Natura&Co

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  4 de 5
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker NTCO3
Fundador Antônio Luiz Seabra
Presidente da empresa João Paulo Brotto Gonçalves Ferreira
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A Natura&Co distribuí dividendos para os seus acionistas desde 2004. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios Top of Mind: Preservação do meio ambiente / Melhores e Maiores: melhor empresa do setor de bens de consumo / AS 10 EMPRESAS MAIS INOVADORAS DO MUNDO Forbes Magazine 2011
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1969
Ano do IPO 2004
Setor de atuação Consumo não Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da Natura&Co
Principais produtos

A empresa atua por meio da venda de produtos de uso pessoal como :

  • Perfumes
  • Maquiagens
  • Cosméticos para cabelo
  • Rosto e barba
  • Hidratantes
  • Cremes de limpeza

Marcas que fazem parte do grupo:

  • Natura
  • Avon
  • The Body Shop
  • Aesop

O que a empresa faz?

A Natura é uma multinacional brasileira que trabalha com cosméticos, produtos de beleza e higiene. Desse modo, a empresa possui produtos em várias categorias, tais como: rosto, cabelo, banho e perfumes. O foco da Natura é usar produtos vegetais derivados da biodiversidade brasileira, colhidos através de parcerias com comunidades locais. 

Vale destacar que a sustentabilidade e a inovação são dois pilares marcantes na atuação da Natura. Por exemplo, em 2016 ela investiu 50 milhões de euros no lançamento de 255 produtos e atingiu o índice de inovação de 54,3%.

Natura&Co - NTCO3

A Natura está presente não apenas no Brasil, mas também na Argentina, Bolívia, Chile, Peru, EUA, Colômbia e França. Sendo que, a empresa possui fábricas em Cajamar (estado de São Paulo), Benevides (estado do Pará) e centros de pesquisa e tecnologia em São Paulo, Manaus e New York (EUA).

A Natura é detentora da Aesop, um fabricante australiano de cosméticos que possui lojas em diversos continentes, inclusive Oceania, Ásia, América do Norte e Europa. Além disso, desde 2017 a Natura é dona também a The Body Shop, que antigamente era do grupo L’Oréal. Enfim, a atuação da empresa ocorre por meio dos seguintes departamentos:

1- Comercial: É o departamento da equipe de vendas que faz a promoção da empresa junto aos conselheiros e clientes.

2- Administrativo: Além de garantir o desenvolvimento e qualidade dos produtos e serviços da Natura, este departamento também intervém em áreas como financeiro, investigação e desenvolvimento, inovação e tecnologia digital.

3- Operacional: Por fim, o departamento operacional está relacionado com os processos de fabricação e distribuição dos produtos da Natura.

Natura&Co - NTCO3

Compromisso ambiental

Desde a sua criação, a empresa se empenha em prol da sustentabilidade e tem como objetivo causar impacto ambiental, social e econômico positivo. Inclusive, a Natura foi a primeira na bolsa de valores a receber a Certificação B Corp em 2014, sendo que, ela se tornou a maior companhia no mundo com esta certificação. 

Ao longo da sua trajetória é possível identificar as atitudes tomadas pela empresa em prol da sustentabilidade. Por exemplo, em 1983 a Natura foi a primeira marca no Brasil a propor recargas dos produtos. Já no ano 2000 a Natura lançou a linha EKOS, que utiliza ativos da biodiversidade em sua formulação. Em 2006 a empresa se tornou cruelty free, ao banir todos os testes com animais nos processos de produção. 

Natura&Co - NTCO3

Além disso, em 2007 a Natura criou o programa Carbono Neutro, com o objetivo de monitorizar e diminuir a emissão de gás com efeito estufa em sua cadeia de produção. Posteriormente, em 2011 ela lançou o Programa Amazônia com o objetivo de destinar investimentos para a preservação da região e em 2013 a Natura lançou a linha SOU com 70% menos plástico. Enfim, os compromissos ambientais da Natura são:

  • Reduzir os resíduos;
  • Limitar o consumo de matérias-primas;
  • Diminuir o impacto no planeta;

Além dos compromissos ambientais, a Natura também tem compromissos com a sociedade. Dessa forma, o objetivo da Natura não é apenas ofertar produtos para que as pessoas possam melhorar sua relação consigo próprias, mas também desenvolver projetos que possam contribuir com a sociedade.

