MRV Engenharia

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  3 de 5
Gestão:
  3 de 5
Ticker MRVE3
Fundador Rubens Menin, Mario Lucio Pinheiro Menin e Vega Engenharia Ltda
Presidente da empresa Eduardo Fischer Teixeira de Souza
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A MRV distribui dividendos constantes aos seus acionistas desde 2010. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Época Negócios uma das 100 empresas de maior prestígio no Brasil / Mudanças Climáticas - Serviços Época Empresa Verde / Melhores da Dinheiro 2016 na categoria Construção Imobiliária / RINA, para a norma OSHAS 18001- Saúde e Segurança do Trabalho
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1979
Ano do IPO 2007
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da MRV
Principais produtos

A MRV é uma grande construtora que atua no setor de construção civil em, basicamente, 3 linhas de mercado :

  • LINHA ECO: Propõe uma construção inteligente que promove bem–estar com o preço mais acessível do mercado. Linha básica da companhia;
  • LINHA BIO: Um padrão mais alto de conforto e bem-estar. É a linha intermediária;
  • LINHA PREMIUM: MRV no desenvolvimento e construção de alto padrão.

O que a empresa faz?

A MRV Engenharia e Participações S.A., conhecida apenas como MRV, é uma das maiores empresas do segmento de construção civil no Brasil. A empresa, fundada em 1979, possui sociedade anônima de capital aberto e está listava na B3 com o código MRVE3.

MRV Engenharia - MRVE3

Considerada uma das maiores construtoras da América Latina, a MRV possui o maior número de unidades e cidades atendidas entre as demais construtoras do país. Ao todo, a Companhia possui mais de 39 anos de atuação, tendo como foco principal os empreendimentos residenciais populares.

De forma geral, a Companhia disponibiliza empreendimentos residenciais voltados para o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, onde as unidades entregues possuem preços econômicos, com valor médio de R$ 152 mil.

MRV Engenharia - MRVE3

Por conta do foco de atuação, a empresa construiu, ao longo dos anos, elevado grau de especialização, o que tornou a MRV uma das maiores em seu segmento de atuação, oferecendo empreendimentos com baixo custo de produção e qualidade diferenciada.

Modelo de Negócios

A MRV está presente em 21 estados mais o Distrito Federal, o que totaliza 158 cidades. Devido à vasta diversificação geográfica, a Companhia possui conhecimento no setor imobiliário nos diversos estados brasileiros.

MRV Engenharia - MRVE3

Com isso, a MRV consegue diferenciar as particularidades de cada espaço geográfico e oferece empreendimentos que se adequam ao estilo de cada região. Nesse sentido, as construções civis disponibilizadas pela Companhia são divididas em três linhas: ECO, BIO e PREMIUM.

A Linha ECO, por exemplo, é uma proposta onde a MRV disponibiliza conforto e preços acessíveis. Nesta linha, a Companhia trabalha com bem-estar, design contemporâneo e custo benefício.

Já a Linha BIO segue a mesma proposta da ECO, porém, com padrão mais alto de bem-estar e conforto. Sendo assim, atua para a classe intermediária, oferecendo empreendimentos com custo mais elevado e padrão comercial.

MRV Engenharia - MRVE3

Por fim, a Linha PREMIUM atua com construções exclusivas, classificadas com alto padrão e definidas de acordo com cada empreendimento. Dessa forma, a MRV atua na linha PREMIUM mostrando desenvolvido grau de qualidade e construções de alto padrão.

Empresas do Grupo MRV

A Urbamais Desenvolvimento Urbano é uma das empresas que faz parte do Grupo MRV, junto da MRV Empreendimentos e MRV Construções.

MRV Engenharia - MRVE3

Presente em todo os estados brasileiros, a empresa é especialista na construção e comercialização de lotes, bem como de loteamentos em espaços urbanos inteligentes.

