Locaweb

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4 de 5
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker LWSA3
Fundador Gilberto Mautner e Claudio Gora
Presidente da empresa Fernando Biancardi Cirne
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

Por conta do seu recente IPO, a Locaweb não possui histórico de distribuição de dividendos.

Prêmios Prêmio GPTW Melhores Empresas para Trabalhar em TI pela Great Place to Work.
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1998
Ano do IPO 2020
Setor de atuação Tecnologia da Informação
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da Locaweb
Principais produtos

A LocaWeb é referência no cenário de hospedagem de sites no cenário nacional. A empresa oferece serviços de internet e Tecnologia da Informação (TI), como:

  • Hospedagem de Sites;
  • Registro de Domínios;
  • Revenda Cpanel;
  • Revenda PLESK;
  • Cloud Server;
  • VPS Chanel;
  • Object Storage (Arquitetura de Armazenamento de Dados);
  • Email marketing.

O que a empresa faz?

A Locaweb é uma empresa do setor de Tecnologia da Informação que atua no segmento de programas e serviços. De forma geral, a companhia é especializada em hospedagem de sites, serviços de internet e computação em nuvem, sendo referência no setor, tanto em território nacional, quanto na América Latina.

Locaweb - LWSA3

No Brasil, por exemplo, a Locaweb foi a primeira companhia a disponibilizar serviços de hospedagem de site. Os serviços de internet estão distribuídos em seis unidades de comercialização, sendo elas:

  • All iN
  • Delivery Direto
  • Locaweb Corp
  • Locaweb Pro
  • Locaweb Serviços de Internet0
  • Yapay
  • Tray

Serviços ofertados

Por ser uma empresa do segmento de tecnologia, mais especificadamente de hospedagem de site e servidores seus produtos como um todo são todos no ramo de TI (Tecnologia da Informação).

Os serviços oferecidos pela LocaWeb são:

  • Hospedagem de Sites;
  • Registro de Domínios;
  • Revenda Cpanel;
  • Revenda PLESK;
  • Cloud Server;
  • VPS Chanel;
  • Object Storage (Arquitetura de Armazenamento de Dados);
  • Email marketing.

Atualmente, a empresa possui mais de 14 mil servidores cloud e conta com 5,5 milhões de caixas postais, além de 19 mil desenvolvedores parceiros. Ao todo, a empresa atende cerca 350 mil clientes, que se beneficiam dos serviços e soluções da empresa.

Locaweb - LWSA3

O polo da Locaweb está localizado no estado de São Paulo, com um data center formada por 25 mil servidores, que cuidam de todos os dados da empresa. Além disso, a companhia possui unidades em Marília ( São Paulo), bem como em cidades de Recife e Curitiba.

Hospedagem de site e domínio

Em síntese, a Locaweb fornece hospedagem de sites e revenda de hospedagens. A criação de sites, por exemplo, inclui uma ferramenta completa para criação de sites, com templates prontos e imagens profissionais. Além disso, o serviço oferece:

  • Registro de Domínio e SSL (grátis no primeiro ano de contratação);
  • Recursos para Sites Transparência;
  • Espaço em Discos e Bancos de Dados;
  • Instalador de Apps.

Breve história da empresa

A história da Locaweb teve início em 1998, depois de um investimento de apenas R$ 30 mil. Em seu início os fundadores, Gilberto Mautner e Claudio Gora, começaram quase que do ZERO com uma estrutura total de um servidor em uma única sala.

Locaweb - LWSA3

Gilberto Mautner

Na época, o negócio de Hosting, serviu para ampliar os demais negócios da empresa. Além disso, a ideia inicial foi o pilar para criar a rede de desenvolvedores e impulsionar a marca Locaweb, como a conhecemos hoje.

Ou seja, no início da fundação, a empresa prestava serviços bem diferentes dos que são fornecidos hoje, focando apenas em uma hospedagem mais simples sem os demais serviços que foram aprimorados e incrementados ao longo dos anos.. Na época, em 1988, a empresa tinha como missão construir uma plataforma que conectasse fornecedores da indústria têxtil no ambiente digital.

Locaweb - LWSA3

Claudio Gora

Entretanto, a ideia não seguiu adiante, já que os retornos financeiros não estavam superando os investimentos realizados. A partir disso, Gilberto Mauther e Claudio Gora tiveram a ideia de tornar a plataforma digital em um espaço que outras empresas tivessem a possibilidade de criar o próprio site. Ou seja, era uma sublocação das funções da plataforma.

