Kepler Weber

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  3 de 5
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker KEPL3
Fundador Irmãos Otto Kepler e Adolfo Kepler Jr
Presidente da empresa Piero Abbondi
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuí dividendos consecutivamente desde 2012, com exceção de 2017 e 2018. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Prêmio Destaque-2012 – A Granja do ano / Prêmio Gerdau Melhores da Terra 2012 / Melhor do Agronegócio 2011 na categoria “Ferramentas e Implementos Agrícolas”
Participação do Estado 17.45%
Ano de fundação 1925
Ano do IPO 1980
Setor de atuação Bens Industriais
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Kepler Weber
Principais produtos

A empresa desenvolve as atividades operacionais e industriais de produção de sistemas de armazenagem e conservação de grãos (silos, secadores, máquinas de limpeza e seus componentes), instalações industriais, terminais portuários, peças de reposição e serviços de assistência técnica.

O que a empresa faz?

A Kepler Weber é uma empresa brasileira, responsável por desenvolver atividades operacionais em sistemas de armazenagem, como silos, secadores, máquinas de limpeza, além de instalações industriais e até mesmo terminais portuários.

Com sede no estado do Rio Grande do Sul e filial em Mato Grosso do Sul, a Kepler Weber é controlada pela Kepler Weber Industrial S.A, e possui também 4 centros de distribuição (RS,MS, PR e GO).

Kepler Weber - KEPL3

Assim, com uma carteira de clientes que incluem trading companies, cooperativas, produtores de grãos e indústrias do segmento de alimentos, a Kepler Weber continua com seu objetivo de contribuir para o resultado final de todos eles, além de buscar a rentabilidade máxima para seus acionistas.

Com sede em São Paulo, a empresa tem suas ações negociadas na Bolsa de Valores desde 15 de dezembro de 1980. Contudo, dentro do mercado do agronegócio o Brasil está entre as grandes potências e a Kepler Weber se consolidou como a maior empresa do país no setor de armazenagem, beneficiamento e movimentação de grãos.


Breve história da empresa

A história da empresa tem início em 1925, quando os irmãos Otto Kepler e Adolfo Kepler Jr criam uma pequena ferraria, que logo se transforma em uma indústria que fabricaria banha, fumo e óleo vegetal, por exemplo. Em 1939, Paulo Otto Weber se junta como sócio e dá origem à Kepler Irmãos & Weber.

Durante a década de 1960, a empresa se transforma em sociedade anônima, operando sob a denominação Kepler Weber S.A. – Indústria, Comércio, Importação e Exportação. Já em 1973, a Kepler Webler dá início à era das exportações, vendendo equipamentos para o Paraguai.

Kepler Weber - KEPL3

Em 1975 acontece a inauguração do Parque Fabril, localizado na cidade de Panambi (RS) e no início da década de 1980, a empresa começa a fabricar máquinas e instalações para fábricas de alimentos. No final daquele ano, a Kepler Weber se torna uma empresa de capital aberto, passando a ter suas ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo.

Já nos anos 1990, o Grupo passou por reestruturações, passando a ter a participação de outras instituições do mercado financeiro e de investimentos da América Latina. Aliado a isso e com o objetivo de buscar novos desafios dentro do mercado, o Grupo Kepler Weber modificou procedimentos de gestão e, os novos controladores implantaram modificações na condução do negócio.

O projeto de expansão e consolidação da empresa continuou nos anos seguintes e em 2004, a Kepler Weber inaugurava uma nova unidade industrial em Campo Grande, consolidando como o maior produtor de sistemas de armazenagem de grãos do mundo.

Kepler Weber - KEPL3

Os anos seguintes foram marcados por especialização das fábricas, além da inauguração do Centro Tecnológico Kepler, que tinha como objetivo desenvolver soluções inteligentes e inovadoras para o setor de armazenagem de grãos. Em 2013, entretanto, a sede corporativa da empresa é transferida para a cidade de São Paulo, em vistas de melhorar a presença da empresa no mercado e estreitar laços com acionistas, investidores, clientes e fornecedores.

Ao longo dos seus 95 anos de atuação, a Kepler Weber acabou se consolidando e atualmente é a maior produtora do seu setor de atuação na América do Sul, responsável por exportar soluções completas para os melhores resultados no processo de pós-colheita.


Diretoria

Piero Abbondi (Diretor Presidente e RI)

André Luís Paz Acosta (Diretor Administrativo e Financeiro)


Conselho administrativo

Marcelo Guimaraes Lopo Lima (Presidente)

Julio Cesar de Toledo Piza Neto (Vice-Presidente)

Camilo Buzzi

José Pais Rangel

Maria Gustava Brochado Heller Britto

Rafael Maisonnave


Principais concorrentes

Bardella S.A. Indústrias Mecânicas (BDLL4)

Electro Aço Altona S.A. (EALT3, EALT4)

Metalfrio (FRIO3)

Inepar (INEP3, INEP4)

Indústrias Romi S.A. (ROMI3)

Nordon Industrias Metalúrgicas S.A. (NORD3)


Perspectiva para o futuro

Maior empresa do setor de soluções para armazenamento de grãos no pós-colheita da América do Sul, a Kepler Weber é uma empresa brasileira de capital aberto, que concentra suas atividades dentro do agronegócio.

Nesse sentido, sua principal estratégia é o investimento em tecnologia e suporte ao produtor, mediante a fabricação de sistemas de acumulação e agitação de grãos, destinados ao setor agrícola e industrial.

Kepler Weber - KEPL3

A empresa conta com uma carteira de clientes composta por diversos segmentos, que incluem trading companies, produtores agrícolas, indústrias em geral, além de empreendimentos (médio e grande porte) no Brasil e em mais de 40 países.

Desde 2018, as ações da empresa experimentam uma crescente, que continuou durante o ano de 2020, mesmo com o cenário da pandemia. Ligada ao setor de alimentos, a empresa pode experimentar também o aumento do preço do ativo, resultado do aumento da demanda deste setor durante a pandemia, por exemplo.

Kepler Weber - KEPL3

Durante o segundo trimestre de 2021, a Kepler Weber registrou receita líquida de R$247 milhões, um aumento de 158% em relação ao mesmo período do ano anterior. Entretanto, com a alta de matérias primas, o lucro da empresa recuou cerca de 22%.

As perspectivas da empresa para o próximo ano são boas, inclusive após o anúncio do Plano Safra 2021/2022, prometendo novos horizontes e números mais expressivos para o Grupo Kepler Weber.


Composição acionária

KEPL3 Acionista Percentual
1 Tarpon Gestora de Recursos S.A. 30,12%
2 BB Banco de Investimentos 17,45%
3 Banclass Fundo de Investimento de Ações. 9,94%
4 Fernando Francisco Brochado Heller 7,28%
5 Deise Duprat Vilela Heller 5,72%
6 Kielce Gestão de Ativos Ltda - ME 1,52%
7 Free Float 27,97%