Habitasul

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker HBTS5
Fundador Péricles de Freitas Druck
Presidente da empresa Sergio Luiz Cotrim Ribas
Alavancada? Sim
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuí dividendos consecutivamente desde 1998 com algumas exceções no período. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios 500 Maiores do Sul / Investidor Cultural / ECO® 2018 — 36 anos / Prêmio Brasil Ambiental / Troféu Prêmio Inovação PGQP / Certificado Responsabilidade Social ALESC e Troféu Destaque SC
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1967
Ano do IPO 1982
Setor de atuação Financeiro
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Habitasul
Principais produtos

Atua em sociedade de setores fundamentais para o desenvolvimento da economia do país. como:

O que a empresa faz?

A Habitasul é uma empresa brasileira listada na bolsa no setor financeiro e no segmento exploração de imóveis. Dessa maneira, a empresa tem uma certa abrangência em seus negócios, com atuação em:

1- Negócios imobiliários: A empresa desenvolve projetos urbanos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Sendo que os projetos levam em conta os seguintes pilares: conforto, segurança e conexão com a natureza.

Habitasul - HBTS5

2- Prestação de serviços: A empresa é responsável pela administração hoteleira do IL Campanario Villaggio Resort e Jurerê Beach Villagem. Além disso, a empresa também faz a gestão do Jurerê Open Shopping.

3- Participações em outros negócios: A Habitasul possui participação na Irani Papel e Embalagem S.A. Sendo que a Irani é uma das principais empresas nos segmentos de papel para embalagens e embalagens de papelão ondulado do Brasil.


Breve história da empresa

A Habitasul foi fundada em 1967 por Péricles de Freitas Druck. Com sede em Porto Alegre, a empresa tem negócios no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. 

Em 1980, ocorreu a implantação do Jurerê Internacional pelo fundador do Grupo Habitasul, que revolucionou os projetos de bairros e cidades balneárias, com um masterplan onde 80% do espaço era residencial e um eixo comercial central, que hoje é o Jurerê Open Shopping (com gestão do grupo Habitasul) e um empreendimento turístico que é o IL Campanario Resort (também sob a administração do grupo Habitasul) e demais equipamentos integrados a ele.

Na época, um dos principais destaques das concepções inéditas do bairro foi o descarte de uma avenida beira-mar com prédios. Ao invés disso, o projeto optou por um espaço chamado de Passeio dos Namorados, o que garantiu a preservação ambiental da orla.

Habitasul - HBTS5

Em resumo, o masterplan tinha quatro pilares de desenvolvimento para o Jurerê Internacional: 

  1. Ambiental (preservação do patrimônio ecológico);
  2. Cultural, sociológico e histórico (Preservação do patrimônio arqueológico);
  3. Físico (com infraestrutura, saneamento, organização e conservação dos espaços);
  4. Dimensão humana (desenvolvimento da comunidade, segurança, facilidades, convivência, serviços, lazer e comércio.

Ao longo do tempo, o grupo Habitasul, que foi a desenvolvedora do Jurerê Internacional, realizou um processo contínuo de revisão e atualização do masterplan. Com isso, o empreendimento acompanhou as tendências mundiais do uso sustentável da orla.

Em 1994 a Habitasul comprou a Irani Papel e Embalagem. Com sede em Porto Alegre e instalações no RS, SC, SP e MG, a Irani é uma das principais empresas em seu setor de atuação.

Atualmente o grupo Habitasul possui negócios bem abrangentes, já que ele conta com três frentes: setor industrial (por meio da Irani), imobiliário e hotelaria. Em 2020, o grupo Habitasul lançou o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade.

O intuito é que esse relatório seja divulgado anualmente para que o público possa ficar por dentro das práticas adotadas pela empresa e das suas estratégias de sustentabilidade.

Além do Relatório de Sustentabilidade, a Habitasul também inaugurou o seu novo site, reposicionando a marca com o intuito de fortalecer o seu planejamento estratégico e diferenciais com foco no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários sustentáveis no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Habitasul - HBTS5

Por fim, em 2021 o grupo Habitasul anunciou a venda do complexo hoteleiro Laje de Pedra, em Canela, na serra gaúcha. A venda for feita por R$ 52 milhões para o LPD Canela Empreendimentos e Participações. Sendo que o complexo inclui as marcas: Laje de Pedra, Hotel Laje de Pedra e HLP.

Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, o complexo hoteleiro Laje de Pedra teve que fechar as portas.

Já no começo de 2021, o grupo Habitasul anunciou a sua venda. A pandemia teve um forte impacto no complexo hoteleiro, porém, o empreendimento já apresentada dificuldades financeiras antes disso.


Diretoria

Sergio Luiz Cotrim Ribas (Diretor Presidente)

Odivan Carlos Cargnin (Diretor De Relações Com Investidores)

José Roberto Mateus Junior (Diretor De Negócios)

Fabiano Alves De Oliveira (Diretor De Pessoas, Estratégia E Gestão)


Conselho administrativo

Pericles Pereira Druck (Presidente)

Eurito De Freitas Druck (Vice-presidente)

Andrea Pereira Druck

Paulo Sergio Viana Mallmann

Carlos Berenhauser Leite

Paulo Iserhard

Roberto Faldini


Principais concorrentes

Springer (SPRI3)

Companhia de Participações Aliança da Bahia (PEARB3)

Monteiro Aranha (MOAR3)


Perspectiva para o futuro

A perspectiva de futuro do grupo Habitasul está ligada ao Jurerê Internacional. Em resumo, o ecossistema de Jurerê Interncional do futuro tem como base 5 projetos de expansão:

Habitasul - HBTS5

  1. Parque central: Com mais de 150 mil m² será o coração do bairro, com áreas de contemplação, lazer e bosques.
  2. Jurerê Open Shopping: Será a principal via de conexão do mar com a natureza.
  3. Novas ciclovias: A intenção é que o principal meio de transporte do dia a dia seja a bicicleta.
  4. Novas áreas urbanas: O objetivo com os projetos de expansão das novas áreas urbanas é focar em densificar o bairro e atrair novos públicos, sempre em convivência harmônica com o verde.
  5. Áreas de preservação: Será preservada mais de 340 mil m² de área verde.

Composição acionária

HBTS5 Acionista Percentual
1 Eurito de Freitas Druck 0,09%
2 Companhia Comercial de Imoveis 35,92%
3 Free Float 63,99%