Além disso, a Urbamis é especializada em:

  • Planejar áreas residências unifamiliares;
  • Planejamento de áreas para incorporação;
  • Áreas planejadas para construção de shoppings, empresas, centros comerciais, etc.

MRV Engenharia - MRVE3


Breve história da empresa

A história da MRV teve início em 1979, quando os sócios Rubens Menin Teixeira de Souza, Mário Lúcio Pinheiro Menin e Veja Engenharia Ltda., decidiram fundar a MRV Serviços de Engenharia.

A princípio, a empresa foi fundada na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, com o objeto de alavancar a construção civil e empreendimentos residenciais na região.

MRV Engenharia - MRVE3

Após dois anos de fundação, a Veiga Engenharia Ltda. decidiu sair da sociedade da Companhia, ficando a empresa sob o comando dos sócios Rubens e Mário Lúcio Menin. No ano seguinte, em 1981, a MRV já começou a entregar os primeiros empreendimentos, ou seja, casas construídas em Belo Horizonte, além de prédios na mesma região.

Após rápido crescimento em Belo Horizonte, em parte influenciado pela implementação do Plano Cruzado, em 1896, a MRV deu um passo gigante ao se expandir para outros estados. Em 1994, por exemplo, a Companhia já contava com a primeira loja, ainda em Belo Horizonte e, já no ano seguinte, começou a construção de empreendimentos em Uberlândia, Minas Gerais.

Dois anos mais tarde, em 1996, a Companhia expandiu os serviços para a cidade de Americana, no estado de São Paulo. Com os patrocínios no esporte feitos pela empresa, em 1999, a MRV expandiu ainda mais ao iniciar construções em Londrina e Curitiba, cidades no sul do país.

MRV Engenharia - MRVE3

Com a chegada dos anos 2000, a Companhia inovou ao oferecer como proposta aos clientes, prestações fixas no financiamentos dos empreendimentos. Com isso, os clientes da empresa passaram a ter maior comodidade e oportunidade para investir e planejar as construções pela empresa.

No mesmo ano, a MRV lançou os primeiros investimentos em São Paulo e, três anos mais tarde, começou a trabalhar com as Linhas Spazio e Village.

Crescimento que não parou

O processo de expansão da MRV não parou no sul do país. Isso porque, em 2006, a Companhia iniciou as atividades em Goiânia, totalizando, naquele ano, 28 cidades em que a empresa já atuava. No mesmo ano, o Grupo MRV passou por reformulações e, com isso, começou a controlar a MRV Construções e a MRV Empreendimentos.

MRV Engenharia - MRVE3

A partir da reestruturação do Grupo – finalizada em 2007 e contou com a admissão do Autonomy – a Companhia se tornou uma sociedade operacional, com foco de atuação em Empreendimentos Residenciais Populares. Ainda em 2007, a MRV já atuava em 54 cidade, abrangendo diferentes espaços geográficos e com características diversificada.

O ano de 2007 foi histórico para a empresa que, no dia 13 de julho, registrou a companhia aberta e, no dia 20 do mesmo mês, a MRV registrou a Oferta Pública Inicial na bolsa de valores brasileira. Com isso, as ações da empresa passaram a ser negociadas na BM&FBOVESPA, no segmento do Novo Mercado – o mais alto nível de governança da bolsa.

MRV Engenharia - MRVE3

Já em 2009, a Companhia, em parceria com a Caixa Econômica Federal, participou da construção do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Ainda em 2009, a MRV lançou participação no mercado de ações norte-americano. Alguns anos mais tarde, em 2014, a Companhia deu início ao Instituto MRV, com foco na criação de incentivos sociais nas comunidades.

Recentemente, em 2017, a MRV lançou empreendimentos voltados para o setor de energia Fotovoltaica. Além disso, lançou também o APP MEU MRV e deu continuidade ao processo de expansão para outros estados do Brasil.

