Klabin S.A

Informações atualizadas em 14/07/2023

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4,3 de 5
Gestão:
  4 de 5
Ticker KLBN3, KLBN4, KLBN11
Fundador Maurício Freeman Klabin
Presidente da empresa Cristiano Teixeira
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

Desde o ano de 2003, a empresa distribui todos os anos dividendos. Acesse o link a seguir para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios GC Powerlist: Brazil Teams 2019 / Spott Timber & Pulp / Latin FIinance – Prêmio Deals of The Year / Segunda colocada entre as empresas da categoria Reflorestamento, Celulose e Papel no Prêmio Melhores do Agronegócio 2022. / Prêmio ECO AMCHAM 2022.
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1899
Ano do IPO 1979
Setor de atuação Materiais Básicos
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Blue Chip
Links úteis
  1. Conselho e Administração Klabin
  2. Relações com o Investidor
  3. Fundamentos Klabin
Principais produtos

Os produtos oferecidos pela Klabins são segmentados em quatro frentes:

  • Florestal (comercialização de toras de madeira);
  • Celulose (dos seguintes tipos: Fibra fina, fibra longa e Fluff);
  • Papéis (Papel cartão e Kraftliner);
  • Embalagens.

O que a empresa faz?

A Klabin atua na produção e exportação de papéis e celulose, oferecendo produtos que englobam toda a cadeia produtiva, da extração até o produto final. 

A empresa conta com 24 fábricas no Brasil e uma na Argentina, onde produz e comercializa dezenas de produtos, tais como embalagens de papelão ondulado, celulose, sacos industriais e papéis e cartões para embalagens.

Além do produto final, a Klabin também comercializa madeira em toras, já que é proprietária das florestas onde o plantio é feito. 

Klabin S.A - KLBN3, KLBN4, KLBN11

Mercado Hoje

A Klabin é uma empresa secular, fundada em 1899, que ao longo de sua história, diversificou no oferecimento de produtos pioneiros. Atualmente, a atuação da empresa é dividida em 4 segmentos principais, os quais se subdividem consecutivamente. São eles:

  • Florestal;
  • Celulose;
  • Papéis;
  • Embalagens.

Confira, a seguir, um pouco sobre cada uma desses segmentos principais:

Florestal

Um dos principais produtos da Klabin é a celulose e a comercialização de madeira em toras. A companhia comercializa madeira em toras para a grande indústria de serralheria, moveleira, laminadoras e para a construção civil, além de operar em peso no ramo de celulose.

Klabin S.A - KLBN3, KLBN4, KLBN11

Sinpacel

Para as empresas do ramo de papeis, a responsabilidade ambiental é um compromisso de extrema relevância e, no caso da Klabin, não é diferente.

Por isso, a companhia leva a sério o compromisso ambiental e os impactos da sua atuação no meio-ambiente. Para você ter uma ideia, a empresa é dona de 557 mil hectares de floresta. 

Para amenizar os impactos ambientais da sua atuação, ela usa técnicas de manejo florestal por meio do plantio em mosaico, que mescla áreas preservadas com o novo plantio.

Outro dado importante que reflete a responsabilidade por trás das operações da Klabin é sobre os recursos hídricos. No total, 100% dos efluentes industriais são tratados pela empresa, antes de retornar aos corpos hídricos.

Celulose e produtos derivados

Além de ser a maior no ramo de celulose, a Klabin é a única a fornecer três tipos do composto no mercado brasileiro, os quais são: 

  • Fibra fina (eucalipto);
  • Celulose fibra longa (pínus);
  • Celulose Fluff.

As fibras são comercializadas em dois tipos principais: a celulose branqueada e a celulose integrada. Sendo que, por meio da extração e comercialização da commoditie, a Klabin atua nos mercados sanitários, descartáveis, embalagens, papéis de impressão, escrita e outros setores.

Klabin S.A - KLBN3, KLBN4, KLBN11

Exame

Papéis

Desde sua fundação, a principal atuação da Klabin é no mercado de papéis. Inclusive, no Brasil, ela é a maior no segmento, sendo também uma das maiores empresas do mundo a atuar neste mercado.

