Lojas Renner

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4,6 de 5
Gestão:
  4,5 de 5
Ticker LREN3
Fundador Antônio Jacob Renner
Presidente da empresa Fábio Adegas Faccio
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos consecutivamente desde 1996. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Melhor Programa de RI / Melhor Desempenho em Ano de Crise (Large Cap) – 2º lugar / Revista América Economia Brasil – Ranking IGC 2016 / Best Retail Brands 2013 – Interbrand / Top of Mind – Revista Amanhã
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1965
Ano do IPO 2005
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Lojas Renner
Principais produtos

Os principais produtos da companhia são:

  • Revenda de produtos das marcas próprias;
  • Request;
  • Blue Steel;
  • Streetwear;
  • Vestuário em geral.

Além disto a companhia possui marcas próprias, dentre elas:

  • Camicado (Decoração e objetos domésticos);
  • YouCom (Roupas masculinas e femininas);
  • Ashua (Moda de formato Curve e Plus size);
  • Realize (Soluções financeiras, operadora dos cartões Renner).

O que a empresa faz?

A Lojas Renner é a líder no setor de varejo de moda no Brasil. Sendo assim, ela atua com foco na venda de itens de vestuário em geral para todos os públicos.

Além de suas 20 marcas próprias de roupas, a Renner não se mantém apenas no segmento de moda. Além da Renner – marca própria da Lojas Renner – a empresa também opera com mais duas marcas principais, a Camicado e a Youcom. Cada marca tem por objetivo transmitir personalidade, levando em consideração o conceito Lifestyles. 

Lojas Renner - LREN3

A companhia foi a primeira dentre as varejistas do Brasil a ter 100% das ações negociadas na B3, a bolsa de valores brasileira. Além disso, está listada no Novo Mercado, que representa o mais elevado grau de governança corporativa dentro da bolsa. 

Surpreendentemente, a gigante da moda é dona de um grupo de empresas que se estabelece em outros setores do mercado brasileiro. Uma de suas empresas, a Camicado tem como foco itens de decoração e objetos domésticos.

Lojas Renner - LREN3

Além das marcas próprias que a Lojas Renner possui, a empresa também trabalha com a Realize CFI – Crédito, Financiamento e Investimento. Ou seja, é a parte responsável pelo setor financeira da companhia, como o gerenciamento do Meu Cartão, bem como a disponibilização do Cartão Renner, SOS Casa, Seguros e Saque Rápido. 

Além disto, a Renner atua também em serviços financeiros por meio de seu cartão, através da Realize. Por meio das marcas próprias, a Lojas Renner oferece produtos voltados para diversos estilos e tendências da moda, separados por variados setores, como bazar, banho, cama, artigos para presente, móveis, artigos esportivos, etc. 

Lojas Renner - LREN3

Negócios da Lojas Renner

Renner

A Renner que a maioria de nós conhecemos é a maior varejista de moda no Brasil. Com foco no público entre 18 e 39 anos a gigante do varejo comercializa diversos acessórios de vestuário e moda em geral. Dentre os acessórios oferecidos em suas unidades podemos citar:

  • Relógios;
  • Perfumes;
  • Itens de maquiagem;
  • Acessórios de vestuário;
  • Roupas e vestuário no geral.

Além do varejo e comercialização de diversas marcas, a Renner conta com 20 marcas próprias de roupas.

Os produtos de suas marcas são voltados tanto para o público masculino quanto para o feminino. A empresa atende os mais variados públicos, prova disso é o seu marcante slogan: Você tem seu estilo, a Renner tem todos.

Lojas Renner - LREN3

Lojas Renner - LREN3

Camicado

Adquirida em 2011, a Camicado atua com a venda de itens de decoração para casa; utensílios de cozinha; mesa posta; eletroportáteis; cama, mesa e banho; entre outros.

Possui mais de 114 lojas físicas, atuando também com os canais de E-commerce e Marketplace. Nesse cenário, ela atua com alvo nas classes sociais A-, B e C+ com experiência de mais de 25 anos no mercado.Lojas Renner - LREN3

Youcom

A princípio a Youcom é uma marca com foco no público jovem entre 18 e 28 anos. Lançada em 2013, ela também consegue abranger as classes sociais A-, B e C+ nas mais de 100 lojas. Ainda assim, ela atua no E-commerce e representa cerca de 3% do lucro líquido consolidado da Lojas Renner.

Lojas Renner - LREN3

Ashua

A Ashua trabalha, principalmente, com moda de formato Curve e Plus size, incluindo tamanhos 46 a 54, para o público de 25 a 45 anos.

Lançada em 2016, possui ainda poucas lojas piloto no Sul e Sudeste do Brasil. Da mesma forma, alcança as classes sociais A-, B e C+ e atua através das vendas no E-commerce.

Lojas Renner - LREN3

Realize CFI

A Realize é uma instituição financeira própria da Lojas Renner atuante desde 2017. Nesse sentido, ela auxilia nas vendas do varejo por meio da oferta e gestão do Cartão Renner, Cartão Co-branded, seguros e assistências.

Além disso, sua plataforma tecnológica e flexível permite fidelizar os clientes de forma ágil para aumentar as vendas. Como resultado, a Realize conta com mais de 12 milhões de clientes aptos.

