Movida

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  5 de 5
Gestão:
  4 de 5
Ticker MOVI3
Fundador JSL S.A.
Presidente da empresa Renato Horta Franklin
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribui dividendos consecutivamente desde 2018. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Prêmio Estadão Melhores Serviços 2018, na categoria Locadora de Automóveis
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 2006
Ano do IPO 2017
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Movida
Principais produtos

As atividades da companhia estão divididas em três segmentos, sendo eles:

  • Segmento de locação de veículos (“rent a car” ou RAC);
  • Segmento de gestão e terceirização de frotas (GTF): identificando os veículos e soluções ideais para as empresas;
  • Venda de veículos seminovos no mercado.

O que a empresa faz?

A Movida é uma empresa voltada para o segmento de locação de veículos. Embora essa categoria (Rent a Car – RAC) seja a principal, a empresa também atua com a Gestão e Terceirização de frotas (GTF) e na venda dos veículos seminovos.

De modo geral, a empresa é considerada uma das maiores companhias de locação de veículos do Brasil, em tamanho de frota e receita, dentre outras do mesmo setor.

Sendo assim, a Movida apresenta importantes características que colocam a empresa em uma posição de destaque no mercado de locação de veículos, como:

  • Modelo de negócios moderno e inovador;
  • Presença nacional;
  • Marca forte e amplamente reconhecida;
  • Portfólio de serviços diversificado;

Movida - MOVI3

Linhas de Negócios

Rent a Car (RAC)

Nessa categoria, a Movida fornece o serviço de locação de veículos, o qual chega a representar cerca de 32% da Receita total. Ao todo, a companhia possui, aproximadamente, 78,2 mil carros disponíveis nos mais de 195 pontos de atendimento.

Assim, a empresa consegue estar presente em pontos localizados estrategicamente em todos os estados do Brasil. Confira o mapa com todos os detalhes a respeito dos pontos de atendimento por estado.

Além disso, oferece aluguel de carro com alto valor agregado e benefício econômico para todos os tipos de clientes. Por isso, essa reconhecida locadora de veículos desenvolve produtos flexíveis, com descontos progressivos e que permitem compartilhamento, como o Mensal Flex, por exemplo.

Tudo isso é possível, também, por conta das alianças estratégicas com montadoras e concessionárias por todo o Brasil.

Movida - MOVI3

No quesito inovação e tecnologia, a Movida é considerada a pioneira na transformação digital, ao oferecer retirada de veículos com pré check-in via aplicativo. Mais do que isso, a companhia possui uma aliança estratégica com a E-Moving – startup de locação de bicicletas comuns e elétricas.

Sob o ponto de vista do crescimento de alternativas para mobilidade urbana, a empresa também oferece triciclos elétricos para locação, os chamados trikke, numa parceria com a MetroRio e empresa de energia Enel.

Movida - MOVI3

Gestão e Terceirização de Frotas (GTF)

Nessa classe, a empresa é responsável por realizar a concessão de frotas de veículos para uso corporativo por outras empresas. Logo, a GTF corresponde cerca de 13% da Receita total da Movida.

Ao todo, são 40,9 mil carros gerenciados e disponibilizados pelos pontos de atendimento da empresa. Da mesma forma, a Movida atua de modo inovador, utilizando estratégias tecnológicas interessantes para otimizar a gestão, o controle e a operação da frota.

Movida - MOVI3

Seminovos

Por fim, a Movida procura atuar com uma frota de veículos de qualidade, com excelente estado de conservação e baixa quilometragem. Nesse sentido, a empresa realiza, constantemente, o processo de renovação de sua frota operacional, com a desmobilização de seus ativos a partir um ano da respectiva aquisição.

Assim, a empresa vende os veículos seminovos, principalmente, sob a marca Movida Seminovos, que contribuem em 55% para Receita total. Para tanto, a companhia conta com 69 lojas próprias distribuídas em 25 estados e no Distrito Federal.

Movida - MOVI3


Breve história da empresa

Movida - MOVI3

A história da Movida tem início no ano de 2006, quando é fundada na cidade de São Paulo. Após mais de 6 anos de desenvolvimento e expansão dos negócios, a empresa alcança uma importante marca de 2.400 carros disponíveis em 29 pontos de atendimento.

