Lojas Americanas

Informações atualizadas em 15/02/2023

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4 de 5
Gestão:
  4 de 5
Ticker AMER3
Fundador Max Landesmann, John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger
Presidente da empresa Miguel Gomes Pereira Sarmiento Gutierrez
Alavancada? Não
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos consecutivamente desde 2003. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Prêmio Black Friday de Verdade 2018 / Comércio Eletrônico – Grandes Operações de Eletrônicos / Os Poderosos do Varejo Globa 2012
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1929
Ano do IPO 1940
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Sim
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Lojas Americanas
Principais produtos

Atualmente as Lojas Americanas operam com quatro modelos de lojas, nas quais há comercialização de uma variedade de produtos, como:

  • Brinquedos;
  • Utilidades domésticas;
  • Acessórios gamers;
  • Eletroportáteis;
  • Ferramentas;
  • Malas e mochilas;
  • Itens de decoração;
  • Artigos de cama, mesa e banho;
  • Itens para esporte e lazer;
  • Produtos de beleza e saúde;
  • Roupas e acessórios de moda, entre outros.

O que a empresa faz?

A Americanas é uma empresa de setor de consumo cíclico que atua no segmento de produtos diversos. Ao todo, a Companhia possui mais de 1700 lojas espalhadas pelas cinco regiões do Brasil, além do Distrito Federal, totalizando 500 cidades.

Lojas Americanas - LAME3, LAME4

Classificada como uma das maiores empresas de varejo, a Americanas trabalha com a perspectiva de lojas físicas e comércio eletrônico, onde disponibiliza mais de 60.000 itens de venda na loja Tradicional e, aproximadamente, 15.000 itens por meio da loja Express.

Em 2006, a empresa realizou a fusão entre a Americanas.com, e o portal eletrônico Submarino. Após a fusão surgiu a B2W Digital – empresa que atua com o propósito de conectar pessoas, produtos, serviços e negócios em uma única plataforma digital, sendo líder na América Latina. Além da Americanas.com, a B2W administra marcas importantes, como Submarino, Shoptime e SouBarato.

Lojas Americanas - LAME3, LAME4

O modelo de negócios da empresa é pautado em uma abordagem única, que reúne inovação nas plataformas digitais e potencialização dos serviços prestados. O conjunto de estratégias da Companhia resulta no que a empresa chama de Universo Americanas, onde as lojas físicas e as plataformas digitais trabalham de forma complementar entre si. Prova disso é o slogan da empresa “Tudo. A toda hora. Em qualquer lugar”.

Universo Americanas

De forma geral, o Universo Americanas é a combinação entre as plataformas físicas, digital e o motor de inovação da empresa. A denominação foi propícia por conta de, ao longo do tempo, a Companhia ter desenvolvido plataformas que se complementam em vários aspectos, levando dinamismo e conforto aos clientes.

Lojas Americanas - LAME3, LAME4

Com isso, o Universo Americanas funciona a partir de três horizontes distintos, sendo eles:

  • Horizonte 1 – Leva em consideração a plataforma física e conta com: forte geração de caixa; sucessivo crescimento e contínuas melhorias;
  • Horizonte 2 – Pautado nas operações da plataforma digital. O principal motivador deste horizonte é o crescimento acelerado e as constantes inovações;
  • Horizonte 3 – Representa o capitaneado IF – Inovação e Futuro, ou seja, leva em consideração o futuro do Universo Americanas, com a expectativa de novos negócios e inovações.

Plataforma Física

O modelo de plataforma física das lojas Americanas possui cinco formatos distintos: Tradicional, Express, Ame Go, Conveniência e Digital. Casa formato apresenta características próprias e produtos específicos que são comercializados aos clientes.

Lojas Americanas - LAME3, LAME4

As lojas Tradicionais, por exemplo, são espaços amplos, que contam com 45 departamentos, onde a Americanas comercializa produtos, como:

  • Utilidades domésticas;
  • Brinquedos;
  • Games;
  • Bombonière;
  • Perfumaria;
  • Papelaria;
  • Eletroeletrônicos;
  • Higiene pessoal;
  • Vestuário;
  • Dentre outros.