Lojas Renner - LREN3

Corpo Logístico

Atualmente a Renner apresenta 380 lojas da Renner, 114 da Camicado, e 101 da Youcom, além das 8 lojas piloto da Ashua, considerando sua distribuição em todos os países atuantes: Brasil, Argentina e Uruguai. Ademais, vale ressaltar que a maioria das lojas da empresa está situada em Shoppings.

Lojas Renner - LREN3

Posicionamento de Mercado

Definitivamente, a Lojas Renner, dentre as varejistas de moda no Brasil, possui um amplo posicionamento de mercado. Sendo assim, ela consegue englobar um público desde a classe social C- até a A-. Portanto, a empresa abarca grande parte do consumo no setor varejista de moda.

Lojas Renner - LREN3


Breve história da empresa

A história da Lojas Renner nos remete ao ano de 1922, quando a Renner inaugurou, em Porto Alegre, um ponto de venda de artigos têxteis. Nesse período, a empresa fazia parte do grupo A. J. Renner e, após ampliar o portfólio de produtos, se estabeleceu como loja de departamento.

Logo depois, em 1965, o grupo A.J decidiu por tornar independentes suas empresas e, assim, surgiu a Companhia Lojas Renner S.A, que já contava com um expressivo crescimento coorporativo e busca pelos produtos.

Lojas Renner - LREN3

Expansão no Brasil

Posteriormente, na década de 90, a empresa começou a se especializar em moda e iniciou sua expansão para os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e para o Distrito Federal.

Como resultado de sua filosofia de encantamento: “não apenas satisfazer, mas superar as expectativas dos clientes”, a empresa se consolidou no mercado da moda.

Lojas Renner - LREN3

Mais adiante, em 2002, surgiu o slogan “Você tem seu estilo. A Renner tem todos.” e a companhia passou a trabalhar de forma coordenada, exibindo suas coleções que procuravam exibir 5 estilos de vida diferentes.

Após oferta pública de seu capital no Novo Mercado da Bovespa, em 2005, a Lojas Renner aprofundou seu plano de expansão. Com isso, foi possível abrir unidades nos estados de Pernambuco, Ceará e Bahia em 2006, e, 1 ano depois, a empresa iniciou suas operações na Região Norte.

Lojas Renner - LREN3

E-commerce da Renner

Em 2010, a Companhia deu um passo gigante e lançou o E-commerce da Renner, além de consolidar suas operações financeiras de empréstimo pessoal, saque rápido e oferta do cartão Renner.

Em seguida, a empresa seguiu suas operações de expansão, adquirindo a Camicado, em 2011, e lançando a Youcom, em 2013, com foco no público jovem em um ambiente de loja especializado. Logo depois, a empresa lançou a Ashua, em 2016, com foco no modelo Curve e Plus Size em lojas piloto no Brasil.

Além do Brasil

Mais recentemente, em 2017, a Lojas Renner deu um grande passo em sua história, inaugurando sua primeira loja fora do país, em Montevidéu no Uruguai.

Lojas Renner - LREN3

Atualmente, a empresa conta com 9 lojas no Uruguai, além de 4 lojas na Argentina, inauguradas em 2019. Por fim, a Lojas Renner possui um total de 600 lojas operando em território brasileiro e no exterior.


Diretoria

Fábio Adegas Faccio (Diretor-Presidente e Diretor Interino de TI e Gestão)

Clarice Martins Costa (Diretora de Recursos Humanos)

Laurence Beltrão Gomes (Diretor Administrativo e Financeiro e de RI)

Henry Costa (Diretor de Produto)

Fabiana Silva Taccola (Diretora de Operações)


Conselho administrativo

José Galló (Presidente do Conselho de Administração)

Osvaldo Burgos Schirmer (Vice-Presidente do Conselho de Administração)

Carlos Fernando Couto de Oliveira Souto

Fábio de Barros Pinheiro

Alexandre Vartuli Gouvea

Christiane Almeida Edington

Thomas Bier Herrmann

Juliana Rozenbaum Munemori


Principais concorrentes

Lojas Marisa (AMAR3)

C&A (CEAB3)

CIA Hering SA (HGTX3)


Perspectiva para o futuro

Evidentemente, a Lojas Renner possui marcas fortes no setor varejista de moda. Mais que isso, a consolidação de suas vendas para diversos públicos e para classes sociais distintas favorece o fortalecimento contínuo da empresa.

Com foco na qualidade de gestão e nos resultados de longo prazo, a Companhia tende a realizar expansões nos países em que atua. Portanto, ela frequentemente trabalha com metas de número de lojas e criação de valor, além de objetivos para melhorar os produtos e o desenvolvimento de forma sustentável e eficiente.

A Lojas Renner busca sua transformação tecnológica e ampliação da estratégia omnichannel, promovendo maior sinergia entre o canal online e as lojas físicas. Sob esse ponto de vista, ela já atua com a estratégia “clique e retire”, que possui grande potencial de aumento de vendas, e com pagamento móvel o qual agiliza as filas e melhora a experiência com o cliente.

Lojas Renner - LREN3


Composição acionária

LREN3 Acionista Percentual
1 J.P. Morgan Asset Management H.Inc. 6,82%
2 Schroder Investment Management Brasil Ltda. 5,32%
3 Ações em Tesouraria 0,40%
4 Free Float 87,46%