Inepar

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker INEP3, INEP4
Fundador Ophir Ruy Woitowicz, Heins Lippel e Luiz Carlos de Araújo
Presidente da empresa Warley Isaac Noboa Pimentel
Alavancada? Sim
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A Inepar é uma empresa sem histórico constante de pagamento de dividendos.

Prêmios Destaque em Responsabilidade Social pelo CIESP 2012 / 7ª melhor empresa para estagiar no Estado de São Paulo conforme CIEE e ABRH
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1953
Ano do IPO 1980
Setor de atuação Bens Industriais
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Inepar
Principais produtos

A empresa está nas seguintes áreas de atuação:

  • Geração de Energia: elaboração de projetos e fabricação de equipamentos hidromecânicos para Usinas Hidrelétricas e Pequenas Centrais Hidrelétricas;
  • Transporte Metroferroviário: oferece toda estrutura e tecnologia para fabricação, modernização e reforma de trens de passageiros e truques metroferroviários;
  • Movimentação de materiais:  soluções para manuseio de materiais fornecendo pontes, pórticos e semi-pórticos rolantes;
  • Equipamentos de processo: desenvolvimento de projetos para produção e processamento de Petróleo e Gás;
  • Compensação reativa: oferece produtos, serviços e soluções para melhorar a eficiência no aproveitamento da energia elétrica

Além disso, a empresa IESA Óleo&Gás S.A. do Grupo Inepar desenvolve projetos de manutenção e modernização de plataformas de petróleo, construindo unidades de processamento e tratamento de condensado de gás natural, entre outros.

O que a empresa faz?

A história da Inepar S.A. tem início em 1953, com a fundação da Enco Ltda. Engenharia e Comércio. Com 59 anos de experiência no mercado, a empresa consolidou-se como uma das maiores companhias de infraestrutura do país.

Inicialmente especializada no segmento de transmissão e distribuição de energia elétrica, a Inepar expandiu seus negócios ao longo do tempo, passando a figurar também nos mercados de geração de energia, movimentação de materiais, transporte metroferroviário, habitação e equipamentos de processo.

Inepar - INEP3, INEP4

Com escritórios em São Paulo, Araraquara, Rio de Janeiro e Curitiba, a Inepar é reconhecida por estar presente em grandes projetos de infraestrutura no Brasil e no exterior. As atividades fabris da companhia são concentradas em Araraquara, em um parque industrial com mais de 840 mil m² de área.

Com uma equipe qualificada e dispondo de recursos altamente tecnológicos, a Inepar conta com a sincronia existente entre suas unidades e fábricas. Além disso, cabe à companhia deter-se a ideais sustentáveis, que demonstram a preocupação com o meio ambiente em soluções inteligentes de equipamentos e serviços oferecidos pela empresa.

Inepar - INEP3, INEP4

Nesse sentido, a Inepar é uma empresa que tem como objetivo se transformar na maior e melhor companhia em fornecimento de produto, sistemas, serviços e soluções para a infraestrutura básica dos setores de energia, transporte, petróleo, química e petroquímica.


Breve história da empresa

A Inepar dá início a sua história em 1953, com a fundação da Enco Ltda. Posteriormente, em 1968 era de fato criada a Inepar S/A Indústria e Construções. Entretanto, somente em 1976 aconteceu a incorporação da Enco pela Inepar, dando início à sua operação.

Em 1987, a Inepar adquiriu a Westinghouse do Brasil S/A e toda a tecnologia para a fabricação de semicondutores e outros itens, que eram desenvolvidos em Curitiba. A partir dos anos 1990, com a criação da Inepar S/A Eletroeletrônica, a empresa começou seu processo de expansão.

Inepar - INEP3, INEP4

Os anos seguintes foram marcados por aquisições de empresas, fábricas e participações em negócios juntamente com companhias como a General Electric do Brasil S/A, a Hubbell Inc (EUA). Em 1997, por exemplo, a Inepar adquiriu a participação da GE em uma subsidiária e firmou joint-ventures com empresas como a Siemens.

Como parte da sua expansão, também neste ano, a Inepar foi responsável por unir-se com a GE Hydro Canadá, com o objetivo de comercializar e fabricar turbinas e geradores para usinas hidroelétricas em toda a América Latina.

Todavia, com a chegada dos anos 2000, a Inepar passou por uma reestruturação operacional, que incluiu a criação de unidades de negócio dedicadas a equipamentos elétricos; transmissão de energia; construções, montagens e serviços; bens de capital e Joint-Ventures.

