Mahle

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  3,7 de 5
Gestão:
  3,7 de 5
Ticker LEVE3
Fundador Irmãos Hermann e Ernst Mahle
Presidente da empresa Sergio Pancini de Sá
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos consecutivamente desde 2011. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Prêmio REI 2015 Autopeças / REI 2014 Powertrain / Nova Unidade De Potência Inovar-Auto
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1951
Ano do IPO 1977
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Mahle
Principais produtos

Os principais produtos fabricados pela empresa são componentes automotivos (veículos de passeio e comerciais), como:

  • Pistão;
  • Bielas;
  • Camisas;
  • Anéis;
  • Bronzinas;
  • Buchas;
  • Trem de válvula;
  • Filtros;
  • Radiadores;
  • Condensadores;
  • Compressores;
  • Ar condicionado.

A Mahle também desenvolve:

  • Sistemas de propulsão e eletrônica para trens de força elétricos;
  • Componentes mecatrônicos para motores pequenos;
  • ACG’s (geradores de corrente alternada);
  • Reguladores de tensão;
  • Sistemas de injeção de combustível;
  • Componentes para motores grandes.

O que a empresa faz?

A Mahle Metal Leve é uma empresa brasileira que faz parte do grupo de autopeças alemão MAHLE. O Grupo é referência na fabricação de autopeças, presente em grande parte do mercado mundial.

Atualmente, o Grupo conta com centros de pesquisa e desenvolvimento em países estratégicos, como Alemanha, Brasil, EUA, Japão, Grã-Bretanha, China e Índia.

Mahle - LEVE3

No Brasil, a Mahle Metal Leve é responsável pela fabricação e comercialização de filtros automotivos e componentes de motores à combustão. Um dos diferenciais da Companhia é o constante investimento em tecnologia, com o intuito de gerar mais qualidade e garantir o desenvolvimento dos processos de produção.

Os produtos da empresa são desenvolvidos de forma customizada, em grande parte, com o auxílio de clientes da Companhia. O portfólio da Mahle Metal Leve engloba variados produtos e soluções relacionados a montadoras de automóveis e peças para reposição.

Ao todo, o Grupo MAHLE  – que detém a empresa Mahle Metal Leve – está presente em mais de 160 locais e possui 16 centros de pesquisa e desenvolvimento, além de 170 plantas industriais. Os centros contam com, aproximadamente, 79 mil colaboradores e um grupo com mais de 5.000 engenheiros.

Mahle - LEVE3

A Mahle Metal Leve possui 4 unidades industrias em terras brasileiras e 1 na Argentina. Os principais produtos que a empresa oferece são:

  • Anéis;
  • Ar condicionado;
  • Filtros;
  • Pistão;
  • Radiadores;
  • Trem de válvulas;
  • Bielas;
  • Bronzinas;
  • Condensadores.

Mahle - LEVE3


Breve história da empresa

A história do Grupo MAHLE teve início em 1920, após os irmãos Hermann e Ernst Mahle fundarem, na Alemanha, a empresa especializada na produção de pistões de liga leve.

Com o passar dos anos, a empresa se fortaleceu e se expandiu, construindo centros de fabricação nos Estados Unidos, Europa, México, Brasil, China, Índia, Japão e Argentina.

Mahle - LEVE3

Sendo assim, Mahle Metal deu início nas atividades produção no Brasil, em 1951, quando Ernst Mahle se mudou para o país e se tornou sócio fundador da empresa. Com o auxílio de Ernst Mahle, a Mahle Metal construiu estratégias para que as operações da empresa fossem iniciadas.

De forma geral, os anos setenta e oitenta representaram um período de crescimento internacional para a empresa, onde a MAHLE passou pelo processo de globalização e especialização na indústria automotiva. Ambos os fatores deram à Companhia a chave para alcançar o sucesso no setor de atuação.

Em 1978, O grupo MAHLE passou a controlar a parte acionária da Cima Componentes Automotivos S.A. No mesmo período, a empresa deu início ao processo de construção da fábrica de produção, localizada em Mogi Guaçu, no estado de São Paulo. Com o fim da construção, a fábrica deu início às operações em 1981.

