Light

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker LIGT3
Fundador The Rio de Janeiro Tramway, Light and Power
Presidente da empresa Raimundo Nonato Alencar de Castro
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Light distribuí dividendos constantes aos seus acionistas desde 2008, com exceção de 2017. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1899
Ano do IPO 2005
Setor de atuação Utilidade Pública
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Light
Principais produtos

A Companhia é uma empresa integrada do setor de energia elétrica no Brasil, atuante nos segmentos de geração, distribuição e comercialização de energia.

O que a empresa faz?

A Light é uma empresa integrada do setor de energia elétrica e atua nos segmentos de geração, distribuição e comercialização de energia. O Grupo Light tem sede no Rio de Janeiro e é constituído pela holding Light S.A. e suas 11 controladoras diretas.

Sua área de atuação abrange cerca de 26% do território do estado, com cerca de 64% da população total do estado do Rio de Janeiro sendo atendida pela empresa. Ao todo, dos 92 munícipios, a Light atua em 31 deles, atendendo sua base de clientes de cerca de 4,5 milhões de pessoas.

Light - LIGT3

Em 2019, a companhia foi responsável por atender uma demanda de consumo da classe residencial em 30,4%, representando a maior parte de seus clientes. Em seguida, a Light atendeu a classe comercial, responsável por 28,5% e a classe industrial, com 18%. O restante está distribuído em outras classes.

A Light também atua no mercado oferecendo soluções em energia. Distribuidora de energia em terras fluminenses, a empresa também atua desenvolvendo projetos de energia e assessoria a consumidores livres e também para os cativos.


Breve história da empresa

Fundada em 1899, a Light é uma empresa com mais de cem anos de história. Suas primeiras atividades aconteceram em 17 de julho daquele ano, na Usina Hidrelétrica Parnaíba, localizada no Rio Tietê, em São Paulo.

Buscando atuar no Rio de Janeiro, até então capital federal, em 9 de junho de 1904 foi criada a The Rio de Janeiro Tramway, Light and Power Co. Ltd., com autorização para atuar no estado em 1905.

Light - LIGT3

O serviço de fornecimento de energia elétrica ao estado do Rio de Janeiro teve início em 30 de julho de 1907, mesmo ano em que a companhia adquiriu companhias de carris urbanos e unificou este serviço, sendo responsável por ele até 1963. Neste período observou-se também o desenvolvimento da cidade e surgimento de bairros como Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon.

Durante a década de 1970, a Light passou a ser uma empresa estatal. A medida tomada representava uma nova estratégia do governo, que desejava a nacionalização dos sistemas elétricos do país durante o período da Ditadura Militar.

Os anos seguintes foram marcados por uma reestruturação da empresa. A operação da empresa em São Paulo foi adquirida pelo governo do estado, dando origem a Eletropaulo. Por outro lado, a parte fluminense da companhia era uma das mais importantes estatais cariocas, responsável pelo fornecimento de energia a diferentes e importantes localidades.

Light - LIGT3

Após um período de administração governamental, a Light foi privatizada em maio de 1996, após um leilão na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. A partir daí, seu controle acionário passava a um consórcio formado por três multinacionais e pela Companhia Siderúrgica Nacional.

Durante o século 21, a Light passou por uma série de reestruturações societárias, marcadas por compras e vendas de pedaços da sociedade. Atualmente, a Light é uma empresa privada, sociedade anônima cotada na Bolsa de Valores de São Paulo.


Diretoria

Raimundo Nonato Alencar de Castro (Diretor Presidente)

Alessandra Genu Dutra Amaral (Diretora)

Carla Ferreira Medrado (Diretora)

Daniel Campos Negreiros (Diretor)

Déborah Meirelles Rosa Brasil (Diretora)

Gisomar Francisco de Bittencourt Marinho (Diretor de Relações com Investidores)

Thiago Freire Guth (Diretor)


Conselho administrativo

Firmino Ferreira Sampaio Neto (Presidente do Conselho – Conselheiro Independente)

Ana Amelia Campos Toni (Vice Presidente do Conselho – Conselheira Independente)

Abel Alves Rochinha (Conselheiro Independente)

Carlos Vinicius de Sá Roriz (Conselheiro Independente)

Hélio Paulo Ferraz (Conselheiro Independente)

Lavinia Hollanda (Conselheira Independente)

Vanessa Claro Lopes (Conselheira Independente)

Wilson Martins Poit (Conselheiro Independente)

Yuiti Matsuo Lopes (Conselheiro Independente)


Principais concorrentes

Energias do Brasil (ENBR3)

Afluente Transmissão de Energia (AFLT3)

Alupar (ALUP3, ALUP4, ALUP11)

Cemig (CMIG4)

CPFL Energia (CPFL3)

Eletrobras (ELET6)

Equatorial (EQTL3)

Eneva (ENEV3)

Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE4)

Elektro (EKTR4)

Energisa (ENGI11)

Engie (EGIE3)

AES Tietê (TIET3, TIET4, TIET11)

Neoenergia (NEOE3)

Renova Energia (RNEW11)

Taesa (TAEE3, TAEE4, TAEE11)

Transmissão Paulista (TRPL3, TRPL4)


Perspectiva para o futuro

Em sua história centenária, a Light se consolidou enquanto empresa do setor de energia elétrica, responsável por atuar nos segmentos de geração, distribuição e comercialização de energia no estado do Rio de Janeiro.

O Grupo Light é composto pela holding Light S.A. e suas controladoras diretas: Light Serviços de Eletricidade S.A., Light Energia S.A., LightCom Comercializadora de Energia S.A., Light Conecta Ltda, Light Soluções em Eletricidade Ltda, Instituto Light e outras controladoras, como a lightger S.A., Amazônia Energia Participações S.A., Axxiom Soluções Tecnológicas S.A. e Energia Olímpica S.A.

Durante toda a existência da empresa, a Light passou por vários momentos de reestruturação societária, que possibilitaram a aquisição de outras empresas e de serviços. O processo de reorganização da dívida da empresa foi uma melhoria implantada para alavancar o perfil da companhia.

Light - LIGT3

Durante a pandemia da Covid-19, as ações da empresa sofreram uma queda de aproximadamente 70% e a companhia chegou em 2020 com valor de mercado abaixo dos R$3 bilhões. Entretanto, a empresa conseguiu uma negociação de ações que aumentou o capital social da empresa para R$4.051 milhões.

A Light S.A. é uma empresa presente em 31 municípios do Rio de Janeiro, atendendo uma região com mais de 10 milhões de pessoas e cerca de 4 milhões de clientes. A empresa entende ser parte da cidade e do estado do Rio de Janeiro, e se propõe a continuar a caminhada de acompanhamento e oferecimento de serviços essenciais que permitam o desenvolvimento econômico, social e cultural dos lugares em que atua.

Enquanto empresa fornecedora de serviços para a população em geral, a Light trabalha de forma a preservar o seu compromisso de prestar serviços à população de forma eficiente e transparente, para todos os clientes cativos e livres.


Composição acionária

LIGT3 Acionista Percentual
1 Samambaia FIA 20,01%
2 Santander PB FIA 1 10,16%
3 Verde 5,01%
4 Demais acionistas 64,82%