Já o formato Express é uma modalidade onde a empresa apresenta espaços de vendas em locais que possuem maior demanda e procura dos consumidores. Ao todo, são mais de 15 mil itens comercializados pelo Express, em espaços de vendas com 400 metros quadrados e, além disso, que atuam por meio da logísticas just in time.

Por outro lado, a Ame Go é uma opção que permite ao consumidor comprar produtos voltados para conveniência, sem que haja a necessidade de enfrentar filar ou checkouts. São lojas autônomas que funcionam em espaços de 50 m², com tecnologia exclusiva no Brasil.

Por meio da marca local, o formato conveniência é uma espaço destinado a venda de produtos voltadas para conveniência alimentar. Além disso, com área de 100 m² e reposição de estoque diária, o formato possui sortimento de até 3.000 itens.

Lojas Americanas - LAME3, LAME4

Por fim, o mais recente formato de plataforma física da empresa é a Americanas Digital. Neste formato, a empresa trabalha, especialmente, com eletroeletrônicos, em uma área aproximada de 70 m². Um fator interessante do formato Americanas Digital é o Hub de serviços, onde é possível a oferta de créditos, venda assistida, seguros e as soluções O2O.

Plataforma Digital

A plataforma digital funciona a partir da B2W Digital, empresa que surgir por meio da fusão entre a Americanas.com e o portal eletrônico Submarino. Atualmente, a plataforma é líder em vendas pela internet na América Latina e conta com a logística de conectar pessoas, negócios, produtos e serviços.

Lojas Americanas - LAME3, LAME4

Ao todo, a Lojas Americanas detém, como acionista, de 61,42% de controle da B2W Digital. Inclusive, as ações da empresa estão negociadas no Novo Mercado – o mais alto índice de governança da Bolsa de Valores – por meio do código BTOW3.

Entre as principais características da plataforma está a operação de marketplace em constante crescimento, além da oferta de produtos tecnológicos, de logística, distribuição, pagamentos e atendimentos ao cliente.

Americanas.com

Lojas Americanas - LAME3, LAME4

A plataforma online de vendas das Lojas Americanas é uma das maiores do Brasil, com mais de 40 categorias disponíveis para compra. Em síntese, a plataforma oferece opções diversas para que os clientes possam realizar compras, como seleção no próprio site da Companhia, pelo app ou, ainda, nos variados quiosques de vendas instalados nas lojas. Após a compra, o cliente tem a opção de retirar os produtos nas mais de 1.700 Lojas Americanas ou receber a mercadoria em casa.

Submarino

Lojas Americanas - LAME3, LAME4

Referência na venda de livros, games, e artigos tecnológicos e de entretenimento, o Submarino é uma marca digital que oferece produtos atualizados e com alto nível de qualidade. Uma das vantagens do portal eletrônico é a facilidade de navegar pelo site, além da rápida entrega dos produtos quando solicitados pelos clientes.

Shoptime

Lojas Americanas - LAME3, LAME4

O Shoptime é uma plataforma onde é possível assistir, 24 horas por dia, todos os dias da semana, a demonstração de produtos ao vivo. Atualmente, a plataforma é o maior canal de home shopping da América Latina e conta com itens exclusivos e soluções úteis para o dia a dia.

A plataforma opera por meio de marcas próprias, como Casa & Conforto – especializada em cama, mesa e banho; Fun Kitchen – especialista em eletroportáteis; La Cuisine – oferece produtos de utilidades domésticas e, por fim, a Life Zone – focada em esporte e lazer.

Sou Barato

Lojas Americanas - LAME3, LAME4

O Sou Barato é o outlet da Americanas.com. Na plataforma é possível comprar variados produtos reembalados, produtos usados e novos, todos com garantia. Ao todo, são mais de 22 mil produtos, disponibilizados em 20 departamentos. Um ponto importante é que o Sou Barato oferece descontos que chegam a 60%.

Inovação

A Americanas trabalha com a perceptiva da IF – Inovação e Futuro, classificada como o fator que impulsiona o Universo Americanas. Dentre os principais propósitos de atuação da IF, estão:

  • Elaborar novos negócios;
  • Impulsionar iniciativas já trabalhadas pela empresa;
  • Investir em startups;
  • Alavancar novas oportunidades, como as operações de M&A.

