OdontoPrev

Informações atualizadas em 02/12/2022

Avaliação dos usuários

Empresa:
  3 de 5
Gestão:
  4 de 5
Ticker ODPV3
Fundador Randal Zanetti e outros
Presidente da empresa Rodrigo Bacellar
Alavancada? Não
Registra lucro? Sim
Histórico de distribuição de dividendos

A empresa paga dividendos consecutivamente desde 2006. Acesse para conferir o histórico de pagamento de dividendos.

Prêmios FTSE4Good / 22 top of mind - Assistencia Odontologica.
Participação do Estado 0%
Ano de fundação 1987
Ano do IPO 2006
Setor de atuação Saúde
Recuperação judicial? Não
Tamanho da empresa Mid Cap
Links úteis
  1. RI da empresa
  2. Fundamentos OdontoPrev
Principais produtos

O modelo de negócio da OdontoPrev é basicamente o sistema de Planos Odontológicos.

De modo genérico a companhia estabelece parcerias de grupos de acordo com segmentos entre outros para negociar condições especiais.

O que a empresa faz?

A OdontoPrev é uma empresa do setor de saúde, que atua especificamente na operação de planos odontológicos. Com mais de 7 milhões de beneficiários, a OdontoPrev é líder em planos odontológicos na América Latina. Sendo que ela é a maior operadora do setor de saúde no Brasil, em números de clientes.

A OdontoPrev faz parte do índice britânico FTSE4Good e é uma das 4 companhias brasileiras integrantes da carteira global do Bloomberg GEI 2020. 

OdontoPrev - ODPV3

Os planos odontológicos da OdontoPrev são oferecidos tanto para empresas, quanto para o cliente individual. Para as empresas, existem as seguintes opções de planos:

  • Integral Doc LE: É um plano mais básico voltado para empresas que pretendem contratar de 3 a 199 funcionários.
  • Plano Integral Doc MEI: É um plano odontológico focado no Micro Empreendedor Individual.
  • Plano Master LE: Este plano tem uma cobertura mais completa, logo, ele cobre não apenas procedimentos básicos, mas também outros tipos de procedimentos como, por exemplo, instalação de aparelhos.

Já em relação aos planos individuais, são oferecidas algumas opções de acordo com a idade do beneficiário, tais como: Dental de leite (de 0 a 7 anos de idade), Dental Junior (8 a 16 anos) e Dental bem-estar (acima de 16).

Além desses, a OdontoPrev ainda oferece outros tipos de planos mais específicos, por exemplo, o Dental Orto é focado na necessidade de colocação de aparelho ortodôntico.

OdontoPrev - ODPV3

Existe ainda o Dental Estética (voltado para a estética dos dentes) e o Dental vip (o plano mais completo e caro da empresa).

Sendo que todos os tipos de planos possuem a opção de pagamento mensal (com carência de 90 dias) ou anual (liberação em 24 horas). Enfim, a OdontoPrev atua por meio de várias empresas, tais como:

  • OdontoServ: Focada no atendimento de planos individuais e familiares, a OdontoServ passou a integrar o portfólio de produtos da Odontoprev em 2009. 
  • DentalCorp: A empresa pertence ao grupo OdontoServ e é especializada em planos de saúde para empresas. 
  • Bradesco Dental: Oferece diferentes planos odontológicos tanto para empresas quanto para pessoas.
  • Prívian: É a marca premium do Grupo OdontoPrev. Sendo assim, ela oferece assistência odontológica com foco em clientes corporativos exigentes e diferenciados.

Breve história da empresa

A história da OdontoPrev começa em 1987, quando ela foi fundada por um grupo de cirurgiões-dentistas. Na época, esses profissionais perceberam a oportunidade de oferecer planos odontológicos para corporativas que já tinham um histórico de extensão desses benefícios em seus países locais.

Anos depois da sua fundação, em 1998 o controle da OdontoPrev foi adquirido por investidores de Private Equity. Essa aquisição foi importante para o posicionamento estratégico da empresa e para que ela se consolidasse como líder do setor. 

OdontoPrev - ODPV3

No dia 01 de dezembro de 2006, ocorreu a abertura de capital da OdontoPrev e no dia 4 de abril de 2007 ocorreu o leilão de 2.741.312 ações, que marcou a saída dos investidores de Private Equity. 

Durante toda a trajetória de crescimento da OdontoPrev, ela comprou outras empresas como, por exemplo: Unidont, Rede Dental, Sepao Assistência Odontológica Empresarial Ltda e Prontodente Odontologia Integral Ltda. 

Além das empresas adquiridas, a OdontoPrev firmou um acordo de associação com a Bradesco Dental S.A, em 2009. Como as duas empresas tinham modelos de negócios complementares, a intenção com a integração das atividades foi melhorar o posicionamento no ramo das operadoras de planos privados de assistência odontológica.

Outro marco importante na história da OdontoPrev ocorreu em 2010, quando ela firmou memorando de entendimento com o Banco do Brasil. Desse modo, passou a ser possível o uso dos canais de distribuição do Banco do Brasil para comercialização dos planos da OdontoPrev. 

OdontoPrev - ODPV3

Com essa parceria, foi possível ampliar a aquisição de planos odontológicos, já que os planos passaram a ser ofertados aos funcionários e dependentes da agência. Nesse mesmo ano, a empresa atingiu a marca de 5 milhões de beneficiários.

Já em 2014, depois de uma reorganização societária, o Bradesco assumiu o controle da OdontoPrev. Em 2017, quando completava 30 anos de história, a OdontoPrev lançou seu e-commerce e reposicionou a marca.


Diretoria

Rodrigo Bacellar (Diretor Presidente)

José Roberto Borges Pacheco (Diretor de Relações com Investidores)

José Maria Benozatti (Diretor Clínico-Operacional)

Rose Gabay (Diretora de Recursos Humanos)

Elsen Carvalho (Diretor Comercial Corporativo)

Marcos Pimentel de Viveiros (Diretor Corporativo)

Renato Alves Costa (Diretor Corporativo)


Conselho administrativo

Luiz Carlos Trabuco Cappi (Presidente)

Manoel Antonio Peres

Octavio de Lazari Júnior

Ivan Luiz Gontijo Junior

Samuel Monteiro dos Santos Junior

Vinicius José de Almeida Albernaz

Cesar Suaki dos Santos

Murilo Cesar Lemos dos Santos Passos


Perspectiva para o futuro

Atualmente a OdontoPrev é líder em planos odontológicos na América Latina. Sendo considerada também como a maior operadora do setor de saúde no Brasil, quando consideramos o seu número de clientes.

OdontoPrev - ODPV3

A trajetória da empresa é marcada por aquisições de empresas que de alguma maneira contribuíram com o crescimento da OdontoPrev. Um exemplo disso é a DentalCorp, que tinha foco estratégico em pequenas e médias empresas.

Além disso, a empresa sempre buscou se associar com outras grandes empresas que pudessem trazer benefícios, como foi o caso da associação com o Banco do Brasil.

Portanto, certamente a projeção futura da OdontoPrev inclui novas aquisições e parcerias que irão contribuir para que ela se torne uma empresa com uma representatividade ainda maior no setor de planos odontológicos.


Composição acionária

ODPV3 Acionista Quantidade Percentual
1 Bradesco Saúde S.A 265.648.397 50,01%
2 Ações em tesouraria 927.010 0,25%
3 Free Float 263.582.032 49,74%