Um dos seus principais produtos são os papéis, que correspondem a mais da metade do faturamento da empresa. Este produto tão fundamental é comercializado pela companhia  e se dividem em 3 tipos principais, São eles:

  • Papel cartão
  • Kraftliner 
  • Embalagens (que englobam os sacos industriais e caixas de papelão)

Papel cartão

O papel cartão é conhecido por ser o substituto do plástico no mercado. Com a crescente preocupação dos impactos do plástico no meio ambiente, o cartão vem sendo usado amplamente em todo o mundo e a expectativa é que o seu uso continue a crescer.

Kraftliner

Com o crescimento do e-commerce, os mercados inteligentes e tecnológicos vêm se estabelecendo como uma forte tendência de consumo, o que significa que a maneira de consumir mudou.

Klabin S.A - KLBN3, KLBN4, KLBN11

Tissue Online

Nesse sentido, a Klabin – através do Kraftliner – vem acompanhando o desenvolvimento do cenário com produtos, como caixas para envio, entre outros usos. O segmento Kraftilner da companhia é composto por materiais provenientes de um mix de fibras virgens de pinus e eucalipto.

A ampla utilização do papel fornece um futuro promissor para a companhia, pois oferece diversas formas de produção, como embalagens, estruturas de papelão, e tantas outras formas maneiras. 

Embalagens

Por fim, além das duas áreas citadas anteriormente, a Klabin vem se estabelecendo de maneira crescente no mercado de embalagens. Esta consolidação é realizada através de dois segmentos: o de papel ondulado e o de sacos industriais.


Breve história da empresa

A história da Klabin teve início com a chegada de Maurício Freeman Klabin ao Brasil. O imigrante da Lituânia chegou em Santos (SP), em 1889, e começou na carreira como comerciante de cigarros para albergues.

Maurício importava papel e tabaco para sua fabricação e, por isso, aprendeu um pouco mais sobre o ramo do papel e celulose no Brasil. No ano seguinte, ele começou a trabalhar em uma gráfica que, posteriormente, se tornou a Kablin.

Klabin S.A - KLBN3, KLBN4, KLBN11

Folha

A Klabin Irmãos e Cia. foi fundada em 1899 por Maurício Klabin, seus irmãos Salomão Klabin e Hessel Klabin, além de seu primo Miguel Lafer.

O processo de expansão da empresa teve início na era Vargas. A política econômica e estrutural começou com o investimento nas indústrias de base, como forma de fortalecer o mercado nacional e suprir a crescente demanda.

Nesse sentido, a então Klabin Irmãos & Cia, deu início ao processo de expansão comprando a primeira instalação de grande porte da empresa.

A chamada Fazenda Monte Alegre, no Paraná, foi a primeira fábrica integrada brasileira no ramo de papel e celulose. A partir disso, foi criada a Indústria Klabin do Paraná.

Durante o governo de Juscelino Kubistchek, de 1955 a 1960, o crescimento urbano se iniciou no país, sendo a construção de Brasília um ótimo exemplo. Com isso, a demanda nacional por papel aumentou conforme o crescimento dos grandes centros.

Pensando neste crescimento, a Klabin começou a diversificar a produção de papelão ondulado, fios sintéticos e de fósforos promocionais. Na época, o sucesso foi tamanho que a companhia abriu a unidade Del Castillo, na cidade do Rio de Janeiro, em 1955, focada na produção de papelão ondulado.

Klabin S.A - KLBN3, KLBN4, KLBN11

Klabin

Entre as décadas de 60 e 70, o crescimento urbano tomou novas proporções. A partir disso, a demanda pelo papel impresso passou a ser cada vez maior. Assim, a Klabin aproveitou a oportunidade com a implementação de duas novas grandes máquinas, com mais de 6 metros cada uma.

No ramo de papel jornal, a companhia criou a Papel e Celulose Catarinense Ltda – PCC. Alguns anos depois, em 1974, ela entrou no mercado de papéis descartáveis através da aquisição da ONIBLA S.A em 1979. Em seguida, a Klabin abriu seu capital na Bolsa de Valores.

Apesar da crescente otimista, a década de 80 afetou o mercado brasileiro como um todo. Por conta da inflação em alta e a desvalorização da moeda, a empresa sofreu com o período, uma vez que a celulose ainda ocupava grande parte de sua receita.

Voltada para o mercado externo, a empresa fez grandes aquisições, entrando no mercado de fitoterapia através de produtos florestais não madeireiros.

Além da diversificação, durante o período, a empresa abriu mão da sua fábrica de cerâmica, em 1984, ao focar, de forma mais empenhada, no mercado de papéis que havia se expandindo.

