Mitre Realty Empreendimentos e Participações

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker MTRE3
Fundador Família Mitre
Presidente da empresa Fabricio Mitre
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Mitre Realty é uma empresa em crescimento sem histórico constante de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1962
Ano do IPO 2020
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da Mitre Realty
Principais produtos

A Mitre Realty incorpora e constrói empreendimentos imobiliários sob duas linhas de produtos distintas:

  1. Focada no público de média renda, representada pela linha Raízes;
  2. Voltada para o público de média-alta renda, representada pela linha Haus Mitre.

A empresa oferece, predominantemente, apartamentos de 2 e 3 dormitórios para usuários finais, além de, minoritariamente, unidades de 1 dormitório e studios com serviços com acessos e áreas comuns exclusivas.

O que a empresa faz?

A Mitre Realty Empreendimentos e Participações S.A é uma empresa do segmento de construção civil, que atua mercado de incorporação há mais de 50 anos, presente em regiões que apresentam potencial de crescimento na cidade de São Paulo, menor competição e alta demanda por construções imobiliárias.

Mitre Realty Empreendimentos e Participações - MTRE3

Os produtos da Mitre são divididos em duas linhas, seguindo a ideia de explorar as atividades de maneira mais eficiente e dinâmica. Sendo assim, a empresa trabalha com empreendimentos focados no público de média renda, representado pela linha Raízes. E, para o público de média-alta renda, a empresa oferece os produtos por meio da linha Haus Mitre.

As linhas de produtos são pensadas e customizadas exclusivamente para cada região, onde são pensados quesitos como metragens e tipologias de forma variada. Além disso, a empresa oferece, na maior parte dos empreendimentos, apartamentos de 2 e 3 quartos para usuários finais e, de forma mais reduzida, unidade com 1 quarto e studios com serviços e áreas comuns exclusivas.

Mitre Realty Empreendimentos e Participações - MTRE3

A equipe da empresa é treinada para, em qualquer situação em relações aos empreendimentos, tirar dúvidas, apresentar os cronogramas e pagamentos das obras.

Além disso, os clientes contam com a extensa pesquisa realizada pela Mitre, antes mesmo da construção de qualquer empreendimento. As pesquisas incluem aspectos econômicos da região, bem como opções de acesso, redes de transporte, infraestrutura, etc.

Modelo de negócios

Mitre Realty Empreendimentos e Participações - MTRE3

De forma geral, os empreendimentos da Mitre são desenvolvidos com base em estudo das localidades e planejamento. Para isso, a empresa estrutura os projeto, levando em consideração os seguintes quesitos:

  • Detalhamento das plantas;
  • Acabamentos personalizados;
  • Escolha de locais com potencial de crescimento;
  • Custo benefício para público de média renda e público de renda média-alta.

Além disso, todos o processo da construção dos imóveis pode ser acompanhado pelos clientes no site da empresa. A Mitre disponibiliza fotos reais e informações sobre as etapas da construção. No site da empresa é possível, ainda, realizar serviços como:

  • Conferir pagamentos já efetuados;
  • Antecipar parcelas;
  • Imprimir segunda via de boletos;
  • Checar informes da Receita Federal.

Mitre Realty Empreendimentos e Participações - MTRE3

Mitre Experience

A Mitre Experience é um lançamento da Mitre Realty com objeto de ampliar o portfólio de produtos e expandir as experiências dos clientes. Com isso, o segmento da empresa conta com uma revista, que engloba assuntos variados, como design, decoração, arte, cultura, gastronomia e lifestyle.

Mitre Realty Empreendimentos e Participações - MTRE3


Breve história da empresa

A história da Mitre Realty começou em 1962, com a fundação da empresa pela Família Mitre. Desde o início, a companhia se construiu como uma incorporadora e construtora, desenvolvendo empreendimentos de médio e alto padrão, principalmente, na região da Grande São Paulo.

Mitre Realty Empreendimentos e Participações - MTRE3

Aos longo dos anos, a empresa conquistou mais de 20 empreendimentos no portfólio, todos entregues de forma antecipada. Além disso, a empresa adquiriu, com os mais de 58 anos de história, a certificação no Sistema de Gestão de Qualidade pelas Normas ISSO 9001 e PBQP-H SiAC. A Mitre também é auditada pela Ernst & Young.

Construindo a gestão

Fabrício Mitre, membro da família fundadora da empresa, entregou como CEO da Mitre Realty, em 2008. No mesmo ano, foram definidas novas diretrizes internas, como a profissionalização completa da companhia, a criação do programa de compensação variável e formulação de uma nova equipe de gestão.

