Nutriplant

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker NUTR3
Fundador Frit Industries e Ferro Corporation
Presidente da empresa Ricardo Lessa Pansa
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa não possui um histórico consistente de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1979
Ano do IPO 2008
Setor de atuação Materiais Básicos
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos da Nutriplant
Principais produtos

A empresa produz e vende micronutrientes e fertilizantes agrícolas especiais que visam o aumento da produtividade na lavoura e a melhoria da nutrição animal, tendo mais de 100 produtos diferentes. A empresa também é dona da marca FTE.

O que a empresa faz?

A Nutriplant é uma empresa que atua no desenvolvimento e produção de micronutrientes de solo.

Em resumo, os micronutrientes são complementos aos nutrientes minerais encontrados nos solos que, juntamente com fórmulas NPK, são essenciais para o desenvolvimento e crescimento das plantas.

Além disso, a Nutriplant também atua na produção de matérias-primas de uso industrial e é dona da marca FTE – Fritted Traced Elements.

Os produtos da companhia são voltados sobretudo para o setor agrícola e a empresa atende a todas as regiões do Brasil através de um sistema de distribuição estrategicamente distribuído.

Sendo que a fábrica da Nutriplant está localizada em Paulínia, em São Paulo, uma região de grande pólo de empresas do setor de agronegócio.

Nutriplant - NUTR3

Os produtos da Nutriplant consistem em micronutrientes de alta tecnologia, que proporcionam uma maior absorção de nutrientes e desenvolvimento das lavouras.

Isso contribui com o aumento da produtividade agrícola, maximização do aproveitamento das áreas plantadas e ainda o incremento na lucratividade do produtor rural.

Além da sua forte atuação no mercado, a Nutriplant também busca manter parcerias com as principais universidades e centros de pesquisas agronômicas do Brasil com o intuito de fomentar a pesquisa e o desenvolvimentos de novas aplicações e formas de uso dos micronutrientes.

Isso faz com que a Nutriplant esteja sempre em contato com as pesquisas e inovações tecnológicas mais recentes no segmento de micronutrientes no Brasil.


Breve história da empresa

A história da Nutriplant teve início em 1979, quando ela foi constituída pela Frit Industries e a Ferro Corporation. O objetivo era produzir e comercializar fertilizantes agrícolas específicos, hoje em dia chamados de micronutrientes.

Nutriplant - NUTR3

Em 1980, a planta industrial da Nutriplant deu início às suas operações. Sendo que ela foi pioneira na produção de micronutrientes de solo no Brasil. Depois de 1986, a empresa começou a produzir micronutrientes granulas e lançou a marca FTE.

Já em 1993, a Frit Industries adquiriu a participação remanescente das ações da Nutriplant que eram detidas pela Ferro Corporation.

Com isso, teve início uma etapa de intenso lançamento de produtos, contando com duas novas linhas de produção, uma de Fertilizantes Totalmente Solúveis (FTS) e outra de Green Top (Micronutriente Foliar).

Posteriormente, em 1995, tendo como foco a produção de produtos foliares para aplicação hidropônica e irrigação com fertilizantes, a Nutriplant fez uma parceria com produtores internacionais de sais minerais de alta pureza.

Nos anos que se seguiram, a Nutriplant lançou diversos produtos, dentre eles, novas formulações de produtos foliares, uma linha de organominerais, uma linha adjuvantes e nutrientes para ração animal.

Nutriplant - NUTR3

No mês de novembro de 2004, a Tripto Participações adquiriu o controle acionário da Nutriplant. Em 2008, a Nutriplant realizou a sua abertura de capital, com uma oferta pública de 2.070.100 ações, o que representou 39,9% do seu capital social.

Já em 2012, ocorreu um aumento do capital da empresa mediante a emissão de 7.197.410 novas ações por causa da Incorporação de Ações, com a consequente conversão da Quirios Produtos Químicos Ltda em subsidiária integral da empresa.


Diretoria

Ricardo Lessa Pansa (Diretor Presidente e de RI)

Mario Luiz Croffi (Diretor Comercial)


Conselho administrativo

Emilio Pansa (Presidente)

Ricardo Pansa

Eduardo Pansa


Principais concorrentes

Fertilizantes Heringer (FHER3)


Perspectiva para o futuro

Com mais de 40 anos de história, a Nutriplant é uma tradicional fabricante brasileira de fertilizantes especiais e micronutrientes, sendo referência em tecnologia e qualidade.

Ao longo dos anos, a empresa investiu em seu crescimento e expansão e hoje em dia, ela atende a todas as regiões do Brasil. Além disso, a companhia investiu no desenvolvimento de novos produtos, tornando-se referência em seu setor de atuação. 

Nutriplant - NUTR3

Apesar desses fatores serem positivos e contribuírem para uma perspectiva positiva para o futuro da Nutriplant, é preciso considerar alguns outros fatores.

Por exemplo, o setor de fertilizantes está sujeito a uma ampla regulamentação ambiental e de saúde o que, no futuro, pode tornar a atuação da empresa mais restrita e aumentar os investimentos necessários para o cumprimento da legislação em vigor.


Composição acionária

NUTR3 Acionista Percentual
1 Tripto Participações Ltda. 74,89%
2 Ações em tesouraria 0,09%
3 Outros 25,02%