Localiza

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  2,7 de 5
Gestão:
  4 de 5
Ticker RENT3
Fundador José Salim Mattar Júnior, Eugênio Pacelli Mattar, Antônio Claudio Brandão Resende e Flávio Brandão Resende
Presidente da empresa Eugenio Pacelli Mattar
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuí dividendos aos seus acionistas consecutivamente desde 2005. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Selo de Excelência em Franchising – Associação Brasileira de Franchising (ABF) / XXIV Prêmio Top of Mind / Marcas Mais Valiosas do Brasil – 22º lugar – Isto É Dinheiro / Empresas Mais Inovadoras do Brasil (Ranking Valor Inovação) – 2º lugar na categoria Transporte e Logística / Melhor locadora de carros pelo Prêmio Viaja São Paulo 2018
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1973
Ano do IPO 2005
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Localiza
Principais produtos

A empresa atua em 3 segmentos:

  • Divisão de Aluguel de Carros: aluguel de carros em agências localizadas em aeroportos e fora de aeroportos por empresas, pessoas físicas em negócios ou lazer, motoristas de aplicativos, seguradoras e montadoras;
  • Divisão de Gestão de Frotas: terceiriza frotas para empresas com base em contratos de longo prazo (2 a 3 anos);
  • Localiza Seminovos: vende os carros usados principalmente para o consumidor final após o aluguel e estima o valor residual dos carros.

O que a empresa faz?

A Localiza é uma empresa do segmento de aluguel de carros, atuando em vários segmentos deste subnicho. Nesse sentido, ela atua de forma variada, com aquisição, aluguel e venda de seminovos, sem contar a gestão e terceirização de frotas. Em síntese, a Localiza possui 4 divisões que atuam conjuntamente no seu negócio.

A Companhia possui determinadas características que garantem vantagens competitivas importantes no seu mercado:

  • Plataforma integrada de negócios: aumenta a sinergia entre seus 4 pilares
  • Presença nacional: oferece ampla cobertura dos serviços em todo o Brasil
  • Relacionamento diferencial com as montadoras: favorece um de seus ramos de vendas
  • Tecnologia e informação: forte implementação de recursos tecnológicos nos seus serviços
  • Marca reconhecida globalmente: auxilia na confiança e solidez perante os fornecedores e clientes

Localiza - RENT3

Linhas de Negócios

Localiza Hertz

Localiza - RENT3

A Localiza Hertz é o braço da empresa que trabalha com o aluguel de carros comumente chamado de Rent A Car (RAC). Nesse contexto, o aluguel ofertado ocorre tanto para indivíduos quanto para empresas. No segmento de aluguéis a frota total disponível é de quase 500.000 veículos, o que corresponde à cerca de 50% do total do mercado de aluguel de veículos nacional.

Para que isso se tornasse possível a Localiza Hertz estabeleceu cerca de 100 agências localizadas em aeroportos, as quais colaboram com quase um terço de sua receita oriunda de aluguel de carros. Em contrapartida, ela possui mais de 430 agências fora de aeroportos, distribuídas em mais de 350 cidades no Brasil. Com base nestes números temos a Localiza como a maior rede de aluguel de carros na América do Sul em número de agências.

Localiza - RENT3

Localiza Fleet

Localiza - RENT3

A Localiza trabalha também na gestão e terceirização de frotas para empresas e outras entidades. De maneira simplificada o modelo de atuação consiste na concessão de frotas de veículos para uso corporativos para outras empresas. Os contrato deste tipo possuem duração média de 2 e 3 anos, o que gera uma receita recorrente para a empresa.

A gestão de frotas é sinônimo de baixa necessidade de capital investido o que mantém as frotas com um custo fixo relativamente baixo consequentemente. Mais do que isso, a Localiza Fleet possui uma frota de veículos com variados modelos, cores e de diversas marcas, tudo para oferecer uma solução personalizada de acordo com as necessidades de cada cliente.

Localiza - RENT3

Outro ponto interessante, é que esse setor da empresa opera com foco na ampla implementação constante de tecnologia. Sob esse ponto de vista, a empresa disponibiliza uma frota inteiramente conectada, e assim, ela consegue, por exemplo, repassar relatórios de monitoramento de frotas personalizados. Isso tudo é possível pelo fato da empresa possuir a startup Mobi7, que criou um laboratório interno para desenvolvimento de soluções de telemetria e de inovações tecnológicas.

Em suma, ela disponibiliza aplicativos fáceis e intuitivos que conectam usuários ao gerenciador de frota, permitindo que os clientes resolvam possíveis problemas e tenham uma experiência agradável no processo.

Localiza - RENT3

Localiza Franchising

O seguimento de franquia possui objetivo fundamental de expandir os negócios da rede Localiza em diversos áreas do país, aumentando o valor e a representatividade da marca. Com cerca de 100 agências no Brasil e 80 no exterior, o modelo de franquias aumenta a capilaridade da atuação da marca, gerando valor para si mesma e para seus franqueados.

Localiza - RENT3

Localiza Seminovos

A Localiza Seminovos atua com a venda de veículos seminovos após o uso dos mesmos em operações como o aluguel de veículos. Essa categoria é de extrema importância. A atuação da Localiza neste mercado se da por meio da desativação dos carros usados que foram anteriormente alugados e em um próximo momento a comercialização dos mesmos, em sua maioria, diretamente para consumidores finais através de uma rede própria de lojas. Desse modo, ela maximiza o valor de recuperação desses ativos e reduz a depreciação dos carros e o investimento líquido para renovação da frota, uma vez que a despesa de vendas da rede própria de lojas é inferior ao desconto requerido por revendedores.

