Multiplan

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4 de 5
Gestão:
  5 de 5
Ticker MULT3
Fundador José Isaac Peres
Presidente da empresa José Isaac Peres
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Multiplan distribuí dividendos para os seus acionistas consecutivamente desde 2008. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios 2017 Brazil Reputation Dividend Report 21ª / Prêmio Master Imobiliário em 2017 / Prêmio LIDE Shopping Centers 2015 / Prêmio Valor 100 Ano: 2013/2012/2010/2008
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1963
Ano do IPO 2007
Setor de atuação Financeiro
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da Multiplan
Principais produtos

Suas atividades incluem desde a prospecção de terrenos, planejamento, análises e pesquisas de viabilidade, desenvolvimento, comercialização e supervisão da construção até a administração de seus empreendimentos residenciais e comerciais.

O que a empresa faz?

A Multiplan tem como atividade principal a administração de shoppings centers. Como uma empresa imobiliária full-service, a Multiplan faz o planejamento, desenvolvimento e administração focada em shopping centers.

Considerada como uma das maiores companhias da indústria de shoppings centers do Brasil, ela possui uma carteira com 19 unidades em operação nos grandes mercados consumidores do país, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Alagoas, Paraná e Rio Grande de Sul. 

Multiplan - MULT3

Dessa maneira, no total são mais de 2 milhões de m² construídos, mais de 5.800 lojas e aproximadamente 190 milhões de visitas por ano. O objetivo da empresa é promover a qualidade de vida, convivência e geração de valor através do desenvolvimento de shopping centers e empreendimentos imobiliários.

Apesar de sua atividade principal ser a administração de shopping centers, a Multiplan também é pioneira na execução de projetos multiuso, onde constrói edifícios comerciais, prédios residenciais e hotéis nas proximidades dos seus shoppings.

A intenção com esta estratégia é gerar sinergia e fluxo de consumidores nos seus shoppings, ao mesmo tempo em que contribui com a valorização das regiões.

Responsabilidade social

A Multiplan realiza projetos diversificados com o objetivo de beneficiar os moradores e comunidades do entorno dos shoppings. Dessa maneira, os shoppings costumam ceder espaço de locação no mall para que instituições possam arrecadar recursos.

O objetivo é estimular doações, campanhas de cunho educacional e eventos beneficentes. Alguns exemplos de ações realizadas são:

  • E-lixo: O projeto E-lixo no Pátio Savassi está sendo realizado desde 2012. Por meio do projeto o público tem acesso fácil a um local onde pode descartar de maneira correta vários tipos de eletrônicos usados, que posteriormente são encaminhados para o reaproveitamento ou descarte adequado.
  • Doação de livros: O projeto realizado no MorumbiShopping foi uma das ações da campanha de Natal de 2017. Através dele, os clientes doaram livros e materiais de papelaria, como lápis de cor e canetinhas. Foram arrecadados mais de 20 mil livros que foram doados para instituições que cuidam de crianças, bibliotecas públicas e escolas municipais e estaduais.
  • Projeto Lagoa Viva: Realizado no BarraShopping, o projeto é focado na difusão do conhecimento sustentável, na articulação e mobilização com a intenção de envolver a comunidade que vive no entorno das lagoas de Jacarepaguá e da Barra.

Multiplan - MULT3 Enfim, além das ações realizadas nos shoppings, a empresa também é comprometida com as boas práticas de eficiência energética e usa o Mercado Livre de Energia em todos os seus shoppings. 


Breve história da empresa

A Multiplan foi fundada por José Isaac Peres em 1975. O primeiro shopping da empresa foi o BH Shopping, inaugurado em 1979. Além de ser o primeiro shopping da Multiplan, ele foi também o primeiro shopping center do estado de Minas Gerais.

Uma curiosidade é que o BH Shopping era afastado do centro da cidade, próximo a um trevo. Dessa maneira, as pessoas usavam a expressão “em frente ao trevo” para explicar a localização do shopping. Foi assim que o trevo acabou se tornando o símbolo da Multiplan.

Multiplan - MULT3

Depois de inaugurado o BH Shopping, diversos outros shoppings foram inaugurados ao longo da trajetória da empresa:

1981: Neste ano foi inaugurado o RibeirãoShopping e o BarraShopping. O RibeirãoShopping está localizado em Ribeirão Preto e é uma referência no interior de São Paulo. Já o BarraShopping está no Rio de Janeiro e é considerado como um dos maiores complexos de compras e lazer de toda a América Latina.

