MMX Mineração e Metálicos

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker MMXM3
Fundador Eike Batista
Presidente da empresa Clovis Paes de Carvalho
Alavancada? Sim
Registra lucro? Não
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa não possui um histórico consistente de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 2005
Ano do IPO 2006
Setor de atuação Materiais Básicos
Recuperação judicial? Sim
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da MMX Mineração e Metálicos
Principais produtos

O modelo de negócio da empresa consiste na participação societária em outras sociedades, na extração, beneficiamento, pesquisa e desenvolvimento mineral, e na comercialização de minério de ferro.

O que a empresa faz?

A MMX Mineração e Metálicos S.A é uma companhia focada na mineração de ferro. Basicamente, a empresa tem como objeto social a participação societária em outras companhias, a extração, o beneficiamento, a pesquisa e desenvolvimento mineral e a venda de minério de ferro.

MMX Mineração e Metálicos - MMXM3

Em síntese, as atividades da MMX Mineração e Metálicos S.A se concentram no setor de extração e beneficiamento de minério de ferro em Minas Gerais, por meio da MMX Sudeste e em Corumbá, através da MMX Corumbá.


Breve história da empresa

A MMX Mineração e Metálicos S.A foi fundada em 2005 por Eike Batista. Hoje em dia ela é composta por dois sistemas de operação: MMX Corumbá e MMX Sudeste. A MMX Corumbá começou a operar em 2005.

Já a MMX Sudeste é dividida em duas unidades: a Unidade Serra Azul, formada por duas mineradoras em operação e a Unidade de Bom Sucesso. Em 2014 as operações da MMX Mineração e Metálicos S.A foram fortemente impactadas devido à queda do preço do minério de ferro.

MMX Mineração e Metálicos - MMXM3

Além disso, ela também foi afetada pelas restrições impostas pelo órgão ambiental do Estado de Minas Gerais.

Dessa maneira, com a deterioração das condições do ambiente de negócios, a companhia informou ao mercado, em outubro de 2014, a suspensão temporária das atividades operacionais da MMX Sudeste Mineração S.A.

Com o prolongamento da deterioração do ambiente de negócios, a MMX acabou solicitando no dia 16 de outubro de 2014 o pedido de recuperação judicial da subsidiária MMX Sudeste Mineração S.A.

O plano de recuperação foi apresentado no dia 19 de dezembro do mesmo ano e aprovado na Assembleia Geral de Credores realizada no dia 28 de agosto de 2015.

MMX Mineração e Metálicos - MMXM3

Com a crise econômica da empresa, a MMX protocolou no dia 25 de novembro de 2016 o pedido de recuperação judicial em conjunto com a subsidiária MMX Corumbá Mineração S.A. Em dezembro houve o deferimento judicial do pedido. 

No mês de maio 2021 a justiça decretou a falência das subsidiárias MMX Sudeste, MMX Corumbá e da controladora MMX Mineração e Metálicos. No entanto, a MMX Sudeste conseguiu a suspensão da falência na 1º Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte depois de entrar com recurso.

A alegação da mineradora foi que ela não teve o direito de se manifestar em relação à decisão do Administrador Judicial de converter a recuperação judicial em falência. Em resumo, a empresa teve a falência decretada porque ela não teria cumprido o plano de recuperação judicial que se arrasta desde outubro de 2014. 

A MMX Corumbá e a controladora MMX Mineração e Metálicos, também tiveram falências decretadas pela justiça em maio de 2021. Dessa maneira, um dia após a decretação de falência, a bolsa suspendeu as negociações das ações da empresa, que irá entrar com recurso contra essa decisão.

MMX Mineração e Metálicos - MMXM3

No momento está em aberto o que será feito do futuro da empresa, já que a justiça quer decretar a falência, mas a MMX Mineração e Metálicos S.A continua a lutar pela sobrevivência por meio de recursos.

Seja como for, esses acontecimentos são bastante negativos para os investidores, já que em caso de falência os investidores são os últimos na lista de pagamento e nem sempre são contemplados.


Diretoria

Clovis Paes de Carvalho (Diretor Presidente e de RI)

Fernando Hermanny (Diretor sem designação específica)


Conselho administrativo

Maria Carolina Catarina Silva e Gedeon (Presidente)

Clovis Paes de Carvalho

Luiz Felipe Bragança Itabirano


Principais concorrentes

Bradespar (BRAP3, BRAP4)

Vale (VALE3)


Perspectiva para o futuro

A MMX Mineração e todo o império de Eike Batista já foram vistos com admiração. Entretanto, uma série de fatores fez com que as empresas do grupo e o próprio empresário fossem vistos com dúvidas.

MMX Mineração e Metálicos - MMXM3

Alguns escândalos envolvendo Eike Batista e as crises financeiras da empresa resultaram na incerteza quanto ao futuro da companhia. No entanto, o processo de falência de uma empresa é bem longo e leva muito tempo até que de fato uma empresa pare de funcionar.

Nesse percurso, pode acontecer da MMX Mineração e Metálicos S.A conseguir se reerguer. Contudo, também existem grandes chances de que a empresa termine a sua jornada e que os investidores fiquem no prejuízo.


Composição acionária

MMXM3 Acionista Percentual
1 Centennial Asset Mining Fund Llc 21,04%
2 Mercatto Botafogo Multimercado Fi 2,76%
3 Centennial Asset Brazilian Equity Fund Llc 1,38%
4 Centennial Asset Brazilian Equity Fund Llc Adm Pactual 1,52%
5 Eike Fuhrken Batista 19,00%
6 Centennial Asset Mining Fund Llc - Itau Unibanco S.A. 6,70%
7 Eduardo Jaime Smejoff 5,93%
8 Free Float 41,67%