Inepar - INEP3, INEP4

Assim, o começo daquela década ficou marcada pela incorporação de sociedades controladas, como a Internacional de Engenharia S/A (IESA) e a Sade Vigesa Industrial e Serviços S/A. Nesse mesmo período, mais especificamente em 2001, a empresa teve um recorde de vendas acima de R$1 bilhão e recorde de faturamento rondando os R$900 milhões em receita bruta.

O ano de 2008 foi marcado por um crescimento de 40% em relação a anos anteriores, além de ter sido um período de reformulação de algumas joint-ventures, ingresso de empresas europeias e instalação de novas máquinas para atender melhor a produção voltada ao mercado de hidrogeração.

Nesse sentido, aquele ano ainda seria contemplado com a criação do CNTI (Centro de Tecnologia de Novos Negócios e Controle das Empresas IESA/INEPAR), em Florianópolis. Além disso, a empresa também criou 1 mil postos de trabalho, chegando aos 5.500 colaboradores, distribuídos em fábricas, escritórios, obras e consórcios.

Em 2011, a Inepar entrou para o Nível 1 de Governança corporativa da Bolsa de Valores e comprometeu-se a adotar práticas de gestão diferenciadas, com transparência e relacionamento com o mercado, a fim de fornecer informações detalhadas e transparentes sobre a empresa.


Diretoria

Warley Isaac Noboa Pimentel (Diretor Presidente)

Irajá Galliano Andrade (Diretor de Relações com Investidor)


Conselho administrativo

Atilano de Oms Sobrinho (Presidente)

Jauneval de Oms

Di Marco Pozzo

Cesar Romeu Fiedler

Irajá Galliano Andrade

Valdir Lima Carreiro

Carlos Alberto Del Claro Gloger


Principais concorrentes

Bardella S.A. Indústrias Mecânicas (BDLL4)

Electro Aço Altona S.A. (EALT3, EALT4)

Metalfrio (FRIO3)

Nordon Indústrias Metalúrgicas S.A. (NORD3)

Industrias Romi S.A. (ROMI3)


Perspectiva para o futuro

A frente de uma reestruturação organizacional e societária implementada durante os anos 2000, a Inepar conseguiu consolidar algumas mudanças no modelo de gestão e na estrutura de negócios, o que possibilitou grande crescimento à empresa.

Nesse sentido, os anos seguintes foram marcados pelo planejamento de metas, que possibilitaram o aumento de indicadores operacionais em duas, três e até mesmo cinco vezes mais do que em relação a anos anteriores.

Como planos para o futuro, a Inepar busca vislumbrar novas características e potencialidades existentes na organização da companhia, a fim de serem implantadas e adequadas às grandes oportunidades de um mercado cada vez mais global e competitivo.

Inepar - INEP3, INEP4

Para isso, a Inepar acredita que a continuidade do sucesso empresarial depende da ousadia em desafiar o que funciona, mudando e se reinventando constantemente. Nesse sentido, os próximos anos serão focados no fortalecimento do modelo de gestão, descentralizado do management e com olhos para uma maior autonomia e responsabilidade operacional.

Todavia, buscando apoiar-se em outros pilares, a Inepar projeta cada vez mais a sua liderança no setor de atuação a partir da inovação em entender a dinâmica do mercado, diferenciando-se em relação a outras empresas e buscando parcerias de sucesso.

A perspectiva para o futuro da empresa inclui a melhora da estrutura de capital, para trazer bons resultados operacionais, posteriormente transformados em lucro, além da preparação de novos executivos com capacidade operacional e estratégica.


Composição acionária

INEP3 Acionista Percentual
1 Inepar Administração e Participações S.A. 25,85%
2 Pacta - Gestão Empresarial S.a. 15,25%
3 Companhia Siderúrgica Nacional S.A. 7,51%
4 Mdc Assessoria Empresarial S.A 6,58%
5 Roberto Veiga Hinricshsen 0,68%
6 Banco Fibra S.A. 5,41%
7 Fabio Roberto Baumfeld Isaack 0,0%
8 Free Float 38,72%
INEP4 Acionista Percentual
1 Inepar Administração e Participações S.A. 0,0%
2 Pacta - Gestão Empresarial S.a. 0,0%
3 Companhia Siderúrgica Nacional S.A. 1,13%
4 Mdc Assessoria Empresarial S.A 2,07%
5 Roberto Veiga Hinricshsen 7,60%
6 Banco Fibra S.A. 0,0%
7 Fabio Roberto Baumfeld Isaack 5,07%
8 Free Float 84,13%