Lojas Marisa

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker AMAR3
Fundador Bernardo Goldfarb
Presidente da empresa Marcelo Pimentel
Alavancada? Sim
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuiu dividendos consecutivamente desde 2008 até 2015. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Premio as melhores lojas Diamante E-BIT 2010
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1948
Ano do IPO 2010
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Lojas Marisa
Principais produtos

A Marisa atua no segmento de varejo de produtos no segmento de vestuário. Dentre os principais produtos da companhia podemos citar:

  • Produtos genéricos de moda feminina;
  • Calçados;
  • Lingeries;
  • Jeans;
  • Bolsas;
  • Relógios;
  • Óculos;
  • Bijuterias;
  • Perfumes;
  • Vendas de vestuário e calçados masculino e infantil;
  • Cartão Marisa (private label).

O que a empresa faz?

A Maria S.A é uma das redes de lojas de vestuário mais conhecidas do Brasil, especializada em moda feminina e moda íntima feminina. No Brasil, foi pioneira à utilizar, em 1999, o sistema de vendas online (e-commerce), atingindo o público de cidades onde a empresa não possuía loja física.

Lojas Marisa - AMAR3

Além de moda feminina, a Marisa também oferece vasta opção, com departamento de vestuário masculino e infantil. O principal foco de atuação da marca – famosamente conhecida pela slogan “De Mulher para Mulher” – é o quadro de mulheres da Classe C, entre 20 e 35 anos.

Atualmente, a empresa possui, aproximadamente, cerca de 150 milhões de clientes cadastrados e mais de 12 milhões de cartões próprios em circulação. Além disso, a empresa conta mais de 13.000 colaboradores, sendo 70% do quadro de funcionários composto por mulheres.

“De Mulher para Mulher”

As lojas Marisa, como também é conhecida a marca “Marisa”, comercializa produtos de todos os estilos e tendências da moda, segmentados por estilo de vida e, o mais importante, com preços realmente convidativos.

Lojas Marisa - AMAR3

De forma geral, a Marisa é lembrada, especialmente pelas mulheres, como uma empresa que possui marca jovem, sensual e moderna. Em 1999, com a criação da Marisa Virtual, a empresa se tornou a primeira no Brasil em oferecer venda online de artigos do vestuário feminino.

Dentro do Marisa Virtual é possível conferir todo o estoque de produtos da Companhia, como:

  • Acessórios femininos;
  • Calçados femininos;
  • Calçados infantil;
  • Moda feminina;
  • Moda íntima;
  • Moda masculina.

Facilidade na compra

A Marisa, também em 1999, começou a trabalhar com o Cartão Marisa, disponibilizando diversos benefícios e vantagens para as clientes. Ou seja, a Companhia possui forte presença no âmbito nacional, sendo reconhecida por grande parte das mulheres do país.

Lojas Marisa - AMAR3

A Companhia possui solidez, tanto nas lojas físicas, quanto no atendimento online e oferta possibilidades de crédito para quem deseja comprar seus produtos. No mercado de varejo, a Marisa é uma das lojas mais procuradas, justamente pela variedade de produtos que oferece, como:

  • Produtos genéricos de moda feminina;
  • Calçados;
  • Lingeries;
  • Jeans;
  • Bolsas;
  • Relógios;
  • Óculos;
  • Bijuterias;
  • Perfumes;
  • Vendas de vestuário e calçados masculino e infantil;
  • Cartão Marisa (private label).

Breve história da empresa

A história da Marisa tem início em 1948, com a fundação da loja Marisa Bolsas. Na época, a loja foi idealizada por Bernardo Goldfarb que, desde muito jovem, já estava imerso no mundo do empreendedorismo, por conta da loja de sapatos de seu pai.

Lojas Marisa - AMAR3

Desde o início, Goldfarb almejava criar algo que atendesse, principalmente, a Classe C da sociedade brasileira. Logo, a Marisa Bolsas caiu no gosto das consumidoras, porque oferecia produtos de qualidade e preços acessíveis. A princípio, a loja ficava localizada na Praça Ramos, no centro da cidade de São Paulo.

As lojas Marisa

O segmento de varejo voltado para o público feminino não era comum no Brasil dos anos 90. Assim, como pioneira no segmento, a Marisa aderiu ao quesito “ponta de estoque” na loja Marisa Malhas. Além disso, criou a “banca de exposição”, ou seja, as opções dos produtos expostos em vitrines, assim como ocorre nos dias de hoje.

Lojas Marisa - AMAR3

Em 1949, já eram três lojas da marca Marisa. Porém, a partir daquele ano, a empresa decidiu utilizar apenas o nome Marisa em todas as lojas. Assim, passou a vender produtos à pronta entrega em estoques com peças de grandes fabricantes.

Não demorou muito para que a empresa crescesse e se tornasse nacionalmente conhecida. O desenvolvimento gradativo e planejado fez da companhia uma das líderes no segmento de varejo. Além disso, o crescimento possibilitou que a empresa se expandisse para outras cidades, como Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Manaus e Recife. Em 1982, por exemplo, já existiam lojas da empresa em todas as regiões do Brasil.

Estratégia de crescimento

As lojas físicas já eram um verdadeiro sucesso em 1900, com unidades representativas em todas as regiões brasileiras. Assim, em 1991, a empresa conseguiu inaugurar a primeira loja dentro de um shopping center, na cidade de São Paulo. A inauguração alavancou ainda mais o crescimento das lojas Marisa, contribuindo para a estratégia de crescimento da empresa.

