Monteiro Aranha

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker MOAR3
Fundador Alberto Monteiro de Carvalho e Silva e Olavo Egydio de Sousa Aranha Júnior
Presidente da empresa Sérgio Alberto Monteiro de Carvalho
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuí dividendos consecutivamente desde 1996. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1900
Ano do IPO 1980
Setor de atuação Financeiro
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da Monteiro Aranha
Principais produtos

A Monteiro Aranha é uma Holding cujo objetivo de sua atuação é a participação societária em outras empresas. Dentre as empresas na qual a companhia investe podemos citar:

O que a empresa faz?

A Monteiro Aranha é uma holding. Sendo assim, ela possui participação societária em outras empresas. Sendo que, atualmente, ela tem participação na Klabin, na Ultra e no setor imobiliário.

Klabin

A Klabin é a maior produtora, exportadora e recicladora de papéis do Brasil. Dessa forma, ela é líder nos mercado de papéis e cartões para embalagens, sacos industriais e embalagens de papelão ondulado.

Além disso, a companhia produz e comercializa madeira em toras. Em síntese, a Klabin foi fundada em 1899 pelas famílias Klabin e Lafer, com o nome de Klabin Irmãos & Cia.

Monteiro Aranha - MOAR3

Nos anos 20 a Klabin já tinha conquistado espaço entre as maiores produtoras de papel do Brasil. Sendo que ela sempre se destacou por buscar a inovação. Desse modo, a área de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa realiza estudos de solos, fertilização, melhoramento genético e manejo ambiental.

Por exemplo, em 1934 a empresa fundou a Klabin do Paraná, que foi a primeira fábrica integrada de celulose e papel do Brasil. Além disso, ela foi a primeira a produzir celulose de eucalipto de fibra curta com matéria-prima 100% certificada.

A Klabin se destaca ainda em relação ao respeito ao meio ambiente, já que ela tem uma cultura de desenvolvimento sustentável.

Por exemplo, em 1943 a empresa deu inícios as suas primeiras experiências de reflorestamento e atualmente ela mantém 220 mil hectares de florestas plantadas de pinus e eucalipto, além de 188 mil hectares de matas nativas.

Além disso, a empresa é patrocinadora de vários projetos ecológicos e preservacionistas, com foco na educação ambiental, reciclagem de lixo, aterro sanitário, entre outros.

Ultrapar Participações S.A.

A Ultrapar foi constituída no dia 20 de dezembro de 1953, mas as suas origens remontam a 1937, quando a Companhia Ultragaz foi fundada. A Ultra Participações é um dos maiores grupos empresariais do Brasil.

Monteiro Aranha - MOAR3

Sendo que a empresa atua no varejo e na distribuição especializada por meio da Ultragaz, Extrafarma e Ipiranga. Além disso, através da Ultracargo ela atua na armazenagem de granéis líquidos e na indústria de especialidades químicas por meio da Oxiteno.

A companhia conta com operações em todo o território nacional e com a Oxiteno ela tem unidades no México, EUA, Venezuela e Uruguai. Ela tem ainda escritórios comerciais na Argentina, Colômbia, China e Bélgica. Enfim, as empresas pertencentes ao grupo Ultra Participações são:

  • Ultragaz: É a maior distribuidora de GLP do Brasil e uma das maiores distribuidoras independentes do mundo em relação ao volume vendido.
  • Extrafarma: É uma das maiores redes de drogarias do Brasil.
  • Ipiranga: É a segunda maior distribuidora de combustíveis do Brasil e conta com mais de 7 mil postos revendedores.
  • Ultracargo: É a maior produtora de armazenagem para granéis líquidos do Brasil.
  • Oxiteno: É uma das maiores produtoras de óxido de eteno e de seus principais derivados na América Latina.

Setor imobiliário

Monteiro Aranha - MOAR3

No setor imobiliário, a Monteiro Aranha atua por meio de duas empresas:

  1. MAPISA: A Monteiro Aranha Participações Imobiliárias S.A. (MAPISA), foi constituída pela Monteiro Aranha S.A. para atuar de forma direta no desenvolvimento de projetos imobiliários residenciais e comerciais. 
  2. MAGISA: A Monteiro Aranha de Investimentos Imobiliários S.A. (MAGISA) é a responsável pela gestão dos projetos imobiliários da MAPISA.

Breve história da empresa

Fundada no séculos XX, a Monteiro Aranha revolucionou o segmento de embalagens de vidro e por meio da associação com a família Klabin, ajudou a revolucionar a indústria de celulose.

Em 1921, a Monteiro Aranha deu início a uma grande e moderna indústria de embalagens de vidro. Já em 1930, a Monteiro Aranha se associou com a família Klabin e passou a fazer parte do maior grupo brasileiro integrado de papel e celulose, a Indústrias Klabin de Papel e Celulose.