Ao longo da história, foram lançadas mais de 300 mil unidades e, apenas nos últimos dois anos, mais de 80 mil unidades foram entregues. Atualmente, a Companhia possui mais de 6 mil postos de trabalho, com, aproximadamente, 17.500 pessoas empregadas. A MRV, presente em mais de 160 cidades brasileiras, ainda conta com mais de 400 mil imóveis lançados.

MRV Engenharia - MRVE3


Diretoria

Eduardo Fischer Teixeira de Souza (Diretor Presidente)

Rafael Nazareth Menin Teixeira de Souza (Diretor Presidente)

Ricardo Paixão Pinto Rodrigues (Diretor Executivo de Finanças e Relações com Investidores)

Eduardo Paes Barretto (Diretor Executivo de Comercial e Crédito)

Homero Aguiar Paiva (Diretor Executivo de Produção)

Júnia Maria de Sousa Lima Galvão (Diretora Executiva de Administração e Desenvolvimento Humano)

Raphael Rocha Lafetá (Diretor Executivo de Relações Institucionais e Sustentabilidade)


Conselho administrativo

Rubens Menin Teixeira de Souza (Presidente)

Marcos Alberto Cabaleiro Fernandez (Conselheiro)

Sinai Waisberg (Conselheiro Independente)

Betania Tanure de Barros (Conselheiro Independente)

Leonardo Guimarães Corrêa (Conselheiro)

Antônio Kandir (Conselheiro Independente)

Sílvio Romero de Lemos Meira (Conselheiro Independente)

Maria Fernanda Nazareth Menin Teixeira de Souza Maia (Conselheira)


Principais concorrentes

Cyrela (CYRE3)

Tecnisa (TCSA3)

JHSF (JHSF3)

Construtora Tenda (TEND3)

Eztec (EZTC3)

Even (EVEN3)

Construtora Adolpho Lindenberg (CALI4, CALI3)

Cr2 Empreendimentos Imobiliários (CRDE3)

Direcional Engenharia (DIRR3)

Gafisa (GFSA3)

Helbor Empreendimentos (HBOR3)

Inter Construtora e Incorporadora (INNT3)

João Fortes Engenharia (JFEN3)

Mitre Realty Empreendimentos e Participações (MTRE3)

Moura Dubeux Engenharia (MDNE3)

PDG Realty (PDGR3)

RNI Negócios Imobiliários (RDNI3)

Rossi Residencial (RSID3)

Trisul (TRIS3)

Viver Incorporadora e Construtora (VIVR3)


Perspectiva para o futuro

Como visto, a MRV é uma das maiores construtoras do Brasil e líder no segmento em que atua. Uma das vantagens que fazem a Companhia acentuar o processo de crescimento é a disponibilidade de crédito no mercado, especialmente para o setor imobiliário.

No que tange a economia brasileira, as taxas de juros sofreram redução e as condições macroeconômicas melhoraram consideravelmente nos últimos anos. Além disso, outro fator que contribui para o avanço da empresa é a disponibilidade no segmento de financiamento especiais de CEF e BB.

MRV Engenharia - MRVE3

Nitidamente, as opções de empréstimo possibilitam aos clientes melhores condições de financiamento, onde as vantagens são grande e, ao mesmo tempo, o tempo de retorno de capital é consideravelmente reduzido. Ainda assim, o setor de construção civil, atualmente, representa 2,5 do PIB nacional.

Sendo assim, a projeção futura da MRV deve incluir, além do processo de expansão, mais investimento em tecnologia, onde seja possível a construção de prédios em apenas 10 dias, por exemplo. Além do mais, a empresa deve incluir investimentos em uma plataforma global de produção, a fim de atingir alcançar mais cidades brasileiras.


Composição acionária

MRVE3 Acionista Percentual
1 Rubens Menin Teixeira de Souza 36,22%
2 Dynamo Administrações de Recursos Ltda. 6,13%
3 Atmos Capital Gestão de Recursos Ltda. 10,07%
4 Free Float 47,58%