Crescimento acelerado

Os fundadores sabiam que o crescimento e retorno financeiro viriam, mas não esperaram que o avanço da empresa acontecesse de forma tão rápida. Isso porque, com apenas 2 anos de funcionamento, no ano 2000, a plataforma alcançou 10 mil clientes.

No ano seguinte, em 2001, a empresa começou a oferecer, para o mercado, soluções de data center e serviços de e-mail. Com isso, a Locaweb chamou atenção de várias empresas, de diferentes tamanhos. Assim, foi criada a Locaweb IDC (Internet Data Center), antecessora da atual Locaweb Corp.

Locaweb - LWSA3

Já em 2006, temendo o aumento do valor da tecnologia, Gilberto e Claudio decidiram criar o próprio data center, na época, com 4 mil servidores. Além disso, a empresa ampliou o quadro de colaboradores, passando a contar com 300 funcionários.

Cloud computing

O ano de 2008 foi de inovação para o Locaweb. Isso porque, a empresa se tornou pioneira no Brasil ao oferecer armazenamento de dados em nuvem (cloud computing) para outras empresas. Em 2010, a Locaweb aumentou a capacidade de hospedagem de dados e lançou o segundo data center, com capacidade para 25 mil servidores, sendo um dos maiores da América Latina.

Locaweb - LWSA3

Em 2012, a empresa elaborou uma estratégia de aquisições a partir da compra da Tray. Com isso, a companhia iniciou os serviços no mercado de e-commerce. Em 2013, a Locaweb fez mais uma aquisição, dessa vez, da plataforma de marketing de relacionamento digital, AlliN.

Aquisições e abertura de capital

Seguindo a linha de fortalecimento da estratégia de aquisições, em 2018, a Locaweb Corp  passou a ser integrada pela Gluster2Go, empresa especializada em soluções de Data Center. Naquele ano, a empresa comemorava 20 anos de trajetória.

Um ano depois, a companhia adquiriu a KingHost – empresa de serviços de internet e hospedagem de site – e, no mesmo ano, comprou a Delirery Direto – empresa que atua no desenvolvimento de plataformas para delivery. Por fim, em 2020, a Locaweb abriu capital, entrando para a bolsa de valores brasileira.

Locaweb - LWSA3


Diretoria

Fernando Biancardi Cirne (Presidente)

Rafael Chamas Alves (Diretor Financeiro e Diretor de Relações com Investidores)

Guilherme Antonio Barreiro (Diretor de Unidade de Negócios)

Higor de Araújo Franco (Diretor de Unidade de Negócios)

Gustavo Gomes Salviano (Diretor de Tecnologia)


Conselho administrativo

Gilberto Mautner (Presidente)

Ricardo Gora (Vice-Presidente)

Claudio Gora

Flávio Benício Jansen Ferreira

Michel Gora

German Pasquale Quiroga Vilardo

Sylvio Alves de Barros Netto

Carlos Elder Maciel de Aquino


Principais concorrentes

Quality Software (QUSW3)

Sinqia (SQIA3)

IdeiasNet (IDNT3)

Totvs (TOTS3)

Linx (LINX3)


Perspectiva para o futuro

Como vimos, a Locaweb possui importante papel e relevância no setor tecnológico. Nitidamente, o mercado tecnológico no Brasil possui potencial de crescimento e inovação, onde a Locaweb se encontra preparada e bem posicionada no mercado para acompanhar a evolução.

Por meio do rápido crescimento e consolidação no setor de Tecnologia da Informação, a empresa demonstrou – através das aquisições e recente abertura de capital – estar apta a se manter consolidada no mercado de Hosting, disponibilizando amplo portfólio de produtos e serviços.

Locaweb - LWSA3

Inclusive, a companhia é hoje procurada por diversas empresas que buscam hospedagem de sites ou revenda de hospedagens. Ou seja, o reconhecimento da Locaweb é observado, principalmente, no forte potencial de cross-selling e up-selling que a empresa oferece, bem como sólida, fiel e diversificada base de clientes.

Portanto, o que podemos esperar para o futuro é o amplo desenvolvimento tecnológico dos polos da Locaweb, assim com o aumento da capacidade de armazenamento de dados que a empresa já possui. Com isso, a projeção futura da companhia deve incluir ainda mais serviços, voltado para o desenvolvimento ágil e seguro em plataformas digitais.


Composição acionária

LWSA3 Acionista Percentual
1 Michael Gora 7,81%
2 Ricardo Gora 7,81%
3 Andrea Gora Cohen 3,46%
4 Gilberto Mautner 7,81%
5 Claudio Gora 7,81%
6 Gic Private Limited 6,49%
7 Fourth Sail Capital Lp 5,67%
8 Ações em Tesouraria 0,03%
9 Free Float 53,11%