Minupar

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker MNPR3, MNPR4
Presidente da empresa Margareth Schacht Herrmann
Alavancada? Sim
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa não possui um histórico consistente de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1984
Ano do IPO 1990
Setor de atuação Consumo não Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Minupar
Principais produtos

A Minupar é uma empresa de participação no capital social de outras companhia. Sua principal atuação é no segmento alimentícios, mas este não é o único.

Os principais produtos e atuações, decorrentes da participação da empresa, são:

  • Participação no capital de outras sociedades;
  • Indústria e comércio, importação e exportação de produtos alimentícios (carnes, ovos, rações para animais, cereais e outros de origem animal e vegetal);
  • Criação, abate, comercialização, importação e exportação de aves;
  • Comercialização de insumos agrícolas como sementes, fertilizantes, defensivos agrícolas;
  • Medicamentos para uso veterinário, pintos de um dia, móveis, esquadrias de madeira e matérias-primas concernentes a seus ramos de atividade;
  • Florestamento e reflorestamento;
  • Representação e prestação de serviço.

O que a empresa faz?

A Minupar é uma empresa cujo objeto social principal consiste na participação no capital de outras companhias. Ou seja, trata-se de uma holding sediada na cidade de Lajeado, no Rio Grande do Sul.

Atualmente, ela atua sobretudo nos segmentos relacionados com as atividades frigoríficas, isto é, produção de produtos industrializados à base de carnes.

Minupar - MNPR3, MNPR4

Sendo assim, as principais atividades exercidas pela empresa atualmente são nos seguintes segmentos:

  • Serviços no ramo de frigoríficos;
  • Prestação terceirizada de serviços de abate;
  • Produção de produtos industrializados a base de carne;
  • Desossa e industrialização de carnes e aves.

A Minupar controla a Companhia Minuano de Alimentos que é focada na produção avícola com abate e processamento de carne de frango. Sendo que ela faz ainda a produção de vários produtos industrializados desse setor.

A Minuano Alimentos, com os produtos da marca Minu, tem o seu público-alvo localizado sobretudo nos estados da região sul do Brasil. No mercado nacional, a Minupar atua por meio da Minuano Alimentos.

Entretanto, ela conta também com uma atuação internacional, já que ela exporta produtos para a África, América Central, Ásia e Leste Europeu. As marcas exportadoras no mercado externo são:

  • Minu;
  • Royal;
  • Minal;
  • Saran.

Um detalhe importante é que uma parte considerável da receita da empresa deriva de um contrato de prestação de serviços de abate de aves, regulado e ativo junto a outra companhia do ramo.

Minupar - MNPR3, MNPR4

Essa atividade da empresa envolve a produção de ovos, pintos de um dia, rações, abate de frangos e processamento industrial de carne de frango.

Essa operação é possível pois a empresa conta com um complexo agroindustrial na região da sua rede, na cidade de Lajeado.

Sendo que as instalações necessárias para essa operação envolve uma granja de recria, granja de produção, incubatório, indústria de ração e abatedouro de aves.


Breve história da empresa

A Minupar foi fundada em 1984 com o nome de Minuano – Exportação, Participação e Administração Ltda. Sendo assim, ela era uma holding controladora com foco no comércio e na exportação de produtos alimentícios.

Já em 1990, por meio da aprovação de uma assembleia geral extraordinária, a companhia passou a se chamar Minupar Participações S.A. Por causa dessa mudança, os acionistas da então Minuano, tiveram o direito de trocar suas ações pelos papéis da Minupar.

Minupar - MNPR3, MNPR4

Hoje em dia, a holding tem como foco a participação acionária em outras companhias do grupo. No entanto, de forma indireta, o seu objeto social está relacionado com o setor alimentício.

Isso porque, a Minupar controla a Companhia Minuano de Alimentos que é voltada para a produção avícola com abate e processamento de carne de frango, além da produção de diversos produtos industrializados desse setor.

Com a mudança feita na estrutura e objeto social da companhia, a Minupar fez a sua abertura de capital na bolsa de valores em 1990. Sendo assim, desde 1990 as ações da companhia são negociadas na bolsa, ou seja, são mais de 3 décadas de presença na bolsa.

Como a empresa faz parte do segmento alimentício, ela está inclusa no setor de consumo não cíclico. Isso significa que a empresa tende a ser menos afetada pelos ciclos econômicos, já que a demanda geralmente se mantém.

Minupar - MNPR3, MNPR4

Em 2017 e 2018, a Minupar apresentou um leve aumento em sua receita líquida. Isso foi resultado de um incremento na prestação de serviços para terceiros e produtos industrializados.

Em 2020 a Minupar anunciou a intenção de fechar o capital e em 2021 ela comunicou os detalhes do fechamento. O leilão para a aquisição das ações ocorreu em março, mas a companhia não conseguiu ações suficientes para fechar o capital.


Diretoria

Margareth Schacht Herrmann (Presidente)

Samuel Heydt (Diretor de Relações com Investidores)


Conselho administrativo

Antonio Carlos Rago Cano (Presidente)

Welington Balderrama dos Reis (Vice-Presidente)

Chao En Ming

Cynthia Christina da Silva Vello


Principais concorrentes

JBS (JBSS3)

BRF (BRFS3)

Marfrig (MRFG3)

Minerva Foods (BEEF3)


Perspectiva para o futuro

A perspectiva para o futuro da Minupar ainda é incerta. Isso porque, a empresa comunicou uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) para fechar o capital.

Em resumo, uma OPA é um processo onde um acionista ou sociedade pretende comprar uma participação ou a totalidade das ações de uma empresa listada na bolsa.

Portanto, o intuito da Minupar era comprar suas ações listadas em bolsa e cancelar o registro da companhia. Ou seja, ela deixaria de estar listada na bolsa.

Minupar - MNPR3, MNPR4

Dessa forma, no dia 08 de fevereiro de 2021 foi divulgado o edital da Oferta Pública de Aquisição de ações para o fechamento de capital, com as informações para a participação no leilão.

O Leilão ocorreu no dia 19 de março de 2021. Contudo, a empresa não alcançou a quantidade mínima de ações para realizar o seu fechamento de capital.

Até o momento, a empresa não se posicionou sobre o que fará, já que não conseguiu alcançar o seu objetivo de fechar o capital. Portanto, podemos considerar o seu futuro incerto.


Composição acionária

MNPR3 Acionista Percentual
1 Chao En Ming 0,25%
2 ZZL Participações S.A. 23,67%
3 Serra Do Roncador Participações Ltda. 24,22%
4 Livia Toschie Suguita Chao 4,16%
5 José Oswaldo Morales Júnior 5,72%
6 Helenice Honorio Morales 1,28%
7 Ana Cristina Ribeiro Morales 0,77%
8 Maria Antonia Ribeiro Morales 0,25%
9 Maria Clara Ribeiro Morales 0,25%
10 Maria Beatriz Ribeiro Morales 0,25%
11 Novinvest Cvm Ltda. 2,69%
12 J.O.M Participações E Empreendimentos Imobiliários Ltda. 3,17%
13 Free Float 33,32%