Hotéis Othon S.A

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker HOOT3, HOOT4
Fundador Othon Lynch Bezerra de Mello
Presidente da empresa Rogério Luiz Lima Fiqueira
Alavancada? Sim
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A Hotéis Othon possui um histórico consistente de pagamento de dividendos.

Prêmios Não
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1943
Ano do IPO 1980
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Sim
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Hotéis Othon
Principais produtos

Como o próprio nome diz, o principal produto da empresa é o ramo de hotelaria e hospedagem. Sua estrutura operacional conta com 12 unidades no Brasil.

A empresa possui as seguintes bandeiras (marcas):

  • Othon Palace
  • Othon Travel
  • Othon Suítes

O que a empresa faz?

Os Hotéis Othon foram fundados em 1943, por Othon Lynch Bezerra de Mello, que criou a Companhia Brasileira de Novos Hotéis. Mais tarde, a companhia se tornaria a maior rede hoteleira do Brasil.

O primeiro hotel a ser inaugurado foi o Hotel Aeroporto (1943), no Rio de Janeiro (atualmente conhecido como Aeroporto Othon Travel). Hoje em dia, a rede dispõe de 12 unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Hotéis Othon S.A - HOOT3, HOOT4

Presente por mais de seis décadas no mercado brasileiro, os Hotéis Othon fazem parte de uma das maiores redes brasileiras do ramo, desfrutando de tradição e respeito. O diferencial da empresa, entretanto, está nos investimentos estruturais.

Nesse sentido, desde a sua fundação, a rede de Hotéis Othon trabalhou intensamente no fortalecimento da sua marca, buscando a expansão no número de hotéis de forma incessante. A ideia é chegar a um total de 30 hotéis administrados pela rede nos próximos anos, além dos esforços para revitalização de prédios.


Breve história da empresa

Fundada em 1943, a rede de Hoteis Othon é uma criação de seu idealizador, o empresário Othon Lynch Bezerra de Mello, que criou a Companhia Brasileira de Novos Hotéis, posteriormente transformada na maior rede hoteleira do Brasil.

Presente no mercado por mais de seis décadas, o primeiro hotel inaugurado foi o Hotel Aeroporto, então na capital carioca (1943). Nos anos 50, a rede inaugurava o Othon Palace, em São Paulo.

As próximas décadas seriam marcadas por uma expansão do grupo, o que se consolidou com a inauguração de sete hotéis em Copacabana. Posteriormente, em 1975, o grupo inaugurava o Bahia Othon Palace, em Salvador, além do Rio Othon Palace, em 1976. O último a ser inaugurado neste período seria o Belo Horizonte Othon Palace.

Hotéis Othon S.A - HOOT3, HOOT4

Com a chegada dos anos 2000, a rede Othon iniciava sua inserção no mercado internacional, atuando com 11 unidades em países como França, Portugal, Estados Unidos, Peru e Argentina.

Em 2003, o grupo Hoteis Othon começou a ampliar seus horizontes, investindo em um novo gênero de hospedagem. Nesse sentido, deu-se origem a marca Othon Pousadas, com unidades nas cidades cariocas de Petrópolis e Paraty.

Atualmente, a rede Hoteis Othon opera com 12 unidades no Brasil, nas regiões Sudeste, com unidades em Macaé, Rio de Janeiro, São Paulo, Matão, São Carlos, Araraquara e Belo Horizonte e na região Nordeste, nas cidades de Salvador, Fortaleza e Natal.


Diretoria

Rogério Luiz Lima Fiqueira – Diretor Presidente

Carlos Eduardo Ripper Vianna Filho – Diretor de relações com Investidores


Conselho administrativo

Renato Bezerra de Mello de Vasconcelos – Presidente

Rogério Luiz Lima Fiqueira


Principais concorrentes

  • Accor Hotéis
  • Louvre Hotels
  • Transamérica
  • Ibis
  • Mercure
  • Quality

Perspectiva para o futuro

Com 12 unidades espalhadas nas regiões Sudeste (Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) e Nordeste (Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte), a rede de Hotéis Othon foi fundada em 1943 e, desde então se tornou uma grande empresa no ramo da hotelaria.

O grupo também conta com uma rede de vendas, com centrais de reservas no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de presença em todo o país e no exterior. A gestão da rede, feita de maneira eficiente e organizada, tem foco em buscar resultados e rentabilidade, prezando sempre pela excelência no atendimento ao cliente.

Hotéis Othon S.A - HOOT3, HOOT4

Todavia, consolidado em seu setor de atuação, o grupo de Hotéis Othon segue o plano para fortalecimento da marca e, a perspectiva para o futuro da rede inclui a ampliação de seu portfólio, para um total de 30 unidades nos próximos anos.

Outras medidas da rede incluem também a consolidação do Othon Business, um programa para o mercado corporativo e o Othon Special Guest, programa de fidelidade com pontuação e vantagens no mundo inteiro.

Nesse sentido, investimentos em reformas e em um projeto de renovação trouxeram mais facilidades aos usuários, além de conservarem as características marcantes das construções dos hotéis. Assim, a primeira unidade a ser reformada foi o Bahia Othon Palace, seguido do Belo Horizonte Othon Palace e do Rio Othon Palace, hotel principal da rede.


Composição acionária

HOOT3 Acionista Percentual
1 Othon Administração S. A. 7,07%
2 Othon L Bezerra de Mello Com. E Importação S.A. 36,98%
3 Free Float 55,95%
HOOT4 Acionista Percentual
1 Othon Administração S. A. 58,91%
2 Othon L Bezerra de Mello Com. E Importação S.A. 0,06%
3 Free Float 41,04%