Conservas Oderich

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
Ainda não foram feitas avaliações
Gestão:
Ainda não foram feitas avaliações
Ticker ODER3, ODER4
Fundador Adolph Oderich
Presidente da empresa Marcos Odorico Oderich
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa não possui um histórico consistente de pagamento de dividendos.

Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1879
Ano do IPO 1970
Setor de atuação Consumo não Cíclico
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Small Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentus Oderich
Principais produtos

O foco de atuação da empresa são os enlatados. Os produtos da empresa são:

  • Atomatados
  • Enlatado de Carnes
  • Compotas
  • Condimentos
  • Maioneses
  • Enlatado de vegetais
  • Linha Premium de molhos

O que a empresa faz?

A Conservas Oderich é uma empresa que atua com enlatados. Sendo assim, ela trabalha com produtos como: enrolado de carnes, compotas, enlatados vegetais, maioneses e afins. Sendo que a Conservas Oderich foi pioneira na fabricação de conservas enlatadas no Brasil. 

Todos os processos de fabricação são autorizados e registrados pelo Ministério da Agricultura e/ou Ministério da Saúde, com a mesma tecnologia utilizada no Mercado Comum Europeu.

Conservas Oderich - ODER3, ODER4

A Oderich faz parte dos programas de Merenda Escolar do Governo Federal, fornecendo seus produtos para a Fundação Nacional de Assistência ao Estudante – FNDE, Forças Armadas, Governo do Estado de São Paulo, Distrito Federal, Manaus, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraná, Pará e outras prefeituras.


Breve história da empresa

A história da Oderich teve início em 1879, quando Adolph Oderich chegou ao Brasil. Em resumo, com apenas 22 anos de idade, o jovem alemão veio para o Brasil a convite de uma empresa exportadora de Hamburg, na condição de Caixeiro Viajante.

Ele se instalou em São Sebastião do Caí, casou-se e teve cinco filhos. Além disso, ele montou um armazém na cidade e criou um centro de refinamento de banha.

Como a banha produzida, vendida sob a marca Sol, tinha alta qualidade, o produto rapidamente ganhou notoriedade. Já em 1908, foi fundada a empresa Carlos H. Oderich & Cia.

Nesse mesmo ano, o filho mais velho de Adolph Oderich foi para a Alemanha estudar sobre conservação de carnes e voltou animado para criar a primeira empresa no Brasil, e terceira do mundo, em gêneros enlatados.

Conservas Oderich - ODER3, ODER4

Com a atuação pioneira da empresa, ela atingiu um grande crescimento ao longo das décadas seguintes e chegou a produzir um milhão de quilos de derivados suínos por ano.

Sendo que o portfólio da empresa incluía produtos como: salsichas, bacon, linguiças, queijo de porco, sopas e caldos. Já em 1936, a Oderich uniu-se com outras empresas do setor e deu origem à companhia Frigoríficos Nacionais Sul-Brasileiros S.A.

Em 1956 a Oderich saiu do conglomerado de empresas Frigoríficos Nacionais S.A. e alterou a sua razão social para Conservas Oderich S.A.

Os anos 80 foi marcado por um novo ciclo de expansão, sempre com foco nos valores do seu fundador: ética, qualidade e empreendedorismo. Em 1997 foi instalada a primeira filial da Oderich na cidade de Pelotas.

Como essa é uma região com tradição na fabricação de doces em conserva, a Oderich decidiu instalar uma empresa voltada para este segmento.

A companhia estabeleceu parceria com produtores locais para as safras de pêssego, batata-doce, abóbora, entre outros, o que contribuiu com o processo industrial e o crescimento da região.

Já em 1998, a Oderich lançou a sua maionese, o que serviu para apresentar a marca Oderich para uma nova geração de consumidores e incrementar consideravelmente as suas vendas.

