M. Dias Branco

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4,5 de 5
Gestão:
  4,2 de 5
Ticker MDIA3
Fundador Manuel Dias Branco
Presidente da empresa Francisco Ivens De Sa Dias Branco Júnior
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuí dividendos consecutivamente desde 2006.  Acesse para o conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Troféu Transparência e Melhores do Agronegócio 2017 / 21ª edição do Prêmio realizado pela ANEFAC
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1961
Ano do IPO 2006
Setor de atuação Consumo não Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. Fundamentos Mdias
  2. RI da empresa
Principais produtos
A empresa trabalha em três principais frentes de produtos:
  • Biscoitos;
  • Massas;
  • Trigo.
As vertentes de atuação da empresa são segmentadas, dentre elas os biscoitos possuem diversos tipos, onde a companhia oferece :
  • Recheados
  • Crackers e Água e Sal
  • Wafers,
  • Maria e Maisena
  • Secos e Doces
  • Amanteigados
  • Salgados
  • Rosquinhas e outros

Marcas da empresa

Para cumprir toda sua cartela de produtos, a empresa conta com diversas marcas dentre elas:
  • Fortaleza
  • Vitarella
  • Adria
  • Richester
  • Isabela
  • Finna
  • Amorela
  • Estrela
  • Pelaggio
  • Pilar
  • Puro Sabor
  • Zabet
  • Salsitos
  • Adorita
  • Medalha de Ouro
  • Bonsabor
  • Delicitos
  • Piraquê

O que a empresa faz?

A M. Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa líder no segmento em que atua, ou seja, venda de biscoitos e massas em geral. Presente em todos os estados brasileiros, a empresa possui mais de 65 anos de experiência no setor alimentício.

M. Dias Branco - MDIA3

Através das várias marcas que possui, como Vitarella, Piraquê, Medalha de Ouro, Richester, Fortalez, Finna e Adria, a M. Dias Branco comercializa biscoitos, farinhas, massas, farelo de trigo, margarinas, torradas e misturas para bolos.

Uma das características que agrega valor à empresa é a eficiência e verticalização, onde a Companhia é responsável pela produção de grande parte das matérias-primas que utiliza, além de controlar, também, os processos relacionados à distribuição dos produtos.

Em números, isso significa, por exemplo, que 85% da farinha de trigo que a empresa utiliza é produzida pela própria Companhia. Inclusive, por conta da fabricação de farinha de trigo, a empresa é considerada a terceira maior produtora do alimento no Brasil.

M. Dias Branco - MDIA3

Além disso, a M. Dias Branco também é responsável por produzir 98,7% da gordura vegetal utilizada nos processos de fabricação.

Ao todo, a empresa possui mais de 38 centros de distribuição em todo o Brasil, além de 15 plantas industriais e, aproximadamente, 14 mil colaboradores. Apesar da atuação geral em todo o Brasil, a M. Dias Branco possui maior participação nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

Dentre os principais produtos comercializados pelas 11 marcas que fazem parte da M. Dias Branco estão:

  • Recheados
  • Crackers e Água e Sal
  • Wafers,
  • Maria e Maisena
  • Secos e Doces
  • Amanteigados
  • Salgados
  • Rosquinhas e outros

M. Dias Branco - MDIA3


Breve história da empresa

A história da M. Dias Branco teve início em 1936, no Ceará. Manoel Dias Branco foi o responsável por adquirir uma padaria, a Imperial, e a partir da compra, passou a fabricar biscoitos, macarrão e pães da marca Imperial.

M. Dias Branco - MDIA3

A padaria cresceu e ampliou os serviços e Manoel Dias, consequentemente, investiu na instalação de maquinário próprio para a fabricação de macarrão da empresa. Ao mesmo tempo, o empresário decidiu, junto com os irmãos, abrir uma sociedade, empresa deram o nome de M. Dias Branco & Irmãos.

Com o crescente processo de produção, a simples padaria – que fabricava macarrão, pães e biscoitos – passou a ser uma fábrica especializada na fabricação de massas e biscoitos. Após dois anos, Francisco Ivens de Sá Dias Branco entrou para a sociedade dos irmãos e, com isso, a fábrica passou a se chamar M. Dias Branco & Cia ltda.

Crescimento

O crescimento da empresa foi marcado desde a fundação, com a rápida aceitação e consequente aumento da produção. Em 1954, a Companhia investiu em máquinas que fossem capazes de realizar a quantidade de demanda daquela época.

M. Dias Branco - MDIA3

Com o investimento, a empresa passou a funcionar em três turnos e, no mesmo ano, criou o primeiro grande triunfo da Companhia, a bolacha Pepita. Já na década de 1960, a empresa não parou de inovar, criando o mascote da fábrica, além da linha Extra-fina.

Com a chegada da década de 1970, a M. Dias Branco lançou um dos produtos mais aclamados na época, as bolachas cream cracker. Na mesma década, a empresa consolidou a participação produtiva nas regiões Norte e Nordeste do país.

No mesmo período a Companhia deu início à construção da Fábrica Fortaleza que, atualmente, é considerada uma das maiores da América Latina. A década foi finalizada com lançamento na empresa, onde a Companhia lançou a linha Rochester.