Klabin S.A - KLBN3, KLBN4, KLBN11

Wikipédia

Após alguns anos de estagnação, com a virada da década, a Klabin voltou a apresentar crescimento. Com a política comercial voltada para o exterior, ela, em 1993, cresceu junto com a economia brasileira.

Apesar do período promissor, em consequência de desdobramentos econômicos, houve um aumento nas reservas de celulose, na qual a companhia é pioneira. O crescimento das reservas precificou para baixo a celulose. Para resolver esse problema, a empresa começou no mercado de papel Kraft.

Com a virada do milênio, a Klabin deu um novo salto em sua estrutura organizacional. No ano 2000, foi criada a Klabin S.A e, no ano seguinte, a empresa se retirou do ramo de papel jornal, passando a focar no segmento de embalagens. 

Klabin S.A - KLBN3, KLBN4, KLBN11

Tissue Online

A empresa se tornou, então, um dos seis maiores produtores de cartões e fibras virgens do mundo, através do projeto de expansão MA – 100 na unidade de Monte Alegre (PA).

Portanto, a Klabin que hoje conhecemos começou a incrementar a capacidade produtiva de papelão ondulado em Goiana (PE) e, em 2016, inaugurou a unidade Puma, em Rio Negro (PA).

Com isso, a capacidade de produção foi acrescida em 1,5 milhão de toneladas de celulose. De lá pra cá, a empresa apresentou crescimento estável, característica de negócios bem consolidados.


Diretoria

Diretoria:

Cristiano Teixeira (Diretor Geral)

Antônio Alexandre Nicolini (Diretor Comercial de Celulose)

Douglas Dalmasi (Diretor do Negócio Embalagens)

Francisco César Razzolini (Diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos)

Marcos Ivo (Diretor Financeiro e de Relações com Investidores)

Sandro Fabiano Ávila (Diretor Florestal)


Conselho administrativo

Conselho Administrativo:

Amanda Klabin Tkacz (Presidente do Conselho)

Wolff Klabin

Daniel Miguel Klabin

Horacio Lafer Piva

Francisco Amaury Olsen

Celso Lafer

Paulo Sérgio Coutinho Galvão Filho

Marcelo Mesquita de Siqueira Filho

Isabella Saboya

Lilia Klabin Levine

Vera Lafer

Vera Lafer Lorch Cury

Amaury Guilherme Bier

Luis Eduardo Pereira de Carvalho

Francisco Lafer Pati

Mauro Gentile Rodrigues da Cunha

Pedro Oliva Marcilio de Sousa

Alberto Klabin

Roberto Luiz Leme Klabin

Marcelo Bertini de Rezende Barbosa

Maria Eugênia Lafer Galvão

Antonio Sergio Alfano

Tiago Curi Isaac

Marcelo de Aguiar Oliveira

João Adamo Junior

Andriei José Beber

Victor Borges Leal Saragiotto

Dan Klabin


Principais concorrentes

Suzano Papel S.A (SUZB3)


Perspectiva para o futuro

As perspectivas para o futuro da Klabin são as melhores possíveis. Por meio de sua estrutura e preocupação com inovação, a empresa vem se estabelecendo em uma nova forma de consumo de materiais derivados do papel e celulose.

Terra Investimentos

No ramo industrial, a empresa possui ampla atuação no fornecimento de produtos de embalagens e outros produtos. Nos mercados digitais, a companhia se faz presente, também, por meio do papel ondulado.

Além disso, a Kraftline da marca é uma nova maneira de consumo e, neste quesito, a produção da empresa é colossal. No cenário de substituição gradativa dos materiais plásticos, a Klabin inova por meio do papel cartão, componente que é tido, para muitos, como o substituto do plástico em geral.


Composição acionária

KLBN3 Acionista Percentual
1 The Bank Of New York Department 3,02%
2 Niblak Participações S.A 6,82%
3 T. Rowe Price Associates 2,79%
4 Blackrock Inc. 2,23%
5 Monteiro Aranha S.A 2,68%
6 Klabin Irmãos & Cia 45,41%
7 Ações em Tesouraria 1,04%
8 Free Float 36,01%
KLBN4 Acionista Percentual
1 Niblak Participações S.A 0,00%
2 BONY 7,10%
3 Blackrock Inc. 5,25%
4 Monteiro Aranha S.A 5,13%
5 Klabin Irmãos & Cia 0,00%
6 Ações em Tesouraria 2,45%
7 Free Float 80,07%