Com todo sucesso e potencial de crescimento, a empresa foi adquirida pelo grupo JSL, em 2013. Para se ter uma ideia, o grupo é considerado a maior empresa de logística inbound do setor de automotivos, apresentando grande expertise na compra e venda com as principais montadoras de veículos.

Com intenção de aumentar a frota de carros alguns anos antes de realizar o IPO, o grupo realizou grandes investimentos na Movida. Sendo assim, a empresa já contava, em 2014, com um total de 36.875 carros em 82 pontos de atendimento.

Na época, a companhia trazia a inovação ao mercado de locação, oferecendo modelos novos, coloridos, com aplicativos, ar condicionado, entre outros acessórios.

Movida - MOVI3

Como resultado, a Movida se tornou, em 2015, o 2º maior player do segmento. Além disso, a empresa passou a incluir em seu portfólio a categoria Premium de carros e chegou ao final do ano com números impressionantes: 52.723 carros e 179 lojas de alcance nacional.

Ainda em 2015, a companhia lançou o app Movida e a ferramenta Movida Express, oferecendo retirada e devolução na área VIP do estacionamento do Aeroporto de Congonhas-SP. Em 2016, após a realização de parcerias, a Movida expandiu a rede de lojas, chegando a ultrapassar, na época, as 240 lojas.

Já em 2017, ocorreu o emblemático e fundamental IPO da Movida, o qual movimentou mais de R$ 645 milhões, permitindo que as ações da empresa fossem negociadas no segmento de listagem Novo Mercado sob o código de negociação MOVI3.

Movida - MOVI3

Em 2018, a empresa criou a i-move, transformando a Movida na única plataforma multimodal de mobilidade no Brasil com oferta de bicicletas elétricas e trikkes. Além disso, alcançou a marca de 92.875 carros, implementando também uma nova identidade visual aos Seminovos Movida.

Recentemente, em 2020, a Movida recebeu o certificado de “Empresa B” e se tornou a segunda companhia de capital aberto do Brasil a conseguir esse importante título. Como resultado, a empresa passou a fazer parte de uma rede global de companhias e organizações atentas em atrelar o crescimento econômico ao bem-estar social e ambiental, retornando valor ao acionista.

Movida - MOVI3


Diretoria

Renato Horta Franklin (Diretor Presidente)

Edmar Prado Lopes Neto (Diretor Administrativo e Financeiro e de Relações com Investidores)

Jamyl Jarrus Júnior

Flávio Sales


Conselho administrativo

Fernando Antonio Simões (Presidente do Conselho de Administração)

Adalberto Calil

Denys Marc Ferrez

Ricardo Florence dos Santos

Marcelo José Ferreira e Silva


Principais concorrentes

Localiza (RENT3)

Unidas (LCAM3)


Perspectiva para o futuro

Como vimos, a Movida possui grande reconhecimento e importância no segmento de locação de veículos no Brasil. Por isso, é possível perceber, ao longo do tempo, o extenso marketing e divulgação dos produtos da companhia por todo o Brasil, sempre de forma inovadora.

Algo que podemos esperar é que, com o crescimento econômico e desenvolvimento das cidades brasileiras, a Movida se beneficie da necessidade não só do aluguel de veículos pela população, mas também da gestão e terceirização de frotas pelas empresas.

Mais do que isso, ela pode se beneficiar de um setor ainda pouco penetrado no Brasil, melhorando seus serviços e seu portfólio de veículos.

Movida - MOVI3

Sendo assim, a Companhia promete estar pronta para capturar um novo patamar de rentabilidade com foco constante em inovação de processos e tecnologia.

Com foco no cliente, na melhoria inovadora dos produtos e em toda estrutura ambiental e social do Brasil, a Movida pretende por em prática diversos projetos para firmar compromissos com toda sociedade e agregar valor à marca e aos clientes.

Movida - MOVI3


Composição acionária

MOVI3 Acionista Percentual
1 JSL S.A. 55,1%
2 Ações em Tesouraria 0,6%
3 Free Float 44,3%