João Fortes Engenharia

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker JFEN3
Fundador João Machado Fortes
Presidente da empresa Antonio José De Almeida Carneiro
Alavancada? Sim
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuiu dividendos aos seus acionistas consecutivamente de 1996 até 2014. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Prêmio VITAE Rio 2015 / Prêmio Top Imobiliário Ademi-Niterói 2015 / 10º Ranking ITC – As 100 Maiores Construtoras do Brasil de 2014 / Prêmio Master Imobiliário 2013 (RJ)
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1950
Ano do IPO 1977
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Jõao Fortes Engenharia
Principais produtos

Construção de empreendimentos comerciais, residenciais e shoppings centers.

O que a empresa faz?

A João Fortes Engenharia é uma empresa do ramo imobiliário e atua como incorporadora e construtora. Fundada em 1950 pelo engenheiro João Machado Fortes, a empresa começou a atuar com sede no Rio de Janeiro e, a partir da década de 1970 seus negócios se expandiram para outros estados.

Dessa forma, a companhia – que também atua como construtora para terceiros – é responsável por construir desde edifícios residenciais e comerciais, além de escolas, cinemas, clubes, hospitais, shoppings e vários outros tipos de negócios imobiliários.

Durante a sua história, a João Fortes Engenharia registrou empreendimentos realizados em vários lugares diferentes do Brasil, o que só foi possível devido a uma gestão sólida e racional de recursos humanos e tecnológicos, o que consolidou o ‘know-how’ empresarial no mercado da construção civil.

A empresa possui quadro próprio de engenheiros e funcionários gabaritados e em sintonia com suas tarefas, que são desenvolvidas por todos os setores da construtora. A equipe de colaboradores procura trabalhar sempre de forma integrada e harmônica, dentro de padrões de procedimentos e diretrizes que são definidos de forma constante.

Nesse sentido, a João Fortes destaca-se por participar intensamente da Construção Civil, agindo como incorporadora e construtora, com empreendimentos próprios e de terceiros, em importantes cidades brasileiras, como Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia, Salvador, João Pessoa, Belém, Fortaleza e outras.


Breve história da empresa

A João Fortes Engenharia é uma empresa brasileira que atua no setor imobiliário, dedicando-se a todas as etapas da construção de um empreendimento próprio ou de terceiros. Foi fundada em 10 de outubro de 1950, pelo engenheiro João Machado Fortes, sob a razão social de J. Fortes & R. Pereira Ltda.

A empresa abriu seu capital em 1973, tornando-se líder em seu segmento, sendo reconhecida como a maior construtora do país. As décadas seguintes foram marcadas por algumas conquistas que fizeram com que a construtora se tornasse em uma das mais tradicionais e respeitadas do ramo imobiliário.

Em 2006, a companhia começou um processo de reestruturação em várias áreas, em busca da modernização e adequação às exigências do mercado de capitais. No ano seguinte, a Sociedade Brasileira de Organização e Participações Ltda (SOBRAPAR) adquiriu 40,05% do capital social da empresa, assumindo o controle da João Fortes Engenharia.

O ano de 2007 marcou uma nova investida da empresa, passando a atuar como investidor em novos empreendimentos e em outros já existentes. Assim, a empresa precisou de um aporte financeiro para investimentos necessários para os novos negócios da construtora.

A empresa passou por um período de turbulências e dificuldades financeiras até entrar em recuperação judicial em abril de 2020, sob a justificativa de se encontrar em crise há 8 anos e, que essa crise teria sido acentuada com a chegada da pandemia do novo coronavírus.


Diretoria

Antonio José de Almeida Carneiro (Diretor Geral)

Roberto Alexandre de Alencar Araripe Quilelli Corrêa (Diretor Financeiro)


Conselho administrativo

Antonio José de Almeida Carneiro (Presidente Do Conselho)

Luiz Serafim Spínola Santos

Fernando Perrone


Principais concorrentes

Cyrela (CYRE3)

Tecnisa (TCSA3)

Eztec (EZTC3)

Construtora Tenda (TEND3)

Even (EVEN3)

MRV (MRVE3)

Construtora Adolpho Lindenberg (CALI4, CALI3)

Cr2 Empreendimentos Imobiliários (CRDE3)

Direcional Engenharia (DIRR3)

Gafisa (GFSA3)

Helbor Empreendimentos (HBOR3)

Inter Construtora e Incorporadora (INNT3)

JHSF (JHSF3)

Mitre Realty Empreendimentos e Participações (MTRE3)

Moura Dubeux Engenharia (MDNE3)

PDG Realty (PDGR3)

RNI Negócios Imobiliários (RDNI3)

Rossi Residencial (RSID3)

Trisul (TRIS3)

Viver Incorporadora e Construtora (VIVR3)


Perspectiva para o futuro

Em mais de 65 anos de atuação no setor da construção civil, a João Fortes Engenharia se consolidou enquanto referência no mercado, com mais de 500 edificações por todo o Brasil. Foram mais de 10 milhões de metros quadrados, construídos em empreendimentos residenciais, comerciais e também shoppings.

Com o objetivo de proporcionar sempre mais qualidade de vida, a empresa se dedica da mesma forma para cada um dos seus projetos e, com seu know-how próprio, a João Fortes se consolidou como líder na tecnologia do urbano.

Nesse sentido, a construtora foi responsável por executar prédios e superquadras residenciais e comerciais, além de sedes empresariais, hospitais, universidades e outros tipos de construções em todo o território nacional.

Na vanguarda do setor imobiliário pelas últimas seis décadas, a João Fortes mantém seu papel relevante inclusive nos dias de hoje. Como perspectiva para o futuro, a companhia pretende manter o compromisso de entregar todos seus empreendimentos no prazo e mantendo a qualidade que lhe é característica.

Além disso, a João Fortes é uma empresa que se preocupa com questões ambientais, produzindo projetos que levem em consideração medidas sustentáveis para suas construções, além do uso de materiais e ferramentas que garantam a qualidade de vida para seus clientes.

Em recuperação judicial desde 2020, a João Fortes chegou a ter suas ações suspensas, sem serem negociadas na Bolsa de Valores. Entretanto, após quase um ano sem negociar suas ações, a João Fortes voltou à Bolsa com suas ações negociadas em alta a partir de maio deste ano.


Composição acionária

JFEN3 Acionista Percentual
1 Gaster Participacoes SA 80,85%
2 Antonio José de Almeida Carneiro 14,30%
3 Postalis Instituto de Previdência Complementar 3,27%
4 Ações em Tesouraria 0,17%
5 Free Float 1,41%