Metisa

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker MTSA4
Fundador Richard Paul Jr.
Presidente da empresa Edvaldo Angelo
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuí dividendos consecutivamente desde 1996. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1942
Ano do IPO 1971
Setor de atuação Bens Industriais
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da Metisa
Principais produtos
  • Lâminas para corte de pedras ornamentais
  • Ferramentas agrícolas
  • Ferramentas de penetração de solo
  • Acessórios ferroviários
  • Ferramentas manuais
  • Peças para implementos rodoviários e automobilísticos
  • Arruelas

O que a empresa faz?

A Metisa – Metalúrgica Timboense S.A. é uma empresa que atua na comercialização de ferragens agrícolas, lâminas para corte de pedras ornamentais, acessórios ferroviários, ferramentas de penetração de solo, peças para implementos rodoviários e ferramentas manuais e arruelas.

Com capital aberto na bolsa de valores desde 1971, a Metisa está listada no setor de Bens Industriais e no segmento de Máquinas e Equipamentos de Construção e Agrícolas.

Metisa - MTSA4

Em relação a gestão ambiental, a Metisa conta com diversas ações com foco em processos produtivos sustentáveis, que não causem mal à natureza.

Sendo que os resíduos sólidos da empresa são gerenciados por meio de uma Central de Resíduos para que ocorra a correta destinação, reciclagem e valorização dos resíduos.

Além disso, a companhia conta com um plano de monitoramento ambiental constante das águas superficiais, do lençol freático e dos efluentes atmosféricos.

A Metisa também mantém uma área verde de preservação nas margens do Rio Benedito Novo, em Timbó (SC), onde mantém o reflorestamento de mais de um milhão de árvores.


Breve história da empresa

A Metisa é uma empresa genuinamente brasileira, que foi fundada em 1942 e as suas ações estão disponíveis para negociação na bolsa de valores desde 1971.

A companhia conta com o Sistema de Qualidade, conforme certificado pela ISO 9002/04. Sendo que em 2004 ela foi retificada com a ISO 9001.

Metisa - MTSA4

Com quase 80 anos de vida, a Metisa está instalada em uma área de R$ 240.000 m² com 37.250 m² de área construída.

A companhia exporta os seus produtos para mais de 40 países nos 5 continentes e conta com uma produção anual de aproximadamente 80 mil toneladas de produtos em aço. Para dar conta dessa produção, a empresa possui, atualmente, mais de 1.100 funcionários. 

O mercado interno é atendido pela matriz, localizada em Santa Catarina e por sua filial em Recife, que funciona como centro de distribuição. A empresa conta ainda com escritórios de representação em todo o Brasil.

Por outro lado, o atendimento do mercado externo é feito diretamente por meio da matriz e dos seus agentes internacionais.

Além disso, a Metisa conta com um laboratório metalúrgico próprio e dispõe de equipamentos para análises físicas e químicas de todas as fases do processo de fabricação.

Metisa - MTSA4

Sendo que a empresa tem o domínio tecnológico no uso de aços microligados ao boro, manganês, cromo e outros, o que proporciona um grande aumento na vida útil do produto em uso.


Diretoria

Edvaldo Angelo (Presidente)

Amin Omar Massud (Diretor)

Wilson Harrison Jacobsen (Diretor de Relações com Investidores)


Conselho administrativo

Flavio Snell (Presidente)

Edvaldo Angelo (Vice-Presidente)

Otto dos Santos

Marcelo Massud

Márcia Valéria dos Santos Rosa

Mário Luis Marques

Ricardo Teixeira Mendes

Alessandra Casagrande Angelo

Leonardo de Aquino Leite

Norma Suely de Souza


Principais concorrentes

Randon (RAPT4)

Weg (WEGE3)


Perspectiva para o futuro

Com quase 80 anos de história, a Metisa é uma empresa que se orgulha de ser genuinamente brasileira. Sendo que a empresa atua não apenas no mercado nacional, mas também exporta seus produtos para 40 países, localizados nos 5 continentes.

Como a Metisa é quase uma empresa centenária, ela passou por diversos cenários econômicos e políticos. Isso indica que a empresa possui uma certa resiliência, já que nos últimos 80 anos o Brasil passou pelas mais variadas crises econômicas e políticas.

Metisa - MTSA4

É por isso que, de maneira geral, as empresas mais antigas contam com uma confiabilidade maior. Nesse sentido, muitos investidores acreditam na lógica do Efeito Lindy.

Em resumo, o Efeito Lindy diz que uma coisa tende a viver pelo menos a metade do tempo que ela já viveu. Ou seja, uma empresa com 80 anos de história deve ter, no mínimo, mais 40 anos de vida. Isso ocorre justamente porque essas empresas já passaram por diversos cenários e são resilientes.


Composição acionária

MTSA4 Acionista Percentual
1 Partbank S.A. 0,46%
2 Flavio Snell 19,60%
3 D'Angelo Participações Ltda 0,69%
4 Edvaldo Angelo 6,78%
5 José Claudio Pagano 5,12%
6 Free Float 64,48%
7 Ações em Tesouraria 2,87%