Lojas

Lojas Americanas - LAME3, LAME4

A Americanas possui, ao todo, 1705 lojas espalhadas por todas as cinco regiões brasileiras, além de 4 centros de distribuição (Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Uberlândia).

O total de lojas no Brasil é distribuído da seguinte forma:

  • Centro-Oeste – 155;
  • Nordeste – 382;
  • Norte – 130;
  • Sudeste – 859;
  • Sul – 178;

Breve história da empresa

A história da Lojas Americanas começou com a ideia de quatro norte-americanos em criar uma loja que oferecesse preços baixos e produtos de qualidade. Assim, em 1929, John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger fundaram a primeira Lojas Americanas, em Niterói, com o slogan “Nada além de 2 mil réis”.

Lojas Americanas - LAME3, LAME4

A ideia dos empresários era trazer para o Brasil um modelo de loja que, na época, já era sucesso nos Estados Unidos e em países da Europa. Sucesso no exterior, o modelo de loja com preço acessível, obviamente, também foi um marco no comércio brasileiro. Prova disso foi que, já no final do primeiro ano de fundação da Americanas, a empresa já contava com quatro lojas: uma em São Paulo e três no Rio de Janeiro.

Já na década de 1940, a empresa se tornou uma sociedade anônima e, como resultado, abriu capital. Alguns anos mais tarde, em 1982, a Lojas Americanas passou a ter acionistas do Grupo Garantia, que entraram para a empresa como colaboradores.

Mudanças

Lojas Americanas - LAME3, LAME4

Em 1994, ocorreu a consolidação do Wall Mart Brasil S/A, uma “joint venture” que passou a deter 40% de participação das Lojas Americanas S.A. Além disso, na composição do capital, a Wall Mart Store Inc deteve 60% de participações na empresa. Dois anos depois, os 40% na “joint venture” foram vendidos para o Wall Mart Inc.

Logo, em 1998, a empresa francesa Comptoirs Modernes – que pertence ao Grupo Carrefour – comprou a participação acionária da Lojas Americanas na empresa Comércio e Participações S.A que, na época, detinha o controle acionário de 23 lojas de supermercado.

Lojas Americanas - LAME3, LAME4

Sendo assim, a Lojas Americanas saiu do segmento supermercadista por conta do lento processo de consolidação no mercado, que já contava com grandes empresas especializadas apenas neste setor. Com isso, a empresa decidiu por manter o foco de atuação apenas no negócio de lojas de descontos.

Já no ano de 1999, a Americanas deu um passo em inovação com a criação da Americanas.com, a plataforma de vendas digital da empresa. No mesmo ano, a venda de mercadoria pela internet foi impulsionada, agregando valor aos produtos e levando praticidade aos clientes.

Inovação e crescimento

Com a chegada dos anos 2000, a Americanas.com – controlada indireta da Americanas – aumentou o capital interno por meio da subscrição integral de empresas, como a Next International, Chase Capital Partners, The Flatiron Fund, Global Bridge Ventures e Mercosul Internet S.A.

Lojas Americanas - LAME3, LAME4

Em 2003, a Americanas inaugurou mais 13 lojas, incluindo mais cidades da região Sudeste e expandindo para a região Sul do país. Além disso, também foram inauguradas três lojas “Americanas Express”, conceito desenvolvido pela empresa para levar aos clientes comodidade na hora das compras.

O crescimento acelerado da empresa não parou e, em 2004, o processo de expansão ocasionou na abertura de mais 35 lojas, além da conclusão, em Barueri, do novo Centro de distribuição. O centro de distribuição foi construído para acompanhar o processo de desenvolvimento das lojas físicas quanto da loja virtual.

Lojas Americanas - LAME3, LAME4

O ano de 2005 chegou trazendo muita inovação para a Americanas. Isso porque, foram inauguradas mais 37 lojas, a companhia adquiriu um canal de tv, além do site de comércio eletrônico Shoptime. No mesmo ano, a Americanas criou a Financeira Americanas Itaú, por meio da joint venture com o Banco Itaú.