M. Dias Branco - MDIA3

A construção da Fábrica Fortaleza foi finalizada em 1980, no município do Eusébio (CE). Após cinco anos, a empresa concluiu a criação do Centro de Pesquisas e Análises e, em 1991, foi protagonista ao tornar o maquinário de produção robotizado, criando assim mais velocidade e eficiência em suas operações.

Verticalização e eficiência

A M. Dias Branco é responsável por grande parte das matérias-primas utilizadas e seus processos de fabricação. Sua verticalização começou ainda em 1992 quando a Companhia inaugurou uma instalação para moer trigo e produzir farinha e farelo de trigo, insumos de extrema importância em sua produção.

M. Dias Branco - MDIA3

Em 1999 a Companhia lançou o salgadinho Tot’s e, com a chegada dos anos 2000, a M. Dias Branco foi premiada com o título de melhor empresa do setor no Brasil. Nos anos seguintes, a empresa deu início à construção de uma nova unidade de moagem de trigo, expandindo os processos produtivos da Companhia.

Uma unidade industrial focada em produzir gorduras vegetais e margarinas foi inaugurada em 2002 e, no ano seguinte, a empresa realizou a aquisição da Adria Alimentos do Brasil Ltda. A partir da aquisição, diversas marcas foram acrescentadas ao portfólio da M. Dias Branco, como Adria, Basilar, Isabela e Zabet.

Aquisições

A M. Dias Branco ainda adquiriu, em 2008, a Alimentos Bomgosto Ltda – Vitarella. Os processo de aquisição foram intensificados, até que, no final de 2018, a empresa já havia adquirido as seguintes marcas: NPAP Alimentos S.A, Grupo Estrela, Moinho Santa Lúcia, Moinho de trigo do município de Rolândia e a companhia Piraquê (2018).

M. Dias Branco - MDIA3


Diretoria

Francisco Ivens De Sa Dias Branco Júnior (Diretor Presidente, Vice-Presidente Industria)

Rômulo Ruberti Calmon Dantas (Diretor Vice-Presidente Comercial)

Maria Das Gracas Dias Branco Da Escóssia (Diretora Vice-Presidente Financeira)

Maria Regina Saraiva Leão Dias Branco Ximenes (Diretora Vice-Presidente de Administração e Desenvolvimento)

Francisco Claudio Saraiva Leão Dias Branco (Diretor Vice-Presidente Industrial Moinhos)

Gustavo Lopes Theodozio (Diretor Vice-Presidente de Investimentos e Controladoria e Diretor de Relações com Investidores)

Maiores informações da Diretoria clique aqui.


Conselho administrativo

Maria Consuelo Saraiva Leão Dias Branco (Presidente do Conselho de Administração)

Daniel Funis

Guilherme Affonso Ferreira

Francisco Marcos Saraiva Leao Dias Branco

Maria Das Gracas Dias Branco Da Escóssia

Maria Regina Saraiva Leao Dias Branco Ximenes

Francisco Claudio Saraiva Leao Dias Branco 

Daniel Mota Gutierrez 

Vera Maria Rodrigues Ponte

Fernando Fontes Iunes

Luiza Andréa Farias Nogueira Ribeiro

Maiores informações do Conselho Administrativo clique aqui.


Principais concorrentes

Nestlé

Bauducco

Mondelez

Pepsico


Perspectiva para o futuro

Como visto, a M. Dias Branco possui sólida atuação no mercado alimentício, com mais de 65 anos na produção e comercialização de biscoitos, massas, farinhas e farelo de trigo, misturas para bolos, margarinas, cremes vegetais, etc. Atualmente, a Companhia é líder no setor em que atua, tendo como maior ponto comercial a região Nordeste.

Nitidamente, a grandeza da empresa no âmbito nacional reflete também no aspecto internacional, onde a Companhia é considerada como a sétima maior na categoria de massas e a está em nono lugar na categoria de biscoitos.

M. Dias Branco - MDIA3

Um dos fatores que contribuem para o constante crescimento da empresa é o moderno parque industrial, no qual a M. Dias Branco é responsável por produzir grande parte das matérias-primas utilizadas na produção dos produtos que comercializa.

Além disso, outro fator que agrega valor à empresa é o constante investimento na capacitação dos colaboradores. O investimento é baseado na essencial de que são os colaboradores a parte mais importante do processo de produção dos produtos comercializados pela Companhia.

Inclusive, contanto as mais de 11 marcas da empresa, a M. Dias Branco possui mais de 14 mil colaboradores trabalhando nas 15 unidades industrias da empresa. Além do mais, a Companhia conta ainda com diversas unidades de comercialização e distribuição em todo o país.

Sendo assim, como projeção futura, podemos esperar que a M. Dias Branco delibere parte do capital para os processos de produção, a fim de intensificar o investimento em maquinário de ponta, além de focar no bom volume de caixa, permanecendo como líder no mercado e no segmento em que atua.


Composição acionária

MDIA3 Acionista Percentual
1 Dibra Fundo de Investimento em Ações 63,32%
2 Ações Tesouraria 0,33%
3 Free Float 36,36%