Natura&Co - NTCO3

Uma das maneiras que a Natura encontrou para fazer isso, foi o programa Crer para Ver, uma linha de produtos não cosméticos lançada em 1995, cujo lucro é revertido integralmente para ações de melhora na educação. Desde que o programa foi criado, mais de 6 milhões de euros foram recolhidos e 1,2 milhão de alunos foram ajudados. Algumas outras iniciativas são:

  1. Natura musical: É uma iniciativa de fomento e valorização da cultura musical brasileira. Além de patrocinar projetos musicais, a Natura Musical também possui a Casa Natura Musical e apoia festivais de música.
  2. Instituto Natura: Fundado em 2010 o Instituto Natura realiza iniciativas focadas no melhoramento da educação pública.
  3. Movimento Natura: Por meio do Movimento Natura é possível divulgar iniciativas ou colaborar com iniciativas que já estão sendo desenvolvidas pelo Brasil.

Breve história da empresa

A história da Natura teve início em 1969, quando Antônio Luiz Seabra fundou a Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut, que poucos meses depois, passou a se chamar Natura. Na primeira loja Natura, aberta em 1970, o próprio Luiz Seabra atendia os clientes. Este tipo de modelo de negócios continuou até 1974 quando Seabra passou a desenvolver o modelo de venda direta

Sendo assim, ele fechou a loja e se dedicou a formar uma equipe de consultoras. Seabra estava certo e a Natura se tornou uma grande potência em relação à venda de porta em porta utilizando um catálogo de produtos. Inicialmente, a Natura era focada apenas no público feminino. Contudo, em 1979 ela lançou a linha SR N focada no público masculino, o que foi uma grande novidade para a época. 

Natura&Co - NTCO3

Uma década depois da sua fundação, a Natura já contava com 200 colaboradores e mais de 2.000 consultores. Com o crescimento da empresa, estava na hora de expandir os horizontes internacionalmente. Sendo assim, a primeira incursão da Natura para o exterior foi no Chile, em 1982. Posteriormente, veio a expansão internacional para a Argentina e Peru, em 1992.

Ao longo dos anos, a Natura lançou diversos produtos que permanecem até hoje como, por exemplo, o Chronos (1986), Mamãe e Bebê (1993) e Ekos (2000). Em 2004 a empresa fez a sua abertura de capital na Bolsa de Valores de São Paulo e em 2006 a Natura inaugurou sua primeira loja em Paris, na França.

Em seu crescimento, a Natura adquiriu outras empresas. Um exemplo disso, é a aquisição da The Body Shop, que antigamente era do grupo L’Oréal. Já em 2020 ela comprou a Avon e se tornou o quarto maior grupo do mundo no segmento de beleza.


Diretoria

Andréa Figueiredo Teixeira Álvares (Diretora Executiva Operacional de Marketing, Inovação e Sustentabilidade)

João Paulo Brotto Gonçalves Ferreira (Diretor-Presidente e Diretor Financeiro e de Relações com Investidores)

Erasmo Toledo (Diretor Executivo Operacional de Negócios)

Ana Beatriz Macedo da Costa (Diretora Jurídica)


Conselho administrativo

Roberto de Oliveira Marques (Presidente Executivo do Conselho de Administração)

João Paulo Brotto Gonçalves Ferreira (Membro)

Itamar Gaino Filho (Membro)

José Antonio de Almeida Filippo (Membro)


Principais concorrentes

Boticário

Mary Kay

Sephora


Perspectiva para o futuro

A perspectiva para o futuro da Natura está diretamente relacionada com a sustentabilidade. Isso porque, a empresa foi uma das 40 companhias globais a apoiarem a iniciativa Visão 2050: Hora de Transformar, do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD).

Natura&Co - NTCO3

Sendo que, os caminhos de transformação propostos estão de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as metas do Acordo de Paris. De maneira geral, as metas da Natura são fundamentadas em três pilares: 

  1. Marcas e produtos;
  2. Nossa rede;
  3. Gestão e Organização.

Além disso, nos próximos anos a empresa irá seguir a Visão 2030 “Compromisso com a Vida”. Os objetivos estão relacionados com o enfrentamento da crise climática, proteção da Amazônia, mudanças da produção para obter maior circularidade e regeneração e garantia de igualdade e inclusão.


Composição acionária

NTCO3 Acionista Percentual
1 Controladores 43,4274%
2 Ações em tesouraria 0,0360%
3 Ações dos administradores 0,0514%
4 Free Float 56,4852%