Expansão orgânica

Em 2006, a Americanas inaugurou mais lojas, seguindo o caminho da expansão orgânica. Naquele ano, foram mais 45 lojas que entraram para o portfólio da empresa. Além disso, foi inaugurada uma nova empresa, em parceria com o Submarino, a B2W Digital.

Lojas Americanas - LAME3, LAME4

Um ano depois, em 2007, a Lojas Americanas adquiriu a BWU – empresa controladora da marca Blockbuster Inc. no Brasil. Com isso, a Americanas já contava com 127 lojas pelos estados brasileiros.

Por fim, em 2016, a Americanas começou a investir em um modelo de loja diferenciado, que continha variedade de produtos, entretanto, era uma loja compactada com produtos escolhidos de forma cuidadosa e voltados para conveniência alimentar. A primeira loja com o modelo inovador foi inaugurada no bairro do Leme e, depois, na cidade do Rio de Janeiro e em São Paulo.

Lojas Americanas - LAME3, LAME4


Diretoria

Miguel Gomes Pereira Sarmiento Gutierrez (Conselheiro Efetivo e Diretor Presidente)

Carlos Eduardo Rosalba Padilha (Diretor de Relações com Investidores)

Maria Christina Ferreira Nascimento

Marcio Cruz Meirelles

Milena de Andrade Sacramento

Anna Christina Ramos Saicali

José Timotheo de Barros

Andrea Silva Barra 

Marcelo Pinto

Welington de Almeida Souza 

Celso Alves Ferreira Louro 

João Guerra Duarte Neto


Conselho administrativo

Carlos Alberto da Veiga Sicupira (Presidente)

Miguel Gomes Pereira Sarmiento Gutierrez

Cecília Sicupira

Claudio Moniz Barreto Garcia

Roberto Moses Thompson Motta

Paulo Alberto Lemann

Eduardo Saggioro Garcia

Sidney Victor da Costa Breyer

Paulo Veiga Ferraz Pereira


Principais concorrentes

Magazine Luiza (MGLU3)

Via Varejo (VVAR3)

Centauro (CNTO3)

Amazon


Perspectiva para o futuro

Como visto, não é à toa que a Americanas se enquadra como uma das maiores lojas varejistas do Brasil. A empresa possui um amplo arsenal de produtos que são disponibilizados de formas variadas para melhor atender o cliente. Além disso, a Companhia trabalha por meio da Plataforma Física e da Plataforma Digital, onde é possível encontrar empresas parceiras que são bastantes requisitadas no mercado, como o Submarino.

Além de estar presente em todos os estados brasileiros, a Americanas conta com uma plataforma digital onde os produtos são disponibilizados de forma acessível, por meio de um site dinâmico e de fácil acesso. Ao comprar, o cliente tem a opção de retirar o produtos nas lojas especializadas para o recebimento ou, ainda, a opção de receber a compra em casa, ponto que agrega valor à empresa.

Lojas Americanas - LAME3, LAME4

Evidentemente, as marcas atuantes da Americanas são fatores que contribuem para a continuidade da empresa como uma das líderes no setor varejista. Outro fator que impulsiona a Companhia para o constante crescimento é a adesão aos preços baixos e a oferta de produtos com qualidade, sendo acessível para todos os públicos e classes sociais.

Algo que podemos esperar é a potencialização na expansão orgânica, a fim de atingir mais cidade brasileiras. Portanto, a empresa deve trabalhar para melhorar ainda mais a oferta dos produtos e continuar investindo em maneiras de otimizar a oferta dos produtos aos clientes.

Portanto, sua projeção futura deve incluir transformação assíduas em tecnologia e expansão das plataformas digitais, promovendo maior abrangência e potencialização do número de vendas.


Composição acionária

AMER3 Acionista Percentual
1 S-Velame Adm de Recursos e Participações SA 15,20%
2 BRC S.à.r.l. 11,58%
3 Carlos Alberto da Veiga Sicupira 2,03%
4 Cathos Holding S.à.r.l. 1,09%
5 Free Float 69,88%