Lojas Marisa - AMAR3

Em 1999, a empresa começou um processo de rejuvenescimento e reforma. Ou seja, a expansão da loja aumentou a variedade de produtos que as lojas ofereciam, além de ampliar e modernizar todas as lojas com reformas e novos planos de negócios.

Após uma pesquisa de mercado, a Marisa sentiu que era preciso inovar ainda mais, principalmente em relação aos produtos oferecidos para toda a família. Nesse sentido, a empresa criou um novo conceito de lojas, batizando o modelo de Marisa & Família, conhecido hoje pelo conceito de “Ampliada”.

Lojas Marisa - AMAR3

A ampliação da visão de mercado foi o marco para o ingresso da Marisa nos segmentos de roupas masculinas e infantis, bem como artigos para cama, mesa e banho. Sendo assim, priorizando a camada de baixa renda, a Marisa tornou a vida dos consumidores mais fácil e prática, ofertando, em um só lugar, a maior variedade de produtos no varejo.

Cartão e loja virtual

Embalada pelo crescimento dos nichos de produtos, em 1999, a Marisa lançou o Cartão Marisa, pensado em oferecer condições de pagamento e crédito facilitado. O lançamento do cartão foi uma das estratégias de crescimento que a empresa utilizou para acelerar, ainda mais, a consolidação da marca no âmbito nacional.

Em seguida, no mesmo ano, a Marisa se tornou pioneira no segmento do varejo ao inaugurar a Marisa Virtual. A loja virtual possibilitou às clientes a facilidade em comprar e conferir os mais variados produtos das lojas de maneira online.

Lojas Marisa - AMAR3

Além disso, a Marisa investiu na exposição dos produtos, principalmente do vestuário feminino, segmento por “estilo de vida”. Ou seja, em cada espaço das lojas foram construídos ambientes que representavam os estilos de vida da mulher: estilo jovem, contemporâneo, clássico, aeróbica, surfwear, praia, etc.

Inovação e Modernidade

Em 2010, ampliando ainda mais os produtos oferecidos, a Marida lançou o segmento Marisa Lingerie, loja especializada na venda de roupas íntimas. A principal característica dessas lojas é o padrão arquitetônico inovador, com ambiente aconchegante e totalmente privativo.

A Marisa Lingerie oferece produtos que vão do básico ao sensual, com opções para moda íntima jovem, casual e clássica, bem como meias e pijamas. No mesmo ano, em 2010, a Marisa foi pioneira – mais uma vez – ao lançar o Sua Medida. Neste caso, a cliente podia medir seu corpo, inserir os dados no site da loja e receber sugestões de produtos de acordo com o tamanho e peso da pessoa.

Lojas Marisa - AMAR3

Hoje a Marisa conta com uma rede de lojas composta por 390 unidades em todos os estados do Brasil. A maioria das lojas, mais de 200, está localizada em shoppings centers. Estima-se que, anualmente, as lojas Marisa recebam mais de 140 milhões de


Diretoria

Marcelo Pimentel (Diretor Presidente)

Alberto Kohn de Penhas (Vice-Presidente de Operações e Vendas)

Marco Muraro (Vice-Presidente Comercial)

Adalberto Pereira dos Santos (Vice-Presidente Financeiro, Administrativo e Diretor de Relações com Investidores)


Conselho administrativo

Héctor Núñez

Márcio Luiz Goldfarb

Flavia Maria Bittencourt

Paulo Sérgio da Silva


Principais concorrentes

Lojas Renner (LREN3)

C&A (CEAB3)

CIA Hering SA (HGTX3)

Guararapes (GUAR3)


Perspectiva para o futuro

Como visto, a Marisa é uma das lojas varejistas mais bem consolidadas no mercado. Por meio do famoso slogan “De Mulher para Mulher”, a Companhia inova e permanece com o foco principal na Classe C, oferecendo produtos diversificados da moda feminina, tanto nas lojas físicas quanto no ambiente virtual.

Nesse sentido, a empresa busca constantemente investir na qualidade do produto e construir uma relação sólida com fornecedores. As lojas passam, de forma contínua, por renovação dos produtos, reformulação do site e comércio eletrônico, a fim de melhorar o atendimento e agilidade na oferta dos produtos.

Lojas Marisa - AMAR3

Nitidamente, a prestação de serviços por meio das lojas Marisa é acrescida com os mais de 2,5 milhões de cartões de crédito ativos, o que facilita a venda e os planos de compras. Além dos cartões, a Marisa oferece também empréstimos pessoais aos clientes, por meio da marca SAX, bem como produtos de seguros.

Portanto, algo que podemos esperar da Marisa é o intenso crescimento na oferta de produtos, principalmente nas plataformas digitais, onde a empresa tem investido de maneira assídua. A estimativa é que o mercado de vestuário e calçados cresça consideravelmente, além do crescimento do comércio eletrônico.


Composição acionária

AMAR3 Acionista Percentual
1 Rodrigo Terpins 4,68%
2 Denise Golfarb Terpins 4,72%
3 Décio Goldfarb 0,28%
4 R2m Fi Multimercado Investimento No Exterior 3,64%
5 Fany Rachel Goldfarb 0,35%
6 Ricardo Goldfarb 5,20%
7 Renata Goldfarb 5,18%
8 Marina Goldfarb 5,13%
9 Marcelo Goldfarb 4,74%
10 Roberta Goldfarb Philipsen 4,74%
11 Flávia Goldfarb Papa 4,74%
12 Márcio Luiz Goldfarb 4,81%
13 Michel Terpins 4,68%
14 Ticiana Terpins Strozenberg 4,68%
15 Cshg Dragster Ii Fim Cp Ie 0,36%
16 Ações em Tesouraria 0,07%
17 Free Float 42,01%