Conservas Oderich - ODER3, ODER4

O ano 2000 foi marcado pela chegada das salsichas de frango refrigeradas e a granel. Com isso, a procura por enlatados de carne sofreu um forte impacto. A alternativa encontrada pela empresa foi o mercado internacional.

Sendo assim, a Oderich alavancou as suas exportações e, hoje em dia, ela exporta seus produtos para mais de 60 países. Em 2004 tiveram início as atividades na Unidade de Eldorado do Sul, responsável pela fabricação das embalagens metálicas.

A capacidade produtiva da unidade é de 300 milhões de latas por ano em variados formatos, o que garante autonomia sobre uma das fases mais importantes da cadeia produtiva.

Sendo que a Oderich inovou com a criação da lata de fiambre retangular, o que facilita a retirada da carne da embalagem.

Em 2005 a Oderich percebeu a oportunidade de expansão em Goiás, por causa da localização geográfica e das condições climáticas que favorecem o cultivo de vegetais no estado.

Sendo assim, em 2006 a empresa instalou uma filial no município de Orizona e deu início a produção de polpa de tomate. Depois disso, ela instalou a linha de produção de milho verde e ervilha em conserva.

Já em 2008, ela ampliou o mix de produtos e passou a produzir abacaxi, jardineira e seleta de legumes. O ano de 2009 foi um ano de investimentos para a Oderich.

Isso porque, a empresa ampliou a sua área de armazéns por meio da construção de novos prédios, no centro de distribuição, otimizou o embarque de produtos, conseguindo economizar e ter melhores condições de trabalho para os colaboradores.

Conservas Oderich - ODER3, ODER4

Por fim, em 2021 a Oderich comprou a fábrica de comida em conserva da Comercial Mineira S.A. (Comisa). A fábrica está localizada em Luziânia, em Goiás, e conta com máquinas e equipamento voltados para a fabricação de conserva de legumes e vegetais.

Enfim, atualmente a Oderich é uma empresa reconhecida nacional e internacional pela qualidade dos seus produtos.


Diretoria

Marcos Odorico Oderich (Diretor Comercial e de Relações com o Mercado)

Claudio Oderich (Diretor Industrial)


Conselho administrativo

Marcos Odorico Oderich (Presidente do Conselho de Administração)

Iguatemi Lucio Moreira

Carlos Henrique Oderich


Principais concorrentes

Camil (CAML3)

M. Dias Branco (MDIA3)

Josapar (JOPA3, JOPA4)


Perspectiva para o futuro

A Conservas Oderich tem mais de 140 anos de história, o que faz com que exista uma certa perspectiva positiva para o seu futuro.

Afinal de contas, com tantos anos, a empresa já sobreviveu a diversos cenários, tais como crises econômicas, guerras mundiais e crises políticas.

Conservas Oderich - ODER3, ODER4

Sendo assim, ao sobreviver por tanto tempo, a empresa criou uma certa resiliência, o que significa que ela não irá falir com a mesma facilidade de uma empresa nova.

Além disso, trata-se de uma companhia com atuação em todo o território nacional e que exporta seus produtos para mais de 60 países.


Composição acionária

ODER3 Acionista Percentual
1 Odepar Participações S/A 41,07%
2 Marcos Odorico Oderich 11,83%
3 Claudio Oderich 9,79%
4 João Adolfo Oderich 9,14%
5 Ernesto Osvino Oderich 8,90%
6 Lucia Oderich Moreira 8,23%
7 Iguatemi Lucio Moreira 2,18%
8 Luiz Fernando Oderich 0,84%
9 Valdete Oderich 0,27%
10 Free Float 7,75%
ODER4 Acionista Percentual
1 Marcos Odorico Oderich 26,80%
2 Claudio Oderich 14,50%
3 João Adolfo Oderich 13,53%
4 Ernesto Osvino Oderich 12,91%
5 Lucia Oderich Moreira 13,35%
6 Luiz Fernando Oderich 0,06%
7 Free Float 18,85%