Em 1994, o BarraShopping se tornou o primeiro shopping center com um centro médico dentro do shopping. Sendo que o Centro Médico BarraShopping conta com 28 clínicas, um centro diagnóstico e um day-hospital. 

1982: Foi inaugurado o MorumbiShopping em São Paulo. Este shopping foi eleito como o melhor da cidade pela revista Veja São Paulo e também pelo jornal O Estado de São Paulo.

Multiplan - MULT3

1983: Foi inaugurado o ParkShopping que posteriormente foi eleito como o Top of Mind de Brasília.

1991: Com o crescimento da empresa, veio o primeiro shopping internacional, o CascaiShopping, em Portugal.

1996: Inauguração do shopping DiamondMall, em Belo Horizonte. O diferencial deste shopping em relação aos anteriores, é o fato de que ele foi o precursor do estilo fashion ao reunir grifes de renome nacional e internacional.

1999: Neste ano foram inaugurados dois shoppings, o New York City Center, no Rio de Janeiro e o Shopping Anália Franco, em São Paulo.

2003: Considerado como um dos melhores shoppings do Paraná, o ParkShoppingBarigüi foi inaugurado em 2003.

2008: Em 2008 a empresa inaugurou o BarraShoppingSul e Parque Shopping Maceió.

Multiplan - MULT3

2009: O Shopping Vila Olímpia foi inaugurado na cidade de São Paulo e o ParkShopping São Caetano foi lançado no ABC Paulista.

2010: Neste ano foram lançados os shoppings: VillaMall, ParkshoppingCampoGrande e JundiaíShopping.

2011: Inauguração do shopping ParkShopping São Caetano, em São Caetano do Sul (SP).

2012: Foram inaugurados o JundiaíShopping, o ParkShoppingCampoGrande e o VillageMall. 

2013: Inauguração do Parque Shopping Maceió.

2017: Foi realizada a inauguração do ParkShopping Canoas. Uma curiosidade é que este shopping possui a maior arena de patinação de gelo do país.

Multiplan - MULT3

Além dos muitos shoppings lançados ao longo dos anos, a Multiplan também realizou a expansão de vários dos seus shoppings. Por outro lado, no ramo imobiliário, a Multiplan entregou vários empreendimentos como, por exemplo, o condomínio residencial Chácara Santa Elena, em 1983.

Já em 1992 foi lançado o condomínio residencial Barra Golden Green, localizado na orla da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Alguns anos depois, em 1998 a empresa entregou o Il Villaggio, um condomínio residencial de alto luxo, em Miami.

Além dos condomínios, a empresa também investiu em outros tipos de imóveis como, por exemplo, o Morumbi Office Tower, o Centro Profissional RibeirãoShopping e o Centro Empresarial BarraShopping interligado ao BarraShopping através de uma passarela.


Diretoria

José Isaac Peres (Presidente)

Eduardo Kaminitz Peres (Vice-Presidente Operacional)

Armando d’Almeida Neto (Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores)

Marcello Kaminitz Barnes (Vice-Presidente de Desenvolvimento)

Alberto José dos Santos (Diretor Administrativo)

Vander Aloisio Giordano (Vice-Presidente de Compliance e Institucional)


Conselho administrativo

José Paulo Ferraz do Amaral (Presidente)

Eduardo Kaminitz Peres

Ana Paula Kaminitz Peres

John M. Sullivan

José Carlos A. S. Barata

José Isaac Peres

Duncan G. Osborne


Principais concorrentes

Iguatemi Empresa de Shopping Centers (IGTA3)

BR Properties S.A. (BRPR3)

brMalls(BRML3)

Aliansce Sonae (ALSO3)


Perspectiva para o futuro

Com a pandemia da Covid-19 e o fechamento dos shoppings, a Multiplan sofreu bastante. Sendo assim, uma das prioridades para o futuro da Multiplan é se recuperar completamente dos impactos causados pela pandemia.

Multiplan - MULT3

Além disso, a perspectiva é que a empresa continue a construir e inaugurar shoppings centers pelo Brasil. Por exemplo, está marcada para o final de 2021 a inauguração do 20º shopping da empresa, o ParkJacarapaguá.


Composição acionária

MULT3 Acionista Percentual
1 José Isaac Peres 4,62%
2 Standard Life Aberdeen Plc 9,90%
3 Multiplan Planejamento. Participações E Administração S.A. 22,36%
4 Maria Helena Kaminitz Peres 1,31%
5 1700480 Ontario Inc. 22,80%
6 Free Float 37,91%
7 Ações em Tesouraria 1,10%