Iochpe-Maxion

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4 de 5
Gestão:
  4,3 de 5
Ticker MYPK3
Fundador Gregorio Ioschpe
Presidente da empresa Marcos Oliveira
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa distribuí dividendos consecutivamente desde 2000. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Prêmio Top Educação Revista Exame / Prêmio Eco
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1918
Ano do IPO 1984
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Iochpe
Principais produtos

Basicamente, a empresa atua com a fabricação de:

  • Componentes estruturais automotivos
  • Rodas para veículos leves, comerciais e agrícolas
  • Vagões, rodas e componentes fundidos

O que a empresa faz?

A princípio, a Iochpe-Maxion é uma empresa que atua na produção de rodas automotivas e componentes estruturais automotivos. Nesse contexto, ela é considerada uma líder global, com um alto nível de conhecimento técnico empregado em suas operações.

De um modo geral, a Companhia possui importantes vantagens competitivas que impulsionam seus negócios:

  • Liderança de mercado: principalmente na fabricação de rodas para veículos leves, comerciais e máquinas agrícolas
  • Presença global: participação em todos os continentes no mercado de rodas e especialmente na região do NAFTA no mercado de componentes estruturais
  • Custo de produção competitivo: produção especializada em um parque fabril moderno de modo ágil, rápido e com custos competitivos
  • Qualidade de produtos e processos: produtos certificados e reconhecidos no Brasil e no exterior

Iochpe-Maxion - MYPK3

Modelo de Negócios

A maior produtora de rodas do mundo possui 32 plantas industriais localizadas em 14 países. Simplificadamente, as operações da Iochpe-Maxion podem ser divididas em 3 categorias:

  • Maxion Wheels
  • Maxion Structural Components
  • Amsted-Maxion (joint venture)

Iochpe-Maxion - MYPK3

Maxion Wheels

Nessa divisão, a empresa é responsável pela produção de rodas de aço e alumínio para veículos leves e rodas de aço para veículos comerciais. Ao todo, ela opera com 23 plantas industriais em 12 países, fornecendo seus itens às principais montadoras mundiais, tais como Daimler, Ford, Volkswagen, FCA, Reanult, Nissan, Toyota, Honda, Scania e GM. Assim, essa produção está instalada nos países da seguinte forma:

  • Rodas de aço para veículos leves: Brasil, México, Estados Unidos, República Checa, Alemanha, Espanha, Turquia e Índia
  • Rodas de alumínio para veículos leves: Brasil, México, República Checa, Itália, Turquia e África do Sul
  • Rodas de aço para veículos comerciais: Brasil, México, Estados Unidos, Alemanha, Índia e China

Iochpe-Maxion - MYPK3

Ainda, a Maxion Wheels utiliza de uma tecnologia inovadora para a fabricação das rodas automotivas, a chamada Multi Color Paint Application (MCPA). Dessa forma, ela fornece um acabamento de precisão em que até seis cores de tinta são aplicadas à roda de alumínio, contribuindo para a personalização do veículo. Por fim, os projetos dessa categoria incluem os seguintes produtos:

  • Maxsmart:roda inteligente com capacidade de capturar informações como pressão, carga, ângulo de cambagem e rotações por minuto
  • Aero Wheel: “Covers” para rodas de veículos comerciais que diminuem o arrasto aerodinâmico e o consumo de combustível
  • Gen30: roda comercial com redução de peso
  • Acorus: roda flexível que contribui para a segurança do veículo mantendo suas qualidades estéticas

Maxion Structural Components

Esse braço da empresa possui foco na produção de longarinas e chassis para veículos comerciais e conjuntos estampados para veículos leves. Atualmente, a Companhia realiza tais operações em 6 plantas industriais localizadas em 4 países, estabelecendo sua fabricação da seguinte forma:

  • Longarinas e chassis para veículos comerciais: Brasil, Argentinas, Uruguai e México
  • Conjuntos estampados para veículos leves: Brasil e na Argentina

Da mesma forma, a Iochpe atua de modo inovador e com alta tecnologia implementada nos principais produtos dessa divisão, que incluem por exemplo:

  • Chassis 10Ton: longarinas de alumínio, travessas em alumínio, travessas em fibra de carbono, travessa em fibra de vidro, travessa híbrida (fibra de carbono + fibra de vidro)
  • MSC: travessas de alumínio como complemento ao aço
  • MSC – Adesivos:  une materiais diferentes mantendo as propriedades de aplicação

Iochpe-Maxion - MYPK3

Amsted-Maxion

Esta coligada da Companhia sob a forma de joint venture é responsável pela produção de vagões, rodas e fundidos ferroviários e fundidos industriais. Aqui, seus principais clientes são as operadoras ferroviárias no Brasil.

No total, a Amsted-Maxion opera 2 plantas industriais no Brasil, uma na cidade de Cruzeiro (produção de fundidos ferroviários e industriais) e outra na cidade de Hortolândia (montagem de vagões ferroviários), ambas no estado de São Paulo.

Iochpe-Maxion - MYPK3


Breve história da empresa

A história da Iochpe-Maxion nos remete ao ano de 1918, quando ela dava início às operações num setor bem diferente do atual, no ramo madeireiro, no Estado do Rio Grande do Sul. Com o passar dos anos, sua atuação se diversificou e ficou direcionada para o setor financeiro e, posteriormente, para o setor industrial, no qual se estabeleceu até hoje.

Iochpe-Maxion - MYPK3

Na década de 90, a Companhia passou a atuar de modo focado nos segmentos de autopeças e equipamentos ferroviários. Em outras palavras, ela alienou grande parte dos ativos e participações que não eram ligados a esses segmentos. Em 1998, houve um processo de reestruturação operacional e definição do portfólio de negócios a ser seguido.

