, ele é o maior grupo empresarial no ramo têxtil e de confecção de roupas da América Latina.

Atualmente o Grupo Guararapes é dono das Lojas Riachuelo, Shopping Midway Mall, Casa Verde, Midway Financeira e Teatro Riachuelo.

O Grupo é dono também das marcas Pool Original e Wolens. Além disso, o Grupo Guararapes possui três unidades fabris em Fortaleza e cinco fábricas em Natal.

Lojas Riachuelo: A Riachuelo é considerada como a terceira maior rede de lojas de departamento do Brasil, ficando atrás apenas da C&A e das Lojas Renner.

Guararapes - GUAR3

Midway financeira: Foi criada em 2008 para realizar as operações de financiamento dos consumidores dos produtos das Lojas Riachuelo.

A empresa já nasceu com números consideráveis, já que é a responsável pela administração de uma carteira de 33,7 milhões de clientes com cartão Riachuelo. Sendo que hoje em dia ela é a maior emissora de cartões de marca própria no Brasil.

Por meio dos cartões, o grupo oferece operações de vendas com juros, saque fácil, empréstimo pessoal, seguro desemprego, seguro residencial, seguro de acidentes pessoais, proteção para o cartão e três tipos de assistências: residencial, veículo e odontológica.

Transportadora Casa Verde: É a empresa responsável por toda a logística do Grupo Guararapes. Vale destacar que nos últimos anos foram feitos investimentos expressivos nessa empresa, sobretudo em tecnologia.

Midway Shopping Center: Inaugurado em 2005, o shopping é considerado como o maior shopping center do estado do Rio Grande do Norte e um dos maiores do Nordeste.

Guararapes - GUAR3

O Midway Shopping Center conta com 231 mil m² construídos divididos em três pavimentos destinados a lojas e serviços diversos. Foi dentro desse shopping que foi inaugurado o Teatro Riachuelo em 2010. Sendo que o espaço possui capacidade para 3.500 pessoas.


Breve história da empresa

A história do Grupo Guararapes começou em 1947, quando os irmãos Nevaldo e Newton Rocha abriram uma loja de roupas chamada A Capital, em Natal (RN). Já em 1951, foi implantada uma confecção em Recife.

A empresa também comprou diversos pontos de venda justamente no momento em que o mercado de roupas no Nordeste estava no início do seu desenvolvimento. 

Em 1956 a Guararapes foi fundada pelos irmãos Rocha, em Recife (PE). Porém, dois anos depois eles decidiram transferir a matriz para Natal (RN). Posteriormente, em 1970 veio a abertura de capital da empresa. Já em 1976 ocorreu a construção das fábricas de Fortaleza (CE) e a criação da cadeia de lojas Super G.

As cadeias de lojas Riachuelo e a Wolens foram compradas pelo Grupo Guararapes em 1979. Com a aquisição, o Grupo conseguiu expandir a sua atuação para o varejo. Três anos depois, em 1982 foi criada a marca Pool, idealizada por Flávio Rocha.

Sendo que a Pool é uma grife que se mantém conectada com os consumidores jovens e foi a principal patrocinadora do piloto Ayrton Senna no começo da sua carreira. Em 1983, houve a incorporação das lojas Seta e Wolens pela Riachuelo.

Guararapes - GUAR3

Em 1997 foi feita a transferência e ampliação da unidade fabril de Natal para o distrito industrial de Extremoz (RN). Atualmente essa unidade possui uma área construída de 150.000 m².

Em 2000 ocorreu a inauguração do Centro de Distribuição de Extremoz / Natal e em 2002 foi a inauguração do Centro de Distribuição de Guarulhos (SP). Posteriormente, em 2005, o Shopping Midway Mall foi inaugurado, em Natal.

Em 2008 100% da produção da Guararapes passou a ser destinada à Riachuelo. Ainda em 2008, teve início as operações da Midway Financeira. Dois anos depois, o Teatro Riachuelo foi inaugurado no Shopping Midway Mall. Em 2020 ocorreu a inauguração dos formatos Casa Riachuelo e Carter’s.

Lojas Riachuelo

A Riachuelo foi fundada em 1947. No começo, ela operava com pequenas lojas de rua e vendia tecidos por preços baixos.

Guararapes - GUAR3

Quando foi comprada pelo Grupo Guararapes em 1979, a empresa passou por um processo de reestruturação e de mudança estratégica, com o intuito de vender roupas prontas.

Desse modo, o foco da empresa passou a ser moda a partir de 1993. Atualmente, a Riachuelo possui 340 lojas e está presente em todas as regiões geográficas do Brasil. 


Diretoria

Nevaldo Rocha (Diretor Presidente)

Oswaldo Aparecido Nunes (Diretor Vice-Presidente)

Newton Rocha de Oliveira Júnior (Diretor de Relações com Investidores)


Conselho administrativo

Flávio Gurgel Rocha (Presidente do Conselho)

Élvio Gurgel Rocha (Vice-Presidente do Conselho)

Lisiane Gurgel Rocha


Principais concorrentes

Lojas Renner (LREN3)

Lojas Marisa (AMAR3)

CIA Hering SA (HGTX3)


Perspectiva para o futuro

Durante a pandemia da Covid-19, o setor de varejo de moda foi fortemente impactado. Sendo que a Riachuelo assistiu às suas lojas serem fechadas em todo o Brasil durante o lockdown.

Guararapes - GUAR3

No entanto, a empresa vê um novo ciclo de mudanças no setor e se prepara digitalmente para isso. Sendo assim, a empresa está focada em uma estratégia mais voltada para o marketplace.

Dessa forma, a perspectiva para o futuro da empresa é que ela foque a sua atuação nos meios digitais, mas sem deixar de lado as lojas físicas. Sendo que a intenção é ter um superaplicativo de moda.


Composição acionária

GUAR3 Acionista Percentual
1 Élvio Gurgel Rocha 27,51%
2 Flávio Gurgel Rocha 27,35%
3 Lisiane Gurgel Rocha 27,90%
4 Free Float 17,25%