Nadir Figueiredo S.A

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker NAFG3, NAFG4
Fundador Nadir Dias de Figueiredo
Presidente da empresa Patricio Taborda de Figueiredo
Alavancada? Sim
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Nadir Figueiredo distribui dividendos consecutivamente desde 1996 com algumas exceções neste período. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Prêmio Época Reclame AQUI 2018
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1912
Ano do IPO 1977
Setor de atuação Consumo Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos Nadir Figueiredo
Principais produtos

A Nadir Figueiredo produz e comercializa utensílios domésticos em vidro, fabricante das marcas Marinex, Copo Americano, Nadir, Duralex, Colorex.

Os produtos da empresa são:

  • Embalagens de Vidro
  • Personalização
  • Cases de sucesso
  • Copos Prensados
  • Copos Soprados
  • Frascos
  • Garrafas
  • Potes

O que a empresa faz?

A Nadir Figueiredo Indústria e Comércio S.A. é uma empresa que atua na fabricação de vidros. Por meio dos seus produtos, ela está presente em mais de 100 milhões de lares, restaurantes e bares em mais de 120 países.

Um dos produtos mais populares da empresa, é o Copo Americano, mas o portfólio da companhia inclui mais cinco marcas: Nadir, Marinex, Sempre, Colorex e SM. A Nadir Figueiredo também conta com licenciamentos com marcas internacionais como, por exemplo, a Coca-Cola.

Nadir Figueiredo S.A - NAFG3, NAFG4

Vale destacar que a Nadir Figueiredo investe em pesquisa e desenvolvimento tecnológico visando uma atuação responsável, com práticas sustentáveis e apostando na reciclagem de vidro como uma maneira de preservar os recursos naturais.


Breve história da empresa

A história da Nadir Figueiredo teve início em 1912, quando ela foi fundada como uma oficina para máquina de escrever. No ano seguinte, a empresa começou a manufatura de artigos elétricos e de iluminação. 

Já em 1932 houve a alteração na produção de artigos de iluminação para munição, durante a Revolução Constitucionalista. O ano de 1932 foi marcante para a história da Nadir Figueiredo, pois foi o ano da aquisição da primeira fábrica manual de vidros no bairro do Belém.

Em 1946 a Nadir Figueiredo deu início à produção automática de copos e garrafas na fábrica da Vila Maria. Já em 1947 o Copo Americano começou a ser produzido e em 1971 teve início a produção de artigos Termo-Rey na fábrica do Rio de Janeiro.

Nadir Figueiredo S.A - NAFG3, NAFG4

No ano de 1985 a empresa foi pioneira na instalação do forno Anti-poluente no Brasil e em 1986 a Nadir Figueiredo passou a participar das feiras de Chicago e Frankfurt.

Alguns anos depois, em 1989 as atividades da Nadir Figueiredo Europa começaram e em 1992 teve início o programa Qualidade Total Nadir Figueiredo.

Em 1998 ocorreu a automatização do processo de produção manual de taças e em 2003 a Nadir Figueiredo foi premiada pela APEX como a empresa exportadora do ano. No ano de 2005 a empresa lançou a linha de refratários da marca Sempre e deu início à Nadir Argentina.

Já em 2009 houve a inauguração da fábrica em Suzano e em 2011 foi feita a aquisição da Santa Marina e das marcas Marinex, Colorex e Duralex. Em 2012 a linha Duralex Opaline foi lançada e no ano seguinte ocorreu a inauguração da Loja de Fábrica Nadir em Suzano.

Ainda em 2013, o Copo Americano, um produto icônico com mais de 70 anos de história, foi registrado como marca no INPI e desde então, passou por um processo de branding e ampliação do portfólio de produtos.

No ano de 2014 a fábrica de Suzano passou a concentrar 100% das operações e em 2015 ocorreu o reposicionamento e nova marca do Copo Americano® – O Copo Oficial. Em 2016 foi inaugurado o novo escritório administrativo da empresa e em 2018 foi lançada a linha SM. 

Em 2019 a empresa foi vendida para o grupo norte-ameicano HIG Capital. Já em 2020, a empresa decidiu fechar o capital por meio de um programa de recompra de ações em circulação no mercado.

Nadir Figueiredo S.A - NAFG3, NAFG4

No entanto, menos de um ano após fechar o capital, a empresa entrou com o pedido de IPO, para abrir novamente o capital. Segundo a empresa, a intenção é investir em crescimento orgânico e realizar aquisições.

Porém, no mês de maio de 2021 a empresa interrompeu o processo de IPO. Ou seja, no mês de fevereiro de 2021 a empresa protocolou o pedido de IPO e em maio de 2021 ela interrompeu o processo junto a CVM.


Diretoria

Patricio Taborda de Figueiredo – Diretor-Presidente

Antonio Ivo Dória do Amaral -Diretor Financeiro e RI

Morvan dos Santos Ladeira – Diretor Industrial

Paulo Figueiredo de Paula e Silva – Diretor Comercial


Conselho administrativo

Thiago Sguerra Miskulin

Marcelo Hudik Furtado de Albuquerque

Luiz Guilherme Okido Arakaki

Felipe Franco da Silveira

Morvan Figueiredo de Paula e Silva

José Eduardo Otero Vidigal Pontes

Nelson Craidy Cury


Principais concorrentes

Hercules – HETA4

Coteminas (CNTM3)

Döhler (DOHL4)


Perspectiva para o futuro

Fundada em 1912, a Nadir Figueiredo conta com mais de 100 anos de história. Sendo que no decorrer da sua trajetória, a empresa lançou diversos produtos que conquistaram os lares brasileiros.

Hoje em dia, é difícil encontrar uma pessoa que não conheça alguma das marcas da empresa. O Copo Americano, por exemplo, é uma marca muito conhecida nas casas e bares brasileiros. A marca Marinex também é bastante conhecida.

Além disso, a empresa é líder na América Latina em produtos de consumo com foco em utilidades domésticas de vidro e está entre as maiores companhias do mundo neste segmento.

Nadir Figueiredo S.A - NAFG3, NAFG4

Apesar de ter tantos anos de história e ser reconhecida nacional e internacionalmente, o futuro da empresa é incerto. Primeiramente, é preciso levar em conta que ela sofreu com o impacto do fechamento de bares, hotéis e restaurantes.

É preciso considerar ainda que em fevereiro de 2021 ela anunciou a intenção de reabrir o capital, que tinha sido fechado em 2020, mas em maio de 2021 ela interrompeu o processo de IPO.


Composição acionária

NAFG3 Acionista Quantidade Percentual
1 Vidros Da Glória Participações S.A. 5.452.958 98,90%
2 Outros 60.649 1,10%
NAFG4 Acionista Quantidade Percentual
1 Vidros Da Glória Participações S.A. 7.809.749 96,83%
2 Outros 255.673 3,17%