Mahle - LEVE3

Já em 1989, a empresa decidiu alterar a razão social da Companhia e passou a se chamar MAHLE Indústria e Comércio Ltda. Além disso, o início dos anos 90 veio carregado de desafios, onde os processos de produção automotiva exigiam qualidade e variação de produtos. Isso porque, a concorrência internacional era um dos principais fatores, tornando as peças mais caras e exigindo do mercado processos cada vez mais ágeis.

Inclusive, o atual nome da empresa – MAHLE Metal Leve – só se concretizou, em 1998, após a Metal Leve S.A transferir o controle acionário para a MAHLE GmbH. No mesmo período, a já formada MAHLE Metal Leve, realizou uma “joint venture” junto com a Miba da Áustria.

Crescimento

Com a chegada dos anos 2000, a empresa já se estabelecia como líder no desenvolvimento global, apesar da crise que assolava grande parte do mundo na época. Sendo assim, em 2008, o Grupo MAHLE já era um dos principias do mundo no setor automotivo e de motores.

Mahle - LEVE3

A expansão da empresa para outros países foi um marco ao longo da trajetória da Companhia. Em 2004, por exemplo, foi construída na Áustria a MAHLE Metal Leve GmbH, com o intuito de agregar nas importações da empresa. No Brasil, em 2005, o Grupo deu início à construção, na cidade de Jundiaí, do Centro de Tecnologia.

Já em 2007, a empresa realizou uma série de aquisições, inclusive internacionais. Dentre elas, a empresa adquiriu os ativos da Dona Indústria Ltda e da Establecimentos Metalurgicos Edival S.A, localizada na Argentina. No mesmo ano, a Companhia realizou mais aquisições na Argentina, aumentando o arsenal de produtos oferecidos.

Todo o processo de aquisições e expansão internacional foram pensados para que a MAHLE se estabelecesse como líder no mercado em que atua. Além disso, como uma das últimas ações da Compahia, MAHLE adquiriu participação majoritária na Behr, bem como 17.000 novos funcionários em mais de 38 locais de produção.

Mahle - LEVE3


Diretoria

Sergio Pancini de Sá

Christian Harald Binkert


Conselho administrativo

Peter Paul Wilhelm Grunow

Eduardo Augusto Rocha Pocetti

Reginaldo Ferreira Alexandre

Heinz Konrad Junker

Wolfgang Werner Ernst Fritz Fritzemeyer

Liliana Faccio Novaretti

Márcio de Oliveira Santos

Flávio Venturelli Helú

José Gomes Rodrigues da Silva

Walter Luis Bernardes Albertoni


Principais concorrentes

Iochpe-Maxion

Plascar Participações Industriais S.A.


Perspectiva para o futuro

Como visto, a MAHLE possui atuação global, sendo uma das empresas líderes no setor de fabricação de autopeças. Os diversos territórios ocupados pela empresa permitem o amplo conhecimento sobre tecnologias e meios para gerar produções cada vez mais competentes e atuais.

Nitidamente, a empresa trabalha em parceria com clientes e colaboradores afim de potencializar o desenvolvimento de novos produtos e garantir a fidelização do portfólio oferecido pela Companhia.

Mahle - LEVE3

Com isso, a MAHLE mantém a atenção e expansão de seus produtos, onde o investimento é destinado à construção de centros tecnológicos e aperfeiçoamento dos já existentes.

Como perspectiva para o futuro, é possível esperar que a empresa realize mais investimentos em tecnologia, com o intuito de aprimorar os processos de produção e dar continuidade a expansão internacional da Companhia, intensificando o número de colaboradores e clientes.


Composição acionária

LEVE3 Acionista Percentual
1 MAHLE Industriebeteiligungen GmbH 10%
2 MAHLE Indústria e Comércio Ltda. 60%
3 Conselheiros de Administração 0,05%
4 Free Float 29.95%