Josapar

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker JOPA3, JOPA4
Fundador Joaquim Oliveira
Presidente da empresa Luciano Adures De Oliveira
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuí dividendos desde 1996 com algumas exceções no período Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Top of Mind RS / TopOne Fornecedor / Top Five Supermercado
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1922
Ano do IPO 1997
Setor de atuação Consumo não Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da Josapar
Principais produtos

A atuação na Josapar se da por meio da comercialização de produtos alimentícios no geral.

Os produtos da empresa são:

  • Arroz em grãos
  • Feijão em grãos
  • Alimentos e bebidas à base de soja
  • Azeite de Oliva

A Josapar é dona de grandes marcas, dentre elas podemos citar:

  • Tio João
  • Meu Biju
  • SupraSoy
  • Soy+

O que a empresa faz?

A Josapar é uma companhia de produtos alimentícios. Sendo que ela está entre as dez maiores empresas de produtos alimentícios do Brasil e beneficia mais de 486 mil toneladas de grãos por ano.

Dentre as marcas da Josapar, podemos citar: Tio João, Suprasoy, Meu Biju e Supremo. A empresa conta ainda com a marca Soy+, com produtos voltados para intolerantes à lactose e algumas marcas regionais como: Nikkoh, Beleza, Tio Mingote, No Ponto, Pedrinho e Bataclan.

Com origem no estado do Rio Grande do Sul, atualmente, as marcas da empresa estão disponíveis em pontos de venda por todo o Brasil. Além disso, os seus produtos são exportados para mais de 40 países. 

Josapar - JOPA3, JOPA4

Por exportar para tantos países e seus produtos estarem disponíveis por todo o Brasil, a Josapar é uma das maiores fornecedoras da rede varejista brasileira. 

Sendo que para fazer com que os produtos cheguem com a máxima agilidade possível as clientes, a Josepar possui unidades industriais em: Pelotas (RS), Itaqui (RS), Campo Largo (PR) e Recife (PE);

A empresa tem ainda filiais de distribuição em diversas regiões do país, como Tatuí (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA), São Luís (MA), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF). 

Já a sua infraestrutura de silos em unidades de armazenagem e secagem estão localizadas em: Pelotas (RS), Itaqui (RS), Santa Vitória (RS) e Dom Pedrito (RS).


Breve história da empresa

A Josapar foi fundada em 1922 no Rio Grande do Sul. Porém, a história da empresa teve início em 1911, quando o português Joaquim Oliveira chegou na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul.

Josapar - JOPA3, JOPA4

Joaquim chegou ao Brasil com 12 anos de idade e em 1918 ele abriu o seu próprio armazém para a produção e venda de arroz.

Posteriormente, Joaquim e a sua família abriram um supermercado em Pelotas, chamado Real. No entanto, Joaquim morreu antes da abertura do supermercado, em 1952.

Dentre os produtos da empresa, o arroz Tio João é considerado o carro-chefe. Ele foi inspirado na marca norte-americana Uncle Ben. O Tio João se popularizou no Brasil durante a década de 70 e tornou-se líder de vendas nos mercados nacionais. 

Em 1988 ocorreu a abertura de capital da empresa e em 1997 a Rede de Mercado Real foi vendida e a Josepar passou a se dedicar exclusivamente à produção do arroz.

Além de se dedicar a produção do arroz Tio João, com o passar do tempo a companhia também criou marcas focadas em diversas culinárias como italiana, indiana, tailandesa e japonesa.

Além disso, a Josapar possui os tipos de arroz parabolizado, integral e arbóreo. Ela tem ainda os pratos semiprontos como, por exemplo, o arroz à grega. Como o prato típico brasileiro é o arroz e feijão, a empresa criou a marca Meu Biju com cinco variedades de feijão: carioca, preto, vermelho, rajado e branco.

Josapar - JOPA3, JOPA4

Como a empresa tem uma certa garantia de resultados em relação ao arroz e feijão, ela passou a se aventurar no beneficiamento da soja. Desse modo, a empresa desenvolveu produtos com soja para atender as pessoas com intolerância à lactose.

Foi assim que surgiram os produtos SupraSoy, Soy+ e Soy Plus. Esses são produtos à base de proteína de soja, enriquecida com vitaminas e minerais, que funcionam como uma alternativa para as pessoas que não podem consumir o leite de vaca.


Diretoria

Luciano Adures De Oliveira (Diretor Presidente)

Augusto Lauro De Oliveira Júnior (Diretor Financeiro e de Ri)

Luiz Augusto Barcellos Krause

Marcelo Augusto Furlan Dos Santos


Conselho administrativo

Luciano Adures De Oliveira (Presidente)

Augusto Lauro de Oliveira Júnior (Vice Presidente)

Lauro De Oliveira Lapa

Sérgio Martins de Oliveira

Carlos Eduardo Lobato

Ary Teixeira De Oliveira


Principais concorrentes

M Dias Branco (MDIA3)

Camil Alimentos (CAML3)


Perspectiva para o futuro

Ao longo da sua trajetória, a Josapar desenvolveu produtos e criou marcas para oferecer cada vez mais opções de alimentos para os consumidores. Ela também se preocupou em desenvolver produtos com foco nas pessoas com intolerância à lactose.

Mas a Josapar não parou por aí, ela também procurou manter uma proximidade com o público. Uma das formas que a Josapar faz isso, é por meio da troca de receitas no site.

Josapar - JOPA3, JOPA4

Basicamente, são compartilhadas dicas de entrada, acompanhamento, prato principal e sobremesa, usando, é claro, produtos que a Josapar oferece. Sendo que algumas das receitas são sugeridas pelos próprios consumidores e publicadas no site.

Enfim, a expectativa para o futuro da Josepar, é que a empresa desenvolva mais itens e expanda o seu portfólio de produtos. Com isso, ela poderá ter lucros mais expressivos.


Composição acionária

JOPA3 Acionista Percentual
1 Peroli S/a Participações 55,51%
2 Jose Oswaldo Morales Junior 0,11%
3 Santiago Santos Gottschall 0,02%
4 Norio Suzaki 0,14%
5 Losapar S/a Participações 14,72%
6 Free Float 29,50%
JOPA4 Acionista Percentual
1 Peroli S/a Participações 0,38%
2 Jose Oswaldo Morales Junior 13,17%
3 Santiago Santos Gottschall 6,09%
4 Norio Suzaki 10,73%
5 Banrisul Fundo de Investimento em Ações 16,37%
6 Bradesco Auto/re Companhia de Seguros 39,96%
7 Free Float 13,30%