A Localiza Seminovos possui boa assertividade na estimativa de preços dos veículos e assim gera maior fidelização e ótimos índices de recompra pelos clientes. Sua atuação é ampla, e as mais de 124 lojas estão distribuídas em mais de 85 cidades no Brasil. Além disso, ela ainda conta com o canal online de vendas para impulsionar seus negócios. O modelo é ainda mais otimizado por contratos de isenção tributária, deixando a empresa a frente, no quesito preço, em comparação com outras empresas.

Localiza - RENT3


Breve história da empresa

Localiza - RENT3

A história da Localiza nos remete ao ano de 1973, quando a empresa iniciou suas atividades de aluguel de carros com apenas 6 fuscas usados e financiados, no centro de Belo Horizonte-MG.

Incrivelmente, no final da década de 70 a Localiza já se expandia de forma rápida, alcançando as capitais Vitória, Rio de Janeiro, Salvador, São Luiz e Fortaleza, diferentemente de seus concorrentes que concentravam as operações basicamente no sudeste.

Em 1981, ela já contava com negócios em 11 capitais brasileiras, assumindo a liderança nesse mercado brasileiro e alcançando, no ano seguinte, a incrível marca de 1000 carros para serem alugados.

Localiza - RENT3

Em 1984, a Companhia dá um passo a frente em sua expansão nacional e cria o modelo de franquias, através da Localiza Franchising. Pouco tempo depois, em 1991, ela dá início nas operações de venda dos carros usados para renovação da frota, por meio da Localiza Seminovos, algo que viria a ser uma peça fundamental no seu negócio. Ainda na década de 90, os sócios fundadores venderam um terço do capital da Companhia para o DLJ Merchant Banking e assim, passa a acessar o mercado de capitais internacional. Nesse mesmo ano, ela constitui a Total Fleet, que seria responsável pelos negócios de gestão e terceirização de frota.

O primeiro passo para abertura de capital na bolsa brasileira ocorreu em 2005, após realizar registro de Companhia aberta na CVM. Nesse mesmo ano, a DLJ vendeu a totalidade de sua participação na Localiza e assim, no dia 23 de maio de 2005, ela realiza a oferta pública inicial de suas ações, oferecendo mais de 21 milhões de ações.

Localiza - RENT3

Mais de 10 anos depois, agora em 2017 a Localiza realizou uma parceria estratégica com a empresa americana Hertz, assumindo todas as operações de aluguel de carros da Hertz no Brasil. Em decorrência do sucesso de suas operações e de sua expansão nacional, a empresa em 2018 ultrapassou a marca dos 220 mil carros distribuídos em mais de 580 agências em mais de 6 países da América do Sul. De acordo com os dados da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis, a Localiza é a líder do mercado brasileiro de aluguel de carros, demonstrando toda excelência que foi construída ao longo dos mais de 45 anos de história.

Localiza - RENT3


Diretoria

Eugênio Pacelli Mattar (Diretor Presidente)

Maurício Fernandes Teixeira (Diretor de Finanças e de Relações com Investidores)

João Alberto Mazoni Andrade (Diretor Executivo – Localiza Fleet)

André Luiz Lopes Petenussi

Bruno Sebastian Lasansky

Daniel Guerra Linhares

Elvio Lupo Neto

Heros di Jorge

João Hilário De Ávila Valgas Filho

Suzana Fagundes Ribeiro de Oliveira


Conselho administrativo

Oscar de Paula Bernardes Neto (Presidente)

José Galló (Vice-Presidente)

Eugênio Pacelli Mattar

Maria Letícia de Freitas Costa

Paulo Antunes Veras

Pedro de Godoy Bueno

Roberto Antônio Mendes


Principais concorrentes

Movida (MOVI3)

Unidas (LCAM3)


Perspectiva para o futuro

Como vimos, a Localiza possui uma marca muito reconhecida não só no Brasil mas em diversos países no mercado de aluguel de carros. Sua experiência e qualidade nos serviços são fatores fundamentais para evoluir ainda mais a marca e alavancar suas vendas. Nesse sentido, o marketing em diversos ambientes, bem como as ofertas e vantagens nos seus serviços devem ampliar para cada vez mais aumentar sua base de clientes.

Localiza - RENT3

Nitidamente, o mercado de aluguel de carros no Brasil ainda é pouco penetrado. Com isso, há uma boa oportunidade para a Localiza desenvolver seus serviços e acelerar seu crescimento no país. Além disso, a acessibilidade a este serviço é diretamente correlacionada com o desenvolvimento econômico, ou seja, com o aumento do poder de compra da população a empresa pode ser beneficiada no longo prazo. Da mesma forma, isso pode ser observado com o número de veículos por pessoa, e a partir da expansão econômica e desenvolvimento social, a empresa tende no futuro a elevar sua receita com venda de seminovos.

Localiza - RENT3

Por fim, é importante que a empresa mantenha sua posição de liderança no mercado com excelência operacional e experiência de atuação num ramo no qual seus gestores trabalham possuem enorme qualificação. A Localiza deverá manter ou até mesmo ampliar seus investimentos substanciais em tecnologia para entregar produtos diferenciados, exclusivos e de maior valor agregado aos seus clientes.


Composição acionária

RENT3 Acionista Percentual
1 Antônio Cláudio Brandão Resende 6,00%
2 José Salim Mattar Júnior 5,51%
3 Eugênio Pacelli Mattar 5,13%
4 BlackRock Inc. 5,00%
5 Flávio Brandão Resende 4,74%
6 Ações em Tesouraria 0,37%
7 Free Float 73,25%