Em 1950 a Monteiro Aranha teve uma grande participação na vinda da indústria automobilística para o Brasil e em 1970 ocorreu a criação da Oxiteno. Em 1973 a Monteiro Aranha ingressou no setor financeiro.

Já o ano de 1979 foi marcado pela aquisição do controle acionário da Ericsson do Brasil, a constituição da Mael Monteiro Aranha Empreendimentos Ltda e a criação da Beloit do Brasil.

Monteiro Aranha - MOAR3

Em 1980 a empresa vendeu metade da participação acionária na Volkswagen do Brasil (10%) para o Governo do Kuwait e no mesmo ano ela comprou 50% do capital do Banco Inter-Atlântico.

Em 1990 a Monteiro Aranha se interessou novamente e teve papel relevante na indústria do automóvel no Brasil. No ano de 1990 a Monteiro Aranha adquiriu o Banco Boavista e em 1998 a empresa participou de um consórcio para concorrer à licitação de telefonia celular.

No ano 2000 houve a venda do Banco Boavista para o Bradesco e em 2001 ocorreu o lançamento da Timbutuva Empreendimentos Ltda.

No ano de 2002 foi feita a incorporação da Oxiteno pela Ultrapar e em 2011 ocorreu a venda da participação de 20% na Owen-Illinois do Brasil para a Owens-Illinois América Latina Administração Ltda.


Diretoria

Sérgio Alberto Monteiro de Carvalho (Presidente)

Celi Elisabete Júlia Monteiro de Carvalho (Diretor Vice-Presidente)

Sérgio Francisco Monteiro de Carvalho Guimarães (Diretor sem Designação Específica)

Joaquim Pedro Monteiro de Carvalho Collor de Mello (Diretor de Relações com Investidores)


Conselho administrativo

Sérgio Alberto Monteiro de Carvalho (Presidente)

Sérgio Francisco Monteiro de Carvalho Guimarães (Vice-Presidente)

Ana Maria Monteiro de Carvalho (Vice-Presidente)

José Luiz Alquéres

Roberto Duque Estrada

Arnon Affonso de Farias Mello Neto

Joaquim Francisco Monteiro de Carvalho Neto

Pedro Alberto Guimaraes Filho

Octavio Francisco Monteiro de Carvalho Domit

Pedro Alberto Campbell Alquéres


Principais concorrentes

Springer (SPRI3)

Companhia de Participações Aliança da Bahia (PEARB3)

Bradespar (BRAP3)


Perspectiva para o futuro

A perspectiva para o futuro da Monteiro Aranha é positiva. Isso porque, ela é uma empresa de participação em outras empresas. Sendo que as companhias que a Monteiro Aranha tem participação, são líderes em seu setor de atuação.

Por exemplo, a Klabin é a maior produtora, exportadora e recicladora de papéis do Brasil.

Monteiro Aranha - MOAR3

Já a Ultra Participações é um dos maiores grupos empresariais do Brasil. Portanto, se as empresas que a Monteiro Aranha tem participação continuarem a dar bons resultados, a Monteiro Aranha certamente apresentará um bom desempenho.


Composição acionária

MOAR3 Acionista Percentual
1 Sociedade Técnica Monteiro Aranha S.A. 16,08%
2 Alvaro Luiz Monteiro de Carvalho Garnero 0,98%
3 Old Rose Inc 1,80%
4 Fernando Eduardo Monteiro de Carvalho Garnero 0,98%
5 Mário Bernardo Monteiro de Carvalho Garnero 0,98%
6 Myrna Rita Monteiro de Carvalho Domit 0,98%
7 Octávio Francisco Monteiro de Carvalho Domit 0,98%
8 Antônio Luis Monteiro de Carvalho Guimarães 0,47%
9 Sérgio Francisco Monteiro de Carvalho Guimarães 0,47%
10 Joaquim Álvaro Monteiro de Carvalho 9,73%
11 Astrid Monteiro de Carvalho Guimarães de Lima Rocha 0,47%
12 Monteiro Aranha Participações S.A. 1,77%
13 Bradesco Seguros S.A. 12,76%
14 Caixa Econômica Montepio Geral 10,31%
15 Joaquim Pedro Monteiro de Carvalho Collor de Mello 1,66%
16 Ana Maria Monteiro de Carvalho 5,83%
17 Celi Elisabete Julia Monteiro de Carvalho 11,14%
18 Sergio Alberto Monteiro de Carvalho 10,89%
19 Astrid Monteiro de Carvalho (espólio) 9,54%
20 Free Float 2,22%