Mitre Realty Empreendimentos e Participações - MTRE3

Em 2009, a empresa começou a realizar parcerias que foram fundamentais para a otimização da estrutura de capital da Mitre. Além disso, entre 2009 e 2013, a companhia realizou a auditoria da Ernst & Yong, além do programação de desenvolvimento de carreira e o primeiro rebranding.

Plataforma de Vendas

2014 foi ano de criação e lançamento na empresa. Isso porque, a companhia criou a plataforma de vendas internas, a Mitre Vendas, disponibilizando os projetos da empresa de forma online. No mesmo ano, o CRM (Portal do Cliente) foi desenvolvido.

Mitre Realty Empreendimentos e Participações - MTRE3

Já em 2016 a empresa fez o lançamento dos segmentos de negócio “Raízes” – destinado ao público de renda média – e “Haus Mitre” – focado no público de renda média-alta. Por fim, em 2018, a empresa criou o estabelecimento do Departamento de Compliance e iniciou o programa de sociedade para os principais executivos.

A entrada da Mitre na B3 ocorreu em 2020, quando a empresa iniciou as negociações de suas ações. As ações estão disponível no segmento Novo Mercado com o ticker MTRE3.

Mitre Realty Empreendimentos e Participações - MTRE3


Diretoria

Fabrício Mitre (Presidente)

Rodrigo Cagali (Diretor de Relações com Investidores)

Luciano do Amaral (Diretor de Engenharia)

Henrique Fabio Oliveira dos Santos (Diretor Comercial)

Juliana Monteiro (Diretora de Produto e Licenciamento)

Thiago Andrade Cassa (Diretor Jurídico)


Conselho administrativo

Jorge Mitre (Presidente do Conselho de Administração)

Fabricio Mitre (Vice Presidente do C.A. e Diretor Presidente)

Pedro Barros Mercadante Oliva

Burkhard Otto Cordes

Guilherme Affonso Ferreira


Principais concorrentes

Cyrela (CYRE3)

Tecnisa (TCSA3)

JHSF (JHSF3)

Construtora Tenda (TEND3)

Eztec (EZTC3)

Even (EVEN3)

MRV (MRVE3)

Construtora Adolpho Lindenberg (CALI4, CALI3)

Cr2 Empreendimentos Imobiliários (CRDE3)

Direcional Engenharia (DIRR3)

Gafisa (GFSA3)

Helbor Empreendimentos (HBOR3)

Inter Construtora e Incorporadora (INNT3)

João Fortes Engenharia (JFEN3)

Moura Dubeux Engenharia (MDNE3)

PDG Realty (PDGR3)

RNI Negócios Imobiliários (RDNI3)

Rossi Residencial (RSID3)

Trisul (TRIS3)

Viver Incorporadora e Construtora (VIVR3)


Perspectiva para o futuro

Como visto, a Mitre Realty é uma empresa do segmento de empreendimentos, especializada na construção de imóveis para o público classe média e classe média-alto.

O foco de atuação é a região da Grande São Paulo, mais especificamente as localidades que apresentam potencial de crescimento. A estratégia de negócios utilizada pela empresa visa a profissionalização dos colaboradores e, principalmente, da gestão empresarial.

Em comparação com outras empresas listadas na bolsa de valores, a Mitre possui retorno alto sobre patrimônio, com valor líquido de R$ 60 milhões, em média. Ou seja, em comparação com outras empesas do mesmo setor, a Mitre opera com números acima da média.

Além disso, a empresa está em constante crescimento, com lançamentos de empreendimentos cada vez mais valorizados e requisitados.

Mitre Realty Empreendimentos e Participações - MTRE3

Evidentemente, os bons números da empresa demonstram que a Mitre apresenta balança equilibrado em relação as finanças. Além do mais, a companhia possui bons índices de rentabilidade e, como resultado, baixa alavancagem.

Nesse sentido, sua projeção futura deve incluir investimento nos novos lançamentos, bem como a compra de terrenos e melhoria na parte administrativa da companhia, focada em acompanhar o crescimento acelerado do número de lançamentos.


Composição acionária

MTRE3 Acionista Percentual
1 Fabricio Mitre 21,92%
2 Star Mitre Empreendimentos e Participações Ltda. 19,91%
3 Capital Research Global Investors 6,10%
4 Fundos sob gestão GIC Private Limited 6,10%
5 Mitre Partners Participações Ltda. 3,83%
6 Jorge Mitre 3,22%
7 Free Float 38,92%