No início do século XXI, quase metade do negócio de equipamentos ferroviários foi alienado para a Amsted Industries, o que originou a formação da joint venture Amsted Maxion. Após isso, a Companhia passou a conduzir seus negócios através de duas empresas, a controlada AmstedMaxion no segmento ferroviário, e a Maxion Sistemas Automotivos com duas divisões:

  • Rodas e Chassis
  • Componentes Automotivos

Iochpe-Maxion - MYPK3

Em 2008, as antigas ações preferenciais da Companhia foram substituídas pelas ações ordinárias MYPK3, as quais passaram a ser negociadas no segmento do Novo Mercado da Bovespa. No mesmo ano, visando simplificar a estrutura operacional e societária, a empresa incorporou a Maxion Sistemas Automotivos, fazendo com que ela voltasse a ter caráter operacional, através da concentração de todas as suas principais operações brasileiras, exceto a controlada AmstedMaxion, em uma única pessoa jurídica.

Já em 2009, a empresa adquiriu os negócios de rodas da ArvinMeritor no Brasil, México e Estados Unidos, os quais passaram a ser denominados Divisão Fumagalli. Outra importante aquisição da empresa aconteceu em dezembro de 2010,quando ela realizou a compra dos ativos relacionados aos negócios de rodas da Nugar S.A.P.I. de C.V., empresa mexicana controlada do grupo CIE Automotive.

Seguindo os planos de expansão, a Iochpe-Maxion adquire 50% das ações da Montich S.A., uma conceituada fabricante de longarinas, chassis e estampados para veículos comerciais na Argentina, mudando sua denominação social para Maxion Montich S.A..

Iochpe-Maxion - MYPK3

Finalmente, em 2012, foram concluídos os processo de aquisição do Grupo Galaz, grupo mexicano fabricante de longarinas de aço para veículos comerciais e da Hayes Lemmerz empresa norte-americana fabricante internacional de rodas automotivas, de aço para veículos leves, comerciais e fora de estrada e de alumínio para veículos leves.

Mais recentemente, em 2019, a empresa firma uma parceria com a chinesa Dongfeng, especializada em pesquisa e desenvolvimento, fabricação e vendas de autopeças, incluindo chassis, freios e sistemas de condução inteligentes, sistemas de gerenciamento térmico, tecnologias leves e sistemas de transmissão. . Dessa forma, ela possibilitou a construção de uma fábrica em Suizhou, na China, com capacidade para produção de 2 milhões de rodas de alumínio.

Iochpe-Maxion - MYPK3


Diretoria

Marcos Sergio de Oliveira (Diretor Presidente / Superintendente)

Elcio Mitsuhiro Ito (Diretor sem designação específica e de Relações com Investidores)

Paulo Marcio Almada dos Santos (Diretor sem designação específica)


Conselho administrativo

Dan Ioschpe (Presidente)

Nildemar Secches (Vice Presidente)

Alexandre Gonçalves Silva

Gustavo Berg Ioschpe

Iboty Brochmann Ioschpe

Israel Vainboim

Luiz Antônio Corrêa Nunes Viana de Oliveira

Mauro Litwin Iochpe

Sergio Luiz Silva Schwartz


Principais concorrentes

Mahle (LEVE3)

Plascar Participações Industriais S.A (PLAS3)

Schulz (SHUL3, SHUL4)


Perspectiva para o futuro

Como vimos, a Iochpe-Maxion é uma empresa que emprega muita tecnologia e inovação em seus processos para produzir e fornecer produtos diferenciados ao mercado global de rodas e componentes estruturais automotivos.

Para almejar um crescimento de sua produção e consequentemente uma expansão de suas vendas, a empresa pretende implementar um projeto de expansão baseado nas seguintes estratégias:

  • Desenvolvimento do negócio atual: a empresa continuará seus investimentos nos produtos atuais com foco no denominado “core business”
  • Melhorar eficiência operacional e reduzir custos: com investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento e tecnologias de produção
  • Internacionalização: buscando aumentar a participação nos mercados internacionais, seja por meio da construção de novas plantas industriais ou aquisições de empresas no mercado.
  • Desenvolvimento de produtos sinérgicos: oferecendo aos clientes um número maior de produtos e serviços que apresentem complementação às atividades atuais e que tenham como base as mesmas matérias primas e o mesmo processo de produção dos produtos atuais

Além disso, ela buscará implementar e avançar com as parcerias e operações em outros países, tais como a Índia, China, México e Tailândia, com foco no processo de um ramp-up acelerado para atender a necessidade dos clientes.

Iochpe-Maxion - MYPK3


Composição acionária

MYPK3 Acionista Percentual
1 Fundo de Investimento em Ações Wpa Est Investimento No Exterior 11,84%
2 Alaska Investimentos Ltda. 10,32%
3 Compass Group Llc 9,21%
4 Ivoncy Brochmann Ioschpe 2,86%
5 Dan Ioschpe 2,29%
6 Evelyn Noemi Berg Ioschpe 2,37%
7 Gustavo Berg Ioschpe 1,31%
8 Inova Investimentos Ltda. 1,28%
9 Fia Wpa I Investimento No Exterior 1,17%
10 Aline Kolodny Nemetz 0,87%
11 Mauro Litwin Iochpe 0,73%
12 G7 Cinema Ltda. 0,70%
13 Ibi Participações E Negócios S.A 0,63%
14 Salomão Ioschpe 0,35%
15 Leandro Kolodny 0,53%
16 Debora Berg Ioschpe 0,28%
17 Glaucia Stifelman 0,23%
18 Luciano Iochpe Kolodny 0,14%
19 Marcio Iochpe Kolodny 0,08%
20 Ações Tesouraria 0,89%
21 Free Float 51,91%